Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

mico

Duto Na Face Superior Da Caixa, Pode?

Recommended Posts

Galera,

 

to fazendo uma caixa pro meu matador de 15", ela vai usar dois dutos de 24,5cm... mas o problema eh q não tem espaço para colocar na frente da caixa... posso colocar os dutos na parte de cima da caixa?? muda alguma coisa no som??

 

vlw,

 

Mico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode.

Alguns falam que muda, outros que não. Eu já vi muita caixa assim, nunca notei perda de SPL nenhum.

 

Só toma cuidado não não obstruir os dutos.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas o problema é justamente esse! Em cima, é mais facil vc obstruir os dutos (às vezes, sem perceber). Mas se o carro for um sedã, faz isso colocando os dutos jogando o som do duto pra dentro do carro (ligando o duto ao tampão).. fica SPL bom pra dentro! Enfim.. vale a pena testar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

com relação a colocar os dutos p dentro da cabine do sedan n acho interessante p caixas dutadas pois nelas o duto só contribui em uma faixa de freqüência ficando o resto a cargo do falante. acho isso na prática meio esquisito, o som fica forte em alguns momentos e meio abafado em outros. Se o som for interno e o carro for um sedã seria interessante considerar uma Band-pass

Só p contribuir com o papo

um abraço!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O duto em cima da caixa funciona , so que voce vai ter um pequeno atraso na saida da onda posterior se fosse analisar com rta voce veria que o duto na mesma face da caixa tem um ganho superior em relaçao ao em cima , mas como e so pra escutar mesmo nao vejo problemas, se quiser usar na frente coloca uma curva interna na caixa pra chegar ao comprimento que voce quer , e so comprar um joelho no material de contrucao no mesmo diametro do duto que voce esta usando :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí Mico, tenho 2 Oversound 15/800 e estou colocando 2 dutos de 4 polegadas p cima em cada caixa. Meus amigos dizem q não dá diferença, tbm não tinha como eu colocar na frente pois os falantes são grandes.

O único problema q vou ter é para colocar os ST e as cornetas sem obstruir os dutos. Acho q tem uma distância mínima para colocar a caixa das cornetas sem causar diferença no som dos Over.

Se descobrir algo a respeito avise aê, blz.

 

T+

 

Marco

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

APROVEITANDO O TOPICO O DUTO TEM Q FICAR A QTOS CENTIMENTRO DO FINAL DA CAIXA???

 

 

EU TENHO UM DUTO DE 4'X40 CM........... ELE FICOU A MENOS DE 5 CM DO FINAL DA CAIXA ISSO ATRAI ALGUM PROBLEMA???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
APROVEITANDO O TOPICO O DUTO TEM Q FICAR A QTOS CENTIMENTRO DO FINAL DA CAIXA???

 

 

EU TENHO UM DUTO DE 4'X40 CM........... ELE FICOU A MENOS DE 5 CM DO FINAL DA CAIXA ISSO ATRAI ALGUM PROBLEMA???

Acho que nao cara, acabei de fazer uma caixa pro meu nitro igual pede no site, o duto coube certinho, ficou 2cm do fim da caixa e o som ta saindo perfeito, bem melhor que na caixa anterior q era de 57L, ta mto mais forte, sem sopro, ta perfeito...

 

 

Espero ter ajudado...

 

 

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dizem q são 10cm no mínimo, não sei se é verdade. Agora.....deve dar diferença sim no som se colocar mto perto do fim da caixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
APROVEITANDO O TOPICO O DUTO TEM Q FICAR A QTOS CENTIMENTRO DO FINAL DA CAIXA???

 

 

EU TENHO UM DUTO DE 4'X40 CM........... ELE FICOU A MENOS DE 5 CM DO FINAL DA CAIXA ISSO ATRAI ALGUM PROBLEMA???

Acho que nao cara, acabei de fazer uma caixa pro meu nitro igual pede no site, o duto coube certinho, ficou 2cm do fim da caixa e o som ta saindo perfeito, bem melhor que na caixa anterior q era de 57L, ta mto mais forte, sem sopro, ta perfeito...

 

 

Espero ter ajudado...

 

 

 

Abraço

Nos 2 casos traz problema SIM.

O duto tem que ter PELO MENOS o valor igual ao do seu diametro livre de qualquer obstáculo, seja dentro ou fora da caixa.

 

No caso do Nitro, a entrada do seu duto está obstruida, fazendo com que o diametro do duto diminua, mudando a sintonia da sua caixa. Use uma curva para resolver esse problema.

 

Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...