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_EdD1e_

O Que é O Spl Na Verdade?

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Observando o tópico, lembrei de um outro que li a muito tempo atrás, aqui mesmo.

 

O cara estava meio puto, com as eternas comparações "Kicker L7 x T95" ou então "1 T95 x 4 306/307/308)...

 

Nisso foram páginas e mais páginas de comprações, análises técnicas, comparativos de Vs, FS, Bl, oque se pode imaginar. O cara, falou: Só quero fazer tremer o chão, os vidros do vizinho do 4 andar e fazer o pessoal passar mal dentro do meu carro.. qual deles faz isso? Ambos? Então vou comprar oque tiver mais acessível ou melhor preço. Pronto..Não quero saber se 1 é 0,01% melhor nisso ou naquilo. Meu ouvido não vai diferir um de outro...kkkk

Não faz tempo que li isso aqui, mas não lembro onde foi...

 

Por estas e outras pergunto. É possível ver diferença nestas comparações? Ou melhor ouvir a diferença, num ouvido bom e saudável, sendo que ambos os subs instalados num sistema voltado para oque o ouvinte em específico deseja?

 

as diferenças que eu me refiro são TOTALMENTE perceptíveis, são de assinatura sônica da bagaça, de tendencia natural do baguio!

 

enquanto o MTX é mais borrachudo, mais descontroladamente deturpante, o T2 é mais controlado, mais musical, um sweap não parece um tambor, e um tambor não parece um sweep, o baixo não soa igual um sintetizador e mto menos igual uma senóide! pra quem vir falar que os instrumentos normais não descem ao ponto em que esses subs "disputam", só pra deixar bem claro que EXISTE SIM timbre abaixo dos 40Hz! uma corda Sí de baixo de 5 cordas toca em 30Hz, um simples baixo de 4 cordas em afinação drop D toca 36Hz, concorrendo diretamente com tímpanos e bumbos que tem um timbre totalmente diferente ainda que toquem na mesma faixa de frequencia (com timpano afinado em Lá descendo lá pelos 20 e alguma coisa Hz), ou seja, um sub que é capaz de expressar essas diferenças COM CERTEZA tem seu valor sobre um que simplesmente toca a frequencia baixa!

 

o T2 nem de longe é o melhor sub pra SQ, NUNCA, ainda mais em dutada, pra se perceber essas nuances do submundo catacúmbico só com um sub leve em LT ou IB, talvez algum sub MUUUUUUITO foderastico em selada, mas NA COMPARAÇÃO, o T2 se aproxima mais da realidade em se tratando de resposta no low end, uma vez que o MTX é totalmente desprovido de capacidades ou habilidades musicais! é a britadeira de lucifer feita para enfernizar os pecadores nas masmorras do 5º nível do tártaro!

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as diferenças que eu me refiro são TOTALMENTE perceptíveis, são de assinatura sônica da bagaça, de tendencia natural do baguio!

 

enquanto o MTX é mais borrachudo, mais descontroladamente deturpante, o T2 é mais controlado, mais musical, um sweap não parece um tambor, e um tambor não parece um sweep, o baixo não soa igual um sintetizador e mto menos igual uma senóide! pra quem vir falar que os instrumentos normais não descem ao ponto em que esses subs "disputam", só pra deixar bem claro que EXISTE SIM timbre abaixo dos 40Hz! uma corda Sí de baixo de 5 cordas toca em 30Hz, um simples baixo de 4 cordas em afinação drop D toca 36Hz, concorrendo diretamente com tímpanos e bumbos que tem um timbre totalmente diferente ainda que toquem na mesma faixa de frequencia (com timpano afinado em Lá descendo lá pelos 20 e alguma coisa Hz), ou seja, um sub que é capaz de expressar essas diferenças COM CERTEZA tem seu valor sobre um que simplesmente toca a frequencia baixa!

 

o T2 nem de longe é o melhor sub pra SQ, NUNCA, ainda mais em dutada, pra se perceber essas nuances do submundo catacúmbico só com um sub leve em LT ou IB, talvez algum sub MUUUUUUITO foderastico em selada, mas NA COMPARAÇÃO, o T2 se aproxima mais da realidade em se tratando de resposta no low end, uma vez que o MTX é totalmente desprovido de capacidades ou habilidades musicais! é a britadeira de lucifer feita para enfernizar os pecadores nas masmorras do 5º nível do tártaro!

 

uahsuashau

tive que reler duas vezes pra entender. Tipo assim, onde eu gostaria de chegar, é que, por exemplo no meu caso, ambos me atenderiam com sobras. Na dúvida, se fosse montar um set em cima de um deles, optaria pelo mais acessível x menor preço. Por enquanto, ainda não estou com aquela estigma de buscar loucamente a perfeição. Eu ainda estou contado as horas passarem para o meu par de L5 chegar, quanto mais a pensar em sonhar em um dia ter um destes, isto é claro, se um dia desejar ter algum deles.

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Subsonic... concordo com você em muitos pontos, agora dizer que o T2 consegue a pressão toda de forma linear assim como os BLT da vida fazem é forçar a barra. São subwoofers com um PU** de um conjunto motor que por si conseguem mover o cone por mais pesado que seja, subindo e descendo muito bem.

MTX tem pico sim e bem difícil de domar e o T2 não é TÃO diferente assim, caso contrário não teria tamanha força nos subgraves, ou melhor, não chegaria nem perto da pressão do mtx.

 

FanatiC.. eu não disse que o MTX é o melhor e sim o que toca mais forte(e realmente dentre os citados é de longe o mais forte). Não posso julgar os subwoofers apontando qual é o melhor... o mtx tem suas qualidades e seus defeitos, ele é bom no que é projetado pra fazer, ou seja, tocar subgrave com muita força.

 

 

E sim, confesso que até eu já estou meio que de saco cheio de ver tópicos sobre T9... estou pra começar o processo de instalação do meu set com dois deles mês que vem e nem coragem pra criar um tópico mostrando os detalhes eu tenho.

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Subsonic... concordo com você em muitos pontos, agora dizer que o T2 consegue a pressão toda de forma linear assim como os BLT da vida fazem é forçar a barra. São subwoofers com um PU** de um conjunto motor que por si conseguem mover o cone por mais pesado que seja, subindo e descendo muito bem.

MTX tem pico sim e bem difícil de domar e o T2 não é TÃO diferente assim, caso contrário não teria tamanha força nos subgraves, ou melhor, não chegaria nem perto da pressão do mtx.

 

FanatiC.. eu não disse que o MTX é o melhor e sim o que toca mais forte(e realmente dentre os citados é de longe o mais forte). Não posso julgar os subwoofers apontando qual é o melhor... o mtx tem suas qualidades e seus defeitos, ele é bom no que é projetado pra fazer, ou seja, tocar subgrave com muita força.

 

 

E sim, confesso que até eu já estou meio que de saco cheio de ver tópicos sobre T9... estou pra começar o processo de instalação do meu set com dois deles mês que vem e nem coragem pra criar um tópico mostrando os detalhes eu tenho.

 

intão, cara, mas o T2 É MAIS fraco que o T9! só na sensibildiade ele perde por uns 2 ou 3dB! e ainda não é picudo (em caixas de aproximadamente mesmo volume do T9), e ele desce mais tbem, em caixas de mesmo tamanho ou menores... um fator q é interessante de se observar é que a Re do T9 é mais alta que do T2, a bobina dele deve ter mais voltas, ou o fio usado é diferente, o que aumenta a Le do T9 tbem, limita mais o bixo, e isso é comum em subs com motor mais fraco e de Xmax maior, vc precisa de mais bobina pra ter o mesmo deslocamento linear, com mais bobina vc tem mais campo magnetico que compensa a força reduzida do imã! como os subs são muito parecidos, mesma potencia, espera-se que as bobinas sejam bem parecidas, e são, mas o T9 tem mais voltas, o que dá mais rendimento em uma faixa, mas estreita a faixa útil, na prática é isso que se vê!

 

o T9 é SIM mais eficiente!

 

mas como os 2 subs são capazes de expurgar uma pessoa de dentro do carro, possivelmente com uma otorragia profusa, sangramento ocular e descolamento de pulmão, a preferencia, a meu ver, recairia sobre a musicalidade e faixa útil!

 

é como vc escolher entre 2 super carros, sei lá, pagani zonda e Lamborghini Murciélago, os 2 carros correm muito mais que uma pessoa comum consegue andar sem soltar o chocolate na cueca, então a escolha técnica recai sobre a dirigibilidade, e mesmo que a lambo seja um pouquinho mais lenta que o pagani, ela faz curvas com maior facilidade, e é mais fácil de pilotar, para o usuario "comum" (como se fosse comum um carro desses), a Lambo vai dar mais prazer ao dirigir e o cara vai aproveitar melhor as centenas de milhares de Euros pagos no carro italiano dele!

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A tal "eficiência" (eu não chamaria assim) do MTX está mais ligada a maior área de cone e no bobinão dele, o que faz suportar potência e tocar forte na marra, mais o cj magnético é INEFICIENTE diante do conjunto. Quando na verdade subs eficientes e bons deveriam ter QTS e VAS baixo e sensibilidade alta.

 

Na prática oq isso muda ? Vc consegue uma curva acentuada em determinado ponto, mais peca no resto. É uma maneira mais barata de conseguir SPL, ao contrário do que nos outros subs no qual todo o conjunto é bem projetado. Um pedacinho a mais de plástico pro cone e umas voltinhas de fio de cobre pra bobina, aberturas na carcaça saem mais barato do que investir em aço e ferrite.

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A tal "eficiência" (eu não chamaria assim) do MTX está mais ligada a maior área de cone e no bobinão dele, o que faz suportar potência e tocar forte na marra, mais o cj magnético é INEFICIENTE diante do conjunto. Quando na verdade subs eficientes e bons deveriam ter QTS e VAS baixo e sensibilidade alta.

 

Na prática oq isso muda ? Vc consegue uma curva acentuada em determinado ponto, mais peca no resto. É uma maneira mais barata de conseguir SPL, ao contrário do que nos outros subs no qual todo o conjunto é bem projetado. Um pedacinho a mais de plástico pro cone e umas voltinhas de fio de cobre pra bobina, aberturas na carcaça saem mais barato do que investir em aço e ferrite.

 

EXATAMENTE! e o MTX é eficiente, só que numa faixa estreita... a eficiencia REAL (no) é baixa, mas para o propósito dele (tocar hip hop e bass test) ele serve bem! só que quando o propósito do sub é tocar musica, agradar os ouvidos, ele é uma marreta martelante que cansa rápido!

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acho que por mais que tenham faixas de preços parecdidos e potência igual, o T9 e o T2 são para sets de estilos diferentes.... T9 tem menos musicalidade do que um T2, portanto quem quer brutalidade (como ja foi falado) vai de T9, mas perde em musicaliade, quem quer escutar música mesmo, sem perder força, vai de T2, tem um pouco mais de qualidade... mas os dois são EXCELENTES subs!!!!

 

e.... não esqueçam do Alpine Type-X, muito forte também, e com boa musicalidade, se encaixa nos parametros do T2...

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Mas o que eu digo é que tem muita gente dando tiro de canhão em camundongo!

 

o cara vai montar um sistema de SPL, dai ele entra no forum e "T9 é fo**" "T9 é fo**" "T9 é fo**" "T9 é fo**"... e muitas vezes o cara nem questiona, pq já que não se fala de outra coisa, é isso e pronto!

 

mas o T2, por exemplo, é uma opção que atende a PELO MENOS 90% dos sets de SPL, com MUITAS vantagens, e somente UMA desvantagem em relação ao MTX, que é um pouquinho menos de SPL, e em detrimento de resposta plana!

 

tem muita gente q tem MTX, e convive com um sub picudo e cansativo, que poderia ter um T2, por exemplo (cito ele pq é o que está em discussão, mas se pesquisar com calma tem outras opções), e ter um sub bem mais agradável numa viagem, e ainda assim balangar a bolsa escrotal a vontade nas voltinhas de sabado a noite!

 

o tesão de um set especialista em SPL, com sub picudo ao extremo, cones e suspensões equinas, hiper mega alimentação é coisa que dura semanas, e depois são eventos esporádicos periódicos, tipo, o cara passa a maior parte do tempo com sub OFF, ou atenuado em -9dB, volume do player não passa dos 10, e usa efetivamente o set em mais de 50% da potencia por menos de 2 horas por semana!

 

NESSES CASOS, que são maioria, de fato, eu acho que muito mais importante que comprar um sub que é o Satan Góz do BASS, o mestre dos magos do submundo abissal do subgrave, é o cara comprar um sub que ele consiga controlar quando quiser (maior parte do tempo) e quando ele tiver vontade de "unleash the Craken", ele abre os portões malditos das catacumbas e tem um subgrave/grave sísmico... ainda que não seja tão alucinógeno quanto seria com um sub mais especialista, eu acho que o cara por fim aproveita muito mais o investimento com um sub mais misto que com uma britadeira atômica no porta malas!

 

Concordo plenamente. Instalei meus dois subs seco pra ter um SPL estrodando os ouvidos pelo resto da vida. No primeiro mês foi só alegria, SPL até o talo e sempre querendo mais! Já pensava em trocar de subs no futuro e botar uns mais fortes. Aí com o tempo, vai desanimando, sub sempre a -5/-10 mesmo em músicas que tem um grave mais forte... E agora to pensando até em botar uns subs mais musicais e voltados pro SQ.

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APROVEITANDO O TOPICO,

 

o que seria SQPL ? e SQ ?

 

 

SQPL é um SPL com qualidade, SQ é som de qualidade, cheio das paradas de palco sonoro no carro e produtos caros!!!

 

+/- isso :mac1

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Queria fazer uma pergunta, e não é pra gerar confusão, o EDX bate o MTX T9 em SPL? Em qualidade eu sei que o mtx bota no bolso.

 

O meu set ainda esta sendo refeito, é EDX com SD5000.

 

Depois quero trocar pra um sub desses de renome.

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SQ(sound quality) basicamente é um termo usado pra definir sistemas onde a prioridade é a qualidade de áudio.

SQPL é uma união entre SPL(sound pressure level) e SQ(sound quality), ou seja, sistema com qualidade de áudio mas com um "gais" a mais na parte de graves ou as vezes no sistema como um todo.

 

Creio que o EDX toque mais forte mas o MTX desce com muito mais força... faz muito mais estrago e com isso acaba dando a impressão de que toca o dobro do EDX.

 

Edit: Quando digo qualidade de áudio não é só aquele som gostoso e equilibrado de ouvir mas sim a faixa reproduzida com a maior riqueza em detalhes possível... assim como foi gravada. E sim... envolve equipamento caros e ajustes precisos.

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SQ(sound quality) basicamente é um termo usado pra definir sistemas onde a prioridade é a qualidade de áudio.

SQPL é uma união entre SPL(sound pressure level) e SQ(sound quality), ou seja, sistema com qualidade de áudio mas com um "gais" a mais na parte de graves ou as vezes no sistema como um todo.

 

Creio que o EDX toque mais forte mas o MTX desce com muito mais força... faz muito mais estrago e com isso acaba dando a impressão de que toca o dobro do EDX.

 

Escutei um MTX 9500 tocando e achei muito fodástico, era muito bom escutar e era muito forte, agora o meu edx parece que tem alguém dando pontapés na tampa da mala, hehe (guardada as devidas proporções), mas penso em trocar mais adiante, pois sei que vou enjoar desses graves estúpidos do edx.

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Concordo plenamente. Instalei meus dois subs seco pra ter um SPL estrodando os ouvidos pelo resto da vida. No primeiro mês foi só alegria, SPL até o talo e sempre querendo mais! Já pensava em trocar de subs no futuro e botar uns mais fortes. Aí com o tempo, vai desanimando, sub sempre a -5/-10 mesmo em músicas que tem um grave mais forte... E agora to pensando até em botar uns subs mais musicais e voltados pro SQ.

você é uma bichona!

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Pessoal, com base nessa discusão fiquei com a duvida agora, o que faz tremer o chão, os vidros do vizinho do 4 andar, disparar alarme, etc... é o SPL ou subgrave? Ou até mesmo os dois?

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SQ(sound quality) basicamente é um termo usado pra definir sistemas onde a prioridade é a qualidade de áudio.

SQPL é uma união entre SPL(sound pressure level) e SQ(sound quality), ou seja, sistema com qualidade de áudio mas com um "gais" a mais na parte de graves ou as vezes no sistema como um todo.

 

Ta certoo! Agora intendi! :legal:

Valew

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Pessoal, com base nessa discusão fiquei com a duvida agora, o que faz tremer o chão, os vidros do vizinho do 4 andar, disparar alarme, etc... é o SPL ou subgrave? Ou até mesmo os dois?

 

Isso já foi bastante discutido aqui... mas isso se consegue reproduzindo frequência baixa com alta intensidade seja grave ou subgrave.

O subgrave tente a movimentar mais ar e "balançar" objetos maiores.. mas este é mais difícil de se reproduzir com alto spl(pressão) pois requer maior movimentação de ar e isso exige alta potência pra mover cones pesados de subwoofers parrudos. Pode ser usados subwoofers menores também em quantidade maior pois nesse caso, mesmo não sendo o forte deles o acoplamento faz com que isso seja possível... a união faz a força.

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Isso já foi bastante discutido aqui... mas isso se consegue reproduzindo frequência baixa com alta intensidade seja grave ou subgrave.

O subgrave tente a movimentar mais ar e "balançar" objetos maiores.. mas este é mais difícil de se reproduzir com alto spl(pressão) pois requer maior movimentação de ar e isso exige alta potência pra mover cones pesados de subwoofers parrudos. Pode ser usados subwoofers menores também em quantidade maior pois nesse caso, mesmo não sendo o forte deles o acoplamento faz com que isso seja possível... a união faz a força.

 

por isso que meu próximo set vai ser 2 bixim de 8" :mac1

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Apenas parabenizando as explicações que deram nesse tópico,

 

Acho que foi o único tópico que li inteiro e deu gosto de ler,

 

Os mais entendidos responderem com vontade, e não o que mais vejo em outros, "posso ser", "talvez seje melhor" e por

 

diante

 

Parabéns a todos

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