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crock83

Será Q Eu To Doido?

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ontem...

dois bebados conversando....

eu e um amigo...

discutimos sobre o fato de ele colocar rodas aro 17 no celta dele

eu falei q ia ficar bonito mesmo e talz..

mas frisei q a direcao poderia ficar mais pesada

 

e ele retrucou...dizendo que quanto maior o aro...a direcao fica mais leve

 

isso acabou numa aposta de 50 reais..

 

 

pow...tenhu crtz q fica mais pesada...ja coloquei rodas maiores em meu carro...so q nao senti diferenca....pq eh hidraulica...

 

ganhei ou perdi essa aposta?

:pirou:

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fika mais pesada!

 

pelo menos no meu ficou ne...

e nao tinha direção

 

eh simples... qto maior a tala da roda, qto maior o perfil do pneu...

maior a superficie de contato, mais atrito com ao chao.. e logico, mais pesado fika...

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fica mais pesada por 2 motivos:

-normalmente os aros maiores requerem pneus mais largos, o que acaba aumentando o atrito;

-pelo maior peso do conjunto roda/pneu;

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no meu eu tenho aro 15 com pneu 195/50 novo....

ai as vezes eu ponho as aro 13 com pneu 175/70 carecas ja....

 

fica igual.... e nao tem direção hidraulica...

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Engraçado........pra min tbm sempre foi assim , na pratica até.............

 

mas na minha ultima troca de rodas no astra, sai deum jogode 16 ,com pneus hiper novos 195/45/16 , pra uns novos 17 205/45/17 e ficou mais leve viu............ <_<

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Qto maior o aro a direção fica mais leve.... só se for o aro do volante de um caminhão ! uheuheuhee

 

Zueiras a parte, é obvio que se vc sair de um pneu 145 e colocar 215 a direção vai pesar, e nem depende do tamanho da roda, se vc usar pneu 205 15 e trocar por 205 17 num perfil que mantenha o mesmo perimetro do conjunto roda x pneu nada será afetado.

O que geralmente ocorre é o contrario a direção fica mais pesada ao se colocar aro maior, 1º pela largura do pneu utilizado, 2 º pela tala do aro, 3º por se alterar o centro de rolagem e a geometria da supensão ao se utilizar um conjunto roda x pneu inadequado.

As vezes acontece da direção ficar mais leve com um aro maior, mas ai pode ser problema de cambagem ou caster, na normalidade, a direção fica igual, mais leve não.

 

 

abraço

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fica mais pesada por 2 motivos:

-normalmente os aros maiores requerem pneus mais largos, o que acaba aumentando o atrito;

-pelo maior peso do conjunto roda/pneu;

:+1;)

 

Agora, calibragem correta, alinhamento, balanceamento, cáster, cambagem... tudo isso infuencia tbm...

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