Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcus_castilho

Projeto Celta 2004 4 Prts

Recommended Posts

Fala galera !!1

Primeiro tópico no forum, asssinei este fim de semana e já vim com idéias que tirei lá do www.autosom.net/instala

Aos poucos venho tirando minhas dúvidas, e como este será o primeiro projeto pro meu Celta queria começar com um projeto Hi-Fi. Nunca fui muito a favor dos 6x9 e pelo que vi estava certo quanto a eles.

O que tenho em mente é o seguinte:

Player.: Sony CDX-GT507X

Pézinhos Leo Sound + Kit Componente Bravox CS 60 D

Coaxial Local Original + Coaxial CX 50 S ou Coaxial CX 40 S (Dúvida quanto ao encache)

Um amplificador Mosfet de 4 canais. (Ainda estou procurando um razoável).

Por ser o primeiro, e ter ainda que manter o custo médio, estou comprando aos poucos.

O Sub viria mais tarde, vi um faça vc mesmo para um caixa lateral em fibra de vidro e estou diposto a fazer toda a instalação, talvez nem gaste com o pézinho pois já vi no forum também um tutorial pra isso.

Valeu a força, se poder contar com a ajuda dos mais experientes agradeço.

Valeu

Cas

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma dica: pra pezinhos, prefira mids de 5... eles requerem menor litragem para tocar bem...

Compartilhar este post

Link para o post
uma dica: pra pezinhos, prefira mids de 5... eles requerem menor litragem para tocar bem...

Quer dizer que se for usar os de 6" eles não iram tocar bem se o pezinho não tiver a litragem correta ?

Sugestão para comprar ou fabricar os próprios pezinhos ?

Valeu

Cas

Compartilhar este post

Link para o post

Tópico poderia estar no Geral

- player Sony: pelo preço, tente um Clarion ou Kenwood

- pezinhos pré-fabricados: é muito ruim, ou faz um pezinho sob medida, ou usa aqueles q são free-air, só pra ñ utilizar a droga do local original q o Celta tem

- kit2vias CS60D: precisa de pezões e tem um tweeter mto ruim, pense num kit NAR por exemplo ou até mesmo um CS50B pelo custoXbeneficio

- falantes trazeiros: creio q sejam de 5", se acha mesmo necessário, ligue apenas no player, veja opções da NAR e Hurricane, tem preço bom e tocam legal dessa forma

- amplificador 4 canais: opções infinitas, quanto pode gastar nesse equipamento?

Compartilhar este post

Link para o post

- pezinhos pré-fabricados: é muito ruim, ou faz um pezinho sob medida, ou usa aqueles q são free-air, só pra ñ utilizar a droga do local original q o Celta tem

- kit2vias CS60D: precisa de pezões e tem um tweeter mto ruim, pense num kit NAR por exemplo ou até mesmo um CS50B pelo custoXbeneficio

- falantes trazeiros: creio q sejam de 5", se acha mesmo necessário, ligue apenas no player, veja opções da NAR e Hurricane, tem preço bom e tocam legal dessa forma

- amplificador 4 canais: opções infinitas, quanto pode gastar nesse equipamento?

Para você ter uma ideia, eu tenho um Celta 2005/2006, duas portas, e realmente tinha feito a besteira de comprar um kit de 6 para frente e um de 6 para trás... Cara, eu iria precisar de um pezinho ( botinão ) de 19 Lts ( +/- ) para tocar o kit bem ( Kit HEX S600 ). Ai, comprei um de 5 polegadas, e a litragem caiu para 9 Lts cada pezinhos ( é grande, mas não como iria ficar o de seis ). Este meus pezinhos estão ajustado ( duto ) para 40 Hz de frequencia, e tocam viu....

Bom, no geral, fazendo um bom pezinho ( com direcionamento dos mids ) e um bom direcionamento dos Tweeters, o ajuste de TA ( caso seu player tenha ) vai ficar de outro mundo.....

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos deixar no Hi-fi mesmo, pro pessoal ajudar ele a escolher os melhores equipamentos para esta finalidade, dentro do orçamento dele.

Exercícios de Low-cost também são bem vindos por aqui! :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Vai de quanto quer gastar......

Para cd player é um pouco complicado, se o limite para o cd for de R$550,00 tem o sony 707, que ja tem delay.

Para kit pode ser um Oz audio que esta no classificados por R$450,00 ou se for por um preço menor tem o bravox Cs-B de 5' por R$130,00 nas lojas.

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=80427

Ampli pode ser um JVC 7300, por uns R$450,00/500

http://autoforum.com.br/index.php?showtopic=80588

Em vez de usar um coaxial atras eu optaria para um sub barato , um NAR de 10' por exemplo em caixa ligado no bridge do 7300.

Compartilhar este post

Link para o post

Vale a pena comprar um SONY só pq tem TA?

Sei lá, na minha humilde opinião, não consideraria sony um player pra SQ mesmo com TA.

Já tive 3, e considero-os mto ruim! A diferença sonora deles pra um pioneer melhorzinho é absurda. Isso pq eu tb acho pioneer mto longe de SQ.

Será q num vale mais a pena ele correr atrás de um 7892 ou um clarion mediano? Eu sei do limite financeiro, mas sei lá, eu não compraria sony naum!!

Compartilhar este post

Link para o post

Sei lá, na minha humilde opinião, não consideraria sony um player pra SQ mesmo com TA.

Já tive 3, e considero-os mto ruim! A diferença sonora deles pra um pioneer melhorzinho é absurda. Isso pq eu tb acho pioneer mto longe de SQ.

Será q num vale mais a pena ele correr atrás de um 7892 ou um clarion mediano? Eu sei do limite financeiro, mas sei lá, eu não compraria sony naum!!

Sim tambêm concordo com você..... :legal: Mas lembrando da expressão: Quem não tem cão, caça com gato.... é mais ou menos assim.... O rapaz pode sim começar com este Sony e com tempo ir trocando até chegar em Alpine/Clarion de SQ fenomenal ( acho que a maioria de nós começou assim, de pouco em pouco foi trocando peça e afins até chegar num ponto aonde gostaria.... )

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo!! Mas será q com um poko mais de $$ já não é possível dar um salto enorme e fugir do Sony?

Nunca ouvi os clarions de entrada, mas pelo q falam, talvez seja uma boa opção!!

Sei lá, gato escaldado...

Compartilhar este post

Link para o post

Mas esse Sony com TA não é mto ruim não viu amigo.

O audio dele da pra deixar menos "poluido", coisa q a maioria dos Pioneer e Sony nessa faixa dificilmente vc consegue fazer.

E com o TA, mesmo q simples, ajuda muito!!

O MDiana citou um preço no qual eu desconhecia, se conseguir nesse preço, tá ótimo!!

Compartilhar este post

Link para o post
Concordo!! Mas será q com um poko mais de $$ já não é possível dar um salto enorme e fugir do Sony?

Nunca ouvi os clarions de entrada, mas pelo q falam, talvez seja uma boa opção!!

Sei lá, gato escaldado...

Eu já ouvi bastante e gosto mto. Mas não tem T.A.

Vai de colocar na balança oq seria mais importante ao seu gosto né.

Compartilhar este post

Link para o post

PERFECT!

:+1

Compartilhar este post

Link para o post
Quer dizer que se for usar os de 6" eles não iram tocar bem se o pezinho não tiver a litragem correta ?

Sugestão para comprar ou fabricar os próprios pezinhos ?

Valeu

Cas

Obrigado pela abertura do espaço. Quanto ao amplificador, procurei seguir as dicas para escolher um mediano. Esse é o cara Audiobank KA-4100. Vi o preço no shopping aqui do site.

Estou recolhendo a ajuda dos outros membros do forum.

Cas

Compartilhar este post

Link para o post

Para você ter uma ideia, eu tenho um Celta 2005/2006, duas portas, e realmente tinha feito a besteira de comprar um kit de 6 para frente e um de 6 para trás... Cara, eu iria precisar de um pezinho ( botinão ) de 19 Lts ( +/- ) para tocar o kit bem ( Kit HEX S600 ). Ai, comprei um de 5 polegadas, e a litragem caiu para 9 Lts cada pezinhos ( é grande, mas não como iria ficar o de seis ). Este meus pezinhos estão ajustado ( duto ) para 40 Hz de frequencia, e tocam viu....

Bom, no geral, fazendo um bom pezinho ( com direcionamento dos mids ) e um bom direcionamento dos Tweeters, o ajuste de TA ( caso seu player tenha ) vai ficar de outro mundo.....

Valeu pela força !!!

Gostaria de colaborar com as minhas experiências no forum.. dessa forma posso retribuir a ajuda. []-[]

Cas

Compartilhar este post

Link para o post
Vamos deixar no Hi-fi mesmo, pro pessoal ajudar ele a escolher os melhores equipamentos para esta finalidade, dentro do orçamento dele.

Cara o player vai ser sony o 507, é o que me atende. Pensei nos falantes como canais realmente. Ligando todos em estério, poderia aproveitar os efeitos de estudios embutidos nas gravações originais.

Sendo para músicas, e não para filmes, não vejo realmente agora ter mais de 2 canais com divisão de graves. E pelo que comecei a perceber, os coaxias trazeiros podem ser substituídos por um Sub. :+1 . (Esse comentário tem fundamento?)

Então o som para a trazeira ficaria somente para os passageiros ?

Obs.: Bicho !!! Vou te dizer, tem uma loja aqui no RJ que só faz orçamento falantes originais, cortando tampa de mala e tudo mais.

Pensei em começar com um Bravox CS50 D (70).

Por enquanto está assim

Player CDX-GT507X (Mesmo com a deficiência para Hi-Fi gostaria de começar pr ele)

Pezinhos (Duto) para 5" CS50 D

Amplificador ?

Compartilhar este post

Link para o post

Discordo do preconceito com relação aos players Sony... Eles andam tocando bastante bem. Alguns modelos médios são bastante atraentes.

Só que o 707, com TA, custa mais de 550...está por 699 nas lojas da net, parcelado em até 12x.

Discordo do preconceito com relação a pezinhos pré-fabricados. Mandar fazer sob medida em lojas de som custa caro, nem todo mundo pode pagar o preço. Os da Leosound são razoáveis pelo que custam. Pode-se mandar fazer com furação de 6 polegadas, e usar um anel adaptador em MDF para instalação de falantes de 5 polegadas. Fica com uma aparência bem legal, e aumenta o volume interno. Com um pouco de revestimento, como manta acrílica, o som desce bem e fica bastante agradável. É preciso ter cuidado na instalação, para impedir vazamentos.

É complicado definir os limites entre um som "geral bom" e um "HI-FI starter".

Heheheh... :rolleyes:

Compartilhar este post

Link para o post
Discordo do preconceito com relação aos players Sony... Eles andam tocando bastante bem. Alguns modelos médios são bastante atraentes.

Só que o 707, com TA, custa mais de 550...está por 699 nas lojas da net, parcelado em até 12x.

Discordo do preconceito com relação a pezinhos pré-fabricados. Mandar fazer sob medida em lojas de som custa caro, nem todo mundo pode pagar o preço. Os da Leosound são razoáveis pelo que custam. Pode-se mandar fazer com furação de 6 polegadas, e usar um anel adaptador em MDF para instalação de falantes de 5 polegadas. Fica com uma aparência bem legal, e aumenta o volume interno. Com um pouco de revestimento, como manta acrílica, o som desce bem e fica bastante agradável. É preciso ter cuidado na instalação, para impedir vazamentos.

É complicado definir os limites entre um som "geral bom" e um "HI-FI starter".

Heheheh... :rolleyes:

To com um par de pezinhos, mas tá pegando na alavanca do porta malas, será que se cortar, vai dar problema no som???

Compartilhar este post

Link para o post

Cara o player vai ser sony o 507, é o que me atende. Pensei nos falantes como canais realmente. Ligando todos em estério, poderia aproveitar os efeitos de estudios embutidos nas gravações originais.

Sendo para músicas, e não para filmes, não vejo realmente agora ter mais de 2 canais com divisão de graves. E pelo que comecei a perceber, os coaxias trazeiros podem ser substituídos por um Sub. :+1 . (Esse comentário tem fundamento?)

Então o som para a trazeira ficaria somente para os passageiros ?

Obs.: Bicho !!! Vou te dizer, tem uma loja aqui no RJ que só faz orçamento falantes originais, cortando tampa de mala e tudo mais.

Pensei em começar com um Bravox CS50 D (70).

Por enquanto está assim

Player CDX-GT507X (Mesmo com a deficiência para Hi-Fi gostaria de começar pr ele)

Pezinhos (Duto) para 5" CS50 D

Amplificador ?

Se quer partir p/hi-fi mesmo é melhor esquecer esses coaxiais e usar a grana p/um sub. O ambiente do carro é bem pequeno, então ñ se preocupe... os passageiros ñ ficarão sem som ñ.

Quanto ao amp, meu favorito entre os mais baratos é o RF4.6x... e se usar um sub como JL ou NAR ( de 125-150wrms) ficará pronto p/futuras modificações no resto do setup (player ou kit).

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...