Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

jadersonmr

Quando Posso Fazer Ligações Em Bridge?

Recommended Posts

Olá pessoal sou novato e um tanto inesperiente mas amo som "de qualidade", mas tenhu muitas dúvidas começando por impedância estas ligações as vezes me dão um nó no cerébro, afinal quando posso ligar em bridge? e como fica a impedância, dividida nos dois canais? valeu ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá amigo, bem vindo!!!

 

em termos de bridge e impedancia, cada caso é um caso.

 

Não são todos os amplificadores que aceitam bridge (boosters por exemplo são raros).

 

normalmente vem indicado na carcaça do ampl. se pode ou não ligar em bridge, e no manual com certeza vc encontrará essa informação.

 

na maioria dos ampl. se ele trabalha com 2 canais a 2 ohms cada, em um bridge ele irá trabalhar à 4ohms, mas isso não é regra, há amplificadores (principalmente os de alta corrente), que chegam a trabalhar com 0,5ohm em bridge.

 

se vc já possui o amplificador e está com dúvida, diga o modelo que o pessoal aqui terá o maior prazer em ajudar, ou se vc quiser comprar um, poste a potência que gostaria, os falantes que irá usar, ou o valor que pretendes gastar ....

 

Não hesite em perguntar, td dia aprendemos algo novo.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá amigo, bem vindo!!!

 

em termos de bridge e impedancia, cada caso é um caso.

 

Não são todos os amplificadores que aceitam bridge (boosters por exemplo são raros).

 

normalmente vem indicado na carcaça do ampl. se pode ou não ligar em bridge, e no manual com certeza vc encontrará essa informação.

 

na maioria dos ampl. se ele trabalha com 2 canais a 2 ohms cada, em um bridge ele irá trabalhar à 4ohms, mas isso não é regra, há amplificadores (principalmente os de alta corrente), que chegam a trabalhar com 0,5ohm em bridge.

 

se vc já possui o amplificador e está com dúvida, diga o modelo que o pessoal aqui terá o maior prazer em ajudar, ou se vc quiser comprar um, poste a potência que gostaria, os falantes que irá usar, ou o valor que pretendes gastar ....

 

Não hesite em perguntar, td dia aprendemos algo novo.

 

:legal:

Obrigado pela dica, mas ainda tenhu duvidas, então a impedância que a saída irá suportar vária de cada modelo e não de seus valores nominais. Otra pergunta... tenhu um tojo ab2000 ele diz 250w mas ta na cara q naum toca tudo isso mas ele tem um som bom só que tem so dois canais, tenhu dois spyder 400 10" que são bem xulezinhu mas tocam mais graves e o som fico meio pobre então coloquei dois driver em paralelo com eles (fico um falante e um drive pra cada saída) o drive é pra 150w (faz um barulhão sozinhu) mas daí o som fico muito agudo escondeu o som dos coitado dos spyder, posso simplesmente colocar um resistor em série com o capacitor do drive pra baxa um poco a potencia em cima dele? isso influencia na minha qualidade, acha que o módulo aguenta?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tive um AB2000 (14 anos atrás), sua potência declarada pela fábrica era de 70w por canal, mas com THD (distorção) a 10%. Este Bosster não faz bridge!!

 

Quanto a ligação do driver, está certo, coloque um resistor 20w 22R que irá atenuar bem, ele veverá ser instalado junto com o capacitor (em série), e não se preocupe, ele não irá influenciar na qualidade.

 

Quanto ao "modulo aguentar", vc não terá problema com ele, mas poderá ter com seus falantes, pois a potência dele é baixa, se vc exigir muito (volume), vc irá mandar mta distorção, danificando seus falantes. É só não abusar !!!

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ahhh... tah... beleza, vou testar, se naum for abuso, até fugindo um pouco do tópico, tem alguma influência se a ligação do capacitor estiver do lado positivo ou negativo do driver ou twiter? e como faço pra saber a capacitância a usar. Otra perguntinha, o capacitor funciona como um filtros retirando os sons de frequência mais altas (graves) o componente diretamente inverso seria o indutor, se eu usar um indutor em série irá filtrar as frequências mais altas (agudos)? bom ja que to abusando.... o que é melhor, a minha carga ter impedância maior que o amplificador ou menor, ou ainda, ser exatamente igual? Me corrijam se estiver postando muito além do tópico criado e me endiquem o mais indcado, valeu :unsure:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, vamos por partes...

 

o capacitor é normalmente utilizado no negativo, mas eu particularmente nunca vi (ouvi) diferença.

 

a capacitância q vc vai usar, vai depender da freqüencia que vc quer fazer o corte e a impedância em que o componente irá trabalhar (no site autosom tem uma tabela bem interessante em "artigos"), tb fala de indutores.

 

e o mais importante: Nunca use a impedância abaixo do especificado pelo fabricante do amplificador, o ideal é utilizar a menor carga (impedância) recomendada, pois assim se extrai o máximo de potência.

 

Impedância menor = superaquecimento e consequente queima do ampl.

 

Impedância maior = perda de potência, temperatura mais baixa e melhor amortecimento.

 

Qualquer dúvida é só perguntar, tente dar uma lida nos artigos da autosom, e se quiser saber mais sobre impedância, potência, capacitores ... Poste na Geral pois a residencial aqui vive as moscas :angry:

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Qualquer dúvida é só perguntar, tente dar uma lida nos artigos da autosom, e se quiser saber mais sobre impedância, potência, capacitores ... Poste na Geral pois a residencial aqui vive as moscas :angry:

 

:legal:

Valeu mesmo, vou posta algumas duvidas e tb vou ler nos artigos :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...