Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Diego_na_nett

Caixa Acústica P/6x9

Recommended Posts

Eu tenho aqui uns 6x9 Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiimmmmmmmmm sem vergonha aqui,da marca FXK,eles deve responder em 20Hz,ao ar livre ele dá um gravezinho bem macio,ele é molengo,boa sensibilidade...então me surgiu a ideia de fazer uma caixa para eles.

Qual a litragem que vcs recomendam?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu tenho aqui uns 6x9 Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiimmmmmmmmm sem vergonha aqui,da marca FXK,eles deve responder em 20Hz,ao ar livre ele dá um gravezinho bem macio,ele é molengo,boa sensibilidade...então me surgiu a ideia de fazer uma caixa para eles.

Qual a litragem que vcs recomendam?

E AI DIEGO !!!

 

EU COLOCARIA NUMA CAIXA SELADO COM UNS 15 LITROS PARA CADA FALANTE ...

 

DEPOIS TENTA COLOCAR UMA MANTA ACRILICA PARA VER COMO FICA O SOM...

 

ABRAÇO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

20 Hz em 6x9 beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeemmmmmmmmmmmmmmmmm sem vergonha ???????? arriscaria uma dutada de 25 litro... ou selada de 18 litros

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

6 gosta de caixa grande ehin...meu deus 25L num é nem meu de 8" aqui,eu falei 20Hz chutando muito alto,eu acredito que não chegue a 30Hz,ele dá um grave bem macio ao ar livre,creio que o FS dele seja de 30Hz.

Mas ae eu penso em uma Dutada de 14L será que vira?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
6 gosta de caixa grande ehin...meu deus 25L num é nem meu de 8" aqui,eu falei 20Hz chutando muito alto,eu acredito que não chegue a 30Hz,ele dá um grave bem macio ao ar livre,creio que o FS dele seja de 30Hz.

Mas ae eu penso em uma Dutada de 14L será que vira?

não creio q um 6x9 de uma resposta satisfatória nessa frequência... muitos bons subs de 10' não chegam a isso...

acho q ideal para 6x9 é cortar a frequencia em high pass de 70 a 80hz pra cima ainda...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra que cortar em High Pass se eu posso deixar em Pass Full...

 

Eu projetei uma caixa mais ou menos assim:

 

f76ca.png

 

Eu andei testanto ele,em Stereo,tirei o meu de 8" da caixa dele que é tem um pouco menos que 18L interno e coloquei o 6x9 na boca da caixa,e tampei com a mão o vão que ficava...ficou bom o Som,mesmo em Stereo deu um grave bom mesmo,claro que muito melhor do que ao ar livre.Dae eu peguei e enfiei uns panos dentro da caixa,bastante,afim de diminuir a litragem e melhorou,creio então que 15L já seja guloso para este alto falante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mais pra q tudu isso pra colokar 6x9? se for h-buster ainda... pelamordedeus

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pra que cortar em High Pass se eu posso deixar em Pass Full...

 

Eu projetei uma caixa mais ou menos assim:

 

f76ca.png

 

Eu andei testanto ele,em Stereo,tirei o meu de 8" da caixa dele que é tem um pouco menos que 18L interno e coloquei o 6x9 na boca da caixa,e tampei com a mão o vão que ficava...ficou bom o Som,mesmo em Stereo deu um grave bom mesmo,claro que muito melhor do que ao ar livre.Dae eu peguei e enfiei uns panos dentro da caixa,bastante,afim de diminuir a litragem e melhorou,creio então que 15L já seja guloso para este alto falante.

se você quer correr o risco de sobre excursionar o seu falante tudo bem... ahhh lógico... se você tive falando de 40w vai ser difícil isso acontece... mas acredito q muita gente aqui já viu um 6x9 tocando com 60 ou 70w em full... e não é nada satisfatório... lógico que se você escutar forró mpb não vai enfrentar problemas desse tipo...

 

agora pergunta rápida... pq usar HI PASS em woofer se ele pode trabalhar em full??? pela mor heim... essa colocação foi infeliz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
agora pergunta rápida... pq usar HI PASS em woofer se ele pode trabalhar em full??? pela mor heim... essa colocação foi infeliz

Não...Woofer é outra coisa,ele precisa ser cortado tanto é que não vai tocar em frequencias altas.

 

E 6x9 tem duas peças,ele pode tocar grave e agudo.

 

Eu sou de curtir tudo que é musica,será que a caixa que eu quero fazer ficará ruim?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não...Woofer é outra coisa,ele precisa ser cortado tanto é que não vai tocar em frequencias altas.

 

E 6x9 tem duas peças,ele pode tocar grave e agudo.

 

Eu sou de curtir tudo que é musica,será que a caixa que eu quero fazer ficará ruim?

6x9 normalmente não são uma mistura de subwoofer + axiais e sim MIDBASS + axiais... ou seja.. não vão tocar legal sub grave... dificilmente vai tocar menos que 50hz.. mas o normal é não tocar legal mesmo é abaixo do 80hz... a não ser qe sejam 6x9 muitoooo bons!..

 

essa historia ai de woofer precisar ser cortado.. nao tbm nao tem nada a ver.. depende do projeto.. tem woofer que pode precisar e tem woofer que não! alias é muitoooo mais facil um woofer nao precisar de corte do que um 6x9... tanto que a maioria dos woofers tem fs em 40hz a 50hz, sendo que existe alguns ainda com fs menor que 40hz.. já a maioria dos 6x9 a fs varia entre os 65hz aos 80hz,,

 

lembrando que a gente ta falando aqui de corte hpf, para evitar a queima do falante ou mesmo a distorção excessiva.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A sim...Sobre o Woofer eu disse sobre LPF,nunca que eu colocaria HPF em Woofer.

 

Mas ae,meus 6x9 são bem vaga...são da marca FXK,e no site dizem LINHA COAXIAL SUBWOOFER...até parece que esse 6x9 é um Sub,mas o que eu quero saber é só sobre a litragem,nada mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não...Woofer é outra coisa,ele precisa ser cortado tanto é que não vai tocar em frequencias altas.

 

E 6x9 tem duas peças,ele pode tocar grave e agudo.

 

Eu sou de curtir tudo que é musica,será que a caixa que eu quero fazer ficará ruim?

6x9 normalmente não são uma mistura de subwoofer + axiais e sim MIDBASS + axiais... ou seja.. não vão tocar legal sub grave... dificilmente vai tocar menos que 50hz.. mas o normal é não tocar legal mesmo é abaixo do 80hz... a não ser qe sejam 6x9 muitoooo bons!..

 

essa historia ai de woofer precisar ser cortado.. nao tbm nao tem nada a ver.. depende do projeto.. tem woofer que pode precisar e tem woofer que não! alias é muitoooo mais facil um woofer nao precisar de corte do que um 6x9... tanto que a maioria dos woofers tem fs em 40hz a 50hz, sendo que existe alguns ainda com fs menor que 40hz.. já a maioria dos 6x9 a fs varia entre os 65hz aos 80hz,,

 

lembrando que a gente ta falando aqui de corte hpf, para evitar a queima do falante ou mesmo a distorção excessiva.

acho q o maior problema não seria distorção... tendo em vista q falante algum é feito para suporta-la(lógico, depende do nível de distorção...), mas sim o sobre excurssão(não lembro se é assim q se escreve) q é muito comum em falantes pequenos e com deslocamento máximo baixo...

woofers comumente não são usados para tocar subgrave... e o corte correto seria o passa banda, lógico q estão salvos sub grande de fs baixa q foram desenvolvidos para tem um bom desempenho em graves e sub-graves e mesmo assim muitos exigem subsônico... q nada mais é q um passa alta...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma caixa aqui,sem tampa, de uns 13L,vou colocar o alto falante na boca da caixa e vei,se melhorou em relação ao de 18L que é do meu de 8" ou se piorou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...