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Black Ices

Parte Eletrica Da Instalação Do Som No Carro

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Opa galera tudo certinho?

ja faz um bom tempo que eu nao posto, desde que segui os conselhos daqui e fiquei muito satisfeito com os resultados, alem de aprender muito.

 

Ok valos lá:

Estou com um corsa sedan, de equipamentos tenho um sony xplod, kit 2 vias CS 50 B na frente, falcon HS 1500T embaixo do painel do lado do passageiro, triaxial selenium atraz e uma caixa selada com 2 pioneers.

 

 

gostaria de refazer a instalação de todos os equipamentos de som, TIRAR TUDO, comprar fiação adequada com porta fusivel e bitolas corretas, colocar o modulo em local mais ventilado etc...

para isso gostaria de saber qual fiação comprar ,pois nao quero ir em outra loja e o estalado colocar xinguilingui de fio...

pensei em comprar na leosound o:

Kit de Instalação Booster Fio com

- 12 metros Cabo Cristal Paralelo Para Falantes 2x2,50mm²

- 1 Porta Fusivel XB1142 c/ 1 Fuse 100A ANL AFS

- 6 metros Cabo Alimentação 08AWG / 9mm² Vermelho

- 5 metros Cabo 1mm² para Remote

 

e para isso, se preciso adicionar algo na compra e se essas medidas de fiação sao suficientes...

pois sao 4 falantes (2 na porta e 2 no "tampão"), um modulo no porta malas e uma caixa selada no porta malas com 2 subs, no corsa sedan achei que poderia faltar fiação...

 

orçamento? poxa girando em torno de 150 reais... isso se nao me engano nao sao RCA, mas como quero fazer a coisa direito, nao adianta comprar o top de linha em equipamento sem o minimo de fiação... pouco a pouco vou melhorando, trocar o modulo por um mosfet, outro modulo pros subs etc...

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só para explicar o porque de trocar a fiação aqui alguns acontecimentos:

 

o que acontece e o seguinte, a instalação de todos os equipamentos foram feitos em uma loja que nao é de minha confiança (meu pai levou) fato este que tiro de algumas ocasioes:

1ª: o fusivel de meu modulo queimou, quando cheguei à loja para verificar o problema o funcionario simplesmente trocou o fusivel por um novo. Ao sair da loja o fusivel queimou de novo, me obrigando a retornar. Quando perguntei como o problema seria resolvido o instalador disse que iria colocar um fusivel "mais forte", ao invez de 15A(especificação do modulo) um de 20A. pweguntei sobre os 5A A MAIS que iriam passar ate queimar o fusivel, fato este corrigido pelo funcionario dizendo que era 5% A MAIS DE PROTEÇÃO...coloquei o de 15A

 

2ª: Pedi que fosse verificada a fiação e como o funcionario se recusou a prestar o serviço dizendo que tudo esava ok, outro veio em seu lugar e encontrou a fiação do triaxial com boa parte descascada em contato com ambos os fios e com a lata do carro(o funcionario disse: nossa que servicinho porco, quem fez? e eu disse seu colega...), com uma simples fita isolante separando ambos e no local da lata... quando retirado o "pedaço" ruim e colocado um fiozinho mellhor e sem fita como proteção parou o problema...

 

3ª: quando abri o capo encontrei uma fiação PORCA e um fusivel ao lado da bateria (um fusivel comum sem isolamento) e uma fiação muito fina nele... achei que era preciso algo como um porta fusivel bem isolado e uma fiação adequada

 

4ª: o modulo, mesmo que de pouca potencia e inferior(nao esquenta muito) ficou abafado embaixo do carpete aos pés do passageiro ao lado do motorista, achei que era mais adequado no porta malas ou abaixo do banco... para evitar superaquecimento e verificar o estado geral dele(fiação, fusivel etc)...

 

5ª: a recepção da antena piorou MUITO depois da instalação dos equipamentos...

 

6ª: sei que o modulo nao é dos melhores, alem de ser booster, tem mesmo um nivel de chiado, mas acho que esta pior do que eu imagino, ja vi o mesmo modulo tocando melhor do que o meu, com falantes inferiores (claro que existem muitas variaveis)

 

7ª: falante dianteiro direito parece estar encostando na tela, o que me preocupa danificar (se ja nao danificou)

 

 

 

entao antes que me xinguem por alguma informação erronea, ja estou providenciando ler mais e procurar outros topicos, sei que os itens nao sao os melhores (ja imaginava ler algo como esse falcon nao presta ou nao adianta trocar os fios com esse lixo de som etc... tudo em seu tempo ja vou trocar), e se tiver muito barato ou caro ja providencio isso tambem...

 

muitissimo grato a quem perdeu boas horas lendo tudo isso, e mais ainda quem auxiliar

FLW GALERAAA

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só para explicar o porque de trocar a fiação aqui alguns acontecimentos:

 

o que acontece e o seguinte, a instalação de todos os equipamentos foram feitos em uma loja que nao é de minha confiança (meu pai levou) fato este que tiro de algumas ocasioes:

1ª: o fusivel de meu modulo queimou, quando cheguei à loja para verificar o problema o funcionario simplesmente trocou o fusivel por um novo. Ao sair da loja o fusivel queimou de novo, me obrigando a retornar. Quando perguntei como o problema seria resolvido o instalador disse que iria colocar um fusivel "mais forte", ao invez de 15A(especificação do modulo) um de 20A. pweguntei sobre os 5A A MAIS que iriam passar ate queimar o fusivel, fato este corrigido pelo funcionario dizendo que era 5% A MAIS DE PROTEÇÃO...coloquei o de 15A

 

2ª: Pedi que fosse verificada a fiação e como o funcionario se recusou a prestar o serviço dizendo que tudo esava ok, outro veio em seu lugar e encontrou a fiação do triaxial com boa parte descascada em contato com ambos os fios e com a lata do carro(o funcionario disse: nossa que servicinho porco, quem fez? e eu disse seu colega...), com uma simples fita isolante separando ambos e no local da lata... quando retirado o "pedaço" ruim e colocado um fiozinho mellhor e sem fita como proteção parou o problema...

 

3ª: quando abri o capo encontrei uma fiação PORCA e um fusivel ao lado da bateria (um fusivel comum sem isolamento) e uma fiação muito fina nele... achei que era preciso algo como um porta fusivel bem isolado e uma fiação adequada

 

4ª: o modulo, mesmo que de pouca potencia e inferior(nao esquenta muito) ficou abafado embaixo do carpete aos pés do passageiro ao lado do motorista, achei que era mais adequado no porta malas ou abaixo do banco... para evitar superaquecimento e verificar o estado geral dele(fiação, fusivel etc)...

 

5ª: a recepção da antena piorou MUITO depois da instalação dos equipamentos...

 

6ª: sei que o modulo nao é dos melhores, alem de ser booster, tem mesmo um nivel de chiado, mas acho que esta pior do que eu imagino, ja vi o mesmo modulo tocando melhor do que o meu, com falantes inferiores (claro que existem muitas variaveis)

 

7ª: falante dianteiro direito parece estar encostando na tela, o que me preocupa danificar (se ja nao danificou)

 

 

 

entao antes que me xinguem por alguma informação erronea, ja estou providenciando ler mais e procurar outros topicos, sei que os itens nao sao os melhores (ja imaginava ler algo como esse falcon nao presta ou nao adianta trocar os fios com esse lixo de som etc... tudo em seu tempo ja vou trocar), e se tiver muito barato ou caro ja providencio isso tambem...

 

muitissimo grato a quem perdeu boas horas lendo tudo isso, e mais ainda quem auxiliar

FLW GALERAAA

E aí Black Ices, tudo bem?

 

Eu também tenho um Corsa Sedan (Classic) e acho que posso te ajudar pelo menos alguns dos itens. Mas vamos por partes:

 

No primeiro post você perguntou acerca da quantidade de fios que deveria comprar. Acredito que algumas quantidades estão superdimensionadas. No meu caso eu comprei 5 metros de cabo de alimentação para o positivo da bateria e sobrou MUITO (+/- 1,3 m) e para o terra eu comprei 2 metros, já que iria aterrar no porta-malas mesmo e também sobrou um bocado. Agora, como você disse que pretende adicionar outro amplificador no seu setup, confira se esse cabo de 9mm^2 não está pequeno de mais. Eu ainda nãot tenho os dois amplificadores mas já preparei a fiação para receber dois Stetson Thunder (4120 e 2120) e o cabo que usaei foi o de 21mm2 até o divisor e daí de 16mm^2 até os amplificadores. Eu escrevi alguns tópicos mostrando e fazendo perguntas sobre a minha instalação. Talvez te ajudem um pouco: Tópico 1 / Tópico 2.

 

O preço dos cabos está bom. Dá para baratear se você comprar cabos residenciais ao invéz de automotivos, mas os residenciais são muito mais duros e difícei de passar. Quando comprei os meus cabos paguei 160,50 nos cabos de alimentação de 21 e 16 mm^2, conduíte e terminais para o amplificador. Ainda tive que comprar depois os portafusíveis e outras quinquilharias.

 

Quanto a seu último post, aí vai:

 

1° - esse "estalador" não tem a menor idéia do que está fazendo.

 

2° - O "estalador" além de ignorante senso stricto é preguiçoso, presunçoso e incopentente. Espero que o outro que o atendeu tenha contado o acontecido para o dono da loja. Se fosse no meu carro eu mesmo garantiria que o dono da loja ficasse sabendo.

 

3° - Idem.

 

4° - Se fosse você aproveitaria para colocar o(s) amplificador(es) no porta-malas. É realmente mais adequado no caso do corsa.

 

5° - Estranho. Eu notei que nível de ruído do rádio aumentou mesmo depois que adicionei o amplificador no meu setup. Mas isso tem tanto tempo que me acostumei.

 

6° - Você mesmo disse que vai trocar esse booster por dois mosfets. É exatamente o que farei também.

 

7° - O autofalante que uso na frente do meu corsa é o Bravox PMB6 Quando ele excursionava, pegava na tela do carro, fazendo um ruído horrível. Eu retirei a tela e com uma lâmina dei uma aparada nas rebarbas de plástico por dentro. Esse setup já passou por dois corsas, um hatch e o atual sedan. Nos dois fiz a mesma coisa.

 

Espero ter ajudado

[]

Crawling Chaos

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Muito obrigado Crawling Chaos pela atenção dada,com os links e as dicas, auxiliou bastante e pude ver como foi o projeto do seu carro,o que ja deu algumas ideias (falante batendo, modulo preso à caixa, entre outras).

agora vamos lá:

 

Com a suas dicas modifiquei o cabo de alimentação de 9 para 16, pois vai demorar ate eu conseguir trocar o modulo atual por outros 2 melhores, mas quando trocar aumento a fiação de alimentação como sugerido, e diminui o tamanho do remote pois como voce, iria colocar proximo ao porta malas mesmo

vendo as fotos e como vc fez em seu corsa adicionei outros itens à lista, ficando assim:

 

- Terminal Alongador de Bateria 1 X 12,00 = R$ 12,00

 

- porta fuzivel 1 X 25,00 = R$ 25,00

 

- Conduite Corrugado Automotivo 2 X 1,00 = R$ 2,00

 

- cabo alimentacao 16MM2 6 X 8 = R$ 48,00

 

- cabo falante 12 X 2.50 = R$ 30,00

 

- cabo remote 2 X 1,00 = R$ 2,00

 

TOTAL: R$ 119,00 (sem frete, se nao errei a conta)

 

 

Agora vem a duvida com relação aos itens:

Será um kit 2 vias na porta dianteira, um par de triaxial no tampão, uma caixa com 2 subwoofers no porta malas fazendo compania ao modulo no porta malas.

Os cabos irão dar conta de ligar tudo? sei que parece preocupação demais, mas prefiro comprar a mais (nao metros e metros a mais) do que faltar cabo.

 

imaginei eu que seria a ligação assim:

-Alongador na bateria, cabo alimentação com conduite até o porta fusivel(1 metro).

 

-cabo alimentação do porta fusivel passando pelo carro (por onde nao faço ideia,se é pelo carpete, porta etc, quero muito ver como sera feito :P) ate o porta malas alimentando o modulo(uns 5 metros).

 

-Cabo de falante do modulo ate as 2 portas dianteiras (vai uns 6 metros, 3 pra cada lado?)

 

-cabo falante do modulo até os triaxiais no tampao (2 metros no total imagino)

 

-cabo falante do modulo ate os subs (tambem 2 metros)

 

cabo remote do modulo ate a lataria (vai uns 2 metros)

 

conduite cubrindo o de alimentação??? é barato se proteger e puder por em tudo vai em tudo...

 

 

 

entao, seria assim que ficaria???

novamente agradeço ao Crawling Chaos pela resposta e para os outros que tiverem tempo e paciencia de ler tudo isso

flw galera

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Muito obrigado Crawling Chaos pela atenção dada,com os links e as dicas, auxiliou bastante e pude ver como foi o projeto do seu carro,o que ja deu algumas ideias (falante batendo, modulo preso à caixa, entre outras).

agora vamos lá:

 

Com a suas dicas modifiquei o cabo de alimentação de 9 para 16, pois vai demorar ate eu conseguir trocar o modulo atual por outros 2 melhores, mas quando trocar aumento a fiação de alimentação como sugerido, e diminui o tamanho do remote pois como voce, iria colocar proximo ao porta malas mesmo

vendo as fotos e como vc fez em seu corsa adicionei outros itens à lista, ficando assim:

 

- Terminal Alongador de Bateria 1 X 12,00 = R$ 12,00

 

- porta fuzivel 1 X 25,00 = R$ 25,00

 

- Conduite Corrugado Automotivo 2 X 1,00 = R$ 2,00

 

- cabo alimentacao 16MM2 6 X 8 = R$ 48,00

 

- cabo falante 12 X 2.50 = R$ 30,00

 

- cabo remote 2 X 1,00 = R$ 2,00

 

TOTAL: R$ 119,00 (sem frete, se nao errei a conta)

 

 

Agora vem a duvida com relação aos itens:

Será um kit 2 vias na porta dianteira, um par de triaxial no tampão, uma caixa com 2 subwoofers no porta malas fazendo compania ao modulo no porta malas.

Os cabos irão dar conta de ligar tudo? sei que parece preocupação demais, mas prefiro comprar a mais (nao metros e metros a mais) do que faltar cabo.

 

imaginei eu que seria a ligação assim:

-Alongador na bateria, cabo alimentação com conduite até o porta fusivel(1 metro).

 

-cabo alimentação do porta fusivel passando pelo carro (por onde nao faço ideia,se é pelo carpete, porta etc, quero muito ver como sera feito :P) ate o porta malas alimentando o modulo(uns 5 metros).

 

-Cabo de falante do modulo ate as 2 portas dianteiras (vai uns 6 metros, 3 pra cada lado?)

 

-cabo falante do modulo até os triaxiais no tampao (2 metros no total imagino)

 

-cabo falante do modulo ate os subs (tambem 2 metros)

 

cabo remote do modulo ate a lataria (vai uns 2 metros)

 

conduite cubrindo o de alimentação??? é barato se proteger e puder por em tudo vai em tudo...

 

 

 

entao, seria assim que ficaria???

novamente agradeço ao Crawling Chaos pela resposta e para os outros que tiverem tempo e paciencia de ler tudo isso

flw galera

vai precisar cerca de 5 metros de cabo 1 mm² pro remote. já que o remote vai ligado no playere não na lataria como você falou

Falta ae um pedaço de cabo de 16 mm² preto para fazer o terra do amplificador. e uns terminais olhais.

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Muito obrigado Crawling Chaos pela atenção dada,com os links e as dicas, auxiliou bastante e pude ver como foi o projeto do seu carro,o que ja deu algumas ideias (falante batendo, modulo preso à caixa, entre outras).

agora vamos lá:

 

Com a suas dicas modifiquei o cabo de alimentação de 9 para 16, pois vai demorar ate eu conseguir trocar o modulo atual por outros 2 melhores, mas quando trocar aumento a fiação de alimentação como sugerido, e diminui o tamanho do remote pois como voce, iria colocar proximo ao porta malas mesmo

vendo as fotos e como vc fez em seu corsa adicionei outros itens à lista, ficando assim:

 

- Terminal Alongador de Bateria 1 X 12,00 = R$ 12,00

 

- porta fuzivel 1 X 25,00 = R$ 25,00

 

- Conduite Corrugado Automotivo 2 X 1,00 = R$ 2,00

 

- cabo alimentacao 16MM2 6 X 8 = R$ 48,00

 

- cabo falante 12 X 2.50 = R$ 30,00

 

- cabo remote 2 X 1,00 = R$ 2,00

 

TOTAL: R$ 119,00 (sem frete, se nao errei a conta)

 

 

Agora vem a duvida com relação aos itens:

Será um kit 2 vias na porta dianteira, um par de triaxial no tampão, uma caixa com 2 subwoofers no porta malas fazendo compania ao modulo no porta malas.

Os cabos irão dar conta de ligar tudo? sei que parece preocupação demais, mas prefiro comprar a mais (nao metros e metros a mais) do que faltar cabo.

 

imaginei eu que seria a ligação assim:

-Alongador na bateria, cabo alimentação com conduite até o porta fusivel(1 metro).

 

-cabo alimentação do porta fusivel passando pelo carro (por onde nao faço ideia,se é pelo carpete, porta etc, quero muito ver como sera feito :P) ate o porta malas alimentando o modulo(uns 5 metros).

 

-Cabo de falante do modulo ate as 2 portas dianteiras (vai uns 6 metros, 3 pra cada lado?)

 

-cabo falante do modulo até os triaxiais no tampao (2 metros no total imagino)

 

-cabo falante do modulo ate os subs (tambem 2 metros)

 

cabo remote do modulo ate a lataria (vai uns 2 metros)

 

conduite cubrindo o de alimentação??? é barato se proteger e puder por em tudo vai em tudo...

 

 

 

entao, seria assim que ficaria???

novamente agradeço ao Crawling Chaos pela resposta e para os outros que tiverem tempo e paciencia de ler tudo isso

flw galera

Que bom que consegui te ajudar Black Ices.

 

Mas ainda tenho algumas considerações à fazer. Primeiro, passar o cabo de alimentação, principalmente por dentro da longarina como eu fiz, dá muito trabalho. Por isso se fosse você já colocaria o cabo definitivo. O de 21 mm^2 é 50% mais caro que o de 9 mm^2, mas eu pagaria feliz 24 Reais a mais para não ter que passar o cabo de novo quando fosse adicionar outro amplificador. Segundo: você está comprando 6 metro de cabo de alimentação da mesma cor. E o terra? Já ví muita gente queimando amplificador por inverter a polaridade. Se fosse você compraria 5 metros de cabo vermelho e 1 metro de cabo preto, para não ter erro na hora da instalação. Terceiro: creio que o cabo para os alto-falantes está superdimensionado, a não ser que você pretenda instalar um aplificador com mais de 100W de potência RMS por canal. Acho que 1,5 mm^2 já está bom. Compre mais conduíte se for passar o cabo de alimentação pela longarina. Ele protege o cabo das quinas vivas e é baratinho. No meu caso o conduite vai até o porta-malas. Quarto: Coloque o fusível mais perto da bateria, no máximo a 30 cm e não a 1 metro como você disse. Quinto: O remote sai do aparelho de som e vai até os ampificadores. Só dois metros não vai dar para o corsa se os amplificadores estiverem no porta-malas. Parece que você confundiu remote com terra. Atenção, remote não é terra! Sexto: para os subs use um cabo mais grosso. A bitola é dependente da potência e as mais comuns vão de 2x2,5 até 2x6 mm^2. Sétimo: eu passei o cabo pela longarina do carro e recomendo. A instalação ficou limpíssima. O cabo não aparece de jeito nenhum. Se tiver dúvidas de como fazer, eu te explico direitinho.

 

Qualquer coisa posta aí que te ajudo mais.

[]

Crawling Chaos

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vai precisar cerca de 5 metros de cabo 1 mm² pro remote. já que o remote vai ligado no playere não na lataria como você falou

Falta ae um pedaço de cabo de 16 mm² preto para fazer o terra do amplificador. e uns terminais olhais.

Eu usei no meu caso terminais olhais de latão de cabo de alta tensão. É fácil de achar em lojas de equipamamentos elétricos. O único problema foi prender o cabo ali. Tive que pedir para um auto-elétrico soldar para mim com ferro de solda tipo machadinha. Isto resolveria o problema. Uma pena que não ví antes.

 

[]

Crawling Chaos

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Verificando então mudanças:

-Adicionado terminal para o terra (preso ao cinto certo?)

 

-Adicionado cabo para o subwoofer, utilizarei 2 metros de cabo de 2X4mm^2 (entre 2X2,5 e 2X6)

 

-Aumento do cabo remote para 5m (tinha mesmo achado que era o terra)

 

-Aumento do tamanho do conduite para 10m (dentro do capo e passando pelo carro ate a mala)

 

-Aumento do tamanho do cabo de alimentação de 16mm^2 para 21mm^2 (como dito, em vez de mais pra frente ter de comprar o cabo, compro agora e poupo trabalho/tempo)

 

-Mudança da cor do cabo de alimentação, 5m de cabo vermelho e 1m de cabo preto (não afeta o preço e realmente facilita a identificação)

 

-Diminuição do cabo do falante de 2,5mm^2 para 1,5mm^2 (a idéia mais pra frente sera um modulo com uns 50W por canal X 4)

 

-Anotado colocar o fusível a uma distancia menor que 30cm (vou mesmo conferir com uma fita)

 

-Anotado passar o cabo pela longarina

 

 

 

atualizando ficou:

- Terminal Alongador de Bateria 1 X 12,00 = R$ 12,00

 

- porta fuzivel 1 X 25,00 = R$ 25,00

 

- Conduite Corrugado Automotivo 10 X 1,00 = R$ 10,00

 

- cabo alimentacao 21MM2 vermelho 5 X 12 = R$ 60,00

 

- cabo alimentacao 21MM2 preto 1 X 12 = R$ 12,00

 

- cabo falante 2X1,5mm2 12 X 1.80 = R$ 21,60

 

- cabo subwoofer 2X4mm2 2 X 5 = R$ 10,00

 

- cabo remote 1mm2 5 X 1,00 = R$ 5,00

 

- Terminal para o Terra 1 X 5,00 = R$ 5,00

 

 

 

TOTAL: R$ 160,60 (sem frete, se não errei a conta)

 

 

Agora as famigeradas perguntas (novamente)

1ª) O terminal para o terra, vai então fixado no parafuso do cinto do banco traseiro, tem alguma ressalva como: colocar do lado oposto ao modulo, se este estiver do lado esquerdo da mala coloque do lado direito, etc?

2ª) O terra será apenas 1, o vindo do modulo certo? ou teria outro terra que eu não estou conseguindo imaginar?

3ª) tem alguma exigência quanto a passagem dos cabos? por exemplo cabo de alimentação do lado direito e todos os outros cabos do lado esquerdo (campo magnético etc), assim para passar a fiação do falante dianteiro direito terei que passar por todo o lado esquerdo do carro e por baixo do painel??? ou passo os cabos sem problemas?

4ª) preciso comprar terminais para ligar os cabos no modulo? pois eles atualmente estão presos de alguma forma, mas imagino ser estrangulados pelo parafuso... os falantes já possuem certo? (pelo menos a caixa do sub eu sei que tem)

5ª) O cabeamento esta agora de acordo com o necessário? tem alguma necessidade de comprar mais metros ou menos de algum cabo???

6ª) caso seja necessário passar a fiação por lados diferentes do carro, devo comprar então o conduite no tamanho da soma dos fios? ou pelos menos muito conduite para passar pra todo lado?

7ª) talvez respondendo à 5ª, os terminais olhais (procurei no google e nao encontrei) seriam os terminais que iriamos ligar os cabos no modulo?

 

 

novamente agradecendo a colaboração de Crawling Chaos que ajudou com mais informações e mais informações de Carlos Kbsom e o pessoal em geral do forum que aguenta tantas perguntas e compartilha o que sabe...

FLW galera

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Verificando então mudanças:

-Adicionado terminal para o terra (preso ao cinto certo?)

 

-Adicionado cabo para o subwoofer, utilizarei 2 metros de cabo de 2X4mm^2 (entre 2X2,5 e 2X6)

 

-Aumento do cabo remote para 5m (tinha mesmo achado que era o terra)

 

-Aumento do tamanho do conduite para 10m (dentro do capo e passando pelo carro ate a mala)

 

-Aumento do tamanho do cabo de alimentação de 16mm^2 para 21mm^2 (como dito, em vez de mais pra frente ter de comprar o cabo, compro agora e poupo trabalho/tempo)

 

-Mudança da cor do cabo de alimentação, 5m de cabo vermelho e 1m de cabo preto (não afeta o preço e realmente facilita a identificação)

 

-Diminuição do cabo do falante de 2,5mm^2 para 1,5mm^2 (a idéia mais pra frente sera um modulo com uns 50W por canal X 4)

 

-Anotado colocar o fusível a uma distancia menor que 30cm (vou mesmo conferir com uma fita)

 

-Anotado passar o cabo pela longarina

 

 

 

atualizando ficou:

- Terminal Alongador de Bateria 1 X 12,00 = R$ 12,00

 

- porta fuzivel 1 X 25,00 = R$ 25,00

 

- Conduite Corrugado Automotivo 10 X 1,00 = R$ 10,00

 

- cabo alimentacao 21MM2  vermelho 5 X 12 = R$ 60,00

 

- cabo alimentacao 21MM2 preto 1 X 12 = R$ 12,00

 

- cabo falante 2X1,5mm2  12 X 1.80 = R$ 21,60

 

- cabo subwoofer 2X4mm2 2 X 5 = R$ 10,00

 

- cabo remote 1mm2  5 X 1,00 = R$ 5,00

 

- Terminal para o Terra  1 X 5,00 = R$ 5,00

 

 

 

TOTAL: R$ 160,60 (sem frete, se não errei a conta)

 

 

Agora as famigeradas perguntas (novamente)

1ª) O terminal para o terra, vai então fixado no parafuso do cinto do banco traseiro, tem alguma ressalva como: colocar do lado oposto ao modulo, se este estiver do lado esquerdo da mala coloque do lado direito, etc?

2ª) O terra será apenas 1, o vindo do modulo certo? ou teria outro terra que eu não estou conseguindo imaginar?

3ª) tem alguma exigência quanto a passagem dos cabos? por exemplo cabo de alimentação do lado direito e todos os outros cabos do lado esquerdo (campo magnético etc), assim para passar a fiação do falante dianteiro direito terei que passar por todo o lado esquerdo do carro e por baixo do painel??? ou passo os cabos  sem problemas?

4ª) preciso comprar terminais para ligar os cabos no modulo? pois eles atualmente estão presos de alguma forma, mas imagino ser estrangulados pelo parafuso... os falantes já possuem certo? (pelo menos a caixa do sub eu sei que tem)

5ª)  O cabeamento esta agora de acordo com o necessário? tem alguma necessidade de comprar mais metros ou menos de algum cabo???

6ª) caso seja necessário passar a fiação por lados diferentes do carro, devo comprar então o conduite no tamanho da soma dos fios? ou pelos menos muito conduite para passar pra todo lado?

7ª) talvez respondendo à 5ª, os terminais olhais (procurei no google e nao encontrei) seriam os terminais que iriamos ligar os cabos no modulo?

 

 

novamente agradecendo a colaboração de Crawling Chaos que ajudou com mais informações e mais informações de Carlos Kbsom e o pessoal em geral do forum que aguenta tantas perguntas e compartilha o que sabe...

FLW galera

Opa.

 

Vamos lá:

 

1°: Pode ser no parafuso do cinto de segurança ou em qualquer outro lugar que a corrente passe sem resistência. No meu caso encontrei uma aba de lata com um furo debaixo do carpete da lateral direita do porta-malas. Esmerilhei a tinta até chegar no metal e fixei o terminal olhal com um parafuso.

 

2°: O terra será um só enquanto o amplificador for um só. Sempre faça o terra com cabos da mesma bitola que usou para alimentar o amplificador.

 

3°: Tem sim. Cabos de sinal (RCA) longe do cabo de alimentação e longe do cabo a bomba de combustível. Se for preciso cruzá-los, faça em ângulos retos. No meu caso passei os cabos de sinal pelo lado esquerdo, os cabos de alimentação pela longarina direita e os cabos dos alto-falantes pelo meio do carro. Teria sido melhor passar os RCA no meio, mas como são 6 e são muito grossos ia ficar aparecendo.

 

4°: Precisar não precisa, mas é bom. Eu comprei, como dá para ver nas fotos do meu amplificador num dos tópicos que te passei. Mas garanta que o contato entre o terminal e o fio ficou satisfatório. No meu caso soldei os terminais no fio. O melhor é crimpar mesmo, mas fiquei com dó.... :unsure:

 

5°: Acho que tem cabo de subwoofer de mais. Creio que apenas 1 metro dê. Mas isso depende de onde ficarão seu(s) amplificador(es) e seu(s) sudwoofer(s). E esses 10 metros de conduíte dão para dois carros.

 

6°: O conduíte serve para proteger o cabo. Se for passá-lo por debaixo do carpete é dispensável. Eu não dispensaria no caso de passar por dentro da longarina.

 

7°: Terminal olhal é esse da figuara aí em baixo. Serve para ligar o cabo em superfícies que tenham furo para parafuso. Os terminais para ligar os cabos no amplificador são de outro tipo (terminal Y ou tipo garfo).

 

terminalvl9.jpg

 

Bem, não sei como você chegou a essa medida do cabo para o subwoofer. Usou as tabelas dos artigos autosom.net? Se não dê uma olhada no artigo, pois a bitola desse cabo é dependente da potência que você aplicará no(s) sub(s).

 

[]

Crawling Chaos

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Caraca VOCÊ de novo me ajudando? agora vou colocar nos itens mandar uma lembrancinha pro teu endereço porque fala serio... até tabela do artigo coloco (achei estranho não ter encontrado, pois li diversas vezes muitos artigos, voltar e procurar se li todos)... vou copiar o tópico no pc como manual

 

 

Depois de puxar o saco do Crawling Chaos vem entao o que anotar:

-Diminuir tamanho conduite de 10m para 5m

-Colocar terminais para os cabos no modulo

-Diminuir cabo para subwoofer para 1m, vai ficar na mala mas fiquei meio assim de 1m não dar para passar escondido sem aparecer

-Esquecer o terminal olhal neste caso (mas anotar se precisar em alguma mudança)

 

Sobre a bitola do cabo de falante do subwoofer:

Não utilizei o artigo, ate achei engraçado não ter visto ele, vejo que nem todos eu li, por isso vou reler e ler os que ainda não vi.

Sobre o tamanho da bitola, realmente para o atual projeto até 2.0 está bom para a potencia:

 

Utilizando um intervalo de 100W a 200W temos a 4@ um intervalo de corrente de 6A a 7A.

Este mesmo intervalo corresponde à bitola de 2.0mm^2.

Esta bitola em uma distancia inferior a 2m corresponde a uma perda de potência >= a (menor ou igual a ta certo?) 1%...

 

AGORA VOU ME IR pra facu que tenho prova e já to atrasado pra buscar as caronas (que pagam boa parte do projeto juntamente com o dinheiro da merendinha da criança aqui) quando voltar escrevo melhor o post

 

 

MUITO MAS MUITO OBRIGADO MESMO CARA, ajudou MUITO mesmo

FLW

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Depois de puxar o saco do Crawling Chaos vem entao o que anotar:

-Diminuir tamanho conduite de 10m para 5m

-Colocar terminais para os cabos no modulo

-Diminuir cabo para subwoofer para 1m, vai ficar na mala mas fiquei meio assim de 1m não dar para passar escondido sem aparecer

-Esquecer o terminal olhal neste caso (mas anotar se precisar em alguma mudança)

 

Sobre a bitola do cabo de falante do subwoofer:

Não utilizei o artigo, ate achei engraçado não ter visto ele, vejo que nem todos eu li, por isso vou reler e ler os que ainda não vi.

Sobre o tamanho da bitola, realmente para o atual projeto até 2.0 está bom para a potencia:

 

Utilizando um intervalo de 100W a 200W temos a 4@ um intervalo de corrente de 6A a 7A.

Este mesmo intervalo corresponde à bitola de 2.0mm^2.

Esta bitola em uma distancia inferior a 2m corresponde a uma perda de potência >= a (menor ou igual a ta certo?) 1%...

 

AGORA VOU ME IR pra facu que tenho prova e já to atrasado pra buscar as caronas (que pagam boa parte do projeto juntamente com o dinheiro da merendinha da criança aqui) quando voltar escrevo melhor o post

 

 

MUITO MAS MUITO OBRIGADO MESMO CARA, ajudou MUITO mesmo

FLW

Poxa Black Ices, estou aqui é para ajudar mesmo. Agora cuidado com essa diminuição do comprimento do cabo do sub. Como eu disse depende do seu projeto. No meu caso usei 1 metro apenas pois meu sub está do lado do amplidicador. Se você for usar as laterais do carro para colocar os amplificadores e o sub, é capaz de precisar de mais de 1 metro mesmo.

 

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Crawling Chaos

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