Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Fabio Arisa

Projeto Peugeot 307

Recommended Posts

Bem, acho que será a primeira vez, em mais de 3 anos de fórum e mais de 5 projetos visando hi-fi finalizados, que postarei um passo-a-passo da montagem de meu sistema.

 

Particularmente não gosto muito de postar isto, pois sou mais reservado quanto aos meus projetos.

 

O objetivo de eu mostrar este projeto é dar idéias de instalação, produtos etc. para montar um sistema visando alta fidelidade, e com isto ajudar os foristas.

 

Não pretendo debater os motivos de escolha dos equipamentos, pois isto atrapalha um pouco na definição do projeto, nos deixa confuso. Quando temos um projeto, ele deve ser planejado antes de iniciar a construção. Desvios no meio do caminho só atrapalham.

 

Tentarei esclarecer as dúvidas de todos, na medida do possível.

 

Como pretendo participar de campeonatos, antes da participação em si, gostaria de reservar algumas propostas e inovações que colocaremos no carro, por motivos óbvios. Após confirmar que estas inovações surtiram efeito positivo, ficarei mais que satisfeito em compartilhar no fórum, afinal, é pra isto que ele serve.

 

Eis o projeto:

 

Carro: Peugeot 307

Head Unit:Alpine IVA-W200

Processador: Alpine PXA

Amplificador: Kuntmeister 5 canais

Cabos RCA: Kuntmeister Platum

Cabos Speaker: Kuntmeister M.S.C

Tweeter: Morel residencial

Mid: JM Labs

Sub: JL Audio (modelo indefinido)

 

Instalação/Design: Leandro Paganini (Foca)

Projeto/Equipamentos/Acerto de áudio: Gio Palomba, Silvio Sakata, Crasher, Foca, MDiana, Arisa.

 

Modo de preparo:

 

Usaremos o HU Alpine apenas como leitor das mídias e controlador de volume.

 

Utilizando sua saída Ótica + Ai-Net, passaremos as informações sem perdas ao processador Alpine, que controlará todas as passagens de áudio, inclusive Crossover, Time Alignment, Equalização leve.

 

O processador ficará no porta-malas, próximo ao amplificador de 5 canais, que possui fontes independentes para as vias de tweeter, médios e sub. Na verdade são 3 amps na carcaça de 1, o que ajuda pela separação de canais e pela otimização do trabalho das fontes. Com isto, os cabos RCA serão curtos, melhorando a performance dos mesmos.

 

O tweeter será colocado on-axis na coluna, acima do painel do carro. O midbass será instalado em “pezinhos”, desenvolvidos para otimização da performance do falante, direcionalidade e design.

 

O projeto conta com uma mescla entre equipamentos tecnológicos, renomados, básicos, de custo x benefício e acessíveis.

 

O maior diferencial acredito que seja a dedicação na instalação e design do projeto, aliado ao planejamento de cada componente de acordo com testes auditivos, integração e adaptabilidade ao som automotivo.

 

Fotos serão colocadas assim que o projeto for se desenvolvendo.

post-26-1175180166.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Otima iniciativa.

Ontem estava lá tentando ajudar a posicionar os TW´s.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Humm muito interessante .... vai ser mais um belo sistema e instalação caprichada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carro que eu quero, e som que eu gostaria viu!

 

Parabens ae Arisa, garanto que esse som vai sair um absurdo..

 

To acompanhando!

 

Abraços..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela força. Aí vai mais uma foto, por enquanto está só no início, não tem nada muito finalizado.... Vou bater fotos dos equips em breve também (assim que eles chegarem rsrss)

post-26-1175186249.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seria interessante umas fotos dos locais onde vão os equipamentos antes de serem instalados. Só pra ter uma noção pra quem não conheçe o interior do carro (como eu).

 

Boa sorte com o projeto e parabéns pela iniciativa. Tomara que alcançe as espectativas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não pretendo debater os motivos de escolha dos equipamentos, pois isto atrapalha um pouco na definição do projeto, nos deixa confuso. Quando temos um projeto, ele deve ser planejado antes de iniciar a construção. Desvios no meio do caminho só atrapalham.

Debater não é necessário, mas podia ao menos apontar os motivos que levaram a escolha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, espero que termine bem antes do que o carro do Diana e do Roberto Santana... tb quero ouvir esse sistema, está prometendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Debater não é necessário, mas podia ao menos apontar os motivos que levaram a escolha.

Com prazer. Quais você gostaria de saber, por exemplo?

 

Quando eu disse debater os motivos era pra nao ficar aquela conversa: Mas por quê voce nao coloca um fullrange da Accuton? Pq voce comprou o IVA W200 e nao esperou sair o W205? Voce nao acha que um processador ativo vai dar performance inferior a um cross passivo??

 

Pra eu nao precisar responder sempre: Porque eu estou testando esta configuração, poderia fazer inúmeras, mas escolhi esta... vamos ver no que dá :legal:

 

foto do local pra instalar coluna

post-26-1175187547.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas pq vc escolheu esta configuração?? hauhauahuahauhauauh, brincadeiras à parte fala pro Foca agilizar a parada...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa semana tem o salão, entao vai ser mais lento o processo... mas semana que vem da pra agilizar pelo menos a frente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Fabio, equipamentos top top msm, e como disse esse carro tem um painel que da pra brincar mto, por ser enorme, aposto que comprou os equipamentos antes do carro, brincadeira hehehe .......... mas vai postando fotos, review e pôem mais detalhes, como tamanho da caixa pro sub, corte do tw e do md, e queria aber o modelo do md, boa sorte, abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom pra esse tópico a única contribuição que eu posso dar é boa sorte Fabio, tenho certeza que vai ficar muito bom.

Estou acompanhando porque sei que aprenderei muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou descrever sim as fases de acerto, mas prefiro deixar as coisas em seu tempo, pra nao atropelar... daí falo sobre tamanho da caixa, tipos de cortes etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom pra esse tópico a única contribuição que eu posso dar é boa sorte Fabio, tenho certeza que vai ficar muito bom.

Estou acompanhando porque sei que aprenderei muito.

Como voce viu, ainda nao defini o sub... quem sabe voce pode contribuir com um protótipo para testarmos?? [¨]

 

Pela nossa conversa, botei fé que voce tem experiencia técnica para contruir bons falantes, e porque nao para SQ também? :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns Fábio pela iniciativa!! Pelo q eu vi dos seus equips, tem tudo pra levar mtos prêmios na Iasca!!

 

Você poderia explicar como decidiu por esses mids da JM labs? Você chegou a testar e ouvir eles tocando, ou é uma aposta?

 

Outra coisa, a distância do W200 pro PXA não causa nenhum perda no sinal por usar a saída ótica? Ou seja, se vc colocasse o PXA na frente e os amplis embaixo do banco, teria a mesma qualidade de sinal?

 

abração

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Decidi pelos mids porque ouvi em caixa DIY residencial, me agradando bastante. Além disso, a caixa exigida é de apenas 8 litros, o que facilita a adaptabilidade ao carro. É um mid muito bem construído também.

 

Por ser a primeira vez que vejo ele em um projeto de carro, é uma aposta sim.

 

Não colocarei tudo debaixo do banco pois o carro, além da proposta de audiofilia, tem a proposta de design e apresentação dos produtos. Por isto o porta-malas vai virar um porta-som :)

 

Sim, seria ideal colocar tudo alí, bem proximo ao player, mas isto exigiria uma modificação mais hardcore, que não é a proposta desse sistema. A proposta é um som que todos possam fazer sem muitas dificuldades, enfim, como se fosse um projeto dia-a-dia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show de bola!! Valew pelas respostas! E vai colocando mtas fotos!! nunca é demais!!

Você fará alguma alteração na parte de alimentação do sistema, ou seja, bateria / mega cap, etc? Este ampli consome mta energia por ser classe A?

abração

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Com prazer. Quais você gostaria de saber, por exemplo?

 

Quando eu disse debater os motivos era pra nao ficar aquela conversa: Mas por quê voce nao coloca um fullrange da Accuton? Pq voce comprou o IVA W200 e nao esperou sair o W205? Voce nao acha que um processador ativo vai dar performance inferior a um cross passivo??

 

Pra eu nao precisar responder sempre: Porque eu estou testando esta configuração, poderia fazer inúmeras, mas escolhi esta... vamos ver no que dá :legal:

Eu queria saber mais sobre o Morel, ao menos o modelo. Ele se encaixa em qual faixa dos tweeters conhecidos?

 

Como voce viu, ainda nao defini o sub... quem sabe voce pode contribuir com um protótipo para testarmos??  [¨]

 

Pela nossa conversa, botei fé que voce tem experiencia técnica para contruir bons falantes, e porque nao para SQ também? :legal:

Olha, pela facilidade que vcs tem em conseguir peças aí em Sampa e o nível do projeto é até pecado fazer diferente. Oportunidade de testar coisas novas são poucas, então abraça a causa. Se acha que vai ficar muito dependente de alguém para projetar/construir algo é só consultar o primeiro capítulo do Loudspeaker Design Cookbook que tem tudo mastigado, claro que não querendo substituir a experiência de quem já mexe com isso há algum tempo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Parabéns Fábio pela iniciativa!! Pelo q eu vi dos seus equips, tem tudo pra levar mtos prêmios na Iasca!!

 

Você poderia explicar como decidiu por esses mids da JM labs? Você chegou a testar e ouvir eles tocando, ou é uma aposta?

 

Outra coisa, a distância do W200 pro PXA não causa nenhum perda no sinal por usar a saída ótica? Ou seja, se vc colocasse o PXA na frente e os amplis embaixo do banco, teria a mesma qualidade de sinal?

 

abração

esse carro tem um verdadeiro "palco" no painel...rsrs, é grande mesmo, show...qtos litros daria pra tirar num doorpod no 307 Fabio? tem alguma idéia? pergunto pq estou na dúvida entre um 307 e um new civic até final de ano e claro, a base pra montar o som conta muito na escolha...ê vício, olho o carro e a primeira coisa q olho agora são portas, espaço pra pesinho, locais pros tw e tamanho da mala... :pirou: pakabá...

 

no aguardo tb, tópico promete...

 

abs,

 

Alexandre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ê vício, olho o carro e a primeira coisa q olho agora são portas, espaço pra pesinho, locais pros tw e tamanho da mala... :pirou: pakabá...

 

no aguardo tb, tópico promete...

 

abs,

 

Alexandre.

E quem aqui não faz isso?

 

hhahaha

 

Abraços..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Show de bola!! Valew pelas respostas! E vai colocando mtas fotos!! nunca é demais!!

Você fará alguma alteração na parte de alimentação do sistema, ou seja, bateria / mega cap, etc? Este ampli consome mta energia por ser classe A?

abração

Na verdade o amp nao é classe A. O consumo dele será baixo. Comprarei apenas uma bateria nova, uma Moura. Não usarei megacapacitor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu queria saber mais sobre o Morel, ao menos o modelo. Ele se encaixa em qual faixa dos tweeters conhecidos?

 

Olha, pela facilidade que vcs tem em conseguir peças aí em Sampa e o nível do projeto é até pecado fazer diferente. Oportunidade de testar coisas novas são poucas, então abraça a causa. Se acha que vai ficar muito dependente de alguém para projetar/construir algo é só consultar o primeiro capítulo do Loudspeaker Design Cookbook que tem tudo mastigado, claro que não querendo substituir a experiência de quem já mexe com isso há algum tempo.

O tweeter se encaixa na faixa dos bons tweeters domo de seda, como o Seas H1189. Só nao usei o Seas pois eu comprei este aqui por uma pechincha, e gostei dele.

 

Quanto ao sub, a primeira opção é o JL mesmo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...