Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcelomoti

[artigo] DIY Crossovers Hi-end

Recommended Posts

Alguém saber me dizer com o que é isolada a bobina da alpha core? é mylar? Alguém tem idéia da espessura em mícrons? Eu tenho um pouco de fita de cobre sobrando aqui e estava querendo testar um indutor (pequeno) com fita e fio. É uma pena que essa fita de cobre custe uma fortuna =PPPP, sai pra lá de 300 conto o rolo com 100mts do equivalente ao 14 AWG =PPP.

 

Bom o tópico. Parabéns pra galera.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Queria o testemunho do klebão!

 

Se alguém quiser fazer um pra mim eu pago bem... To sem tempo. <_<

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

 

Sou novo no forum mas a muito tempo leio os artigos do autosom.net. Agora que vou fazer um projeto de som no meu carro, queria tirar uma dúvida sobre a construção do crossover.

Segue abaixo o esquema que pretendo montar no meu novo corsa hatch (mod 2006). Detalhes: O Mid traseiro será montando no lugar original e o tweeer colado do lado de fora, junto a coluna. Na parte dianteira, o tweeter será colocado junto ao ajuste do retrovisor (lugar original), o Mid de 6" na porta (lugar original) e o de 5" será confeccionado um pézinho. Segue abaixo o esquema:

 

http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtu...tosom/geral.JPG

(a senha de acesso é "autosom")

 

 

E segue abaixo o crossover que pretendo montar. Minha maior dúvida é no crossover dianteiro. Tudo bem o tweeter "puxar" 4Ohms e os Mid's 2Ohms ?

 

http://discovirtual.uol.com.br/disco_virtu...tosom/cross.JPG

(a senha de acesso é "autosom")

 

 

Acho que vai focar legal né ? Pois como o Tweeter tem sensibilidade de 90db e os mids de 88db, acho que vai ficar bem equilibrado na dianteira, certo ? Na parte traseira, tem o filtro L-Pad para atenuação.

 

Podem (devem!!!) comentar geral... elogiem, critiquem, sugestõem são muito bem vindas.

 

Abcs,

 

Amauri.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como toda iniciativa desse porte é sempre bem vinda.

 

Só faria uma pequena ressalva no trecho abaixo, para que a frase fique um pouco mais genérica.

 

"Casos do quotidiano

Podemos utilizar apenas resistores em série com o falante?

Sim, desde que não exista um filtro passivo ligado a este falante. Note que a impedância percebida pelo amplificador ou cd-player será a impedância do falante mais a resistência do resistor.

Ex: falante de 4 Ohms com resistor de 4 Ohms em série. O amplificador entenderá como um dispositivo de 8 Ohms e o falante receberá metade da potência. "

 

 

Melhor seria dizer:

 

... e o falante receberá a potência equivalente ao 8ohms, que em alguns casos é a metade. Portanto para ter certeza, busque o valor de potência para essa impedância.

 

Caso o valor de potência ainda seja alto para o falante que irá recebê-la, o recomendado é aumentar o valor da atenuação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tô precisando de um cross pra fazer um corte de 250hz pra baixo... alguém se habilita?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...