Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
sepacheco

Caixa acústica de subwoofer automotivo

Recommended Posts

Amigos:

 

Parece um tópico básico, mas com a banalização do uso do WIN ISD (www.linearteam.org), que é gratuito, tenho visto muita besteira sendo feita por ai... :huh:

Caixas enormes com sintonia alta e ai por diante...

 

Bem, qual é o objetivo:

 

Lembrando que esse fórum é visitado por todo tipo de usuário, definir parâmetros de F3, F0 e sintonia, etc... para 3 tipos de uso, ou seja uma "receita de bolo" para os iniciantes não se decepcionarem com as caixas que "projetaram ".

 

Quais os usos:

 

Qualidade

SPL (não campeonato, mas pra ouvir música derrubando as porcas do carro)

dia a dia

 

Vamos deixar de fora tipo de música, resposta de cabine, questões telúricas e fora do alcance do tipo de leitor que é o alvo. Nem tão pouco falar do falante, pois a ideia é parametrizar a resposta. O falante que se der melhor com esses parâmetros, provavelmente vai ter um aumento de vendas... :rolleyes:

 

Vou me abster e deixar o assunto correr, quando estiver BEM estressado, fechamos isso e deixamos no arquivo.

 

As respostas podem ser curtas do tipo

 

Qualidade

F3 = x

F0 = y

Etc..

SPL

F3 = x

F0 = y

Etc..

Dia a dia

etc...

 

Vamos nos ater às bass reflex, já que o uso de caixas suspensão acustica, radiador passivo, LTL, corneta dobrada, etc... tem um publico diferente. ;)

 

A Intenção é fazer o conhecimento dos féras daqui transformar-se em ajuda pratica pros demais, iniciantes e intermediários. :)

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Oq vc me diz das MTL projetadas nas antigas pela electro voice???

fora de tópico.... :angry:

 

MTL muito grande no carro.... Pra trio elétrico até vai...

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
fora de tópico.... :angry:

 

MTL muito grande no carro.... Pra trio elétrico até vai...

 

[]

 

Sandro

tsc, tsc, tsc... I'M SORRY MAN!!! eh impressionante... :huh::unsure::blink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

[OFF] Naum posto mais aqui, mas p/ seu governo eu já vi uma num fusca (que naum eh grande) e ficou animal... Eh só... foi mal ae... ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
[OFF] Naum posto mais aqui, mas p/ seu governo eu já vi uma num fusca (que naum eh grande) e ficou animal... Eh só... foi mal ae... ;)

Velhinho.... A MTL original é com 2 falantes de 15 polegadas e fica um monstro de quase 1 metro cúbico..... Ou seja QUE PORTA MALAS TEM ISSO !!!

Alias tive duas... pra PA !!!

O que você viu foi uma curruptela... ANIMAL, a caixa rosnou pra você ? Tentou avançar ? (como tava a resposta, transientes, acabamento, etc...)

A MTL é Legal.. é (gosto mais de cornetas dobradas)

Desculpe, mas ao abrir o tópico fui BEM específico CAIXAS BASS REFLEX...

O tópico não é sobre MTL... Abre um... Também gostaria de discutir sobre elas na utilização automotiva, afinal muita gente diz que viu, achou animal... mas conhecer o pricípio de funcionamento e projetar... quem sabe ?

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom eu tenho uma caixa com um EXACT da sondstream 10 "e ela foi projetada voltada para respostas planas, mas estou achando muito grande realmente.

pretendo refazer meu porta malas, e a ideia é fazer uma caixa, ou lateral ou no local do estepe.

 

gostaria de usar este sub como exemplo e desenvolver passo a passo um projeto visando qualidade??

posso postar todos o parametros e discutirmos as respostas de diversos softwares, a minha não foi feita pelo winsid e tambem não gosto deste softwatare, seria muito interressante conversarmos sobre softwares e dar notas nas respostas que eles fornecem.

 

não adianta nada ser gratuido e fazer calculos absurdos.

 

Outra pergunta, Para som de qualidade caixa selada vai bem??

 

uma outras pergunta??(pessoal e curiosidade)

 

sepacheco quem é vc, percebi seus conhecimentos e respostas tecnicas, mas não sei quem é vc, Eu sou o Ronaldo o gerente do forum autosom qualquer coisa pode me procurar.

 

Editado por RONIE

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Velhinho.... A MTL original é com 2 falantes de 15 polegadas e fica um monstro de quase 1 metro cúbico..... Ou seja QUE PORTA MALAS TEM ISSO !!!

Alias tive duas... pra PA !!!

O que você viu foi uma curruptela... ANIMAL, a caixa rosnou pra você ? Tentou avançar ? (como tava a resposta, transientes, acabamento, etc...)

A MTL é Legal.. é (gosto mais de cornetas dobradas)

Desculpe, mas ao abrir o tópico fui BEM específico CAIXAS BASS REFLEX...

O tópico não é sobre MTL... Abre um... Também gostaria de discutir sobre elas na utilização automotiva, afinal muita gente diz que viu, achou animal... mas conhecer o pricípio de funcionamento e projetar... quem sabe ?

 

[]

 

Sandro

RELAX MAN!!! tô dizendo... <_< sem comentários...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Amigos:

 

Parece um tópico básico, mas com a banalização do uso do WIN ISD (www.linearteam.org), que é gratuito, tenho visto muita besteira sendo feita por ai... :huh:

Caixas enormes com sintonia alta e ai por diante...

 

Bem, qual é o objetivo:

 

Lembrando que esse fórum é visitado por todo tipo de usuário, definir parâmetros de F3, F0 e sintonia, etc... para 3 tipos de uso, ou seja uma "receita de bolo" para os iniciantes não se decepcionarem com as caixas que "projetaram ".

 

Quais os usos:

 

Qualidade

SPL (não campeonato, mas pra ouvir música derrubando as porcas do carro)

dia a dia

 

Vamos deixar de fora tipo de música, resposta de cabine, questões telúricas e fora do alcance do tipo de leitor que é o alvo. Nem tão pouco falar do falante, pois a ideia é parametrizar a resposta. O falante que se der melhor com esses parâmetros, provavelmente vai ter um aumento de vendas... :rolleyes:

 

Vou me abster e deixar o assunto correr, quando estiver BEM estressado, fechamos isso e deixamos no arquivo.

 

As respostas podem ser curtas do tipo

 

Qualidade

F3 = x

F0 = y

Etc..

SPL

F3 = x

F0 = y

Etc..

Dia a dia

etc...

 

Vamos nos ater às bass reflex, já que o uso de caixas suspensão acustica, radiador passivo, LTL, corneta dobrada, etc... tem um publico diferente. ;)

 

A Intenção é fazer o conhecimento dos féras daqui transformar-se em ajuda pratica pros demais, iniciantes e intermediários. :)

 

[]

 

Sandro

Pq vc q é o criador do topico nao começa dizendo quais sao os parametros ideais na sua opiniao? :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom...sou extremamente leigo nesse assunto, mais é algo que muito me interessa...até pq pretendo montar um sisteminha de qualidade....

 

Agora...o que seria um BASS REFLAX e um MTL???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sao tipos d construçao d caixas... depende do formato interno da caixa, se é em caracol, se tem um canal angulado dentro, etc... bass reflex se nao me engano é selada e dutada... pode olhar no manual do seu mini-system, q la provavelmente vai ta falando a as caixas sao do tipo bass reflex!

 

Tb nao manjo mt d caixas, só tenho uma certa noçao sobre o assunto...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
sao tipos d construçao d caixas... depende do formato interno da caixa, se é em caracol, se tem um canal angulado dentro, etc... bass reflex se nao me engano é selada e dutada... pode olhar no manual do seu mini-system, q la provavelmente vai ta falando a as caixas sao do tipo bass reflex!

 

Tb nao manjo mt d caixas, só tenho uma certa noçao sobre o assunto...

BassReflex = Vented box = Caixa dutada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
sao tipos d construçao d caixas... depende do formato interno da caixa, se é em caracol, se tem um canal angulado dentro, etc... bass reflex se nao me engano é selada e dutada... pode olhar no manual do seu mini-system, q la provavelmente vai ta falando a as caixas sao do tipo bass reflex!

 

Tb nao manjo mt d caixas, só tenho uma certa noçao sobre o assunto...

BassReflex = Vented box = Caixa dutada

tem um Mid-System aki em casa com caixa selada q ta escrito bem grande na frente dela: BASS REFLEX...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
sao tipos d construçao d caixas... depende do formato interno da caixa, se é em caracol, se tem um canal angulado dentro, etc... bass reflex se nao me engano é selada e dutada... pode olhar no manual do seu mini-system, q la provavelmente vai ta falando a as caixas sao do tipo bass reflex!

 

Tb nao manjo mt d caixas, só tenho uma certa noçao sobre o assunto...

BassReflex = Vented box = Caixa dutada

Bem galera, vou tentar explicar para vcs e informar as configurações.

 

CAIXA QUALIDADE

 

Quanto mais plana a resposta melhor, lembrando que um sub de qualidade começa a responder a 35 hz, porém para isso alguns sub's exigem uma caixa ENORME. O único sub que estudei e vi que tinha uma resposta 90% plana foi o JL Audio 10wv2.

 

Eu utilizei a seguinte configuração:

 

VB - 38 litros

Frequencia Caixa - 29,70 hz

QL - 20,00

 

Resultado Final

==========

 

F3 - 28,00 hz

FS - 35,00 hz

Frequencia Pico - 40 a 46 hz

 

Vale salientar que eu coloquei esse pico nas frequencias mais baixas pelo motivo da alteração da impedancia nessas faixas de frequencia, assim sendo, iria "igualar" o nível sonoro.

 

SOM SPL SEM SER PARA CAMPEONATO

=========================

 

Para esse tipo de caixa eu costumo deixar um pico de faixa de frequencia na frequencia de ressonancia do veículo, geralmente coloco 10 hz a menos e 10 hz na frequencia de ressonancia. Para esse tipo de som costumo indicar a linha Spyder Nitro, onde para exemplo utilizei o Spyder Nitro 12 2x2

 

Configuração:

 

VB - 40 litros

Frequencia Caixa - 45,35 hz

QL - 20,00

 

Resultado Final

==========

 

F3 - 40,11 hz

FS - 45,00 hz

Frequencia Pico - 60 a 70 hz

 

DIA A DIA

=======

 

Para esse tipo de configuração a turma geralmente gosta de utilizar grave pouco agresivo com subgrave, para esse tipo de som eu geralmente recomendo o Premium IIe e o Endurence E2k de 12.

 

Falante analizado: Bravox Premium IIe PSW12

 

Configuração:

 

VB - 45 litros

Frequencia Caixa - 39,13 hz

QL - 20,00

 

Resultado Final

==========

 

F3 - 38,00 hz

FS - 45,00 hz

Frequencia Pico - 55 a 73 hz

 

A diferença entre a configuração Dia a Dia e a Spl é o ganho, onde no caso da caixa Dia a Dia geralmente deixo com o pico com uma resposta mais plana em relação a de SPL.

 

Vale salientar também que existem sub's para cada tipo de utilização, eu usei apenas umas demonstrações.

 

Uma regrinha básica para que não possamos causar um excursionamento excessivo do cone por excesso de frequencia de sintonia, seria vc utilizar de 30 a 40 hz na configuração da frequencia de sintonia do caixa e evitar ao máximo caixas grandes.

 

Espero ter explicado diretinho essa parte.

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
sao tipos d construçao d caixas... depende do formato interno da caixa, se é em caracol, se tem um canal angulado dentro, etc... bass reflex se nao me engano é selada e dutada... pode olhar no manual do seu mini-system, q la provavelmente vai ta falando a as caixas sao do tipo bass reflex!

 

Tb nao manjo mt d caixas, só tenho uma certa noçao sobre o assunto...

BassReflex = Vented box = Caixa dutada

Bem galera, vou tentar explicar para vcs e informar as configurações.

 

CAIXA QUALIDADE

 

Quanto mais plana a resposta melhor, lembrando que um sub de qualidade começa a responder a 35 hz, porém para isso alguns sub's exigem uma caixa ENORME. O único sub que estudei e vi que tinha uma resposta 90% plana foi o JL Audio 10wv2.

 

Eu utilizei a seguinte configuração:

 

VB - 38 litros

Frequencia Caixa - 29,70 hz

QL - 20,00

 

Resultado Final

==========

 

F3 - 28,00 hz

FS - 35,00 hz

Frequencia Pico - 40 a 46 hz

 

Vale salientar que eu coloquei esse pico nas frequencias mais baixas pelo motivo da alteração da impedancia nessas faixas de frequencia, assim sendo, iria "igualar" o nível sonoro.

 

SOM SPL SEM SER PARA CAMPEONATO

=========================

 

Para esse tipo de caixa eu costumo deixar um pico de faixa de frequencia na frequencia de ressonancia do veículo, geralmente coloco 10 hz a menos e 10 hz na frequencia de ressonancia. Para esse tipo de som costumo indicar a linha Spyder Nitro, onde para exemplo utilizei o Spyder Nitro 12 2x2

 

Configuração:

 

VB - 40 litros

Frequencia Caixa - 45,35 hz

QL - 20,00

 

Resultado Final

==========

 

F3 - 40,11 hz

FS - 45,00 hz

Frequencia Pico - 60 a 70 hz

 

DIA A DIA

=======

 

Para esse tipo de configuração a turma geralmente gosta de utilizar grave pouco agresivo com subgrave, para esse tipo de som eu geralmente recomendo o Premium IIe e o Endurence E2k de 12.

 

Falante analizado: Bravox Premium IIe PSW12

 

Configuração:

 

VB - 45 litros

Frequencia Caixa - 39,13 hz

QL - 20,00

 

Resultado Final

==========

 

F3 - 38,00 hz

FS - 45,00 hz

Frequencia Pico - 55 a 73 hz

 

A diferença entre a configuração Dia a Dia e a Spl é o ganho, onde no caso da caixa Dia a Dia geralmente deixo com o pico com uma resposta mais plana em relação a de SPL.

 

Vale salientar também que existem sub's para cada tipo de utilização, eu usei apenas umas demonstrações.

 

Uma regrinha básica para que não possamos causar um excursionamento excessivo do cone por excesso de frequencia de sintonia, seria vc utilizar de 30 a 40 hz na configuração da frequencia de sintonia do caixa e evitar ao máximo caixas grandes.

 

Espero ter explicado diretinho essa parte.

 

Abraços

agora sim peguei o espírito do tópico!!!

Calma paliozim olha a fadiga.............

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Outra pergunta, Para som de qualidade caixa selada vai bem??

Iae Ronie... Blz cara? Seguinte... Pelo que "eu" particularmente vi e fui informado pelo povo que curte um somzinho mais "quality" aqui na minha cidade, TODOS que visam qualidade tem caixa selada... Mesmo porque, a ideia da Vented-Box seria para "Reforço de Graves", e em um som de qualidade pelo que eu saiba, todas as frequências seriam harmoniosas, sem contar com o reforço em algum deles... :)

Me corrijam se eu estiver errado, mais acho que é isso..

Abraços Geral...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz uma caixa de 60 l livres pro meu 2k de 15 e consegui uma resposta mto plana com F3 de 35Hz. E realmente o grave do sub é mto bom. Redondo e não embola.

RONIE vc falou que não gosta do WinISD neh?? pois bem eu tb não confiava muito. Eu tenho uma revista somecarro onde tem uma seção sobre simulações de caixas para subwoofers. O consultor responsavel por esse seção era o marcelo portela. Para fazer as simulações ele usava um dos melhores programas de calculos do mudo o TERMPRO. Pois bem, dai eu peguei os parametros do sub que estava sendo utilizado na simulação da revista e coloquei no WINISD e a resposta batia certinho com a que o TERMPRO simulava. Não sei se o programa é confiavel nas outras areas como no quesito excursão, SPL, group delay. Mas na simulação da resposta ao ar livre acho que da pra confia. A resposta de um programa de 500 dolares batia exatamente com a resposta de um programa gratuito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma duvida que sempre tenho:

 

- Se num show ou algo semelhante (uma opera por ex) o subgrave é muito dificil de se obter (digo analogamente), entao uma caixa com resposta curva (selada) teria maior qualidade pois representaria de maneira mais fidedigna a realidade?

 

-Eu particularmente adoro o reforço nos graves e subgraves, por isso procuro que minhas caixas tenham uma resposta alta em subgraves e graves , mesmo que p/ o dia a dia deixe o volume do sub em -3db , mas quando tenho vontade de sentir o carro tremer as porcas (gostei do termo) tenho uma resposta boa.

 

acho que os parametros do sub determinam o f3 e o f0 da caixa, embora de maneira geral deva ficar como o Rodrigo Carvalho disse, em spl, acho melhor primeiro saber a freq de resonancia do mesmo, afinal quem procura spl quer ver o carro desmontar (pergunta pro zippo e pro paulo!)

 

um dado a mais p/ este tópico poderia ser:

- Qual o corte LP do seu subwoofer?

 

- o meu quase sempre fica em 50hz, acima disso o sub começa a "falar" muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

como´meu 2 de 15 tem o cone mto pesado deixo em 50 tb. mas falta potencia probixinho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Uma duvida que sempre tenho:

 

- Se num show ou algo semelhante (uma opera por ex) o subgrave é muito dificil de se obter (digo analogamente), entao uma caixa com resposta curva (selada) teria maior qualidade pois representaria de maneira mais fidedigna a realidade?

 

-Eu particularmente adoro o reforço nos graves e subgraves, por isso procuro que minhas caixas tenham uma resposta alta em subgraves e graves , mesmo que p/ o dia a dia deixe o volume do sub em -3db , mas quando tenho vontade de sentir o carro tremer as porcas (gostei do termo) tenho uma resposta boa.

 

acho que os parametros do sub determinam o f3 e o f0 da caixa, embora de maneira geral deva ficar como o Rodrigo Carvalho disse, em spl, acho melhor primeiro saber a freq de resonancia do mesmo, afinal quem procura spl quer ver o carro desmontar (pergunta pro zippo e pro paulo!)

 

um dado a mais p/ este tópico poderia ser:

- Qual o corte LP do seu subwoofer?

 

- o meu quase sempre fica em 50hz, acima disso o sub começa a "falar" muito.

Bem, para esse estilo de musica é recomendável esse tipo de caixa, mas como grande parte das pessoas são ecléticas a caixa mais recomendável é a dutada.

 

Outro ponto seria o caixa de SPL, eu falei mais uma questão genérica sacas? Mas se o pessoal quiser eu coloco aqui como se fazer um caixa só para SPL. Outrossim eu escrevi um Artigo mais detalhado de caixas acústicas, inclusive falando sobre como adquirir a frequencia de ressonancia do veículo e etc, se a turma aqui tiver algum interesse eu posto na boa :)

 

Eu costumo usar o corte do sub em 100 ou 110 hz para que iguale diretinho com o meu mid bass :)

 

Abraços, qualquer coisa tamos aqui na área :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Uma duvida que sempre tenho:

 

- Se num show ou algo semelhante (uma opera por ex) o subgrave é muito dificil de se obter (digo analogamente), entao uma caixa com resposta curva (selada) teria maior qualidade pois representaria de maneira mais fidedigna a realidade?

 

-Eu particularmente adoro o reforço nos graves e subgraves, por isso procuro que minhas caixas tenham uma resposta alta em subgraves e graves , mesmo que p/ o dia a dia deixe o volume do sub em -3db , mas quando tenho vontade de sentir o carro tremer as porcas (gostei do termo) tenho uma resposta boa.

 

acho que os parametros do sub determinam o f3 e o f0 da caixa, embora de maneira geral deva ficar como o Rodrigo Carvalho disse, em spl, acho melhor primeiro saber a freq de resonancia do mesmo, afinal quem procura spl quer ver o carro desmontar (pergunta pro zippo e pro paulo!)

 

um dado a mais p/ este tópico poderia ser:

- Qual o corte LP do seu subwoofer?

 

- o meu quase sempre fica em 50hz, acima disso o sub começa a "falar" muito.

Bem, para esse estilo de musica é recomendável esse tipo de caixa, mas como grande parte das pessoas são ecléticas a caixa mais recomendável é a dutada.

 

Outro ponto seria o caixa de SPL, eu falei mais uma questão genérica sacas? Mas se o pessoal quiser eu coloco aqui como se fazer um caixa só para SPL. Outrossim eu escrevi um Artigo mais detalhado de caixas acústicas, inclusive falando sobre como adquirir a frequencia de ressonancia do veículo e etc, se a turma aqui tiver algum interesse eu posto na boa :)

 

Eu costumo usar o corte do sub em 100 ou 110 hz para que iguale diretinho com o meu mid bass :)

 

Abraços, qualquer coisa tamos aqui na área :)

Eu me interessei muito por este topico, nao manja muito sobre caixas mas eh um assunto que me agrada por demais, esse artigo sobre caixas acústicas seria muito bom pro forum posta ai meu na boa velho...

 

 

falow

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu vou concluir ele e posto essa semana

 

Abraços

Estaremos aguardando!

 

Valew pela colaboraçao,

 

no meu txto faltou escrever (ficou confuso) que a freq de resonancia a que me referia era do carro hehe.

 

realmente o grave é preferencia nacional, e me incluo nessa hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Lembrando que esse fórum é visitado por todo tipo de usuário, definir parâmetros de F3, F0 e sintonia, etc... para 3 tipos de uso, ou seja uma "receita de bolo" para os iniciantes não se decepcionarem com as caixas que "projetaram ".

 

Qualidade

SPL (não campeonato, mas pra ouvir música derrubando as porcas do carro)

dia a dia

 

Vamos deixar de fora tipo de música, resposta de cabine, questões telúricas e fora do alcance do tipo de leitor que é o alvo. Nem tão pouco falar do falante, pois a ideia é parametrizar a resposta.

Olá Sandro!

 

Sem levar em conta os parametros do alto-falante nem tampouco o ambiente, acredito que as faixas ideias de sintonia das BASS reflex giram em torno de:

 

Qualidade:

 

- sintonizada de 20 a 25Hz (pq isso depende diretamente dos parâmetros...mas de uma forma geral produz uma resposta plana)

f0 em torno de 30/35Hz

f3 em torno de 25/30Hz

 

SPL:

 

- com sintonia mais alta, visando grandes picos, algo em torno de até 45Hz dependendo do sub.

f0 em torno de 45Hz

f3 em torno de 40Hz

pico de 50 a 60Hz

 

dia a dia:

 

- litragem mediana, com sintonia ao redor de 30/35Hz.

f0 em torno de 40Hz

f3 em torno de 35Hz

Com uma resposta agradável, caixas de fácil construção e que comumente permitem aplicar a potencia nominal sem preocupações.

 

LÓGICO que esses numeros são apenas para referência...podem ser usados como parâmetro de comparação e sempre devem estar apoiados nas outras variáveis.

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
sao tipos d construçao d caixas... depende do formato interno da caixa, se é em caracol, se tem um canal angulado dentro, etc... bass reflex se nao me engano é selada e dutada... pode olhar no manual do seu mini-system, q la provavelmente vai ta falando a as caixas sao do tipo bass reflex!

 

Tb nao manjo mt d caixas, só tenho uma certa noçao sobre o assunto...

BassReflex = Vented box = Caixa dutada

Bem galera, vou tentar explicar para vcs e informar as configurações.

 

CAIXA QUALIDADE

 

Quanto mais plana a resposta melhor, lembrando que um sub de qualidade começa a responder a 35 hz, porém para isso alguns sub's exigem uma caixa ENORME. O único sub que estudei e vi que tinha uma resposta 90% plana foi o JL Audio 10wv2.

 

Eu utilizei a seguinte configuração:

 

VB - 38 litros

Frequencia Caixa - 29,70 hz

QL - 20,00

 

Resultado Final

==========

 

F3 - 28,00 hz

FS - 35,00 hz

Frequencia Pico - 40 a 46 hz

 

Vale salientar que eu coloquei esse pico nas frequencias mais baixas pelo motivo da alteração da impedancia nessas faixas de frequencia, assim sendo, iria "igualar" o nível sonoro.

 

SOM SPL SEM SER PARA CAMPEONATO

=========================

 

Para esse tipo de caixa eu costumo deixar um pico de faixa de frequencia na frequencia de ressonancia do veículo, geralmente coloco 10 hz a menos e 10 hz na frequencia de ressonancia. Para esse tipo de som costumo indicar a linha Spyder Nitro, onde para exemplo utilizei o Spyder Nitro 12 2x2

 

Configuração:

 

VB - 40 litros

Frequencia Caixa - 45,35 hz

QL - 20,00

 

Resultado Final

==========

 

F3 - 40,11 hz

FS - 45,00 hz

Frequencia Pico - 60 a 70 hz

 

DIA A DIA

=======

 

Para esse tipo de configuração a turma geralmente gosta de utilizar grave pouco agresivo com subgrave, para esse tipo de som eu geralmente recomendo o Premium IIe e o Endurence E2k de 12.

 

Falante analizado: Bravox Premium IIe PSW12

 

Configuração:

 

VB - 45 litros

Frequencia Caixa - 39,13 hz

QL - 20,00

 

Resultado Final

==========

 

F3 - 38,00 hz

FS - 45,00 hz

Frequencia Pico - 55 a 73 hz

 

A diferença entre a configuração Dia a Dia e a Spl é o ganho, onde no caso da caixa Dia a Dia geralmente deixo com o pico com uma resposta mais plana em relação a de SPL.

 

Vale salientar também que existem sub's para cada tipo de utilização, eu usei apenas umas demonstrações.

 

Uma regrinha básica para que não possamos causar um excursionamento excessivo do cone por excesso de frequencia de sintonia, seria vc utilizar de 30 a 40 hz na configuração da frequencia de sintonia do caixa e evitar ao máximo caixas grandes.

 

Espero ter explicado diretinho essa parte.

 

Abraços

Obrigado Rodrigo !!! :)

Você pegou o espírito !!!

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...