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Vw Golf Gti X Honda Civic Si

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Novato Si bate veterano GTI na pista:

 

O Volkswagen Golf GTI mexe com o imaginário do brasileiro desde meados da década de 1990, quando os primeiros exemplares do modelo, disponível apenas na versão de três portas e com motor 2.0 litros de 115 cavalos de potência, desembarcaram no país, vindos do México. Seus principais rivais eram o Chevrolet Kadett GSi e o Ford Escort XR3, já extintos. Mais de uma década depois de sua chegada ao país, é verdade que o hatch não desfruta mais daquela áurea de sonho de consumo dos jovens da época, mas, pelo menos, o emblema GTI continua atraindo a atenção de muita gente, principalmente se ele estiver fixado em um carro de cor amarela ou vermelha.

 

Atualmente, o principal concorrente do veterano esportivo é o Honda Civic Si, a versão apimentada do sedã de ascendência japonesa. Lançado no mercado nacional em março, o modelo traz um motor 2.0 litros aspirado capaz de entregar 192 cavalos de potência. Já o bom e velho Golf, que passou por uma leve reformulação no visual recentemente, esconde um propulsor 1.8 litro turbo debaixo do capô, com 193 cv, 13 cv a mais que a versão anterior.

 

civicSi_GolfGTI_zoom1.jpg

civicSi_GolfGTI_zoom2.jpg

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civicSi_GolfGTI_zoom4.jpg

 

ESTILO

Com exceção dos respectivos emblemas "Si" e "GTI", instalados na grade frontal e na tampa do porta-malas, ambos os modelos exibem poucas características estéticas que os diferenciam das versões mais mansas. O Honda traz um aerofólio traseiro, adesivos com a inscrição "i-VTEC DOHC" na parte inferior das portas traseiras, rodas aro 17 polegadas com desenho exclusivo e duas saídas de escape. O hatch é mais discreto: vem apenas com as pinças dos freios a disco tingidas de vermelho.

Por dentro do Civic, as diferenças ficam por conta da iluminação vermelha do quadro de instrumentos, dos pedais de alumínio e do logo "Si" bordado no encosto dos bancos dianteiros. O pacote inclui ainda um "shift-light", luz indicadora da rotação máxima do motor. Ao atingir a marca de 7.400 rpm, um led vermelho situado ao lado do velocímetro digital começa a piscar, avisando que a marcha superior deve ser engatada. O GTI, por sua vez, vem com revestimento de couro nos assentos em duas tonalidades, como item opcional, volante exclusivo com apoio para os polegares, painel com fundo cinza, soleiras com a inscrição "GTI" e, é claro, pedaleira de alumínio.

 

DESEMPENHO

Logo ao girar a chave, o sedã revela seu comportamento nervoso. Mesmo sem pisar no acelerador, o motor ronca alto, como se estivesse provocando o motorista a arrancar forte. A alavanca de câmbio – também de alumínio – tem engates mais curtos e precisos que a do Golf, que é mais solta. Ao pressionar o pedal, o propulsor i-VTEC SOHC enche depressa fazendo com que a rotação atinja o limite rapidamente. O Honda conta ainda com uma sexta marcha, que otimiza o consumo de combustível. Parado, mas com o motor ligado, o alemão tem atitude mais moderada que o rival. Mas ao acelerar, a pressão do turbo de 0,9 bar empurra o motorista contra o banco. A agressividade aumenta quando o contagiros supera a casa dos 2.500 rpm.

Porém, como dizia aquela antiga propaganda de pneus, "potência não é nada sem controle", nos dois esportivos, essa questão está bem resolvida não só nas rodas. O Civic é equipado com direção elétrica. No Golf, a assistência é hidráulica. O volante do Si é o mesmo das outras versões. Além dos botões que controlam o som e o limitador de velocidade – recursos que o do GTI não tem –, ele possui diâmetro menor, o que proporciona maior sensação de segurança – de que o carro está mais na mão. A suspensão é firme em ambos – e, convenhamos, não poderia ser diferente –, e conta com a ajuda de controle de estabilidade.

 

Na pista, a falta de um cavalo não foi sentida pelo Honda. E as medições do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) comprovaram isso. O Si acelerou de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos, nove centésimos mais rápido que o oponente. Mas o GTI largou melhor. Graças ao bom torque disponível em baixas rotações, ele fez de 0 a 60 km/h em 3,69 s, contra 3,82 s do Civic.

 

O Golf também ficou para trás nos testes de retomada de velocidade. Para acelerar de 40 km/h para 80 km/h, o Golf levou 7,96 s, em terceira marcha; e de 40 a 100 km/h, 10,71 s. O Civic, por sua vez, gastou 6,24 s e 9,07 s, respectivamente. Em quarta marcha, o GTI precisou de 8,92 s, para ir de 60 km/h a 100 km/h, e 4,89 s, para passar de 80 km/h para 100 km/h. Já o Si fez as mesmas retomadas em 8,08 s e 4,65 s.

 

No quesito frenagem, o hatch levou a melhor a 40 km/h e a 60 km/h. Precisou de 11,8 metros e 23,1 m para parar, respectivamente, enquanto o Honda registrou distâncias de 12,5 m e 23,4 m. No entanto, o sistema de discos perfurados nas quatro rodas do VW não foi tão eficiente quanto o do concorrente, a 80 km/h. O sedã, que é equipado com discos sólidos atrás, brecou em 37,4 m ante 38,8 m, do hatch. A 100 km/h, a diferença salta para quase 7 m – 53,7 m, do Si, e 60 m, do GTI. O Honda também é mais econômico que o VW. Em regime urbano, o carro roda 10,5 quilômetros com um litro de gasolina. O Golf alcança 8,8 quilômetros. Na estrada, a autonomia do novato também é maior: 14,4 km/l contra 13,5 km/l.

 

 

 

MERCADO

O preço sugerido pela Volksvagen do Brasil para Golf equipado com câmbio manual de cinco marchas é de R$ 90.490. No site oficial do fabricante, ele não sai por menos R$ 91.525. Com transmissão Tiptronic, o valor salta para R$ 103.630. De série, o hatch traz rodas aro 16 polegadas, airbag duplo frontal e laterais, CD player, freios com ABS e ESP. A lista de opcionais inclui teto solar, airbags nas colunas A e B, rodas aro 17 e assentos dianteiros com aquecimento. A gama de cores conta com quatro opções de pintura sólida (branca, amarela, preta e vermelha), duas metálicas (cinza e prata) e duas perolizadas (preto e azul).

 

A tabela sugerida do Civic parte de R$ 99.500 e dá direito a ar-condicionado digital, CD player com MP3, rodas aro 17, ABS, ESP, airbag duplo, além de garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem. Ele está disponível apenas nas cores vermelha (sólido), preta (perolizado) e cinza (metálico). A expectativa da Honda do Brasil é comercializar 1.200 exemplares do Si até o fim do ano.

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Dois carros de concepções diferentes onde o GTI deveria ser BEM superior ao Si...

E comparar Aspro x Turbo sempre foi covardia...

 

Mas o conjunto pesou e o Si levou.

 

Entre os dois, eu compraria um Si.

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Tem um Civic Si aqui na cidade .... é o típico carro que vem pronto em tudo, não precisa colocar nada nele.

 

O lance forte mesmo vai ser daqui 1 ou 2 anos desse Si aparecendo usado e à venda .... deverá estar num preço bem agradável.

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E lembrando que o GTI só ganha estes 13 cavalos mágicos quando está rodando com gasolina premium.

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Eu nem levantaria a hipótese de comprar um GTI, caso optasse por um carro esportivo nacional... o SI é superior em todos aspectos!!

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sem duvida o SI, um carro sedan, totalmente reestilizado(ao contrario do golf q simplesmente ganhou farois e lanternas novas) e otra motor aspro com 190cv???imagina qdo começarem a fazer "artes" nele....

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Comparando fica até feio pro Golf...

 

Pior... tem gente que prefere ele, é às vezes o cara merece se foder.

Também não é assim, o cara tem que se foder só pq comprou um Golf GTi.

 

É aquele velho ditado "Gosto não se discute." Vai que o cara gosta da linha VW, gosta do modelo Golf, e não liga para os aspectos que o Si ganhou ???

 

Como a gente gosta de desempelho, segurança e coisas assim, claro que iremos optar pelo Si. Mas do mesmo jeito vai ter gente que gosta de outros requisitos.

 

Na minha opnião se eu tivesse grana sem duvida ficaria com o Si. Até pq odeio o Golf só pelo fato dele vim com painel de Gol.

 

E o painel do Si ... lindo d+.

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num lhar imparcial.

 

o si é novo, a honda tem nome com os carros la fora, e ambos dizem que precisam de gasolina aditivada alguns fatores pesam pra ambos os lados.

 

se os testes feitos em uma revista no dino forem reais, o golf gti tem mais potencia, ate agora, alcançando 195cv com gaso normal e 200cv com aditivada.

ja o honda nao sei, mas vou procurar saber. EDITED: Vi agora, 215cv com premium.

 

design vai pelo gosto. particularmente, acho os dois bonitos, so que os farois parece que ficaram meio disproporcionais no vw. nao achei tao feio assim, so prefiria que fosse mais parecido como europeu.

 

o si e mais novo, e dificil apontar alguma coisa q nao me agrade nele.

 

mas vam o pensa assim, o gti ja e turbo, e fazer alguns ups ficaria, teoricamente, mais facil. o doc ja fala que e gti turbo, entao mudando a pressao, combustivel, bombas, etc... ja pularia facil pra 250cv. no si ate pode-se potar por um turbo tambem, so que teria que mudar os docs, etc...

e nao e em todo lugar que pede a potencia no dino pra averiguar se e original ou nao, se tem a mesma cavalaria de fabrica ou se foi aumentada.

 

enfim, ambos sao carros de ponta, ate pelo preço qu eno si e 10.000 mais caro. e isso nao ta facil de juntar hoje em dia nao. por essa diferença, pode-se optar pelo pagamento de docs, seguro, e ate um leve up no modelo da vw.

 

dentre os dois, nao me importaria nada em ter qualquer um deles na garagem.

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O civic ganhou por W.O., já que a VW não faz muita questão de apresentar um carro que seja um oponente.

 

Duas verdades sejam ditas... O Golf recebeu uma atualização que o deixou MUITO feio... feio pra cara-lho, com todas as letras que tem direito. Sem falar que é um projeto de design completamente desatualizado. Já o civic é muito mais bonito e atual... basta comparar o interior...

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Também não é assim, o cara tem que se foder só pq comprou um Golf GTi.

 

É aquele velho ditado "Gosto não se discute." Vai que o cara gosta da linha VW, gosta do modelo Golf, e não liga para os aspectos que o Si ganhou ???

 

Como a gente gosta de desempelho, segurança e coisas assim, claro que iremos optar pelo Si. Mas do mesmo jeito vai ter gente que gosta de outros requisitos.

 

Na minha opnião se eu tivesse grana sem duvida ficaria com o Si. Até pq odeio o Golf só pelo fato dele vim com painel de Gol.

 

E o painel do Si ... lindo d+.

Se o cara compra só pelo visual mostra que ele realmente é um consumidor brasileiro comum. E não é à toa que as montadoras tradicionais parecem nem ligar p/ que o consumidor acha ou deixa de achar.

 

Por mim esse GTi só valeria a pena se fosse un 15 a 20mil mais barato que é o que ele vale em relação ao Si.

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Também não é assim, o cara tem que se foder só pq comprou um Golf GTi.

 

É aquele velho ditado "Gosto não se discute." Vai que o cara gosta da linha VW, gosta do modelo Golf, e não liga para os aspectos que o Si ganhou ???

 

Como a gente gosta de desempelho, segurança e coisas assim, claro que iremos optar pelo Si. Mas do mesmo jeito vai ter gente que gosta de outros requisitos.

 

Na minha opnião se eu tivesse grana sem duvida ficaria com o Si. Até pq odeio o Golf só pelo fato dele vim com painel de Gol.

 

E o painel do Si ... lindo d+.

Se o cara compra só pelo visual mostra que ele realmente é um consumidor brasileiro comum. E não é à toa que as montadoras tradicionais parecem nem ligar p/ que o consumidor acha ou deixa de achar.

 

Por mim esse GTi só valeria a pena se fosse un 15 a 20mil mais barato que é o que ele vale em relação ao Si.

Não é que ele esta errado em ser simplesmente um consumidor brasileiro comum, nem a gente em querer um carro TOP.

 

Mas pensa comigo, as montadores querem o que ??? Vender carro, interessa como ??? Não, o que elas querem é vender, dai eles não fazem carros a torto e direita, tem um pesquisa em cima disso para ver o que os possiveis consumidores querem.

 

Como a gente é minoria, e a maioria quer um carro barato e acessivel. A gente tem esse punhado de "Esportivos" por ae.

 

É só ver , eu sou um que odeio esse painel do golf, acho que para um golf tinha que ser um painel melhorzinho.

 

Agora ti pergunto, quantas pessoas gostam desse painel com fundo branco e escrito azul ??? Ti garanto que é mtu mais dos que não gostam. Então as montadoras fazem o que ??? POEM PAINEL Azul, pois é o que o povo que vai comprar quer.

 

:legal:

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é assim que imagino um Civic Si... :rolleyes:

 

 

civicsizoom4cpiazz2.jpg

 

 

 

desculpem pela montagem tosca [^]

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ficou legal a montagem ! ainda preferia o miolo da roda na cor bronze e bordas diamantadas rs*

 

verdade seja dita, civic é um projeto novo, de 2003 ou 2004 ñ sei, ja o golf é o msm desde 98~99, são quase 5 anos de vantagem, eu prefiro mt mais o honda nesse caso.

é só ver os testes de frenagens, um esportivo foi feito para andar "rápido", velocidades altas, veja o civic nas frenagens de 80 e 100km\h e comparem com o golf... da pra perceber q a vw brasileira tem mt o q aprender ainda ...

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adoro golf...

mas tmb fico com o SI...

 

 

muito mais bonito...

anda bem mais...

e muito mais tecnologia....

fora a mult-link na traseira...

 

 

Golf GTI pra mim são os de 150cv 2001/2002 2p...muito mala...

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Dois carros de concepções diferentes onde o GTI deveria ser BEM superior ao Si...

E comparar Aspro x Turbo sempre foi covardia...

 

Mas o conjunto pesou e o Si levou.

 

Entre os dois, eu compraria um Si.

falou tudo..

 

numa comparação onde o SI deveria ser derrotado, nao.. leva tudo!!!

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Andei no Si de um amigo meu!

 

O carro é bem legal!

 

Achei que andava mais... mas anda bem! huahuahaha

 

Dos 6.000 até os 8.000 rpm ele muda bastante! dos 6.000 pra baixo é mais manso!

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SI = Exclusividade.

 

Golf já ta manjado, pra nao dizer queimado e com fama de brow.

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Eu nem levantaria a hipótese de comprar um GTI, caso optasse por um carro esportivo nacional... o SI é superior em todos aspectos!!

:+1

 

facil facil

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- Se fosse pra andar original pegaria um SI.

Razões: É um carro que vem de fábrica melhor no conjunto, é mais moderno e com melhor valor e aceitação de mercado. Tem maior portamalas e maior conforto, já que seu uso seria tecnicamente "civico e comportado", por ser original. Também é mais economico e etc.

 

- Se fosse pra mecher pegaria um Golf.

Razões: Já vem documentado turbo de fábrica, é só trocar algumas peças e alcançar uma potência de 260cv e tal para pouco investimento. Tem mais mão de obra "especializada" Na suspensão também temos diversas peças no mercado e o custo final para ter um "fuçado" por inteiro não sairia alto.

Se fosse mecher em um Civic primeiro que pra turbinar ou dar um up qualquer levaria uma fortuna e seria em alguma oficina renomadíssima, pois não é qualquer zé ruela que faria o serviço. Suspensão sinceramente não teria coragem de alterar com os produtos e mão de obra que temos aqui no Brasil. Pra alterar optaria por equipamentos importados o que novamente, sairia uma fortuna.

Sem contar que, opnião própria, mas acho o Golf por ser hatch tem um perfil muito mais esportivo que o Civic, o que combina mais com um fuçado.

No geral é mais fácil e mais barato ter um Golf mechido e o resultado final teoricamente tem maior chance de dar certo do que um Civic.

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civic si com certeza é mais carro

 

c bem q no meu caso eu compraria o gti pq tenho desconto da vw

um gti pra mim sai na casa dos 80k

 

20k é bastante diferença né

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