Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rafaelblue

Caixa Para Endurance Line 10" [fotos]

Recommended Posts

Fala ae pessoal, beleza?

Comprei um EHW10D (6+6) semana passada. Sempre ouvi falar muito bem desse sub e como apareceu a oportunidade resolvi abraça-lo !

Cada bobina será alimentada pelo bridge de um Fosgate 4.6x (120wrms). Acredito ser suficiente.

A minha duvida é no projeto. Ja tenho uma caixa SELADA em MDF 18mm que utilizei durante muito tempo com um NAR-1 10". Ela tem exatos 28,470852 Litros. Pra facilitar as contas utilizei 28,5 Litros. Cheguei a esses numeros ja subtraindo a espessura das paredes e suportes internos. É a litragem livre pro sub mesmo. Ela tem lã de vidro dentro (Não sei especificar a quantidade :huh: ). Gostaria de poder aproveita-la nesse projeto.

----

Vamos ao projeto:

o grafico amarelo (selada) é da caixa do jeito que está, apenas com o sub novo.

Fuçando um pouco no WinISD, bolei o gráfico verde (dutada), que acredito ser a melhor opção.

ehw10d1gain1kx.th.jpg

Legendas: Linha mais baixa do grafico: -20db / Linha mais alta do grafico: +9db

Juncao da verde com amarela ocorre em 25,86hz c/ -13,39dB

ehw10d1spl8zx.th.jpg

Legendas: Linha mais baixa do grafico: 70dB / Linha mais alta do grafico: 90dB

Juncao da verde com amarela ocorre em 26,44hz c/ 75,25dB

ehw10d1groupdelay3hi.th.jpg

Dutada com pico de 13,22ms em 33,44Hz

ehw10d1phaseplot7cl.th.jpg

Não sei pra que serve entao peguei o dado pq se for necessario vcs ja terão em maos. Em 30Hz, o sub tem 210,8deg :huh:

----

Conforme vcs podem ver nas imagens, o tirei fotos das medidas sugeridas para dutos de 3" (34,41cm) e 4" (55,10cm)

Duvidas:

1 - Duto de 3" ou 4" ? qual é melhor? Porque ?

2 - O Group Delay está bom? aceitavel ao menos ?

3 - Mantenho a Lã de vidro dentro? ou ela está apenas tomando litragem do sub neste caso?

4 - Esse projeto eh a melhor opção ou é possivel com essa caixa de 28,5L fazer algo melhor?

5 - Phase Plot??

Obrigado a quem leu e estou no aguardo dos comentarios. Valeu !

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Volumes totais (Já acrescidos de falante e dutos)

Selada entre 23 e 17 L (Menor a caixa aplicar mais potencia e graves mais secos) Eu usaria 20L no minimo 18

Dutadas

37 Litros com 1 duto de 4 polegadas por 56cm

Graves mais fortes

31 Litros com 1 duto de 4 polegadas por 40cm

Me arrependo até hoje de ter vendido o par deles que eu tinha :(

Não esqueça de casar bem os ganhos das duas bridges, usando um sinal de 60 Hz e equalizando a tensão nas duas bridges com um multímetro

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Beleza !

Uma duvida: Quando eu construo a caixa, eu devo desconsiderar o volume do sub? pq com o sub dentro, de 31 litros por exemplo a caixa deve cair pra uns 29,5Litros nao ?

voltando ao topic: Com os 28,5 litros que tenho eu nao consigo chegar na mesma resposta da caixa de 37 litros. Mas a de 31 que voce recomendou eu consigo... colocando 1 duto de 4" por 42,77cm.

Acho que vou acabar testando os 2 dutos.. o do meu projeto e oq vc recomendou... e vejo qual me agrada mais.

valeu... ainda estou aberto a mais opinioes, quem puder responder as 4 perguntas do primeiro post eu agradeço :] !

valeu

Compartilhar este post

Link para o post

entao nesse caso, vou colocar no winISD que minha caixa etm 26 litros.. pra tentar incluir os dutos e falantes.

E tentar chegar o mais perto possivel da resposta da caixa de 31 litros q vc passou.

Valeu

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...