Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

tiago_pimenta

Bateria

Recommended Posts

Galera, com esse frio que ta fazendo, a gente força um pouco a bateria para fazer o manco pegar certo.

 

Dai hj de tanto tentar fazer o manco pegar, eu acabei quase que arriando a bateria.

 

Peguei a Parati do meu veio e com um cabo eu fiz o meu manco pegar. Blz ... até ae blz. Mas o problema é que eu ando pouco com o carro, em média 100 Km por Semana. Isso quando eu ando muito.

 

Meu alternador é de 95Ah e era para carregar isso brincando não era ?

 

Bom, mas por via das duvidas, eu peguei o carregador do meu pai aqui e puz ela para carregar. Só que surgiu algumas duvidas.

 

Dados do Carregador:

 

Marca KITA

 

2 Opções de Carregamento (Regulagem Rápido / Regulagem Lento), ambos com Chaveamento até 10.

 

Capac. 4 0C

Bateria 6V

Até 8 Amp por hora

 

Dados da Minha Bateria:

 

Tensão: 12V

Cap. Nominal: 80 Ah

Corrente Partida: 620 A

 

Dai eu puz pra carregar com as seguintes configurações:

 

Regulagem Grossa: 1 (1 Bateria)

Regulagem Fina: 10

 

E o ampérimetro (Acho que é isso) ficou no 7, e foi abaixando. Dai eu achei que tinha algo errado.

 

Dai lendo no carregador que é para bateria 6V eu pensei, se por a Regulagem Grossa como 2 sera que vai dar certo 6v x 2 = 12V (Igual ao da Bateria)

 

Dai o que eu sabia que Regulagem Lento seria a quantidade de bateria que ia ser carregada, e Regulagem Rápida ia aumentando e quando chegasse no máximo vc ia diminuindo.

 

Sera que é assim mesmo ??? Alguem que manje pode me dizer se estou carregando o certo.

 

Grato.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A sua dúvida sobre o carregamento eu não sei responder, mas acho que não é necessário usar o carregador não... o alternador já vai fazer isso e o seu é um alternador potente, então fica mais fácil ainda. Eu não esquentaria com isso.

 

Quanto a no frio ficar pior pra pegar, acho que depende muito do carro e do combustível. Na gasolina não sinto diferença nenhuma entre frio e calor pra dar a partida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A dificuldade de hj foi porque eu acho que engasopou. Dai ficou fo** fazer o manco ligar... dei umas 5 partidas nele e ele começou a ficar ruim sabe, vc começa a perceber que a bateria começou a ficar fraca.

 

Agora quanto a recarregar, li em alguns lugares, inclusive no site da Impact que tem que dar uma carga lenta na bateria por umas 20 horas, e que tem que ser no maximo a 10% do Valor Nominal dela.

 

Então se a minha é de 80 Ah, tenho que dar uma carga de no maximo 8 Amp. Nesse exato momento ela esta a 7 Amp.

 

O eletricista que "confio" disse que tenho que tirar as tampinhas da bateria e dar a carga até a agua da bateria começar a borbulhar.

 

Agora a parte que fiquei em duvida é as regulagens (Grossa e Fina)

 

Atualmente eu deixei Grossa como 2 e Fina com 7 se não me engano, que foi o que deu o valor de 7 Amperes.

 

E a voltagem ?? O Carregador é de 6 e a bateria é de 12. Sera que tem alguma coisa a ver ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alternador de 95Ah quer dizer, a grosso modo, que a cada hora ele consegue carregar uma bateria de 95A.Mas não esqueça que a bateria só serve para fazer o motor pegar.Depois quem "alimenta" o motor é o próprio alternador.

Mesmo que tu use uma bateria com amperagem maior que o teu alternador da, não teria problema algum.. único inconviniente seria que ela demoraria mais para alcançar plena carga.

 

Bom,se teu carro funciona pelo menos uma hora , a bateria tá carregada por completo.Não importa muito o quanto ele anda e sim a quantidade de tempo que ele fica funcionando em regime médio de rotação( +ou- 2k Rpm para cima).

Caso tu tenha som,módulo,alarme e afins é bom medir quanto tá puxando da bateria com tudo desligado.As vezes tem coisas que estão no carro que mesmo desligado fica "puxando" corrente(Módulo,alarme,player e afins).Já perdi uma bateria por isso.

Desliga o born negativo da bateria e coloca uma ponta do multimetro no negativo da bateria e a outra ponteira no cabo que tu desligou, fazendo assim a corrente passa pelo multmeto.Se tiver alguma dúvida como medir é só pergunta ;) .

 

Sobre o teu carregador.

Não vai adianta de nada ao meu ver.Se ele é para carga de baterias até 6v.Vai carrega até 6v e não passa disso pois ele tem um sistema de "flutuação"(Proteção) que quanto mais perto da voltagem ideal(no caso 6v) ele vai diminuindo a quantidade de carga até desliga sozinho.

 

Então tu teria que usa um carregador para bateria 12v mesmo.De preferência de carga lenta.

Dê preferência pelo que tenham amperímetro pq tu pode controlar melhor como tá carregando.Custa uns 140 reais um carregador com regulagem de amperagem e com amperímetro frontal.

No caso de uma emergência tem aqueles carregadores "caseiros".Para um quebra galho funciona bem até.Da pra fazer em casa, e a "regulagem" é feita através da lâmpada que tu usa.

 

baterialuzqe5.jpg

 

Tem na internet uns esquemas de montagem desses carregadores.É bem simpes.

 

Uma dica é instalar no carro um voltímetro.Com ele pode controla a voltagem, se o alternador tá carregando ou não e ainda se o carro tá com fuga de corrente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

putz Duke,

 

 

ja comprei duas destes trecos de lampadas e as duas não funcionaram...

 

 

 

 

tiago, se vc comprou um carregador de baterias de 6v... nunca vc vai conseguir carregar uma de 12v heheheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Alternador de 95Ah quer dizer, a grosso modo, que a cada hora ele consegue carregar uma bateria  de 95A.Mas não esqueça que a bateria só serve para fazer o motor pegar.Depois quem "alimenta" o motor é o próprio alternador.

Mesmo que tu use uma bateria com amperagem maior que o teu alternador da, não teria problema algum.. único inconviniente seria que ela demoraria mais para alcançar plena carga.

 

Exato, até porque dizem que para comprar uma bateria boa tem que se olhar mtu mais a Corrente de Partida do que a Capacidade Nomianal dela, pois o que vai fazer o motor dar partida seria a corrente de partida.

 

Mas dai vem uma perguntar, o alternador alimenta o motor depois de dado a partida, e a luz do farol, a luz do painel, essas coisas, quem alimenta mesmo depois com o carro ligado.

 

Bom,se teu carro funciona pelo menos uma hora , a bateria tá carregada por completo.Não importa muito o quanto ele anda e sim a quantidade de tempo que ele fica funcionando em regime médio de rotação( +ou- 2k Rpm para cima).

Caso tu tenha som,módulo,alarme e afins é bom medir quanto tá puxando da bateria com tudo desligado.As vezes  tem coisas que estão no carro que mesmo desligado fica "puxando" corrente(Módulo,alarme,player e afins).Já perdi uma bateria por isso.

Desliga o born negativo da bateria e coloca uma ponta do multimetro no negativo da bateria e a outra ponteira no cabo que tu desligou, fazendo assim a corrente passa pelo multmeto.Se tiver alguma dúvida como medir é só pergunta ;) .

 

Vou fazer isso , vou ser obrigado a comprar um multimetro mesmo, pois quero fazer o esquema dele ler a sonda lambda e já meço se tem alguma fuga de corrente no meu manco.

 

Som eu não tenho atualmente, eu só tenho hj alarme, trava e vidro eletrico. E em qual "categoria" eu ponho o multimetro para medir ??

 

Sobre o teu carregador.

Não vai adianta de nada ao meu ver.Se ele é para carga de baterias até 6v.Vai carrega até 6v e não passa disso pois ele tem um sistema de "flutuação"(Proteção) que quanto mais perto da voltagem ideal(no caso 6v) ele vai diminuindo a quantidade de carga até desliga sozinho.

 

O meu não tenho certeza se tem essa proteção que vc mencionou duke, pois tenho certeza que ele é antigo, e era usado pelo meu pai para carregar bateria de trator na fazenda.

 

Sera que a bateria de um trator é de 6V ???

 

Então tu teria que usa um carregador para bateria 12v mesmo.De preferência de carga lenta.

Dê preferência pelo que tenham amperímetro pq tu pode controlar melhor como tá carregando.Custa uns 140 reais um carregador com regulagem de amperagem e com amperímetro frontal.

No caso de uma emergência tem aqueles carregadores "caseiros".Para um quebra galho funciona bem até.Da pra fazer em casa, e a "regulagem" é feita através da lâmpada que tu usa.

 

Tem na internet uns esquemas de montagem desses carregadores.É bem simpes.

 

É eu tava lendo um pouco sobre isso na net, mas não achei o esquema, só ouvi fala desse carregador. Mas sera que compensa "montar" um carregador desse ?!!?

 

Uma dica é instalar no carro um voltímetro.Com ele pode controla a voltagem, se o alternador tá carregando ou não e ainda se o carro tá com fuga de corrente.

 

Como é instalado um voltímetro ??? Daria para usar um multimetro para fazer isso ???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
putz Duke,

 

 

ja comprei duas destes trecos de lampadas e as duas não funcionaram...

 

 

 

 

tiago, se vc comprou um carregador de baterias de 6v... nunca vc vai conseguir carregar uma de 12v heheheh

Foi o que eu imaginei ... mas dai me falaram antigamente da regulagem grossa, que ali é regulado quantas baterias são carregadas e talz ... dai eu pensei que pondo em 2 ( 2 Baterias ) a carga fosse para 12 V.

 

Foto do carregador. Oia como o bixo é antigo.

 

carregadorbateriamh3.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
putz Duke,

 

 

ja comprei duas destes trecos de lampadas e as duas não funcionaram...

 

 

 

 

tiago, se vc comprou um carregador de baterias de 6v... nunca vc vai conseguir carregar uma de 12v heheheh

Foi o que eu imaginei ... mas dai me falaram antigamente da regulagem grossa, que ali é regulado quantas baterias são carregadas e talz ... dai eu pensei que pondo em 2 ( 2 Baterias ) a carga fosse para 12 V.

 

Foto do carregador. Oia como o bixo é antigo.

 

carregadorbateriamh3.jpg

tem umas que vc compra que vc pode escolher a voltagem...

 

chave no 6v e chave no 12v é a que tenho aqui, paguei 70.00 nela aqui na Florencio de abreu, mas nào gostei dela... ela vai subindo aos poucos a voltagem, porem ela nào para no 14.4v... ja flagrei ela carregando minha bateria com 15,5v e isso ja é prejudicial, ela nào desliga automatico...

 

o outro que eu tinha, era parecido com o que o duke falou... ela ficava oscilando a tensão conforme a bateria ia prescisando e despois de carregada ela desligava automaticamente ( este por burrada acabei queimando) mas ela nào tinha seletor e voltagem) paguei 80,00 no mercadocar um tempo atras, mas no ML vc acha por uns 60,00 um deste tipo.

 

 

um carregador em casa sempre é bom, carregando com carga lenta ( ao contrario do que faz o alternador) só tente a fazer sua bateria durar

 

 

estes carregadores de lampada... muito tempo atras eu comprei um e coloquei a lampada correspondente conforme o manual deste aparelho e nào funcionou... ja um mes mais ou menos, comprei outro pois fiquei na esperança de que aquele que eu tinha comprado eu ter comprado com defeito mas me enganei, o treco tambem não funcionou, só me fez gastar luz a toa, alem de minha conta vir um pouco mais alta mas carregar que é bom nada.

 

mas antes mais nada é bom vc conferir se os vasos estão devidamente completas de solução, se nào tiverem complete até o nivel certo, nunca a mais.

 

 

 

por falar em bateria hehehehhe semana passada eu tive o dom de explodir uma heheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, acabei de por a bateria para carregar com esse carregador mesmo. Vai no 6V mesmo, vai demorar uns 2 ou 3 dias mas vai ter que ser assim.

 

Pus o carregador para mandar 8Ah. Vamos ver no que dá. Meu pai diz que ele deixa a bateria do trator 2 ou 3 dias e fala que funciona. Na minha tem que dar certo.

 

Se for ver 8Ah para uma bateria com 80A seria no maximo 10 horas correto ??? E como funciona esse negocio de 6V e 12V ??

 

A solução da bateria esta no nivel sim. Conferi e puz hj de manha quando eu tava brigando com ela. Só que em vez de por agua destilada eu puz da torneira mesmo :( to ligado que não devia mas agora já foi mesmo.

 

Levei para um eletricista que eu confiava, ele pegou um aparelho la que suja a solução e ve se o nivel esta Vermelho/Amarelo/Verde. E estava no meio mais pro vermelho, mas não chegou no vermelho. Eu falei para ele que puz agua de torneira ele diz que agua é agua. Eu já não gostei disso. Como que um eletricista vai me dizer que agua para por na bateria pode ser qualquer uma...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...