Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
FábioE.A.

Sensibilidade a SPL

Recommended Posts

Eu li algum tempo atrás que o que manda num SPL é a sensibilidade a SPL. Isto influi diretamente na quantidade de Wrms. Pois muitas marcas apresentam valores absurdos de Wrms e subs, com valores menores na potência, tocam mais.....

 

Gostaria de saber mais sobre esse assunto. O Segredo está no imã? na construção do Cone?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acredito que em topico comum vc obterá esta resposta mais facilmente, vamos deixar os HoT para os assuntos mais complicados

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha isso é interessante

 

Me falaram que um sub com 3db de SPL a mais, precisa da metade de potencia pra tocar a mesma coisa.. porém se ele tiver muito SPL ele tem mais dificuldade em atingir frequencias mais baixas

é isso !?

 

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olha isso é interessante

 

Me falaram que um sub com 3db de SPL a mais, precisa da metade de potencia pra tocar a mesma coisa.. porém se ele tiver muito SPL ele tem mais dificuldade em atingir frequencias mais baixas

é isso !?

 

 

Abraços

SPL não é tudo num falante... você pode ter um falante altamente sensível porem horrível de som... Quanto mais potência o falante suporta mais pesado fica e invarialvemente menos sensível.

 

Um Falante bom pra SPL tem que tocar bem na faixa de ressonância da cabine ser sensível e aguentar MUITOS WRMS

 

Pra comparar use a seguinte formula:

 

S = Sensibilidade em dB/W/m

Pmax = Potencia máxima suportada pelo falante

 

S+(10xlogPmax) = SPL

 

Exemplo

 

E2K 15D2

 

S= 87 dB/2,83V/m = então 84 dB/W/m

Pmax = 1600 W

 

84+(10log1600)= 116 dB

 

Um TS-W305F

 

92+(10log400)=118 dB

 

Um Nitro de 700 W

 

86+(10log1400)= 117,46 dB

 

Assim por diante

 

Mas como disse, SPL não é tudo... quem já ouviu esses 3 falantes sabe do que eu estou falando.

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que eh dB (em potencia):

 

 

 

dB = 10x log (Potencia de saida / Potencia de referencia).

 

 

 

Se vc dobrar a potencia, vc tem 3 dB a mais em potencia (e 3dB a mais em spl).

 

Digamos que vc tem um sub com sensibilidade de 89 dB para 1W em 1m de distancia, entao vc tem o seguinte:

 

 

2W - 92dB

4W - 95dB

8W - 98dB

 

 

com 1000W rms vc teria 30dB a mais em relacao a sensibilidade, ou seja, 119dB....

 

 

 

[editado] Hehehehehe, o sepacheco escreveu mais rapido do que eu.... hehehe

Editado por Mogar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olha isso é interessante

 

Me falaram que um sub com 3db de SPL a mais, precisa da metade de potencia pra tocar a mesma coisa.. porém se ele tiver muito SPL ele tem mais dificuldade em atingir frequencias mais baixas

é isso !?

 

 

Abraços

SPL não é tudo num falante... você pode ter um falante altamente sensível porem horrível de som... Quanto mais potência o falante suporta mais pesado fica e invarialvemente menos sensível.

 

Um Falante bom pra SPL tem que tocar bem na faixa de ressonância da cabine ser sensível e aguentar MUITOS WRMS

 

Pra comparar use a seguinte formula:

 

S = Sensibilidade em dB/W/m

Pmax = Potencia máxima suportada pelo falante

 

S+(10xlogPmax) = SPL

 

Exemplo

 

E2K 15D2

 

S= 87 dB/2,83V/m = então 84 dB/W/m

Pmax = 1600 W

 

84+(10log1600)= 116 dB

 

Um TS-W305F

 

92+(10log400)=118 dB

 

Um Nitro de 700 W

 

86+(10log1400)= 117,46 dB

 

Assim por diante

 

Mas como disse, SPL não é tudo... quem já ouviu esses 3 falantes sabe do que eu estou falando.

 

[]

 

Sandro

Isso seria um calculo pra prever o quanto renderia em db o falante + a potencia certo??

 

Tipo...a unica coisa q nao entendi eh como se faz o calculo dessa parte:

 

(10log1600)

(10log400)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A sensibilidade geralmente eh divulgada em dB / 1 W . Ai pra ver qtos dBs vai dar com Y watts eh soh calcular

 

 

Sensibilidade + 10 x log Y

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
acredito que em topico comum vc obterá esta resposta mais facilmente, vamos deixar os HoT para os assuntos mais complicados

vc quem manda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
vc quem manda

eu num mando nem em casa hehehehe.

 

é para ajudar mesmo que eu tranferi.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu num mando nem em casa hehehehe.

 

é para ajudar mesmo que eu tranferi.

that´s ok.

 

 

Já obtive a resposta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A sensibilidade geralmente eh divulgada em dB / 1 W . Ai pra ver qtos dBs vai dar com Y watts eh soh calcular

 

 

Sensibilidade + 10 x log Y

entendi, valew...entendi como se faz o calculo. Meu problema eh a matematica mesmo...rs.rs.rs.rs :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Essa parte de calculos é interessante..

Por isso que eu digo que a diferenca entre um amp de 300W e um de 500W eh mto pequena em sensacao de volume, mas o pessoal se recusa a acreditar, sempre escuto "nao, vai dar o dobro de volume !, vc tah errado !"

 

 

 

fazer o que neh ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dum de 300 p/ um de 500 a diferença nao é desprezivel nao, afinal ela é quase dobrada

mas a diferença de 1300 p/ 1800rms é "pequena" sim...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
dum de 300 p/ um de 500 a diferença nao é desprezivel nao, afinal ela é quase dobrada

mas a diferença de 1300 p/ 1800rms é "pequena" sim...

3 dB em pressao sonora eh pouquinho...... O limite de percepcao do ser humano eh em media 2 dB de diferenca e em alguns casos 1 dB.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
extreme fica como ai?

sens 91 dB 650 rms..!

119 dB. Mas depende tb que frequencia, se a caixa dah algum reforco, e tb a ressonancia do carro.....

 

 

Mas numa camara anecoica daria 119dB....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um sub JBL GT122 com apenas 140wrms e 95db, ouvi fala que ele toca bem (detalhe faz uns meses q ele ta aki esperando o amp pra instala), me falarao também q a sensibilidade dele é alta 95db, isso é bom? ele vai toca mais por isso???

 

valew

 

Abel Gomes

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se a sensibilidade dele eh 95 dB mesmo, em 140 W ele daria 116 dB.....

 

 

Mas como sempre, depende da caixa que vc estara usando e do carro....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E no caso de um Fosgate RFP-2415 200RMS 4Ohms 15" numa caixa de 70 litros internos em MDF30mm selada ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

hahaha mede pra mim o stroker 15" por favor tb hahah

 

pessoal nos todos vamos escutar os subs em camara anecoica? hahahha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
hahaha mede pra mim o stroker 15" por favor tb hahah

 

pessoal nos todos vamos escutar os subs em camara anecoica? hahahha

ahhh para murilo

qual o problema hein?? uhahahua

e diz de q adianta fazer essa regrinha ai se com a caixa + cabine tu tem um ganho absurdo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tenho um sub JBL GT122 com apenas 140wrms e 95db, ouvi fala que ele toca bem (detalhe faz uns meses q ele ta aki esperando o amp pra instala), me falarao também q a sensibilidade dele é alta 95db, isso é bom? ele vai toca mais por isso???

 

valew

 

Abel Gomes

Esse sub não desce muito... mas faz bastante barulho com pouco !!! e tem um audio ótimo.

 

 

[]

 

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest jcesar
acredito que em topico comum vc obterá esta resposta mais facilmente, vamos deixar os HoT para os assuntos mais complicados

legal... sem comentários ... :angry:

 

quando vcs não sabem um assunto dai resolvem transferir para o normal para os "mortais" ajudarem....

 

e quando "os assuntos mais complicados"... dai vc postam no Hot....

 

isso me deixa triste... :(

 

da a impressão que o fórum é dividido em 2... os que entende (pessoal do Hot) e o pessoal que não sabe nada (normal).... :(

Editado por jcesar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
legal... sem comentários ... :angry:

 

quando vcs não sabem um assunto dai resolvem transferir para o normal para os "mortais" ajudarem....

 

e quando "os assuntos mais complicados"... dai vc postam no Hot....

 

isso me deixa triste... :(

 

da a impressão que o fórum é dividido em 2... os que entende (pessoal do Hot) e o pessoal que não sabe nada (normal).... :(

 

 

 

Eh que essa pergunta eh mto manjada, ai nao precisa ficar amolando os "gurus do forum" para uma resposta que em geral a galera sabe bem.....

 

 

Eh mais ou menos como ficar amolando o Schumacher pra aprender a trocar de marcha.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...