Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

peagaah

Saturação

Recommended Posts

Postado em

Pessoal, tendo um sub de 250rms, enviando pra ele 400rms.

Mesmo com o ganho bem regulado, corte baixo e sem bass-boost; existe a possibilidade de saturação em alto-volume?

O sub seria um JL 12w3d4, meu receio é ter um sub desta qualidade e ao mesmo tempo perder devido a diferença de potência sugerida/enviada.

Falo isto pois nos médios e fácil perceber e se irritar com o excesso de potência, mas nos subs não sei como ficaria e se existiria.

Valeu pessoal!

Raphael

Postado em

O problema é se enviar distorção para os falantes, mesmo em médios, o pessoal costuma usar bridge para tocar kits que suportam cerca de 1/4 da potência mandada para eles e costumam melhorar muito o rendimento e qualidades desses kits.

No caso desses JL, não tem problema usar eles assim, como qualquer outro falante é só ter cuidado no uso, a partir de determinado volume, qualquer falante "abre o bico" porque é enviado sinal distorcido para ele.

Postado em

Se saturação for se vai aguentar .. a resposta é depende.

Vou usar um 200x2 em 3 ohms com um sub desses de 10".

Bem regulado, não vejo problemas. Com certeza esse par de sub deve tocar muito bem no 800a2.

Se bem que depende muito do uso. Se for pra abusar do sub, a borda do JL tem fama de não aguentar muito.

Postado em
Defina ''saturação''.

Seria algo como "pré-distorção", limite do falante mesmo.

Algo como vc vai aumentando o volume ele não distorce, mas parece começar a ficar apagado, sem nitidez, sem brilho, sujo, não fica limpo como se ligasse em volume baixo ou potência inferior.

Aumenta um pouco mais e ai vem a distorção.

--------------------------

Aproveitando que o guga5170, é os seus subs que me interessam ;)

Respondi no seu anuncio, vamos negociar amanhã.

Valeu!

Raphael

Postado em

A questão nao eh sinal distorcido, que deve ser evitado regulanto corretamente os níveis e sim a saturação mecânica do alto-falante que acontece com muito headroom, que creio que nao vá acontecer por este não chegar a 3dB.

Postado em
Vc quer saber se uma vez tudo regulado bonitinho(sem distorção) pode acontecer da resposta do falante ficar meio áspera, é isso?

+/- Isto.

Meu receio é não conseguir aproveitar 100% dos JL, perdendo em qualidade devido a potência aplicada.

Raphael

Postado em
+/- Isto.

Meu receio é não conseguir aproveitar 100% dos JL, perdendo em qualidade devido a potência aplicada.

Raphael

+/- isto não.

Ou é isto ou você não sabe direito ao que se refere/teme.

Pq se tudo estiver realmente bem regulado, a única coisa que vai saturar em alto SPL é o seu ouvido.

Se o receio for descaracterizar a resposta do falante, sim, é possível.

Já vi acontecer com alguns JL's.

Postado em

Quais seriam as condições que isto ocorreu?

Postado em

Quais seriam as condições que isto ocorreu?

Segundo sempre constatei, todos os falantes tem diferentes respostas a diferentes níveis de SPL. Geralmente se você abrir o gás mesmo a resposta tende a se deteriorar. Como disseram, não quer dizer que há distorção, etc. e sim que o que era agradável em um volume passa a não ser em outro.

Postado em
+/- Isto.

Raphael

Por "saturação mecânica"?

Olha... relaxa... se a caixa estiver bem acertada, não tem risco. Agora, se estiver chegando perto da x-max, é bom começar a pensar em regular o amp pra liberar só os 250W mesmo.

Postado em

Desculpa se for uma pergunta muito besta e que so noob no assunto mais e possivel um Soundigital SD1000 tocar 2 NAR SW3 de 300rms a 6 ohms?? Isso sem explodir os NAR e tocando com qualidade???

Postado em
+/- Isto.

Raphael

+/- isto não.

Ou é isto ou você não sabe direito ao que se refere/teme.

Pq se tudo estiver realmente bem regulado, a única coisa que vai saturar em alto SPL é o seu ouvido.

Quanto a descaracterizar a resposta do falante eu já fiz esse teste, ligando 1 desses JL 12W3 em 2 bridge de um Punch 400.4, e nessa situação, mandandando 400Wrms para o JL 12W3d4, não alterou em nada a característica do falante, acredito que num W0 até poderia ocorrer, mas nesse caso afirmo que tocou tão bem ou melhor que os 300Wrms do Wharf Spx666 aplicados nesse mesmo falante.

Postado em
Quanto a descaracterizar a resposta do falante eu já fiz esse teste, ligando 1 desses JL 12W3 em 2 bridge de um Punch 400.4, e nessa situação, mandandando 400Wrms para o JL 12W3d4, não alterou em nada a característica do falante, acredito que num W0 até poderia ocorrer, mas nesse caso afirmo que tocou tão bem ou melhor que os 300Wrms do Wharf Spx666 aplicados nesse mesmo falante.

Também fiz testes semelhantes, e presenciei tantas outras situações, com W0, W6, W3 e W1. E com amps semelhantes(Fosgate x Fosgate, por ex), o que é mais interessante.

Já vi em diversas ocasiões a resposta do falante perder a suavidade, a linearidade, ficar áspera e com a resposta a transientes prejudicada.

Eu não sei como prever isso por meio de cálculos. Só sei que acontece, é algo 100% de ouvido.

Mas os testes apontam que quanto mais baixa a sintonia da caixa(estou falando de BassReflex), mais sensível ela é com relação a potência aplicada.

Isso claro considerando uma caixa bem projetada, com o falante bem controlado em toda faixa útil de resposta da caixa.

Quando o assunto é bassreflex em sistemas Hi-Fi, eu geralmente me baseio em conseguir alimentar o sub c/ a potência nominal ou pouca coisa a mais.

Não é regra, mas dificilmente ''dá galho''.

Postado em

Hm, interessante Crasher, mas convém saber que apenas uma fração da potencia que o amp pode produzir é transferida para o alto-falante durante uma musica "normal", porção definida por várias coisas, desde fator de crista do sinal até o acréscimo da impedância do falante.

Portanto é ilusão pensar que um amp de 400W vai mandar 400W para o falante se nao controlar coisas como sinal, caixa, temperatura da bobina, etc.

E sou favorável a um headroom de pelo menos 3dB em sistemas que visam a qualidade do audio, desde que corretamente ajustado.

Postado em

Se o assunto for som residencial, eu sou favorável a utilizar a quantidade mais absurda de potência que vc conseguir, ou melhor, que o seu falante suportar(sem torrar).

Mas tem que ser um sistema de ponta e vc tem que ''garantir'' toda a potência que está enviando, ou seja, tem que ser um amp state of art.

Como tudo isso está a anos luz de distância do som automotivo, eu sempre recomendo amps honestos e que ''casem'' com a potência nominal dos falantes, mesmo que isto de fato não ocorra.

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...