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Coyote86

[meio off] Ligação do negativo do AMP,

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Galera,

 

Tem gente q liga o negativo do amp na bateria, outros ligam na lataria.....

 

qual a diferença entre as duas ligações?????

 

 

tem algumas regras a seguir????

depende da potencia q o amp fornece?????

 

ñ encontro nenhum lugar q explique issu!!!!!! <_<

 

 

 

Abraços,

Lucas

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Intaum...

dá um busca que vc vai achar algo aki no fórum!!

 

mas pelo que me lembre, tem gente que prefere direto da bateria, tem gente que prefere na caracaça do carro.... eu colocaria na carcaça, pois economiza fio e tb pq tá escrito no manual dos meus módulos!!

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na carcaça a condutividade é muito maior.

Comparando uma lataria inteira e um fiosinho, por mais grosso que seja, não passa tanto quanto a lataria passa

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na carcaça a condutividade é muito maior.

Comparando uma lataria inteira e um fiosinho, por mais grosso que seja, não passa tanto quanto a lataria passa

entaum eh melhor instalar o negativo na lataria!!!!!!!!

 

mas c instalar na bateria ñ teria problema algum???

 

 

Abraço,

Lucas

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Problema algum....mas o curioso é que no site da MXR eles colocam uma observação dizendo que os módulos devem ser instalados diretos na bateria...

 

Pra sorte dos Bandamaníacos lá no site e nos manuais da Banda não tem nenhuma observação desse tipo...Imagina ter que passar dois cabos de 21mm??? :o ia ter que fazer uma calha exclusiva!!!

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Problema algum....mas o curioso é que no site da MXR eles colocam uma observação dizendo que os módulos devem ser instalados diretos na bateria...

 

Pra sorte dos Bandamaníacos lá no site e nos manuais da Banda não tem nenhuma observação desse tipo...Imagina ter que passar dois cabos de 21mm??? :o ia ter que fazer uma calha exclusiva!!!

Huiahuiahuiahuiahaui... Eu passei dois cabos de 21mm... hehehheh... :legal:

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Esse tema á polêmico... como engenheiro eletricisata EU prefiro na bateria, pois temos uma linha mais estavel, visto que o chassi tem diferentes espessuras de chapa o que causa variação de indutância e resistência ao terra, por exemplo se estiver usando dois amps aterrados em chapas diferentes, pode induzir uma diferença de potencial entre eles e mandas a corrente resultante dirato pros RCA do Player gerando ruido.

alem disso se repara o carro tem dois terras :blink: ... o chassi e a bateria

Se repara tudo que é eletrico (farois, buzina, motor de arranque, etc..) vai no chassi e tudo que é eletrônico (ECU, Air Bag, ASR, EBD, etc..) tem aterramento separado direto de bateria...

 

[]

 

Sandro

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Sandro...eu sempre fiz como vc disse...porém nessa minha ultima instalação, uma coisa estranha aconteceu...

 

Eu tinha passado os 2 condutores direto da bateria e liguei o modulo.

Mas tinha um ruido...achei q fosse o RCA mas nao era.

Aí consegui o manual do módulo e lá a RF manda e reitera que se faça a ligação na lataria...

 

por via das dúvidas fiz o teste...montei um negativo na lataria num lugar onde a resistencia era baixa e a espessura da chapa era grande.

 

acabou o ruido...

 

Fiquei com isso na cabeça desde então...pois sempre havia feito tudo na bateria direto.

 

editado: em tempo...nunca mais as luzes piscaram...e aparentemente o consumo de bateria diminuiu....

 

[]s

Ri7

Editado por Ri7

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Sandro...eu sempre fiz como vc disse...porém nessa minha ultima instalação, uma coisa estranha aconteceu...

 

Eu tinha passado os 2 condutores direto da bateria e liguei o modulo.

Mas tinha um ruido...achei q fosse o RCA mas nao era.

Aí consegui o manual do módulo e lá a RF manda e reitera que se faça a ligação na lataria...

 

por via das dúvidas fiz o teste...montei um negativo na lataria num lugar onde a resistencia era baixa e a espessura da chapa era grande.

 

acabou o ruido...

 

Fiquei com isso na cabeça desde então...pois sempre havia feito tudo na bateria direto.

 

editado: em tempo...nunca mais as luzes piscaram...e aparentemente o consumo de bateria diminuiu....

 

[]s

Ri7

Bem, o contra de ligar direto na bateria é que é um cabo a mais pra induzir...

Alem disso, o amp passa a ter prioridade sobre os farois, se a bateria não guentar o tranco pisca mesmo. Mas sigo fazendo uma linha exclusiva de positivo e Terra até perto do amp e usando divisores...

entre pros e contras prefiro da bateria...

 

[]

 

Sandro

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Esse tema á polêmico... como engenheiro eletricisata EU prefiro na bateria, pois temos uma linha mais estavel, visto que o chassi tem diferentes espessuras de chapa o que causa variação de indutância e resistência ao terra, por exemplo se estiver usando dois amps aterrados em chapas diferentes, pode induzir uma diferença de potencial entre eles e mandas a corrente resultante dirato pros RCA do Player gerando ruido.

alem disso se repara o carro tem dois terras :blink: ... o chassi e a bateria

Se repara tudo que é eletrico (farois, buzina, motor de arranque, etc..) vai no chassi e tudo que é eletrônico (ECU, Air Bag, ASR, EBD, etc..) tem aterramento separado direto de bateria...

 

[]

 

Sandro

ok pacheco, agora eu como estudante de engenharia eletrica te pergunto:

Qual a diferença, exeto a da ddp, entre aterrar o air bag, por exemplo, na bateria, já que vai estar no mesmo sistema que a buzina, por exemplo, que é uma grande fornecedora de ruidos.

 

Eu quero dizer, o negativo é o mesmo! se tiver ruido no negativo vai ter ruido em todos os negativos, seja dentro da bateria, no polo, ou no pino do reboque....

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Esse tema á polêmico... como engenheiro eletricisata EU prefiro na bateria, pois temos uma linha mais estavel, visto que o chassi tem diferentes espessuras de chapa o que causa variação de indutância e resistência ao terra, por exemplo se estiver usando dois amps aterrados em chapas diferentes, pode induzir uma diferença de potencial entre eles e mandas a corrente resultante dirato pros RCA do Player gerando ruido.

alem disso se repara o carro tem dois terras :blink: ... o chassi e a bateria

Se repara tudo que é eletrico (farois, buzina, motor de arranque, etc..) vai no chassi e tudo que é eletrônico (ECU, Air Bag, ASR, EBD, etc..) tem aterramento separado direto de bateria...

 

[]

 

Sandro

ok pacheco, agora eu como estudante de engenharia eletrica te pergunto:

Qual a diferença, exeto a da ddp, entre aterrar o air bag, por exemplo, na bateria, já que vai estar no mesmo sistema que a buzina, por exemplo, que é uma grande fornecedora de ruidos.

 

Eu quero dizer, o negativo é o mesmo! se tiver ruido no negativo vai ter ruido em todos os negativos, seja dentro da bateria, no polo, ou no pino do reboque....

Marrom menos... o indice de condutibilidade do aço é mais baixo que do cobre, isso resistência e indutância entre o borne e o chassi que isola o ruido. Tira a prova pegue a malha de acho que faz aterramento e um cabo AWG4 do mesmo comprimento e veja a diferença de resistência dos dois.

Alias quem já viu um filtro de linha aberto vai reparar que tem dois indutores lá dentro...

Isso não vale pra quem tem Audi A8 (todo de alunminio, que é melhor condutor que o cobre.

 

[]

 

Sandro

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Afinal???

 

Tanto faz ou TEM que ser na lataria?? Eu liguei o meu na bateria, ficou MUITO BOM!!! Sem ruidos nenhum!!! :)

 

A unica vantagem de ligar na lataria, seria a economia de cabos!!!! CustoXBeneficio ao meu ver!!! Estou certo?? :P

 

 

abraços

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um dia li num topico aqui que falram prum cara fazer um tal de "aterramento diferente" coisa assim...

ele falo que como banda é muito cavalo precisa de muita energia entao é melhor usar os dois polos da bateria ao inves de aterrar....

 

procede?

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desinterrando o topico.....

 

e ai qual é o melhor?? na minha opinião vc mede primeiro a impedancia do cabo depois do terminal da bateria até a lataria, faz um comparação e a que tiver a menor vc usa..... isso ta certo??

 

 

 

a volta dos topicos antigos [-]

 

abs

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No manual do meu amp eles pedem que venha o positivo e o negativo lá da bateria...e que, além disso, o negativo também seja aterrado na lataria próximo ao amp.

 

O que os Engª Elétrica dizem? []-[]

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Opa! Não é que tinha algo a respeito lá mesmo :legal:

 

"O que pretendo fazer no meu sistema -e é recomendado pela fosgate- é aterrar os módulos na carroceria e colocar mais um terra (extra ground da mesma bitola do positivo) da bateria pro chassi, todos mais curto possível.

tenho um colega de trabalho que é dos poucos especialistas em aterramento aqui no Brasil, qualquer dúvida posso repassar a ele..." By DelimaJu

 

 

Mas ainda não está 100% resolvido hehehe. Bom...quanto a fazer o aterramento na bateria eu já estou decidido; resta agora saber se há vantagem em fazer esses 2 pontos de aterramento. Quero dificultar possíveis probleas de má conexão e acabo pensando em mais ainda...vou ter apenas 1 amp porém, existe o capacitor pra aterrar e, na verdade, quero fazer apenas 1 ponto de aterramento pra tudo (procurando fazer uma topologia estrela).

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Esse tema á polêmico... como engenheiro eletricisata EU prefiro na bateria, pois temos uma linha mais estavel, visto que o chassi tem diferentes espessuras de chapa o que causa variação de indutância e resistência ao terra, por exemplo se estiver usando dois amps aterrados em chapas diferentes, pode induzir uma diferença de potencial entre eles e mandas a corrente resultante dirato pros RCA do Player gerando ruido.

alem disso se repara o carro tem dois terras :blink: ... o chassi e a bateria

Se repara tudo que é eletrico (farois, buzina, motor de arranque, etc..) vai no chassi e tudo que é eletrônico (ECU, Air Bag, ASR, EBD, etc..) tem aterramento separado direto de bateria...

 

[]

 

Sandro

ok pacheco, agora eu como estudante de engenharia eletrica te pergunto:

Qual a diferença, exeto a da ddp, entre aterrar o air bag, por exemplo, na bateria, já que vai estar no mesmo sistema que a buzina, por exemplo, que é uma grande fornecedora de ruidos.

 

Eu quero dizer, o negativo é o mesmo! se tiver ruido no negativo vai ter ruido em todos os negativos, seja dentro da bateria, no polo, ou no pino do reboque....

Marrom menos... o indice de condutibilidade do aço é mais baixo que do cobre, isso resistência e indutância entre o borne e o chassi que isola o ruido. Tira a prova pegue a malha de acho que faz aterramento e um cabo AWG4 do mesmo comprimento e veja a diferença de resistência dos dois.

Alias quem já viu um filtro de linha aberto vai reparar que tem dois indutores lá dentro...

Isso não vale pra quem tem Audi A8 (todo de alunminio, que é melhor condutor que o cobre.

 

[]

 

Sandro

Sepacheco

 

Acho que voce se enganou, o cobre é melhor condutor do que aluminio.

 

Resistividade do Cobre: 0,017

Resistividade do Aluminio: 0,02780

Resistividade do Ferro: 1,0

 

A respeito do topico, eu tambem prefiro ter dois condutores direto da bateria, poremo custo sera maior.

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Na minha singela opinião acho que deve ser ligado no chassi, pois li um artigo que dizia que o cabo de aterramento do amplificador não deveria ser muito maior que 40 cm, para não gerar perdas. No mesmo artigo tambem dizia, como ja falaram, que é bom fazer um segundo aterramento da bateria ao chassi.

Bom essa é apenas uma sugestão.

abraço

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Opa! Não é que tinha algo a respeito lá mesmo :legal:

 

"O que pretendo fazer no meu sistema -e é recomendado pela fosgate- é aterrar os módulos na carroceria e colocar mais um terra (extra ground da mesma bitola do positivo) da bateria pro chassi, todos mais curto possível.

tenho um colega de trabalho que é dos poucos especialistas em aterramento aqui no Brasil, qualquer dúvida posso repassar a ele..." By DelimaJu

 

 

Mas ainda não está 100% resolvido hehehe. Bom...quanto a fazer o aterramento na bateria eu já estou decidido; resta agora saber se há vantagem em fazer esses 2 pontos de aterramento. Quero dificultar possíveis probleas de má conexão e acabo pensando em mais ainda...vou ter apenas 1 amp porém, existe o capacitor pra aterrar e, na verdade, quero fazer apenas 1 ponto de aterramento pra tudo (procurando fazer uma topologia estrela).

Nunca tinha pensado nisso ai fui la conferir agora e eh verdade da bateria para o amplificador eu uso 21mm o terra do meu amplificador esta a menos de 1m do amplificador dai fui la olhar o aterramento da bateria no cofre do motor quase cai de costas eh usado um fio que num da nem 16mm adorei essa ideia de faser um novo aterramento para a bateria no cofre do motor.

 

estou pensando em colocar mais uma bateria dentro do porta mala perto dos amplificadores ai eu aterro deireto na onde irei aterrar a bateria ai fica tanto na lata como no fio hehe :vts

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lembrei duma gora...

eu- pq q o fio do negativo è mais fino?

 

estalado-o negativo nao conduz o mesmo tanto d energia q o positivo... tanto q quando aquece alguma coisa na fiacao ..sò o positivo esquenta..!!!

 

:pirou:<_<

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lembrei duma gora...

eu- pq q o fio do negativo è mais fino?

 

estalado-o negativo nao conduz o mesmo tanto d energia q o positivo... tanto q quando aquece alguma coisa na fiacao ..sò o positivo esquenta..!!!

 

:pirou:<_<

é pq o tamanho do fio é inversamente proporcional À sua capacidade de carga! Tipo.. se vc pegar um fio 21mm de 1 metro e o mesmo fio de 21mm mas com 20 metros... certamente o de 1 metro vai demorar mais a 'abrir o bico'! :legal:

 

No caso do negativo acontece pq disso! O terra (lataria) fica a alguns centímetros do amp.. ou seja.. um fio mais fino consegue conduzir a mesma coisa de um fio mais grosso devido ao seu menor comprimento! :legal:

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