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Simpson_DF

MULTIMETRO ADAPTADO NO PAINEL

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Ta intendi como funciona o calculo,mais ainda to como uma duvida boba como eu vou saber quantos ah meu som consume por hora??

Potência = tensão * corrente

 

Coloca a potência do teu amp, coloca os 12V do carro daí vc terá a corrente dele...

Editado por gusk4x4

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Potência = tensão / corrente

 

Coloca a potência do teu amp, coloca os 12V do carro daí vc terá a corrente dele...

o resultado dessa conta sai em que... AH

tipo..... um ice de potencia real 1200/13 = 92A

 

quer dizer que um ice precisa de 92A pra funcionar legal..(tudo arredondado é claro)

 

e analogicamente dois precisariam de 180, 200A pra funcionar legal ??????

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alguem pode esclarecer isso tudo??????? podemos criar um sistema de monitoramento da carga e voltagem da bateria com multimetro????? um tipo de sistema tanto pra quem usa som com o carro ligado e desligado.......

 

 

alguem!!!!???? :ol :legal:

É simples monitorar a tensão, mas saber que tem tanta tensão não é suficiente para afirmar que o carro vai dar partida, pois pode ter carga insuficiente...

Mas com a carga bem baixa a tensão tende a baixar também, por isso que dá pra quebrar um galho!

 

Neste caso um voltímetro, ou multímetro, faria o serviço.

 

Outra coisa dá pra usar um amperímetro com zero central pra saber qual o consumo e verificar o trabalho do alternador, mas é mais chata a instalação.

 

A gente usa essas coisas nos jipes, pois tem muita coisa pendurada, como guinchos elétricos, faróis de milha 100w, e no final das contas é necessário cuidar pra não andar no negativo, hehehe

 

Abraços

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Potência = tensão * corrente

 

Coloca a potência do teu amp, coloca os 12V do carro daí vc terá a corrente dele...

o resultado dessa conta sai em que... AH

tipo..... um ice de potencia real 1200/13 = 92A

 

quer dizer que um ice precisa de 92A pra funcionar legal..(tudo arredondado é claro)

 

e analogicamente dois precisariam de 180, 200A pra funcionar legal ??????

Não é bem assim...

 

Uma bateria de 45Ah tocaria legal este amp, porém por meia hora, sacou?

Se fosse de 90Ah ia aguentar uma hora...

 

Isso falando extremamente de modo superficial pois há inúmeros outros fatores que interferem nesse assunto, mas pra ter uma idéia é +- isso.

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Potência = tensão * corrente

 

Coloca a potência do teu amp, coloca os 12V do carro daí vc terá a corrente dele...

o resultado dessa conta sai em que... AH

tipo..... um ice de potencia real 1200/13 = 92A

 

quer dizer que um ice precisa de 92A pra funcionar legal..(tudo arredondado é claro)

 

e analogicamente dois precisariam de 180, 200A pra funcionar legal ??????

Não é bem assim...

 

Uma bateria de 45Ah tocaria legal este amp, porém por meia hora, sacou?

Se fosse de 90Ah ia aguentar uma hora...

 

Isso falando extremamente de modo superficial pois há inúmeros outros fatores que interferem nesse assunto, mas pra ter uma idéia é +- isso.

pow.. valeu mermo.... agora ficou bem mais claro. to comprando um multimetro mesmo vou colocar o bixo aqui pra de vez em quando ta de olho né.. pra num deixar baixar muito a tensão.... valew a todos ae que deram seus posts..... :rever1::legal:

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propriedades tecnicas de associaçoes:

 

associaçao em serie: os elementos do sistema recebem a mesma amperagem

associaçao em paralelo: os elementos do sistema recebem a mesma ddp (tensao)

 

logo, se o seu sistema só tem um multimetro ligado nos terminais da bateria, ele esta em serie ou em paralelo? paradoxal...

tipo nao entendo muito disso... mas vamos la...

 

num circuito pra vc medir uma tensão vc deixa ele fechado e conecta o multimetro usando ele como voltimetro.. o comum do "voltimetro" vc liga no negativo e o vdc no positivo.. ai vc estará vendo a voltagem que esta chegando no sistema.. (isso seria mais facil de explicar fazendo um dezenho)

 

ja para saber a amperagem.. teremos que abrir o circuito e utilizar o multimetro como amperimetro.. no qual toda a corrente irá passar por ele ja que o mesmo deve ser conectado.. ex: o comum do muntimetro no positivo da bateria e o vdc conectado no cabo que estava ligado no positivo da bateria..

 

achu meio complicado de explicar só falando...

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Potência = tensão * corrente

 

Coloca a potência do teu amp, coloca os 12V do carro daí vc terá a corrente dele...

 

Certinho, só esqueceu que nessa conta entra tambem o rendimento do amplificador, pois ele dissipa energia em forma de calor!!

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ja para saber a amperagem.. teremos que abrir o circuito e utilizar o multimetro como amperimetro.. no qual toda a corrente irá passar por ele ja que o mesmo deve ser conectado.. ex: o comum do muntimetro no positivo da bateria e o vdc conectado no cabo que estava ligado no positivo da bateria..

Só comentando, para medir corrente, uma ponta de prova vai estar no comum, e a outra na de corrente de escala apropriada, não na mesma do volts-ohms-frequência. O multímetro (amperímetro) deve estar em série.

 

E isso não deve ser feito no amplificador, pois a corrente é muito grande e a maioria dos multímetros comerciais não tem capacidade para tanta corrente.

O meu aqui, por exemplo, aceita no máximo 20A por 10 segundos, e teu ICE daria 92A e uma boa fritada no multímetro, ok?

Lembrando que a maioria dos multímetros só tem fusível na escala de miliAmperes, então é preciso cuidado com correntes maiores.

 

Abraços

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Potência = tensão * corrente

 

Coloca a potência do teu amp, coloca os 12V do carro daí vc terá a corrente dele...

 

Certinho, só esqueceu que nessa conta entra tambem o rendimento do amplificador, pois ele dissipa energia em forma de calor!!

Valeu pelo toque, como ficaria então?

 

Se o amplificador tiver rendimento de 70% e potência de 300W, considero 430W na conta?

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A gente usa essas coisas nos jipes, pois tem muita coisa pendurada, como guinchos elétricos, faróis de milha 100w, e no final das contas é necessário cuidar pra não andar no negativo, hehehe

 

Abraços

Ôpaaaa!!!

 

Ouvi falar em jipe???

 

Salve parceiro dos trancos e barrancos!!!

 

"É nóis na lama!".....hehehehe

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ow... um voltimetro AJUDA SIM!

 

Claro que ele nao vai medir a carga da tua bateria, mas atraves da voltagem dah pra vc ter uma ideia!

 

 

Agora, nao precisa adaptar, assim como tem akeles medidor de pressao de turbo e tar, tem o voltimetro!!!

 

falow,

Filipe.

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Eu humildemente digo q nao tenho ideia d como monitorar a carga da bateria usando instrumentaçao simples (multimetro)... deve existir algum jeito, mas eu desconheço... talvez exista algum tipo d informaçao complementar associada a cada bateria q t permita dizer a carga aproximada q ainda tem.... tipo um grafico d tensao x carga...

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Mano!!!! faz o seguinte!!!! : pra que medir a bateria???? eu aki vejo pelo som...qd começa falha é pq a bateria ta fraca....ae eu do uma virada e dex omotor trabalhando um poko........caso eu mi eskeça dissu vamus na vééééia historinha do: "EMPURRA ESSA po***!!!!!" hehehe vai no tranco...issu num si faz em carro I.E. mais como aki é carburado Ki si FRODAAAAAAAAA!!! HAHAHAHA VLW AE DOIDOS! :ol :lol:

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puts... mas deixar a bateria acabar é fo**.... depois q ela zera a primeira vez, nunca mais é a mesma.... parece q estraga...

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Eu humildemente digo q nao tenho ideia d como monitorar a carga da bateria usando instrumentaçao simples (multimetro)... deve existir algum jeito, mas eu desconheço... talvez exista algum tipo d informaçao complementar associada a cada bateria q t permita dizer a carga aproximada q ainda tem.... tipo um grafico d tensao x carga...

GGG, existe sim equipamento para medir a carga da bateria, mas a grande questão é que eles não são nem um pouco portáteis.

Se vc tiver curiosidade, visite uma auto-elétrica e veja como funciona, o bichinho é grande!!

Sobre o voltímetro, ficou claro que é só uma gambiarra, mas melhor do que nada.

 

Estou assíduo neste post pois deixei o carro sem bateria esses últimos 2 dias seguidos, 3 vezes, e nessa última (hoje) nem no tranco não deu, tive que carrega-la, heheahehe :vts daí vim aprender algum truque aqui com o pessoal!!!

 

 

Flying, que bom achar mais gente dos auto-falantes marítimos por aqui!!! heheheh

 

[]´s

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GGG, existe sim equipamento para medir a carga da bateria, mas a grande questão é que eles não são nem um pouco portáteis.

Se vc tiver curiosidade, visite uma auto-elétrica e veja como funciona, o bichinho é grande!!

Sobre o voltímetro, ficou claro que é só uma gambiarra, mas melhor do que nada.

 

Estou assíduo neste post pois deixei o carro sem bateria esses últimos 2 dias seguidos, 3 vezes, e nessa última (hoje) nem no tranco não deu, tive que carrega-la, heheahehe :vts daí vim aprender algum truque aqui com o pessoal!!!

 

 

Flying, que bom achar mais gente dos auto-falantes marítimos por aqui!!! heheheh

 

[]´s

eu to ligado q existe um equipamento q mede isso, mas ele nao esta incluido na minha lista d equipamentos "simples"... :P

 

é akele monstrinho q mais parece uma bancada num carrinho, geralmente vermelho, né? isso tb se usa pra quem é aeromodelista...

 

eu acho q fica meio esquisito instalar um multimetro no painel... fica mt com cara d gambiarra... acho q pode sim ser d alguma utilidade (mesmo q nao seja mt precisa, mas é uma dica da carga)...

 

se eu fosse colocar no meu carro, iria atras d um voltimetro q só fizesse isso, sem akele monte d botao q gira, coisa escrita, cabo pendurado, etc etc etc... faria algo com visual mais limpo, como comprar um visor do tipo VU numa casa d eletronicos...

 

alias, se nao me engano, na linha da Shutt existe um modelo d voltimetro analogico do tipo reloginho d turbo, pressao d oleo, essas coisas... ficaria mais bonito no painel...

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Concordo 100% com tudo que vc disse, GGG...

 

O volt da shutt custa uns 130, tem alguém vendendo nos classificados ou na loja virtual http://www.shutt.com.br

 

No mercado livre tem outros tipo copo assim como os shutt, por 50-70 reais com copo...

exemplo: http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?sit...MLB&id=15723177

 

[]´s

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Concordo 100% com tudo que vc disse, GGG...

 

O volt da shutt custa uns 130, tem alguém vendendo nos classificados ou na loja virtual http://www.shutt.com.br

 

No mercado livre tem outros tipo copo assim como os shutt, por 50-70 reais com copo...

exemplo: http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?sit...MLB&id=15723177

 

[]´s

Pessoal, para saber como está a bateria, se ela não vai te deixar na mão é só simular uma carga com valor aproximado à e partida, usando um resitor aí vo6 medem a queda de tensão na batéra, simples não?

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Pessoal, para saber como está a bateria, se ela não vai te deixar na mão é só simular uma carga com valor aproximado à e partida, usando um resitor aí vo6 medem a queda de tensão na batéra, simples não?

:rever1: simples mesmo!

 

um resistor de 0,15 ohm (???) e 1000W (???) numa bateria (???), não vejo o que possa dar errado!!!

 

:pirou:

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Gente, adaptar um multímetro não chega a ser complicado. Dá pra tirar apenas o display LCD, e extender com fios, providenciando o contato bem feito com o LCD.

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:ol Fala galera..... Blz.......

 

 

Bom, sobre o multimetro, tenho um .......... e me dei mal em confiar nele........ pois, meu som estava tocando baixo no volume 10 + - , e ia conferir estava o multimetro na casa dos 12,20 , percebi que nao saia muito dessa faixa por nao estar num volume alto nao estava exigindo muito nos picos de graves , dai resolvi dar uma ligada no carro..... nhec, nhec....e nada...... tranco.......na certa........ bom mas tai uma foto...dele................

 

http://img82.imageshack.us/my.php?image=00001098qn.jpg

Editado por _Anderson_

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Uma vez fiquei umas 2 hrs com o som ligado... e derepente o meu módulo

H Buster HBM 2100 entra em proteção... mexo aqui mexo ali e nada...

medi a tensão e ela estava em axatos 11V, desliguei o rádio, liguei o carro (não precisou xupeta), tensão medida novamente 13,7V liguei o rádio e tudo voltou a funcionar, problema: com baixa tensão o módulo entra em proteção...

eu quero colocar um multimetro apenas pra não deixar a tensão cair mais nada.

 

É verdade que se a tensão cair a fonte do módulo poderá queimar por queda de tensão??

 

estes detalhes fazem a diferença parabéns pelo tópico! :+1

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intaum..... pelo que vi... utilizar o multimetro pra saber a voltagem da bateria seria util só pra quem usa som com o carro desligado. para evitar o famoso tranco. fora isso mais nada..... ?

O multimetro é interassante para outras coisas tambem como por exemplo para saber se seu alternador ta gerando certinho os 14,5 que ele deve gerar para saber se ele é suficiente para alimentar seu conjunto eletrico ou se vc deve troca-lo pois ele não ta suportando isso varia de tecnico para tecnico.

 

Serginho

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Tava lendo o topico, tem alguns conceitos a serem revistos quanto as duvidas, não sou nenhum expert no assunto, faço engenharia e tive uma cadeira de fisica q falava destes conceitos, porem todos temos q enteder q da teoria pra pratica a um grande caminho, mais vamos la

 

1º- O determina se o carro vai pegar é a carga da bateria, medida em faraday, mesma unidade dos megacapacitores (sim, eles simplesmente armazenam carga) não a tensão, medida em volts

 

2º-Não se fala amperagem, e sim corrente, q é medida em amperes

 

3º-Corrente não se armazena, o é armazenavel é a carga, logo com um amperimetro não se mede se a bateria tem carga

 

4º- Corrente é a variação de carga no tempo, ou seja, a derivada da carga em função do tempo, assim como a velocidade é a variação da posição no tempo, então oq o amperimetro mede é a variação da carga num determinado tempo, analogamente, poderiamos tentar entender isso como sendo muito dificil(pra não dizer impossivel) medir a posição do carro com o velocimetro, ali medimos a velocidade, ou a variação da posição no tempo(não se fixem neste exemplo, como eu disse, é só um exemplo analogo)

 

5º- Pela tensão podemos sim ter uma idéia de como esta a bateria, e pra isto basta como ja foi dito, ligar uma ponta na parte positiva e outra na negativa da bateria, fazendo uma ligação em paralelo, porem é bem posivel q uma bateria marcando 13V não ligue um carro (antes q algum bom teorico diga q não, ja aconteceu comigo, lembre q da teoria pra pratica tem um bom caminho)

 

6º- Existe aparelhos para medir a carga, então pra saber se o carro vai ligar ou não, o certo seria saber a carga armazenada na bateria, e não a tensão, então o certo seria ter um aparelho para medir a carga(q não sei o nome agora) e não um voltimetro q vai medir somente a tensão

 

7º- Uma bateria q diga 56aH como ja foi dito, podera fornecer por uma hora 56 amperes, porem em pico esse numero muitas vezes é astronomico, mais este pico seria comparavel com a potencia PMPO, é pico, logo a medida a se observar é aH, e não os picos q em muitas baterias, assim como em aparelhos de som vem estampados bem grandes pra chamar atenção

 

Concluindo, para saber se o carro vai pegar ou não, o voltimetro, poderia ser usado com uma base, nada mais q isso, o amperimetro não chega nem perto disso, é usado unicamente pra saber se a bateria esta carregando ou descarregando(só ver q amperimetros para carro vem com medidas q geralmente vão de -30 a +30, onde o ponteiro estiver quer dizer q esta carregando ou descarregando aquele valor), e os amperimetros dos multimetros, por favor, nunca liguem em serie no carro quando o mesmo estiver ligado, a corrente q passa ali é altissima e o multimetro não aguentaria. Resumindo, pra saber se o carro vai ligar ou não, com um multimetro não teria como saber precisamente, porem acredito q a tensão tenha algo a ver com isso.

 

Desculpem pelo topico grande de mais, me empolguei escrevendo, pra quem ler até o fim, espero ter ajudado um pouco com meu pequeno conhecimento, vou me informar melhor pra ver se posso dar um conceito e dizer um aparelho mais preciso para saber se o carro ligara ou não, porem posso afirmar q com um multimetro não se pode ter essa certeza

 

[]s

 

Roberto DF

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galera... vi umas fotos de alguns carros com muitimetros adaptados dentro do carro para medir a voltagem da bateria........ sera que é realmente util adaptar um aparelho desses no carro???? só a informação da voltagem da bateria é o bastante pra saber qndo vc exagerou ou passou da conta???????

 

Pra hi-fi, serve bastante, pois qq alteração na voltagem interfere na qualidade... :legal:

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