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sepacheco

Caixas acusticas alternativas para uso automotivo.

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Amigos:

 

Gostaria de colocar em discussão caixas acusticas menos usadas como Band pass de 6.a orden, MTL, LT , WHorns e outros tipos.

O objetivo é arejar os conceitos, pois parece que o mundo automotivo é limitado a dois tipos de caixa..... Bass Reflex e Suspensão acústica....

 

Bem pra iniciar a discussão, gostaria de por em pauta a Band Pass de 6.a ordem.

 

Estive fazendo algumas simulações com o SWBPN12B-D4 e tive surpresas agradáveis em termos de rendimento !!!

 

Ganhos de até 6 dB e resposta plana de 45 Hz de faixa !! isso sem a caixa ser algo monstruosamente grande !!!

 

Outros falantes muito interessantes nesse tipo de caixa é o E2K10D-2 e o extreme de 10...

 

Alguem usa , ou já projetou caixas que não sejam bass reflex ou suspensão ?

Alguem sabe como projetar MTLs ou outro tipo de caixa ?

 

[]

 

Sandro

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eu do uma brincada no winisd e qdo simulo bp de 6º quase sempre da pra chegar numa resposta mto plana.

Eu simulei pro meu 2k de 15 uma. A resposta showww mas a caixa meio grandinha. total de 170 litros pra uma. Mas a resposta fica showw

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Olá Sandro!

 

Acredito que o principal motivo da grande adesão às caixas de suspensão acústica e bass-reflex se deva à relação espaço x rendimento.

 

Ao passo que nestas duas variantes de caixa, o rendimento é sempre bom, e a facilidade de construção é grande, caixas BP ou MTL, LT demandam ou muito mais espaço, ou muito mais cálculos, e junto a isso muito mais experiência por parte do 'projetista'.

 

MTL, e LT além de terem um rendimento apenas mediano, apresentam volumes normalmente inviáveis. Whorns por sua vez, são utilizadas com alguma freqüência em trios, com grande sucesso.

 

Vou falar sobre as BP, que na minha opinião, seria a via alternativa mais viável neste caso.

 

Por que não usamos Band-Pass?

No inicio, temos a tendência de pensar que seja pelo tamanho, ou no máximo pela complexidade de construção; mas a coisa é muito mais extensa.

 

No carro, onde se almeja qualidade para <b>música</b>, é preciso que o subwoofer apresente um bom volume sonoro, não ocupe muito espaço e principalmente toque o mais fiel possível à gravação.

 

Uma caixa band-pass, por princípio, apresentará sempre a tendência de extender os graves, pois possuem um 'delay' acentuado. Além disso, o ganho de eficiência vem com o prejuízo dos transientes, que existem (principalmente nas BP6), mas são por vezes atrasados ou muito aquém do real. Projetos mais simples de BP4 chegam a simplesmente ignorá-los.

 

Mas isso é uma doença sem cura? Não... Porém um projeto Band-Pass realmente bom, demanda alto-falantes com características mais refinadas, quiçá próprias para isso.

 

Uma utilidade deveras interessante para as BP, é a extensão da resposta de graves...tocando a faixa mais baixa dos subgraves, que já não sente tanto o alto delay, inclusive com um ganho, acústico, muito grande, o que também ajuda e muito a reprodução dessa faixa de freqüência.

Mas isso demandaria que existisse outro falante reproduzindo o restante das freqüências, por questões de 'presença' da música, bem como de obter a resposta mais plana (e rápida) possível.

 

Encontramos com facilidade subwoofers Band-Pass em Home-Theaters entry-level, justamente pelo seu tamanho reduzido (usam-se falantes de 4", 5") e grande relação potência x volume, e para filmes, é até desejavel que resposta seja extendida, mas não raro, tocando-se um CD de música ouvimos surdos extendidos demais, ou notas de contra-baixo completamente enboladas ou de 'tom único'.

 

Portanto, a minha humilde opinião, é de que no carro, para sistemas de qualidade, considerando-se inclusive as dimensões da cabine, nada melhor ainda que a velha e boa bass-reflex :)

 

As caixas TL, por sua vez, tem timbre muito agradável, resposta plana até frequências muito baixas...mas sua utilização no carro torna-se um tanto inviável para som interno, partindo-se do príncipio básico que leva em conta o comprimento de onda. Logicamente é possível utilizar soluções como a BOSE o faz, criando caminhos tortuosos para a onda traseira do falante, mas pra isso não temos no mercado nacional, falantes tão eficientes e pequenos que viabilizassem o projeto.

 

Whorns e MTL ainda não tive a oportunidade de usar nenhum software que as calculasse, nem tampouco de construí-las, apenas algumas audições.

 

Há ainda o radiador passivo, que a Philips tirou do fundo do baú e rebatizou de WooX. A grande vantagem é a ausência de dutos e conseqüentes sopros, nem tampouco o trabalho de sintonizar. Basta calcular (e torcer para os parâmetros estarem corretos). Mas sua resposta quase que completamente livre de transientes, tira muitos detalhes das músicas, se o intuito for a qualidade.

 

Numa visão geral, é mais ou menos isso, lógico que há muito mais que poderiamos aprofundar em cada caso, mas é o objetivo do tópico.

 

[]s

Ri7

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Grande resposta !!! :+1 esse é o espirito que queria dar ao tópico, ou seja descutir vantagens e desvantagens. como taxa de roll up, respostas á transientes, etc...

Durante alguns anos tive ligação direta com sonorização profissional e vi as Whorns sendo abandonadas por Bass reflex sem muito sucesso bem como corruptelas da MTL da electravoce, onde o segredo é o processador usado...

A questão e que não noto muitas pesquisas em caixas de radiação indireta em projetos automotivos... o Máximo que a maioria dos projetistas faz é aproveitar parcialmente a radiação traseira nas Bass Reflex...

 

Como você citou a Bose, existia uma LT da bose com 9 falantes (não lembro o modelo) de 4 polegadas que realmente produziam muito grave e o tamanho compatível com uma BR para um falante de 12 polegadas. Entretanto a qualidade dos graves dessa LT era infinitamente superior...., A Meteoro criou uma réplica dessa caixa nos anos 90 que teve muito sucesso. Como se comportaria essa LT em um carro ?

 

O espirito então é esse um Brain Storm... estamos esquecendo de alguma coisa que poderia nos dar um rendimento melhor em graves no "ambiente Carral " como diz meu amigo Alvaro Rego ? <_<

 

[]

 

Sandro

Editado por sepacheco

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Boa Sandro!

 

Gosto muito de discutir em tópicos deste nível, onde as idéias não são simplesmente consumidas pelos mitos e lugares-comuns.

 

A caixa em questão é a BOSE 901.

São todos full-ranges (9), e de fato, é a caixa mais avançada e fiel que a BOSE põe no mercado. A Meteoro era bem boa...mas nem chegava perto :D eu tive a oportunidade de usar um par desses heheh

 

Mas não chega a ser um LT...é uma LT sintonizada...um pouquinho diferente, mas que carrega o mesmo princípio.

 

Outro dia aqui no fórum, alguém comentou que logo logo estariamos falando sobre pezinhos Band-Pass.

 

Sabe que a viabilidade, bem como resultado pode ser muito proveitoso, caso o projeto seja bem executado. Mas em sistemas 3 vias, principalmente.

 

Mas a radiação indireta no carro ao meu ver está no maior aproveitamento possível da radiação traseira do falante, como reza Thiele :)

 

E evitar que o porta-malas se transforme num tipo de camara "destruidora" de graves hehe, e sim, apenas como um 'canto de sala'.

 

Muitos outros tipos de caixas...como as isobáricas podem ser utilizados com sucesso nos carros. Um exemplo, embora não automotivo, são as famosas caixas Yvy (irmã maior da Andra), que utilizam 3 woofers "em linha". O primeiro aponta para fora. O segundo está exatamente atrás desse e toca numa camara 'selada' que tem como parede traseira outro woofer idêntico, porém este possui um duto de sintonia na sua traseira :) A resposta dessa caixa é simplesmente incrível.

 

E pra botar um pouco de pimenta nesse 'Brain-Storm', será que o que estamos esquecendo MESMO no quesito som automotivo nao seria apenas utilizar mais esse tal de "brain" não? Botar ele pra pensar nos conceitos (que jamais mudam) a fim de aproveitar ao máximo cada detalhe?

 

:legal:

 

[]s

Ri7

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Editado por Ri7

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uma vez eu vi na casa d um amigo uma caixinha minuscula, com apenas 6 falantes d mais ou menos 1"... parecia um monte d tw colado numa caixa q certamente nao chega a 5L d volume... eu achei q qdo ele ligasse ia sair um som parecido com uma caixinha normal d PC, mas pra meu espanto akela caixinha com 6 falantes d 1" dava quase tanto grave qto um sub d 10"!! :blink:

 

nao sei q tipo d caixa é, e nem a marca, só sei q me impressionou mt ver akele milagre... :rolleyes:

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Grande resposta !!! :+1 esse é o espirito que queria dar ao tópico, ou seja descutir vantagens e desvantagens. como taxa de roll up, respostas á transientes, etc...

Durante alguns anos tive ligação direta com sonorização profissional e vi as Whorns sendo abandonadas por Bass reflex sem muito sucesso bem como corruptelas da MTL da electravoce, onde o segredo é o processador usado...

A questão e que não noto muitas pesquisas em caixas de radiação indireta em projetos automotivos... o Máximo que a maioria dos projetistas faz é aproveitar parcialmente a radiação traseira nas Bass Reflex...

 

Como você citou a Bose, existia uma LT da bose com 12 falantes (não lembro o modelo) de 4 polegadas que realmente produziam muito grave e o tamanho compatível com uma BR para um falante de 12 polegadas. Entretanto a qualidade dos graves dessa LT era infinitamente superior...., A Meteoro criou uma réplica dessa caixa nos anos 90 que teve muito sucesso. Como se comportaria essa LT em um carro ?

 

O espirito então é esse um Brain Storm... estamos esquecendo de alguma coisa que poderia nos dar um rendimento melhor em graves no "ambiente Carral " como diz meu amigo Alvaro Rego ? <_<

 

[]

 

Sandro

Pois é...

 

Pra quem não sabe existe vida antes de Thiele & Small...

O Trabalho deles é fantástico, mas "mastigou" muitas coisas e acabou deixando a faixa mediana de projetistas muito preguiçosa....

Será que alguem lembra da corneta de canto ? se pegou essa lembra o que um falante de 10 WRMS era capais de fazer nessa caixa ?

Sera que o projeto da 901 não pode se transformar em uma solução "trio in a box" ?

Tive a oportunidade de ver 3 pares de 901 em funcionamento... A Bose, a Meteoro e uma feita em casa...

 

Claro que a bose éra superior, pois os falantes são MUITO melhores e adequados ao projeto, mas a da meteoro já da banho em muito trio que se vê por ai..., Mesmo a feita em casa com falantes bravox era superior...

 

[]

 

Sandro

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galerinha!! to como mero espectador aki.....

idem!!!

a curiosidade tá grande!!!! :ol :ol :ol :hug :pirou:

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idem!!!

a curiosidade tá grande!!!! :ol :ol :ol :hug :pirou:

Acabei de ler algo muito interessante...

 

Radiadores passivos ajustáveis...

 

O radiador passivo substituido por um diafragma ajustavel (pode ser esticado ou afouxado por parafussos)

 

Achei um grande sacada para caixas de médio grave para trio, pois podemos ajustar a resposta da caixa em tempo real...

 

Alguem já testou ?

 

[]

 

Sandro

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e aí grande sepacheco!!!

poderia explicar melhor o princípio da radiador passivo.já vi fotos mas não entendi direito o princípio. estes dias tinha um tópico destes mas não ficou claro.

[]´s

:ol :ol :ol :hug :pirou:

Editado por jotinha

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e aí grande sepacheco!!!

poderia explicar melhor o princípio da radiador passivo.já vi fotos mas não entendi direito o princípio. estes dias tinha um tópico destes mas não ficou claro.

[]´s

:ol :ol :ol :hug :pirou:

O sonofletor tipo radiador passivo, e uma variação do tipo bass relex, onde o portico é substituido por um diafragma que da a sintonia.

Neste casa temos a transmissão da onda traseira feita pelo diafragma.

 

[]

 

Sandro

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e aí grande sepacheco!!!

poderia explicar melhor o princípio da radiador passivo.já vi fotos mas não entendi direito o princípio. estes dias tinha um tópico destes mas não ficou claro.

[]´s

:ol  :ol  :ol  :hug  :pirou:

O sonofletor tipo radiador passivo, e uma variação do tipo bass relex, onde o portico é substituido por um diafragma que da a sintonia.

Neste casa temos a transmissão da onda traseira feita pelo diafragma.

 

[]

 

Sandro

esta parte já vi só que uma coisa não entendi: quando o sub "entrar" vai empurrar o outro pra fora e vice-versa. não estaria cancelando o outro?(desculpe a ignorância mas foi o que veio na minha cabeça quando vi as fotos)

:ol :ol :ol :hug :pirou:

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e aí grande sepacheco!!!

poderia explicar melhor o princípio da radiador passivo.já vi fotos mas não entendi direito o princípio. estes dias tinha um tópico destes mas não ficou claro.

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O sonofletor tipo radiador passivo, e uma variação do tipo bass relex, onde o portico é substituido por um diafragma que da a sintonia.

Neste casa temos a transmissão da onda traseira feita pelo diafragma.

 

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Sandro

esta parte já vi só que uma coisa não entendi: quando o sub "entrar" vai empurrar o outro pra fora e vice-versa. não estaria cancelando o outro?(desculpe a ignorância mas foi o que veio na minha cabeça quando vi as fotos)

:ol :ol :ol :hug :pirou:

Não haverá cancelamento pois como o nome diz o radiador é passivo..

O radiador não é necessáriamente um outro falante... e não recebe alimentação.

 

Quando o falante da caixa volta faz o radiador vibrer e ele por sua vez transfere essa onda traseira para o exterior.

 

 

[]

 

Sandro

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e aí grande sepacheco!!!

poderia explicar melhor o princípio da radiador passivo.já vi fotos mas não entendi direito o princípio. estes dias tinha um tópico destes mas não ficou claro.

[]´s

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O sonofletor tipo radiador passivo, e uma variação do tipo bass relex, onde o portico é substituido por um diafragma que da a sintonia.

Neste casa temos a transmissão da onda traseira feita pelo diafragma.

 

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Sandro

esta parte já vi só que uma coisa não entendi: quando o sub "entrar" vai empurrar o outro pra fora e vice-versa. não estaria cancelando o outro?(desculpe a ignorância mas foi o que veio na minha cabeça quando vi as fotos)

:ol :ol :ol :hug :pirou:

Não haverá cancelamento pois como o nome diz o radiador é passivo..

O radiador não é necessáriamente um outro falante... e não recebe alimentação.

 

Quando o falante da caixa volta faz o radiador vibrer e ele por sua vez transfere essa onda traseira para o exterior.

 

 

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Sandro

desculpe a insistência, mas é que quero entender.

já tinha visto que não era amplificado, mas segundo vi seria como uma selada com um falante desligado (no caso de se usar falante). me corrija se não for isto.

no meu modo de ver quando o sub "entrar" comprime o ar e empurra o outro, trabalhando desta maneira em sentido oposto.

pq não ocorre o cancelamento?

como é calculado o ajuste de sintonia?

[]´s

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e aí grande sepacheco!!!

poderia explicar melhor o princípio da radiador passivo.já vi fotos mas não entendi direito o princípio. estes dias tinha um tópico destes mas não ficou claro.

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O sonofletor tipo radiador passivo, e uma variação do tipo bass relex, onde o portico é substituido por um diafragma que da a sintonia.

Neste casa temos a transmissão da onda traseira feita pelo diafragma.

 

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Sandro

esta parte já vi só que uma coisa não entendi: quando o sub "entrar" vai empurrar o outro pra fora e vice-versa. não estaria cancelando o outro?(desculpe a ignorância mas foi o que veio na minha cabeça quando vi as fotos)

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Não haverá cancelamento pois como o nome diz o radiador é passivo..

O radiador não é necessáriamente um outro falante... e não recebe alimentação.

 

Quando o falante da caixa volta faz o radiador vibrer e ele por sua vez transfere essa onda traseira para o exterior.

 

 

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Sandro

desculpe a insistência, mas é que quero entender.

já tinha visto que não era amplificado, mas segundo vi seria como uma selada com um falante desligado (no caso de se usar falante). me corrija se não for isto.

no meu modo de ver quando o sub "entrar" comprime o ar e empurra o outro, trabalhando desta maneira em sentido oposto.

pq não ocorre o cancelamento?

como é calculado o ajuste de sintonia?

[]´s

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Bem a onda traseira do falante está invertida em 180 gras em relação a onda dianteira certo ?

 

esta onda atinge o diafragma (cone) do radiador. e o faz vibrar.

 

Existe defasagem não só de onda, mas existe o volume da caixa que gera uma defasagem de tempo.. isso induz o diafragma do radiador a vibrar em fase acustica consoante ao do diafragma do transdutor (falante).

 

e o que ocorre com o duto, que é induzido pela a onda traseira do falante com diferença de tempo e fase.

 

[]

 

Sandro

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O Radiador Passivo consiste numa membrana...que pode ser de vários tipos, mas pode ser também um alto falante "morto".

 

Esse cancelamento que o jotinha se refere não existe pois o radiador passivo é sintonizado de acordo com seus parametros à onda que se forma dentro da caixa, originada da radiação traseira do woofer. Assim como o duto não é uma "saida de ar" o radiador passivo não é uma xerox invertida da onda que sai pela frente do falante.

 

Ainda somado a isso, por não ter nenhuma força mecânica, o radiador passivo sempre agirá com alguma defasagem temporal se comparado com o falante, e acima disso, ele jamais vibrará exatamente como o outro, já que ele funciona como o duto, reforçando e aproveitando aquela radiação com o intuito de fortalecer determinadas freqüências, ao passo que o woofer produz todas de acordo com seus parametros/caixa.

 

A unica diferença é q ao invés de a onda traseira sair sintonizada e amplificada pelo duto, ela irá mover a membrana ou o que for de fato o radiador passivo, fazendo com que este sim emita para o meio externo esta frequencia.

 

Ainda temos a possibilidade de fazer como o Sandro falou. É de fato uma grande alternativa nos radiadores passivos. Eu particularmente jamais consegui contruir um variável, apenas fixos...mas posso dizer que funciona...pelo menos em testes improvisados.

 

[]s

Ri7

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Sepacheco e Ri7, sou fã de vcs :)

 

poderiam falar da 6.a ordem,

 

notei dois tipos, 1 mais comum, que os dutos sao paralelos (a que aparece no winISD por exemplo) e a de dutos em serie, sendo essa ultima sempre menor em volume que a de duto paralelo, só que com excelente ganho tb, imagino que a construçao seja muito complicada, mas gostaria de entende-las mais.

 

outro dia um amigo disse que 6.a ordem somente p/ falantes free air, isso é real?

 

aqui só posso perguntar p/ aprender! abs!!

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Olá Papillon!

 

Fico grato pelos elogios, mas também to aqui pra aprender e compartilhar o pouco que já sei com vcs todos!

 

Nas Band-Pass 4ª ordem, temos o duto posicionado na camara frontal. Ou seja, ele emite toda resposta de freqüência do alto falante que está montado numa camara selada tendo-se a possibilidade de controlar/sintonizar a resposta de freqüência superior da caixa, através do duto e a inferior através do volume interno da camara selada. O roll-off dela é 12dB/8ª tanto no low-pass quanto no hi-pass.

Por isso, falantes com características ideais para caixas seladas, se dão melhor neste alinhamento.

 

As Band-Pass de 6ª ordem por sua vez, no seu desenho mais comum de dutos 'paralelos', permite que se ajuste a resposta de frequencia inferior também, através do duto posicionado na camara traseira. Este duto age um pouco como o de uma caixa dutada comum, e exatamente por esse motivo é normalmente o desenho que proporciona maior ganho. Neste desenho, as camaras costumam ser BEM maiores, e a ele se adaptam bem falantes com características ideias para serem utilizados em caixas dutadas.

 

A Band-Pass de dutos em série, é uma variante da anterior criada com o intuito de diminuir o tamanho das camaras. Nela também existe o duto que sintoniza a camara traseira, porém este irradia dentro da camara frontal, e todo o som é emitido pelo duto. Este tipo de caixa tem um rendimento superior ao da Band-pass 4ª ordem na maioria dos casos, com a mesma vantagem de ter apenas 1 unico duto. Em carros, é muito desejável isso, pela facilidade de colocar 1 duto 'dentro' do carro, ao invés de 2. Também abre um leque muito maior de possibilidades permitindo o uso de falantes que não casam muito bem com a BP4.

 

Porém, a BP6 em série, é de construção AINDA MAIS dificil do que a de dutos paralelo, e exige muitos calculos para evitar sopros e cancelamentos, porém costuma ter dimensões bastante reduzidas.

 

Existe um outro tipo de alinhamento que é a Band-Pass de 8ª ordem. Nesse alinhamento, existem 3 camaras para apenas 1 alto-falante. A primeira camara possui um duto que a liga com a terceira. A segunda camara, a do meio, possui um duto que a liga com a terceira também. E a terceira possui um duto para o exterior. O falante fica na camara central. A radiação frontal é para a camara 1, e a traseira na camara do meio. Os dutos permitem sintonizar e criar ganhos tanto na reprodução frontal, quanto na traseira, e nas duas juntas. Este desenho é o que permite o maior ganho e o menor volume de todos eles, porém seu calculo é na maioria dos casos impossível de ser feito 'caseiramente'.

 

As três ultimas caixas são patenteadas pela BOSE. O subwoofer "acoustimass" da BOSE é uma caixa band-Pass de 8ª ordem. Por isso é dificil encontrar programas que as calculem completamente.

 

A caixa de 8ª ordem, num automóvel, permitiria extender-se a freqüência além do q é possível nos outros desnehos todos, e ainda usar um falante rapido e pequeno. E tudo isso saindo em apenas um unico duto facilmente posicionável.

 

O Papillon salientou um detalhe interessante. Os tão acharcados falantes free-air costumam sim ter desempenho superior em caixas BP4 e BP6 paralela, nesta ultima as vezes com uma extensão quase 'inimaginável'. ;)

 

[]s

Ri7

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ó grandes mestres da acústica!!!! (não é ironia não, só uma puxadinha de saco básica!!)

me respondam uma coisa: vcs acham que existe alguma caixa que supere a bass reflex em competições de spl 1 ou 2 falantes (carro hatch, tipo ilegal bass)?

[]´s

:ol :ol :ol :hug :pirou:

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ó grandes mestres da acústica!!!! (não é ironia não, só uma puxadinha de saco básica!!)

me respondam uma coisa: vcs acham que existe alguma caixa que supere a bass reflex em competições de spl 1 ou 2 falantes (carro hatch, tipo ilegal bass)?

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Acho complicado, porque pra SPL o que vale é o pico...

Termos uma caixa com 10 dB de ganho, plana, enorme e cara pra compeonato de SPL... melhor uma com o pico de 12 dB em uma única frequência...

 

Talvez alguns testes com o radiador passivo....

 

[]

 

 

Sandro

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blz. na radiador passivo quando não usamos falantes (passivos) qual o material para a membrana?

como é calculado o pico?

[]´s

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Editado por jotinha

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Olá Papillon!

 

Fico grato pelos elogios, mas também to aqui pra aprender e compartilhar o pouco que já sei com vcs todos!

 

Nas Band-Pass 4ª ordem, temos o duto posicionado na camara frontal. Ou seja, ele emite toda resposta de freqüência do alto falante que está montado numa camara selada tendo-se a possibilidade de controlar/sintonizar a resposta de freqüência superior da caixa, através do duto e a inferior através do volume interno da camara selada. O roll-off dela é 12dB/8ª tanto no low-pass quanto no hi-pass.

Por isso, falantes com características ideais para caixas seladas, se dão melhor neste alinhamento.

 

As Band-Pass de 6ª ordem por sua vez, no seu desenho mais comum de dutos 'paralelos', permite que se ajuste a resposta de frequencia inferior também, através do duto posicionado na camara traseira. Este duto age um pouco como o de uma caixa dutada comum, e exatamente por esse motivo é normalmente o desenho que proporciona maior ganho. Neste desenho, as camaras costumam ser BEM maiores, e a ele se adaptam bem falantes com características ideias para serem utilizados em caixas dutadas.

 

A Band-Pass de dutos em série, é uma variante da anterior criada com o intuito de diminuir o tamanho das camaras. Nela também existe o duto que sintoniza a camara traseira, porém este irradia dentro da camara frontal, e todo o som é emitido pelo duto. Este tipo de caixa tem um rendimento superior ao da Band-pass 4ª ordem na maioria dos casos, com a mesma vantagem de ter apenas 1 unico duto. Em carros, é muito desejável isso, pela facilidade de colocar 1 duto 'dentro' do carro, ao invés de 2. Também abre um leque muito maior de possibilidades permitindo o uso de falantes que não casam muito bem com a BP4.

 

Porém, a BP6 em série, é de construção AINDA MAIS dificil do que a de dutos paralelo, e exige muitos calculos para evitar sopros e cancelamentos, porém costuma ter dimensões bastante reduzidas.

 

Existe um outro tipo de alinhamento que é a Band-Pass de 8ª ordem. Nesse alinhamento, existem 3 camaras para apenas 1 alto-falante. A primeira camara possui um duto que a liga com a terceira. A segunda camara, a do meio, possui um duto que a liga com a terceira também. E a terceira possui um duto para o exterior. O falante fica na camara central. A radiação frontal é para a camara 1, e a traseira na camara do meio. Os dutos permitem sintonizar e criar ganhos tanto na reprodução frontal, quanto na traseira, e nas duas juntas. Este desenho é o que permite o maior ganho e o menor volume de todos eles, porém seu calculo é na maioria dos casos impossível de ser feito 'caseiramente'.

 

As três ultimas caixas são patenteadas pela BOSE. O subwoofer "acoustimass" da BOSE é uma caixa band-Pass de 8ª ordem. Por isso é dificil encontrar programas que as calculem completamente.

 

A caixa de 8ª ordem, num automóvel, permitiria extender-se a freqüência além do q é possível nos outros desnehos todos, e ainda usar um falante rapido e pequeno. E tudo isso saindo em apenas um unico duto facilmente posicionável.

 

O Papillon salientou um detalhe interessante. Os tão acharcados falantes free-air costumam sim ter desempenho superior em caixas BP4 e BP6 paralela, nesta ultima as vezes com uma extensão quase 'inimaginável'. ;)

 

[]s

Ri7

RI7 ,blz?tava lendo o topico e vc falou sobre band pass 6° para falantes free air.pois bem tenho um free air pioneer impp de 12 150 WRMS.

Fui no winISD e fiz um projeto pra ele com a bp6°, comparei com o projeto pra ela dutada e deu uma diferença bem legal. Sendo que acho q

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blz. na radiador passivo quando não usamos falantes (passivos) qual o material para a membrana?

como é calculado o pico?

[]´s

:ol :ol :ol :hug :pirou:

Eu tô afim de fazer uma usando uma pele hidraulica do tom tom de 10 de uma bateria como radiador... aí é só afinar a pele e medir com o RTA.....

 

[]

 

Sandro

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