Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Alexandre_PB

Dúvida: 2 Subs Ou 1?

Recommended Posts

Desculpe se minha dúvida pereça ser trivial, mas eu estava analisando aqui no winSD Pro minha caixa e as curvas mostravam-se praticamente iguais, seja para 1 ou 2 subs.

vejam em valores aproximados:

 

para 1 sub:

spl: 92 @ 40hz

pico spl: 93,330 @ 46,29hz

geral:

F3 = 32Hz

F0 @ 35Hz

Pico de 5,169dB @ 45,92hz

 

para 2 subs:

spl: 90,538 @ 40hz

pico spl: 94,776@ 61,73hz

geral:

F3 = 36Hz

F0 = 41Hz

Pico de 3,604dB @ 61,23hz

 

Isso na mesma caixa de 96,34L com 2 dutos (10X25cm).

Agora me digam, estou analisando erroneamente no programa ou eh isso mesmo?

Se for isso mesmo, praticamente estou com um sub a mais de graça????

Parâmetros do Sub aqui

212_m.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo...

 

para dois subs que vc coloca o máximo de acrescimo que você irá ganhar sera de 3 dbs... ;)

 

é estranho n haver alteração...

 

arranja ai outro subwoofer e faz um teste!

 

valeuz.. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
amigo...

 

para dois subs que vc coloca o máximo de acrescimo que você irá ganhar sera de 3 dbs... ;)

 

é estranho n haver alteração...

 

arranja ai outro subwoofer e faz um teste!

 

valeuz.. :legal:

segui seu conselho e fiz com um bravox la que tinha no banco de dados do programa e com a mesma caixa e dutos do teste original(meus subs)

 

Bem, os resultados sao porporcionais ao teste original. Hunf! ;)

 

Se o maximo que se pode ter de ganho com dois subs eh 3dB,

+/- 1dB eh um pouco baixo, nao eh mesmo? entao isso que dizer que soh tenho um terçco a mais de pressão sonora colocando dois subs na caixa ao inves de um? nao sei se ta valendo à pena nao....

O voces acham, eh normal isso? :pirou:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Alexandre_PB,

 

"mas eu estava analisando aqui no winSD Pro minha caixa e as curvas mostravam-se praticamente iguais, seja para 1 ou 2 subs"

 

Pelo que vejo esta analisando "Transfer Function Magnitude" que ao adicionar mais um sub vai mudar somente a curva de RESPOSTA do falante (se ao adicionar, não mudou a litragem e nem o Fb) ele vai aumentar somente o pico e perder em extenção.

 

Analise o SPL na guia "SPL" na flechina ao lado do "Transfer Function Magnitude" e verás que o ganho é de aproximadamente de 6db's.

 

Me desculpe se não for isso.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá Alexandre_PB,

 

"mas eu estava analisando aqui no winSD Pro minha caixa e as curvas mostravam-se praticamente iguais, seja para 1 ou 2 subs"

 

Pelo que vejo esta analisando "Transfer Function Magnitude" que ao adicionar mais um sub vai mudar somente a curva de RESPOSTA do falante (se ao adicionar, não mudou a litragem e nem o Fb) ele vai aumentar somente o pico e perder em extenção.

 

Analise o SPL na guia "SPL" na flechina ao lado do "Transfer Function Magnitude" e verás que o ganho é de aproximadamente de 6db's.

 

Me desculpe se não for isso.

 

Abraços

eu fiz oso testes em Psl tambem, e estao esritos no primeiro post. è onde fala em spl. Coloquei as duas análises, o Transfer Function Magnitude e a de spl. Confira lá! :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma difereça de 3-6dbs é grande d+ ! ! !

 

;)

 

tente ganhar essa diferença sem colocar outro falante!!! (somente ajustando o seu carro e a caixa) para vc ver como é sofrido ganhar isso! :)

 

tanto que em SPL esta lógico que será maior ! pela area de cone e deslocamento do ar !

 

abs ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz o teste prático, desliga 1 rca de seu módulo e depois ligue o som p/ sentir a diferença :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fazer ajustes para ganhar dB's com dois subs é complicado mesmo, por isso que na maioria de campeonatos profissional se usam 1 subwoofer. Mas nesse caso acho que o rapaz simulou dois subwoofers na mesma caixa, acho que fazendo caixas separadas para esses subwoofers e simular de novo ele irá ganhar mais dB's!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...