Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

FanatiC

Filtro Subsônico 12db - 24db 8ª

Recommended Posts

Olá pessoal.

 

Estive vendo no manual do meu subwoofer, uma parte que fala que para poder aplicar a potência nominal no falante é necessário o uso de filtro subsônico em 25hz de 24db/8ª.

 

A questão é... irei fazer o corte pelo Pass-Thru do meu outro amp. porém ele só corta em 12db/8ª ... será que o sub vai excursionar demais abaixo dos 25hz ? Já vai quebrar um galho ?

 

Se eu "sintonizasse" em 33hz, quando chegasse aos 25hz estaria cortando a 24db8ª é isso ? Até pensei em fazer assim, porém eu perderia muito subgraves daí...

 

O que vocês me dizem ? Vale usar a 12db mesmo ou é muito risco ?

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto mais decibéis ele cortar melhor!! Se achar com 24db é bem melhor!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Quanto mais decibéis ele cortar melhor!! Se achar com 24db é bem melhor!!

Que é melhor eu não tenho dúvidas, mais a questão é que não tenho outra alternativa além dessa... por isso pergunto se 12db ja vai dar conta do recado ! :+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Que é melhor eu não tenho dúvidas, mais a questão é que não tenho outra alternativa além dessa... por isso pergunto se 12db ja vai dar conta do recado ! :+1

Olha cara, acho que depende muito do sub, da potência aplicada e tal. O meu é um UXP 12, e não tenho subsônico e não faz falta!!Tem que ver a configuração aê!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende da potência aplicada... mas 12Dbs já quebra um galho...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tu podes usar esta equaçãozinha pra prever o resultado:

 

0102df341d364d5ed26a0addf6d6ba66.png

 

Se achar meio complicado o-o- daí pode consultar esta pagina

 

http://www.siliconchip.com.au/cms/A_104168...68/article.html

 

Mostra um "extensor de graves" que levanta o nível do sinal em 3dB no ponto onde a caixa apresenta o roll-off, mas o interessante é a comparação entre o filtro de segunda e quarta ordem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tu podes usar esta "equaçãozinha"

Que modesto, heheheheh isso ai pra mim é bixo de 7 cabeças, nunca fui mto bom em resolver equações não ehehehe

 

Mais achei bem interessante a comparação do site !! Valeu Murilo !!

 

Mesmo o de 12db/8ª não sendo o mais apropriado acho que vou nele mesmo, pois não vejo outra opção.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Que modesto, heheheheh isso ai pra mim é bixo de 7 cabeças, nunca fui mto bom em resolver equações não ehehehe

 

Mais achei bem interessante a comparação do site !! Valeu Murilo !!

 

Mesmo o de 12db/8ª não sendo o mais apropriado acho que vou nele mesmo, pois não vejo outra opção.

 

Abraços.

Se não tem tu, vai tu mesmo.

 

Na 8ª a baixo do corte temos 15dB de atenuação, o que seria a mesma coisa que aplicar a trigésima segunda parte da potência. Em termos práticos, imagina um falante excursionando com 320W. Agora imagine o mesmo falante excursionando com apenas 10W.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Que modesto, heheheheh isso ai pra mim é bixo de 7 cabeças, nunca fui mto bom em resolver equações não ehehehe

 

Mais achei bem interessante a comparação do site !! Valeu Murilo !!

 

Mesmo o de 12db/8ª não sendo o mais apropriado acho que vou nele mesmo, pois não vejo outra opção.

 

Abraços.

Se não tem tu, vai tu mesmo.

 

Na 8ª a baixo do corte temos 15dB de atenuação, o que seria a mesma coisa que aplicar a trigésima segunda parte da potência. Em termos práticos, imagina um falante excursionando com 320W. Agora imagine o mesmo falante excursionando com apenas 10W.

Hm entendi, bastaria calcular então:

 

320w - 3db = metade da potência - 160w

160w - 3db = metade da potência - 80w

80w - 3db = metade da potência - 40w

40w - 3db = metade da potência - 20w

20w - 3db = metade da potência - 10w

 

Juntando os - 3db chegamos aos 15db que você citou certo ?

 

Só não entendi o porque de 15db e não 12db/8ª ... quando falamos em 12db por exemplo os 3 primeiros db´s não contam, é algo assim ?

 

E no caso um sub com "320wrms" que passe do X-Max aos 30hz por ex., se eu fizer esse cálculo, e simular no programa como se eu tivesse aplicando 10wrms no sub e ele não passar do X-Max significa que vai dar pra saber se o corte ja é o suficiente para ele ?

 

Acho que deu pra entender o que eu quis dizer né :blink: Se não eu explico dinovo.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Hm entendi, bastaria calcular então:

 

320w - 3db = metade da potência - 160w

160w - 3db = metade da potência - 80w

80w - 3db = metade da potência - 40w

40w - 3db = metade da potência - 20w

20w - 3db = metade da potência - 10w

 

Juntando os - 3db chegamos aos 15db que você citou certo ?

 

Só não entendi o porque de 15db e não 12db/8ª ... quando falamos em 12db por exemplo os 3 primeiros db´s não contam, é algo assim ?

 

E no caso um sub com "320wrms" que passe do X-Max aos 30hz por ex., se eu fizer esse cálculo, e simular no programa como se eu tivesse aplicando 10wrms no sub e ele não passar do X-Max significa que vai dar pra saber se o corte ja é o suficiente para ele ?

 

Acho que deu pra entender o que eu quis dizer né :blink: Se não eu explico dinovo.

 

Abraços

Bom, não precisa contar um por um para saber a resultante. Sabendo que a razão é exponencial é só mutiplicar, no caso de incremento, e dividar, no caso de atenuação, por 2^x onde x=dB/3.

 

Sobre os 15dB na oitava a baixo, há uns 2 anos atrás eu devo ter trocado uns 20 posts com o kleber sobre o assunto em um tópico. Eu tb achava que era assim, mas após muita insistência das nossas partes o kleber conseguiu me mostrar algo que mudou a minha opinião. O que era exatamente? Não faço a mínima idéia.

 

O WinISD Pro consegue mostrar o excursionamento vs. potência? Se sim pode se basear nele para saber o bandwidth seguro de trabalho. O Bassbox é mais eficiente ainda. Ele monta o gráfico baseado na potência máxima que o falante suporta e possibilita que vc ligue virtualmente o xover no falante para que possa já simular a resposta com ele.

 

Só tem que se atentar que há 2 picos de excursionamento, um na sintonia do duto e outro em frequências mais baixas. Se o primeiro não for respeitado o subsônico não vai ser de grande ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

não sei direito não mas pra "calcular" db acho q nem é função de primero grau não... pelo menos existem falantes q com o dobro de potencia não redem o dobro do som (+ 3 db)...

 

ou estou enganado?? :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo Hell !

 

Na simulação que fiz o pico acima da Fb está normal, é só pra controlar o das freq. mais baixas mesmo.

 

Pelo WinISD ja da pra ver, mais vou dar uma brincada com o bassbox pra ver como fica.

 

Valeu, abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Hm entendi, bastaria calcular então:

 

320w - 3db = metade da potência - 160w

160w - 3db = metade da potência -  80w

80w - 3db = metade da potência -  40w

40w - 3db = metade da potência -  20w

20w - 3db = metade da potência -  10w

 

Juntando os - 3db chegamos aos 15db que você citou certo ?

 

Só não entendi o porque de 15db e não 12db/8ª ... quando falamos em 12db por exemplo os 3 primeiros db´s não contam, é algo assim ?

 

E no caso um sub com "320wrms" que passe do X-Max aos 30hz por ex., se eu fizer esse cálculo, e simular no programa como se eu tivesse aplicando 10wrms no sub e ele não passar do X-Max significa que vai dar pra saber se o corte ja é o suficiente para ele ?

 

Acho que deu pra entender o que eu quis dizer né  :blink:  Se não eu explico dinovo.

 

Abraços

Bom, não precisa contar um por um para saber a resultante. Sabendo que a razão é exponencial é só mutiplicar, no caso de incremento, e dividar, no caso de atenuação, por 2^x onde x=dB/3.

 

Sobre os 15dB na oitava a baixo, há uns 2 anos atrás eu devo ter trocado uns 20 posts com o kleber sobre o assunto em um tópico. Eu tb achava que era assim, mas após muita insistência das nossas partes o kleber conseguiu me mostrar algo que mudou a minha opinião. O que era exatamente? Não faço a mínima idéia.

 

O WinISD Pro consegue mostrar o excursionamento vs. potência? Se sim pode se basear nele para saber o bandwidth seguro de trabalho. O Bassbox é mais eficiente ainda. Ele monta o gráfico baseado na potência máxima que o falante suporta e possibilita que vc ligue virtualmente o xover no falante para que possa já simular a resposta com ele.

 

Só tem que se atentar que há 2 picos de excursionamento, um na sintonia do duto e outro em frequências mais baixas. Se o primeiro não for respeitado o subsônico não vai ser de grande ajuda.

Na verdade tem-se 12dB de atenuação por oitava, inclusive na primeira, e exatamente na Fc temos 3dB de atenuação.

 

O Delimaeju sempre fala isso e eu nunca presto atenção, hehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...