Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MarceloAbath

Sony De 3" Comprei O Auto-falante Certo ?

Recommended Posts

DSC05345.jpg

DSC05346.jpg

DSC05347.jpg

DSC05348.jpg

DSC05349.jpg

 

Achei esses meninos numa loja que vende esse tipo de material. Já estava afim de fazer meus peitinhos. Paguei R$ 40,00 no par. Comprei o auto certo ? Eles são de 3" e 6 ohms.

 

Na mesma loja tinha "dando na canela" autos de 6" sony (cone branco) por R$ 20,00 a unidade. Tb tinha de 6" uns autos da PIONEER com cone branco. Servem pra algo ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Iguais aos meus... muda s''o o material da calota, que no meu caso é plástica.

 

p62900718ls.jpg

 

p62900676ne.jpg

 

p8090014hc5.jpg

 

p8080007ge2.jpg

 

Estou gostando bastante deles. Tem um timbre legal, mas se deixar subir muito, caga tudo. Ele tem um pico meio enjoado... creio que cortando até 5k ele fique comportado. Ah, e guenta descer até uns 150Hz dependendo da caixa e da potência aplicada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Iguais aos meus... muda s''o o material da calota, que no meu caso é plástica.

 

Estou gostando bastante deles. Tem um timbre legal, mas se deixar subir muito, caga tudo. Ele tem um pico meio enjoado... creio que cortando até 5k ele fique comportado. Ah, e guenta descer até uns 150Hz dependendo da caixa e da potência aplicada.

O preço foi bom ? Deve ter mais uns 6 pares lá.

 

Kleber:

 

Eu tenho mais 2 tw neo point da bravox. quero fazer um peitinho. os tw já tão com o x-over que tem uma atenuação de 3 dB.

 

Como faço o corte pra esses mid´s ? Queria coisa simples.

 

[-]

 

Qual é a potência deles ??? uns 25w rms ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Iguais aos meus... muda s''o o material da calota, que no meu caso é plástica.

 

p62900718ls.jpg

 

p62900676ne.jpg

 

p8090014hc5.jpg

 

p8080007ge2.jpg

 

Estou gostando bastante deles. Tem um timbre legal, mas se deixar subir muito, caga tudo. Ele tem um pico meio enjoado... creio que cortando até 5k ele fique comportado. Ah, e guenta descer até uns 150Hz dependendo da caixa e da potência aplicada.

Putz Kleber, nunca mais entrei no teu topico! Como anda teu projeto!?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Iguais aos meus... muda s''o o material da calota, que no meu caso é plástica.

 

Estou gostando bastante deles. Tem um timbre legal, mas se deixar subir muito, caga tudo. Ele tem um pico meio enjoado... creio que cortando até 5k ele fique comportado. Ah, e guenta descer até uns 150Hz dependendo da caixa e da potência aplicada.

O preço foi bom ? Deve ter mais uns 6 pares lá.

 

Kleber:

 

Eu tenho mais 2 tw neo point da bravox. quero fazer um peitinho. os tw já tão com o x-over que tem uma atenuação de 3 dB.

 

Como faço o corte pra esses mid´s ? Queria coisa simples.

 

[-]

 

Qual é a potência deles ??? uns 25w rms ?

Parece que sim. Os meus sairam nesse preço tb. Eu tenho outro modelo da sony, que é mais parrudinho no grave, que paguei 25 na unidade... na autorizada tava a 29/un, então o preço é nessa faixa mesmo.

 

Quanto ao corte... o jeito é vc enrolar uma bobina... é coisa pouca, nem precisa se preocupar tanto em ter o valor exato, basta que chegue bem próximo. Lá nos artigos deve ter o valor pra 5khz em 1a ordem.

 

Ah, sim... esse mid aí é 8 ohms... 99% de certeza. A Re dos meus foi de 7,8 ohms(em paralelo ficou em 3,4 ohms). A potência eu não sei... creio eu que não seja muito superior a 10W RMS não... talvez 20... Eu to aplicando 25 em cada e eles não refugam, não esquentam nem pedem arrego.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kleber,

 

Eu medi a Re dele, deu 5,78 ohms. por isso acho que ele é de 6 ohms.

 

Intão vc aconselha a enrrolar uma bobina pra LP em 5 KHz (1a ordem)

E pra fazer o HP dele ? Uso qual capacitor ? Seria um HP de qnt ?

 

Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Kleber,

 

Eu medi a Re dele, deu 5,78 ohms. por isso acho que ele é de 6 ohms.

 

Intão vc aconselha a enrrolar uma bobina pra LP em 5 KHz (1a ordem)

E pra fazer o HP dele ? Uso qual capacitor ? Seria um HP de qnt ?

 

Valeu.

Sério? Estranho, pq o código é o mesmo... Medi várias vezes pra ter certeza, e sempre com a função de zerar o multímetro pra medidas de baixas resistências.

 

O HP vc pode fazer em 200Hz, primeira ordem... mas agora me toquei, teu projeto é um 3 vias, certo? Melhor vc encomendar um crossover passivo de 3 vias, pois vc ainda vai ter que fazer um bobinão pra cortar seu midbass...

 

Na real mesmo, o ideal é fazer ativo... se vc puder, sai bem melhor, e é mais fácil acertar. Usando um crossover ativo desses comuns, vc pode ligar as saídas Low e High juntas, com um cabo Y, e ligar mid + tweeters, usando o cross do tweeter tb. A saída mid vc liga nos canais que vão tocar apenas os fullranges. Aí é só definir os cortes certinho, apenas deixando a saída do tweeter cortada em 2KHz, por exemplo. Assim vc não coincide os cortes.

 

Se vc fizer o corte pro full em 400 e em 5000Hz fica numa boa. Tweeter em 2Khz, LP do midbass em 400Hz... resolve todos os seus problemas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É o seguinte:

 

Já fui mais exigente com o meu som. Hj não to com tempo de "noiar" com meu som. To querendo ser prático.

 

To pensando em fazer assim:

 

- Tw neo point: Quero usa-lo com o x-over original mesmo.

- Sony 3": Queria fazer um corte LP com uma simples bobina e o HP com um simples capacitor.

- Selenium predator de 6": uso em full.

 

No caso irei juntar o tw + 3" + 6" e ligar em dois canais do P4004. Hj to utilizando o corte HI-pass do DEH-480mp em 63 Hz.

 

Relembrandro: Não sou do HI-FI. sou do HI-prático.

 

Sujestões ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra ligar tudo no mesmo canal vai precisar de um xover passivo.

So o fullrange e twt deve ficar mais fácil, coloca um capacitor no twt só pra fazer o HP pra ele. Melhor testar o fullrange em uma caixinha ou cano de PVC de uns 300ml ou mais só com HP do amp pra ver o que acha dele e se vale a pena procurar sarna pra se coçar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos por parte.

 

Sempre usei o mid-bass da porta em hi pass. Gosto dele assim (claro que com um banp-pass ia ser melhor). Contudo, "ia" é freio de burro!

 

O tweeter já vem com um x-over original com corte de 5KHz e atenuador de 3dB. Esse vai ficar assim.

 

O sony pretinho é que queria dar um corte nele band-pass.

 

Ligo tudo isso em 2 canais do hurricane HIC4000 (Por enquanto).

 

Os outros 2 canais do hurricane deixo pro REAR.

 

PERGUNTA:

 

Qual a maneira mais prática de fazer o band pass por pretinho ???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tô pensando em fazer um peitinho de menina de 13 anos. Bem pequeno... hehehe

 

Praticamente sem volume...

 

Será que vai prestar ?

 

OBS: não curto essa história de palco, de imagem... O violino está um pouco deslocado... O sax tá tocando na casa do caraio a 4... Comprei os pretinho pois queria uma voz mais atuante na frente... de preferencia em cima do painel. Sou macho!!! Hahuahauha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É o seguinte:

 

Já fui mais exigente com o meu som. Hj não to com tempo de "noiar" com meu som. To querendo ser prático.

 

To pensando em fazer assim:

 

- Tw neo point: Quero usa-lo com o x-over original mesmo.

- Sony 3": Queria fazer um corte LP com uma simples bobina e o HP com um simples capacitor.

- Selenium predator de 6": uso em full.

 

No caso irei juntar o tw + 3" + 6" e ligar em dois canais do P4004. Hj to utilizando o corte HI-pass do DEH-480mp em 63 Hz.

 

Relembrandro: Não sou do HI-FI. sou do HI-prático.

 

Sujestões ?

Hmmmm... uso em full é complicado... pra não ficar com uns picos meio feios na resposta, vc vai ter que experimentar vários cortes até ficar legal. Já usei um "3 vias" com PMB6" + CH4 + Neopoint (tudo bravox), sendo que o midbass e o midrange só tinham cortes HP. Tocava, mas sem equalizador ficava feio, viu... com muita equalização em cima até passava.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tô pensando em fazer um peitinho de menina de 13 anos. Bem pequeno... hehehe

 

Praticamente sem volume...

 

Será que vai prestar ?

 

OBS: não curto essa história de palco, de imagem... O violino está um pouco deslocado... O sax tá tocando na casa do caraio a 4... Comprei os pretinho pois queria uma voz mais atuante na frente... de preferencia em cima do painel. Sou macho!!! Hahuahauha

Então corta alto, senão vai ficar seco que só. Como seu midbass vai ficar em full, dá pra cortar acima de 500Hz. Eu cortaria perto de 1KHz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...