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Jefcanoli

Mitos E Verdades Sobre O DinamÔmetro

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Comentem aí mancos:

 

1 - Potência no dinamômetro comprova o desempenho real nas ruas - MITO

A potência representa a capacidade de um motor, no caso dos carros, de realizar determinado esforço e é alcançada pela combinação de torque versus rotação. Ambos, potência e torque, podem ser medidos no dinamômetro. No mundo ideal, em que a honestidade prevalece, bastaria pegar os resultados de uma medição – ou “puxada”, como se diz – e você teria um retrato do que o carro é capaz de fazer na rua, seja arrancando ou como promessa de velocidade final.

 

Infelizmente, há preparadores que não resistem à tentação de anabolizar suas mudanças e o dinamômetro virou um dos meios favoritos de enganar a clientela.

 

“O teste de um dinamômetro pode ser uma fraude”, afirma Carlos Henrique de Oliveira, preparador carioca com 23 anos de serviço. “Profissionais mal intencionados podem manipular os resultados.”

No dinamômetro de rolo, o mais comum, o carro é colocado sobre um ou dois cilindros instalados no chão. Ao acelerar e fazer o sistema rodar, pode-se medir o desempenho do veículo. Basta diminuir a resistência dos rolos ao esforço para eles girarem mais facilmente e, pronto, o Golzinho virou uma Ferrari Enzo. Para escapar dessa obra de ficção, deve-se exigir um laudo técnico do teste em estabelecimentos homologados pelo Inmetro.

 

2 - Dinamômetros diferentes devem chegar a resultados iguais - MITO

Na verdade, os dinamômetros podem ser da mesma marca e nem precisam ser dois. Um único aparelho pode trazer resultados diferentes para o mesmo carro. Entre os fatores que provocam a discrepância estão as condições atmosféricas no momento do teste. Pressão do ar e temperatura variam o desempenho. A temperatura padrão é de 15 ºC. Quanto mais frio, melhor o rendimento da máquina. Se a pressão for maior, idem.

 

A medição a 700 metros de altitude costuma dar números 10% menores que aquela feita ao nível do mar. É fato que existem fatores de compensação nos dinamômetros, mas eles não são tão precisos.

Para complicar, o professor Celso Argachoy, da FEI, lembra que há outros fatores. “A pressão dos pneus influencia o resultado final”, diz. Pneus murchos podem jogar o resultado lá para baixo. Se há dinheiro (cada puxada custa em média 100 reais), deve-se realizar várias medições. Assim, pela média, pode-se ter um número mais confiável – e comparável com a “concorrência”.

 

3 - Aceleração e velocidade , medidas no dinamômetro, não são fiéis à realidade - VERDADE

No dinamômetro, a resistência ao ar e o atrito podem ser simulados, mas de maneira imprecisa. Como os sistemas de suspensão e transmissão trabalham de maneira ideal, com esforço constante, os tempos de aceleração são sempre estimados como inferiores àqueles conseguidos em situação real. Para que os números de velocidade final sejam validados, é necessário reproduzir o deslocamento longitudinal e horizontal do carro e a variação da distribuição do peso de um veículo em movimento. Nos encontros de tuneiros chamados de Dino Day, nos quais cada dono de carro paga cerca de 100 reais por uma puxada, os números são divertidos para alimentar o bate-papo no churrasco. Mas estão longe da realidade. Com a resistência reduzida do rolo, fica fácil “dar VDO” no velocímetro e bater o ponteiro no fim da escala.

 

4 - Potência precisa ser medida mesmo no motor - MITO

Potência em motor é medida em dinamômetro de bancada. Aqui o motor não precisa movimentar nada, livre de rodas e pneus, por exemplo. Pela legislação brasileira, as montadoras podem usar os valores obtidos assim. No dinamômetro de roda, ou de chassi, os dados costumam ser 20% menores, o que impressiona menos a platéia, mas refletem de fato o que o carro é capaz de fazer no dia-a-dia. Ou alguém vai andar em cima de um motor sem rodas?

 

 

Completa:

 

http://quatrorodas.abril.com.br/reportagen...0206nitro.shtml

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A fim de comparação é válido sim. Dois carros, ou mais, medidos no mesmo dinamometro não tem como puxar mais para um lado.

 

Essa história de que diminuindo o esforço no rolo um carro de 200cv vai apresentar 300cv, então o de 300cv vai apresentar 400cv.

O que comprova a superioridade desse motor, agora se realmente são 200, 300 ou 400cv é outra história.

 

O pior de tudo é a palhaçada das montadoras medir a potencia no motor, com certeza distorce mais os dados do que uma medição em dinamoetro de rolo.

Um motor que a fábrica diz tem 100cv, na verdade o comprador vai estar com 80cv descontando pesos no motor, atrito e etc.

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Basta diminuir a resistência dos rolos ao esforço para eles girarem mais facilmente e, pronto, o Golzinho virou uma Ferrari Enzo.

 

o-o- o-o- o-o- o-o-

 

Naum acredito em dino desde qdo coloquei meu carro lá e deu 12Kgf de torque hauiahuia torque de celta VHC num 2.0 torcudo. mas vale a diversão.

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O pior de tudo é a palhaçada das montadoras medir a potencia no motor, com certeza distorce mais os dados do que uma medição em dinamoetro de rolo.

Um motor que a fábrica diz tem 100cv, na verdade o comprador vai estar com 80cv descontando pesos no motor, atrito e etc.

GM divulga 110cv pro meu motor....

 

No Dynoday medi e deu 91.2cv na roda...perto dos 110cv no motor...

 

Considerando que a GM testa o motor em dyno de bancada acho q ta dentro da media...

 

 

Ps. meu carro é 100% origineba e usei gasola comum no dia da mediçao

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O pior de tudo é a palhaçada das montadoras medir a potencia no motor, com certeza distorce mais os dados do que uma medição em dinamoetro de rolo.

Um motor que a fábrica diz tem 100cv, na verdade o comprador vai estar com 80cv descontando pesos no motor, atrito e etc.

Eu penso de outra maneira

Imagina a confusão que vai ser pegar carros iguais mas com equipamentos diferentes... Sem a/c a potência é x, com a/c desligando a potência é x-y e com a/c ligado a potência é x-y-z, isso considerando um equipamento só, imagina juntar ainda dh ou outro equipamento que altere a potência nas rodas...

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Huahuahuahuahua...

 

Isso eu já suspeitava faz teeeeeempo...

 

Deus salve os "mancos 2.X T de rua" com 700cv ou mais, "medidos no dino"!!!

 

:rolleyes::rolleyes::rolleyes::rolleyes::rolleyes:

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É uma coisa de se pensar mesmo. :huh:

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Nada melhor do que um sinal vermelho as 4:00 Hrs AM...

 

um manco do lado do outro, adrenalina a 1000 por hora...

 

isso sim...

 

Dino é pra "tuneiro" ganhar a manha do sabado...

 

Abraços a todos.

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O meu foi medido em 2 dinos diferentes... um veio 124 cv logo apos que turbinei... o outro veio 115cv 1 ano depois... resultados aparentemente dentro da media...

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É, tem o lance dos equipamentos que pode inlfluenciar na medição nas rodas, no caso das montadoras.

 

Mas a fins de comparação é interessante sim.

Imaginem só, você pega um Corsa com Ac, e direção hidráulica e mete no dino.

Depois seu amigo vai com um Corsa "peladão" e manda ver no dino, já se tem uma idéia de qual dos dois rende mais.

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Meu carro tem 70cv...dps q eu mexi deve ter uns 63cv e no dyno vai sair uns 52cv,é dura a vida de dono de 1.0 :(

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