Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

thizin

Uxp 12" 400w. Problema? - Ajuda Ai Galera

Recommended Posts

Galera, comprei um UXP 12D2 e nao tive tempo de instalar no meu carro ainda, ai como to na ansiedade, chamei um amigo meu que tem um banda 4.8 no carro.

Bom, eu peguei o sub, fiz a ligação em serie pra resultar 4ohms, ai liguei no amp.

O problema eh: ele vibra MUITO pouco, nem da pra sentir, mesmo botando num volume bem alto, dava pra sentir uma vibraçãozinha botando a mao nele. Fiz de tudo e nao ia.

Nao era problema do amp nem de nada, pois era soh botar o o sub dele (um Premium IIe) que ficava perfeito, batia perfeitamente.

Alguem sabe o que pode ser?

Sera que meu sub ta com problema?

Abraço :(

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Galera, comprei um UXP 12D2 e nao tive tempo de instalar no meu carro ainda, ai como to na ansiedade, chamei um amigo meu que tem um banda 4.8 no carro.

Bom, eu peguei o sub, fiz a ligação em serie pra resultar 4ohms, ai liguei no amp.

O problema eh: ele vibra MUITO pouco, nem da pra sentir, mesmo botando num volume bem alto, dava pra sentir uma vibraçãozinha botando a mao nele. Fiz de tudo e nao ia.

Nao era problema do amp nem de nada, pois era soh botar o o sub dele (um Premium IIe) que ficava perfeito, batia perfeitamente.

Amigo verifica se a ligação em série tá certa! Se estiver pode ser que o sub tenha vindo com a marcação da bobina + ou - invertida. Pega uma bateria de 9v e liga nos terminais de cada bobina e ve se o sub excursiona pra fora! Se estiver certo ai o problema ja é outro.

:legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Abraço  :(

Amigo verifica se a ligação em série tá certa! Se estiver pode ser que o sub tenha vindo com a marcação da bobina + ou - invertida. Pega uma bateria de 9v e liga nos terminais de cada bobina e ve se o sub excursiona pra fora! Se estiver certo ai o problema ja é outro.

Ta certo sim, fiz igual ao do site autosom.net. Kra so leigo, não tenho bateria 9v, como consigo? como assim bobina excurciona pra fora?

Compartilhar este post

Link para o post

vc precisa ligar o positivo de uma bobina no negativo de outra, sobrando assim apenas um terminal positivo de uma bobina e um negativo de outra, e estes deverão ser ligados no ampl.

Quanto ao teste da bateria, pode ser uma pilha de 1,5v mesmo, vc colocará o positivo da pilha no positivo da bobina e o negativo no negativo (da mesma bobina), ao fazer o contato o cone se deslocará, se a polaridade estiver certa o sub deverá excursionar (deslocar), para frente (faça o teste nas duas bobinas), mas acho muito improvável ter saido de fábrica invertido, mas não custa nada testar.

Compartilhar este post

Link para o post
vc precisa ligar o positivo de uma bobina no negativo de outra, sobrando assim apenas um terminal positivo de uma bobina e um negativo de outra, e estes deverão ser ligados no ampl.

Quanto ao teste da bateria, pode ser uma pilha de 1,5v mesmo, vc colocará o positivo da pilha no positivo da bobina e o negativo no negativo (da mesma bobina), ao fazer o contato o cone se deslocará, se a polaridade estiver certa o sub deverá excursionar (deslocar), para frente (faça o teste nas duas bobinas), mas acho muito improvável ter saido de fábrica invertido, mas não custa nada testar.

Ligação em serie eu sei fazer, fiz igualzinho ao site.

Esse teste eu posso faze-lo, mas se mecher normal? vai ser quanto? Da pra perceber o movimento facilmente? Tem que ser as 2 bobinas ao mesmo tempo? Soh olhando pro cone ja da pra ver? :rolleyes:.

Mal tantas perguntas, eh que ele tava vibrando MUITO pouco, parecia que tava faltando energia, mas a ultima pergunta: Se nao meher, ele ta "Morto"?

Compartilhar este post

Link para o post

Esse teste eu posso faze-lo, mas se mecher normal? vai ser quanto? Da pra perceber o movimento facilmente? Tem que ser as 2 bobinas ao mesmo tempo? Soh olhando pro cone ja da pra ver? :rolleyes:.

Mal tantas perguntas, eh que ele tava vibrando MUITO pouco, parecia que tava faltando energia, mas a ultima pergunta: Se nao meher, ele ta "Morto"?

com 1,5v (pilha) já da para ver ele mecher (pelo menos 1mm), o suficiente para detectar se está se deslocando para frente ou para trás, quando vc ligar a pilha ele vai subir (frente), quando vc desligar ele volta a posição normal. Faça o teste com uma bobina de cada vez.

polo positivo da pilha no positivo do falante

polo negativo da pilha no negativo do falante

o cone tem que se deslocar para a frente

faça o teste nas duas bobinas, o resultado terá que ser o mesmo.

interessante se vc conseguisse um multimetro para medir a impedância da bobina e verificar se a mesma não encontra-se aberta ou em curto. Mas sendo o sub novo é muito improvável.

Compartilhar este post

Link para o post

Esse teste eu posso faze-lo, mas se mecher normal? vai ser quanto? Da pra perceber o movimento facilmente? Tem que ser as 2 bobinas ao mesmo tempo? Soh olhando pro cone ja da pra ver?  :rolleyes:.

com 1,5v (pilha) já da para ver ele mecher (pelo menos 1mm), o suficiente para detectar se está se deslocando para frente ou para trás, quando vc ligar a pilha ele vai subir (frente), quando vc desligar ele volta a posição normal. Faça o teste com uma bobina de cada vez.

polo positivo da pilha no positivo do falante

polo negativo da pilha no negativo do falante

o cone tem que se deslocar para a frente

faça o teste nas duas bobinas, o resultado terá que ser o mesmo.

interessante se vc conseguisse um multimetro para medir a impedância da bobina e verificar se a mesma não encontra-se aberta ou em curto. Mas sendo o sub novo é muito improvável.

Blz, agora nao vou pode fazer o teste pois nao to em casa, mas quando eu chegar eu faço e posto o resultado. Fora isso, tem mais alguma coisa pra fazer?

Obs: eh Pilha AA neh?

kra, o sub eu comprei usado com um amigo, mas tava funcionando (eu acho).

Onde eu poderia arranjar um multimetro?

Quem tiver oturar opnioes, me fala :( .

Abraço, e vlw ai galera.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, testei aqui a parada com a pilha e funciono, e parada mecheu pra cima certinho, nas 2 bobinas.

Se esse não eh o problema, o que pode ser?

Ajudem ai galera :rever1:

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

liga ele em série, pega um multimetro e ve a resistencia (impedancia) final que ta dando no fio que vc vai ligar no amplificador.. DEVE dar algo proximo aos 4 ohms. Tem que prender firme no fiozinho se nao vai fica oscilando uns valor maluco..

E um multimetro tu encontra em QUALQUER lugar, se for comprar um novo sai nem 15 pila..todo mundo tem, da uma olhada por ae.. :legal:

Compartilhar este post

Link para o post
DEVE dar algo proximo aos 4 ohms. Tem que prender firme no fiozinho se nao vai fica oscilando uns valor maluco..

O sub dele não é bobina de 2 Ohms?? pasmafaute

Foi mal!! não reparei que vc falou para ligar em série!! TÔ :pirou:

procure de preferência um multimetro Digital.

Compartilhar este post

Link para o post
DEVE dar algo proximo aos 4 ohms. Tem que prender firme no fiozinho se nao vai fica oscilando uns valor maluco..

O sub dele não é bobina de 2 Ohms?? pasmafaute

Foi mal!! não reparei que vc falou para ligar em série!! TÔ :pirou:

procure de preferência um multimetro Digital.

olha se no modulo nao ta em stereo. tem umas chavinhas atras pra colocar em lowpass. pode ser q ta em stereo e nao ta dando potencia. abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara ele ta na caixa dutada?? Se tiver tira da caixa e vc vai ver em baixo dele, uma camada parecendo umas ondas e la no final colada no cone... pega o cone por baixo e força ele um pouco pra cima, olha se essa camada ondulada nao esta trincada proximo ao local onde ela se junta com o cone e abobina... Vc testou coma pilha e disse q ele subiu e desceu... pega um Multimetro, aquele aparelinho normalmente amarelo com um visor... bota a chave na posiçao OHM ou "dessenho da ferradurazinha" coloca uma ponta do multimetro no positivo da bobina e outra ponta no negativo da mesma bobina... verifica se a impendancia eh proxima de 2OHms, testa na outra bobina tambem... se der um resultado abstrato tipo ums 14ohm ou 0.8ohm pode ser q ta queimada... se der algo em torno de 4,2 ou 3,6 eh pq o sub eh bobina de 4ohms... Estranho pq com a pilha ele movimentou e no modulo nao tocou... vc ligou em BRIDGE respeitando as polaridades no modulo ou ligou direto em um canal soh + e - ?? vc pode ter ligado tambem a ligacao em serie errado.. eh o positivo de um lado junto com o negativo la do outro lado...

Compartilhar este post

Link para o post

Sintonia da caixa, cortes no amp/player, falante em curto ou com bobina descentralizada ....

Com o som desligado, veja se é possível empurrar o cone com a mão.

Compartilhar este post

Link para o post
olha se no modulo nao ta em stereo. tem umas chavinhas atras pra colocar em lowpass. pode ser q ta em stereo e nao ta dando potencia. abraço.

Ta em bridge no banda 4.8 kra. Eu soh tirava os fios do sub dele e botava os do meu. Acredito que nao seja esse problema.

Cara ele ta na caixa dutada?? Se tiver tira da caixa e vc vai ver em baixo dele, uma camada parecendo umas ondas e la no final colada no cone... pega o cone por baixo e força ele um pouco pra cima, olha se essa camada ondulada nao esta trincada proximo ao local onde ela se junta com o cone e abobina... Vc testou coma pilha e disse q ele subiu e desceu... pega um Multimetro, aquele aparelinho normalmente amarelo com um visor... bota a chave na posiçao OHM ou "dessenho da ferradurazinha" coloca uma ponta do multimetro no positivo da bobina e outra ponta no negativo da mesma bobina... verifica se a impendancia eh proxima de 2OHms, testa na outra bobina tambem... se der um resultado abstrato tipo ums 14ohm ou 0.8ohm pode ser q ta queimada... se der algo em torno de 4,2 ou 3,6 eh pq o sub eh bobina de 4ohms... Estranho pq com a pilha ele movimentou e no modulo nao tocou... vc ligou em BRIDGE respeitando as polaridades no modulo ou ligou direto em um canal soh + e - ?? vc pode ter ligado tambem a ligacao em serie errado.. eh o positivo de um lado junto com o negativo la do outro lado...

Eh dutada sim.

Eu levantei o cone eolhei ali onde vc falo e aparentemente nao tem nada de anormal.

Assim que eu conseguir um multimetro eu faço esse teste. Caso esteja queimada a bobina, que que eu faço? Aquele kits de refoma consertam? Bom, ele tem um simbolo de 2ohms em cada para vermelha decada bobina.

Kra eu liguei como tava ligado o do meu amigo, identico, em relação ao + e -, eu tentei e nao foi, depois inverti [^]. O sub nao tem + e -, na primeira eu liguei o vermelho como positivo, eh isso? Ai como nao foi inverti.

A ligação em serie eu fiz certo, liguei o vermelho de um lado e o preto do outro, como nao foi apenas troquei de lado, botei o vermelho do otro e o preto do um :unsure:.

Sintonia da caixa, cortes no amp/player, falante em curto ou com bobina descentralizada ....

Com o som desligado, veja se é possível empurrar o cone com a mão.

Po, eu testei fora da caixa tambem, mas o maluco que comprei usava nesta mesma caixa, acredito que esse nao seja o problema. Cortes tambem acredito que não, pois ocmo falei, no sub do meu amigo (um bravox premiun IIe) funciono perfeitamente antes, durante e depois deu tentar botar o meu.

Como vejo se esta em curto?

Eh possivel sim, perfeitamente, da pra empurrar tranquilamente.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara faz o seguinte ja que vc não tem o multimetro ai, liga uma bobina de cada vez na saida do amplificador e faz um teste, aumente o volume no maximo uns 30% durante um minuto ou menos, acredito que não vai ter problema com amplificador por ele aceitar impedancia minima de 4ohms.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara faz o seguinte ja que vc não tem o multimetro ai, liga uma bobina de cada vez na saida do amplificador e faz um teste, aumente o volume no maximo uns 30% durante um minuto ou menos, acredito que não vai ter problema com amplificador por ele aceitar impedancia minima de 4ohms.

hum blz, vou ver se marco com meu amigo de novo pra testar.

Quando eu liguei pra testa, ele vibrava mais mto pouco, nem fazia grave, mas se botasse a mao, dava pra sentir que tava seguindo o ritmo da musica.

Compartilhar este post

Link para o post

sem o multimetro fica um pouco difícil!

eu te aconselho a testa-lo no multimetro, antes de ligar novamente no carro do seu amigo.

Nunca mais eu ligo um falante sem passar o multimetro antes.

Tinha um PUNCH 400.4 para os subs, um dia resolvi testar um Mister X de 1000rms que eu tinha guardado desde que fechei minha loja, comprei novo, estava até na caixa (papelão), nunca o havia ligado.

pois bem, tirei meu sub da caixa e coloquei ele, um bridge para cada bobina. Quando liguei o CD em volume muito baixo, tudo desligou!!! queimou o fusível!!

Resultado

Queimei um canal (ou melhor 2 pois tava em bridge), uma das bobinas do Sub estava em curto.

PU** QUE PA***, nunca mais testo falante sem passar Multimetro! :banghead:banghead:banghead

Compartilhar este post

Link para o post
sem o multimetro fica um pouco difícil!

eu te aconselho a testa-lo no multimetro, antes de ligar novamente no carro do seu amigo.

Nunca mais eu ligo um falante sem passar o multimetro antes.

Tinha um PUNCH 400.4 para os subs, um dia resolvi testar um Mister X de 1000rms que eu tinha guardado desde que fechei minha loja, comprei novo, estava até na caixa (papelão), nunca o havia ligado.

pois bem, tirei meu sub da caixa e coloquei ele, um bridge para cada bobina. Quando liguei o CD em volume muito baixo, tudo desligou!!! queimou o fusível!!

Resultado

Queimei um canal (ou melhor 2 pois tava em bridge), uma das bobinas do Sub estava em curto.

PU** QUE PA***, nunca mais testo falante sem passar Multimetro! :banghead:banghead:banghead

Vishi, mas não funcionou a proteção contra curto-circuito do módulo ou não tem mesmo?

Compartilhar este post

Link para o post
Vishi, mas não funcionou a proteção contra curto-circuito do módulo ou não tem mesmo?

não tem nem fusivel no amplificador!!! e tb não tem proteção. PUNCH 400.4 Preto (das antigas mesmo).

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...