Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

virleialberto

Sq Vectra- Com Fotos

Recommended Posts

Já havia postado o meu setup de um SQ básico num Vectra aqui no fórum no ano passado. My WebpageComo agora estou na fazendo um upgrade resolvi postar como vai ficar o meu projeto pros amigos darem uma analisada.

 

O projeto em si: (Alterado na pág 2) http://virleialberto.fotoblog.uol.com.br/p...0724210125.html

 

Player novo que encomendei e ainda não recebi: Pioneer Premier DEH-P880PRS http://virleialberto.fotoblog.uol.com.br/p...0724210005.html

 

Amplificador do estério: AudioBank KA4100 na lateral do porta malas: http://virleialberto.fotoblog.uol.com.br/p...1118142859.html

 

Alto falantes do estério: Kit CS60D instalado em botinhas de aproximadamente 7 litros cada:

vistainteriordocarrodm0.jpg

Com a tela personalizada:

teladoautofalantedopezifs5.jpg

 

Na porta de trás tenho instalado um kit duas vias CS50B nas portas

 

Amplificador para o subwoofer: HBM2100: (substituído pelo Sony XM-2002GTR) http://virleialberto.fotoblog.uol.com.br/p...1214192113.html

 

Subwoofer que está instalando em uma caixa dutada de 50litros com duto de 4pol por 35 cm de comprimento para obtenção de uma resposta plana.

http://virleialberto.fotoblog.uol.com.br/p...0707222330.html

 

Foto da caixa:

caixadutadatsw306cif0.jpg

Conector utilizado:

conectorcaixanr4.jpg

 

Foto do conjunto HBM2100 + Pioneer TSW306C:

http://virleialberto.fotoblog.uol.com.br/p...0728191529.html

 

O grave ficou muito bom dentro do carro pro meu gosto. Nos volumes mais altos os espelhos estão vibrando e está dando uma massageada legal nas costas. O único porém é que nos volumes muito altos de músicas com bastante bass está pedindo um mega capacitor, pois o som chega a cortar.

 

Outro serviço que vou ter que fazer vai ser o tratamento do porta malas com manta, prá diminuir as vibrações.

 

No porta malas,pretendo fazer uma moldura para instalar o HBM2100 e também retirar o tapete original e fazer um novo de MDF forrado para colocar uma tampa para facilitar a retirada do estepe. É claro que vou ir fazendo aos poucos essa parte para ir amadurecendo a idéia.

 

Com certeza vou precisar trocar umas idéias com os amigos na hora de fazer os ajustes do crossover e TA do DEH P880PRS que já foi postado e devo estar recebendo amanhã ou depois.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[-] Parabéns pelo setup..... Legal, visual clean !!!

 

Brother, o que vc achou do tw no pezinho ? Não ficou a impressão do som "vir de baixo". Sei lá ... às vezes testo os tws no painel (local original)... às vezes próximo a porta. Cada hora eu acho "alguma coisa".... rssss...

Valeu pela ajuda...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Brother, o que vc achou do tw no pezinho ? Não ficou a impressão do som "vir de baixo". Sei lá ... às vezes testo os tws no painel (local original)... às vezes próximo a porta. Cada hora eu acho "alguma coisa".... rssss...

Valeu pela ajuda...

Com certeza baixa um pouco o palco, mas já tive o tweeter instalado dessa forma em pézinho num gol e agora no Vectra. Normalmente o som parece que vem na altura do painel.

 

Não quis clocar o tweeter separado por ter medo de que ficasse som vindo de duas posições diferentes. Por isso deixei o tweeter próximo do midbass.

 

Quero trabalhar melhor os ajustes quando receber o DEHP880PRS, pois o meu Sony GT350S não tem muito recursos para ajustes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tweeter no pesinho trás essa grande vantagem mesmo: não quebrar o palco. Daí diminui um pouco mesmo a altura do palco, mas vai da preferência de cada um.

 

Vai ter material fono-absorvente nesse pesinho, né? Achei um pouco pequeno pro CS60D. O mid foi feito pra trabalhar com litragem alta... Com material fono-absorvente deve dar uma melhorada boa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não quis clocar o tweeter separado por ter medo de que ficasse som vindo de duas posições diferentes. Por isso deixei o tweeter próximo do midbass.

Para não ocorrer o famoso " ARRO".... "ZZZZZZZ" ... certo ?

Penso nisso toda vez que mudo o tw de posição.

Quanto tiver grana vou procurar um player com TA também...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olokoo... parabensss cara!!! mtu legal o projeto!!

 

sobre o tweeter, eu uso ele no meu gol no painel e uso um mid em pezinhos... poxa, naum achei problemas de duplicidadade no palco... tah mtuuu legal, e o palco tah bem alto, mtu confortavel de se ouvir!! fica ai minha dica pra vc testar um dia e ver se num fica melhor... no chão eu jah testei algumas vezes e num fico taum legal como fica no painel, ateh pq o da direita, por mais que vc posicione ele certin, ele fica mtuuuu mais atrasado e distante, atrapalha bastante o estereo!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tweeter no pesinho trás essa grande vantagem mesmo: não quebrar o palco. Daí diminui um pouco mesmo a altura do palco, mas vai da preferência de cada um.

 

Vai ter material fono-absorvente nesse pesinho, né? Achei um pouco pequeno pro CS60D. O mid foi feito pra trabalhar com litragem alta... Com material fono-absorvente deve dar uma melhorada boa.

Igor, não sei se vistes as fotos das construção dessa botinha, mas fiz ela com colmeias internas e possui bastante material fono-absorvente (lã de poliester).

 

Elas estão com um pouco mais de 7 litros cada. É mais ou menos o tamanho mínimo prá eles, mas posso dixer que o kit está tocando muito ligado no amplificador Audiobank KA4100. Desce bem e estou achando a qualidade do som muito boa. Tem um definição excelente, só o agudo do tweeter acho um pouco estridente.

 

A questão do tweeter no painel, chegei a pensar nisso, mas ainda quero montar um sistema de três vias. Aí sim montaria o tweeter com um mid range no painel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Igor, não sei se vistes as fotos das construção dessa botinha, mas fiz ela com colmeias internas e possui bastante material fono-absorvente (lã de poliester).

 

Elas estão com um pouco mais de 7 litros cada. É mais ou menos o tamanho mínimo prá eles, mas posso dixer que o kit está tocando muito ligado no amplificador Audiobank KA4100. Desce bem e estou achando a qualidade do som muito boa. Tem um definição excelente, só o agudo do tweeter acho um pouco estridente.

 

A questão do tweeter no painel, chegei a pensar nisso, mas ainda quero montar um sistema de três vias. Aí sim montaria o tweeter com um mid range no painel e o midbass no pezinho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo...por favor...uma duvida...

como e onde consigo passar o cabo de alimentação pra dentro do veiculo::::???

nao acho nenhum buraco...

 

parabens pelo som....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tem um definição excelente, só o agudo do tweeter acho um pouco estridente.

O maior problema dos kits bravox.... se vc achou estridente, esquece. Eu já fiz de tudo para melhorar alguns e passei para frente.

Meu colega colocou um nar titanio em conjunto com o csd e ficou melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
como e onde consigo passar o cabo de alimentação pra dentro do veiculo::::???

nao acho nenhum buraco...

 

E numa oportunidade que fui no mecânico, pedi para ele me passar o cabo, e pelo que olhei ele fez ele entrar numa borracha próxima dos pedais.

 

Meu colega colocou um nar titanio em conjunto com o csd e ficou melhor.

 

Beraldo, pensei em colocar o Selenium 1TW1. Que achas? Será que dá muita diferença?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Beraldo, pensei em colocar o Selenium 1TW1. Que achas? Será que dá muita diferença?

Com certeza MUITA diferença. Agora entre o nar titanio e o 1tw1, vai do gosto do freguês. Tw é um lance meio que "pessoal". Vai do ouvido de cada um.

O ideal seria vc escutar os dois e comparar.

Sei que muito difícil às vezes mas, os ouvidos ainda são os melhores parâmetros...rsss

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanta diferença no som. Hoje instalei o meu Pioneer DEH-P880PRS e a diferença na região de médios e agudos em relação ao meu Sony GT350S é grande. No som do Sony notava mais os médios mais fortes e os agudos chegavam a ser estridentes. Com o Pioneer aumentou a presença de médios graves e o tweeter ficou bem menos estridente.

 

Isso foram impressões iniciais com a configuração padrão que vem programada no player. Agora quero ver se parto para regular melhor o crossover, o TA e a equalização.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz ajustes nos cortes do crossover e outras configurações. O som que eu já estava achando bom melhorou muito, ficou com médios mais presentes, sem falar naquilo que já comentei antes, o som dos tweeters melhorou muito, ficaram bem menos estridentes.

 

 

Agora tenho que tirar um tempo para passar mais um cabo RCA pelo centro do carro, pois player anterior só tinha dois pares de RCA. Por enquanto o kit da porta traseira está tocando diretamente nas saídas amplificadas do player.

 

Novas fotos:

 

dehp880prsmi1.jpg

visaointernap880instalatz9.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse final de semana fiz mais alguns ajustes no meu som. Cortei o midbass do pézinho em hipass 63Hz, o kit traseiro cortei em hipass 80hz e o subwoofer cortei em lowpass 63hz.

 

Sei que ficou uma sobreposição entre 63 e 80hz, mas é questão de gosto pessoal.

Estou usando a equalização em flat, loud desligado.

 

Hoje tirei o sub da caixa, e aumentei o amortecimento dela, deixando conforme havia simulado no bassbox. Quando fiz a caixa eu só tinha um pouco de lã de poliester, mas agora consegui lã de vidro e deixei a caixa com mais menos 70% do volume da caixa com esse material.

 

Notei que melhorou o controle do sub e para um projeto de SQ as respostas estão boas. Melhoraram em relação a caixa sem o mesma quantidade de amortecimento. Sei que perdi em termos de SPL, mas a qualidade na reprodução está em primeiro lugar, apesar do sub não ser especificamente para isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, só pra te ajudar, esse módulo tem fama de cortar se a fiação for menor que 21mm2, se possível 25mm2. Veja se trocando o cabo melhora a situacao dos cortes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Amigo, só pra te ajudar, esse módulo tem fama de cortar se a fiação for menor que 21mm2, se possível 25mm2. Veja se trocando o cabo melhora a situacao dos cortes

Cara qual a bitola do cabo que alimenta o HBM2100??

 

Pois qdo comprei o meu tbm cortava, mas era pq o cabo era de 9mm² e depois comprei um de 25mm² e parou o corte e ficou até um pouco mais forte, assim o grave ficou mais encorpado com uma alimentação melhor...

 

 

Hj em dia eu só tenho o HBM2100 de módulo, só um bateria Moura 56Ah no cofre e um MegaCapacitor de 2Farad e mesmo assim quando passo do vol 40 as luzes piscam mesmo com o carro ligado, hehehe, mas não distorce, o ganho eu deixei um pouco abaixo do que era pra ta, pra não ter distorção, tenho 2,2V no rca era pra deixar em torno de 63% eu deixo 50% mesmo e to feliz, rss...

 

 

 

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

 

Mario e Felipe, uso um cabo de 25mm² da bateria (Moura 75 A) até um distribuidor de força. De lá sai um cabo de 13mm² para o Audiobank KA4100 e um cabo de meio metro de 16 mm² para ligar o HBM2100.

 

A questão do corte aconteceu só uma vez por enquanto em volume bem alto com um subgrave forte desse testes de Bass. Acho que para o meu som eu precisaria de um megacapacitor de 1 farad que ainda pretendo comprar.

 

Mas como estou trabalalhando com sobra de potência (sub de 400 rms e HBM 640rms), o ganho está vem ajustado prá não mandar distorção e a qualidade dos graves está muito boa e tem bastante força.

 

Obrigado pelas opiniões de vocês

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Novos planos

 

Estou estudando a possibilidade de montar um sistema de 3 vias no som do Vectra. A idéia é deixar o midbass do CS60D no pesinho e desligar o seu tweeter. Esse midbass ficaria ligado um em cada canal do KA4100 em fazendo hipass no P880PRS em 63 ou 80Hz e lowpass no amplificador em 250HZ.

 

Estou à procura de um midrange ou fullrange de 3 polegadas e estudando a aquisição de um outro tweeter que seja menos estridente que esse do kit do CD60D. Tanto o mid de 3 pol quanto o tweeter eu iria tentar moldar na coluna e ligaria cada dois nos outros dois canais do KA4100 deixando do P880PRS em Hipass em 250 HZ.

 

Tem dois full ranges que encontrei no shopping do Autosom que me interessaram, um é o Audiobahn AS13N e o outro é o Swiss_Audio SAF-320. Porém como tenho receio da qualidade dos tweeter deles, iria desligá-lo e colocar outro tweeter que ainda não decidi, mas penso no 1TW1 da Selenium.

 

Link dos fullranges:

AUDIOBAHN AS13N

http://autosom.net/shopp/produto_detalhes....S-13N_R$84

http://www.sonicelectronix.com/pictures.php?id=4944

 

SWISS_AUDIO SAF-320

http://autosom.net/shopp/produto_detalhes....-320_R$105

 

Esse foram os únicos de uso automotivo que encontrei com facilidade.

Alguém já ouviu algum deles? Os parâmetros do Swiss tem algumas vantagens, como sensibilidade maior e descer um pouco (90hz ante 150hz) mais apesar deste não ser o objetivo pois iria deixar tocando acima de 250 hz. Mas números no papel são uma coisa e o som na prática é bem outro.

 

Será que consigo desligar os tweeters dele com facilidade? Do Swiss me parece fácil, agora aquele do Audiobanh não sei se é fácil. Acho teria que tirar aquele difusor fora. Assim aproveitaria melhor só a parte de 250hz até uns 4 ou 5 kz.

 

Conto com as opiniões do pessoal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Comprei com o Capne o fullrange AUDIOBAHN AS13N de 3 polegadas para montar o peitinho no Vectra. Agora vou ficar no aguardo.

 

audiobahnas13n2ak3.jpg

audiobahnas13n3ke5.jpg

audiobahnas13n4fs1.jpg

 

Estou na dúvida cruel com relação ao corte que vou aplicar no mesmo. A resposta dele é de 150hz a 20khz e acho um pouco baixo cortar em hipass de 250hz. Penso em fazer um lowpass no mid do CS60D em 500hz e faria o corte d full em hipass também em 500hz.

 

O que acham?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Comprei com o Capne o fullrange AUDIOBAHN AS13N de 3 polegadas para montar o peitinho no Vectra. Agora vou ficar no aguardo.

 

Estou na dúvida cruel com relação ao corte que vou aplicar no mesmo. A resposta dele é de 150hz a 20khz e acho um pouco baixo cortar em hipass de 250hz. Penso em fazer um lowpass no mid do CS60D em 500hz e faria o corte d full em hipass também em 500hz.

 

O que acham?

Vc pretende colocar os full numa caixinha de quantos litros?

Uma dica tb é deixar os mids nos pezinhos e subir os tweeters juntamente com o full.

Se houver condições, uma troca do tweeter seria legal tambem.

corte do mid em 50 ~ 500hz

full de 500 ~ 3khz

tw de 3khz pra cima

 

Ah, agora q vi q vc esta com tw Selenium 1tw1 né?

Sobe um pouco o corte então:

corte do mid em 50 ~ 500hz

full de 500 ~ 5khz

tw de 5khz pra cima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Comprei com o Capne o fullrange AUDIOBAHN AS13N de 3 polegadas para montar o peitinho no Vectra. Agora vou ficar no aguardo.

 

Estou na dúvida cruel com relação ao corte que vou aplicar no mesmo. A resposta dele é de 150hz a 20khz e acho um pouco baixo cortar em hipass de 250hz. Penso em fazer um lowpass no mid do CS60D em 500hz e faria o corte d full em hipass também em 500hz.

 

O que acham?

Vc pretende colocar os full numa caixinha de quantos litros?

Uma dica tb é deixar os mids nos pezinhos e subir os tweeters juntamente com o full.

Se houver condições, uma troca do tweeter seria legal tambem.

corte do mid em 50 ~ 500hz

full de 500 ~ 3khz

tw de 3khz pra cima

 

Ah, agora q vi q vc esta com tw Selenium 1tw1 né?

Sobe um pouco o corte então:

corte do mid em 50 ~ 500hz

full de 500 ~ 5khz

tw de 5khz pra cima

Capone, vou o corte do três vias pela sugestão do Admilson da comunidade SQ Brasil do orkut:

 

Comprei um crossover Alquemyway para fazer o corte em Lowpass em 500hz para o mid do CS60D que vai ser ligado um em cada canal do Audiobank KA4100.

 

O peitinho, que vai ter o full de 3 pol da Audiobahn e um tweeter 1TW1 da Selenium para os quais vou usar o crossover de três vias AudioPipe (já tenho) que citei anteriormente no tópico usando apenas duas vias deles. Acima de 500hz para o full AS13N e de 4,5kz para o tweeter ligando esse conjunto em outros dois canais do KA4100. Acho que assim fica mais fácil de fazer os ajustes, principalmente do TA. Vou usar o peitinho nas saídas front e o midbass nas saídas rear.

 

O tweeter do pezinho vai ser desligado. Lá só vai ficar o Midbass.

 

Para esse full pensei em algo com meio litro, até por que ele vai tocar só de 500 hz para cima. Não quero nada muito grande no painel.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Comprei com o Capne o fullrange AUDIOBAHN AS13N de 3 polegadas para montar o peitinho no Vectra. Agora vou ficar no aguardo.

 

Estou na dúvida cruel com relação ao corte que vou aplicar no mesmo. A resposta dele é de 150hz a 20khz e acho um pouco baixo cortar em hipass de 250hz. Penso em fazer um lowpass no mid do CS60D em 500hz e faria o corte d full em hipass também em 500hz.

 

O que acham?

Vc pretende colocar os full numa caixinha de quantos litros?

Uma dica tb é deixar os mids nos pezinhos e subir os tweeters juntamente com o full.

Se houver condições, uma troca do tweeter seria legal tambem.

corte do mid em 50 ~ 500hz

full de 500 ~ 3khz

tw de 3khz pra cima

 

Ah, agora q vi q vc esta com tw Selenium 1tw1 né?

Sobe um pouco o corte então:

corte do mid em 50 ~ 500hz

full de 500 ~ 5khz

tw de 5khz pra cima

Capone, vou o corte do três vias pela sugestão do Admilson da comunidade SQ Brasil do orkut:

 

Comprei um crossover Alquemyway para fazer o corte em Lowpass em 500hz para o mid do CS60D que vai ser ligado um em cada canal do Audiobank KA4100.

 

O peitinho, que vai ter o full de 3 pol da Audiobahn e um tweeter 1TW1 da Selenium para os quais vou usar o crossover de três vias AudioPipe (já tenho) que citei anteriormente no tópico usando apenas duas vias deles. Acima de 500hz para o full AS13N e de 4,5kz para o tweeter ligando esse conjunto em outros dois canais do KA4100. Acho que assim fica mais fácil de fazer os ajustes, principalmente do TA. Vou usar o peitinho nas saídas front e o midbass nas saídas rear.

 

O tweeter do pezinho vai ser desligado. Lá só vai ficar o Midbass.

 

Para esse full pensei em algo com meio litro, até por que ele vai tocar só de 500 hz para cima. Não quero nada muito grande no painel.

Eu acho um projeto muito interessante. Outro dia mesmo postei essa idéia aqui no fórum e o pessoal me desencorajou falando que não conseguiria dar um acerto legal. Fiquei meio desapontado e parti pro feijão com arroz. Futuramente pretendo usar só o som estéreo assim, sem sub, ligando os 2 canais rear nos midbass e os 2 frontais nos tw/full. No meu caso o ampli é o blau GTA 4 MK II. Queria um som palco com bastante qualidade e com potência, com o mid descendo bastante pra dar uma definição bacana de grave. Só não sei se é mais interessante usar um cross 3 vias ou ligar os mids independentes c/ corte do ampli e os tw/full num cross 2 vias. Depois me conta o resultado do seu som.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora acho que vou partir para algo mais definitivo no som do meu Vectra.

 

Como postei num outro tópico, troquei meu amplificador HBuster HBM2100 por um amplificador Sony Xplod XM-2002GTR para tocar meu subwoofer com mais qualidade.

 

O amplificador é bem grandinho viu, maior que o HBM2100 e muito bonito. Para poder instalar vou ter que dar um jeito de comprar cabo 21mm² na sexta, que é o mínimo que ele pede no manual.

 

Estou curioso para ver a questão da qualidade em relação ao HBM2100, e também com relação a como vai tocar em termos de vlume (SPL) já que este declara ter 500rms, mas é certificado pela norma CEA2006. Sábado vou ver como ele se comporta na prática.

 

xm2002gtrit2.jpg

xm2002gtrjackmf2.jpg

xm2002gtrprofilezy2.jpg

 

Estou postando como fica o projeto depois de todas essas alterações.

 

upgradeprojetovectranw8.jpg

 

 

Já recebi todos os equipamentos para a montagem dos peitinhos, e a seguir posto a disposição do full e do tweeter no painel do Vectra para depois começar a fazer o peitinho.

 

Coloquei duas fotos para que vocês analisem e me digam o que acham que posso mudar ou melhorar.

 

http://picasaweb.google.com.br/virleialber...163255177369650

http://picasaweb.google.com.br/virleialber...163328191813698

 

Conto com a opinião dos amigos do fórum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...