Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

JEK

Caixa para trio fica melhor sintonizada em quanto?

Recommended Posts

É pessoal, a caixa para trio fica bom em mais ou menos qual sintonia???

 

Alto falante pioneer 306 dvc, potencia de 400 rms. Potencia aplicada 600rms.

 

Já tenho uma caixa de 52 litros e quero só saber em quanto sintonizar... Tenho alguns gráficos... Não quero q toque só externo quero q toque interno tbm. Já toca muito bem esterno mais queria testar...quem sabe fica melhor...

 

Graficos

 

Excursion

 

excursion2im.jpg

 

Spl

 

spl4sb.jpg

 

Magnitude

 

magnitude0qe.jpg

 

 

Amarelo - 62 litros duto de 4"X11 Sintonia 44,02 (Caixa de um amigo mais não vou usar.)

Vermelho - 52 litros duto de 3"x11 Sintonia 48,07

Branco - 52 litros duto de 3X15 Sintonia 41,17 ( A q tenho )

 

O pq de 11, geralmente o duto sem alongamento tem 11 cm...

 

Abrços e aguardo respostas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É pessoal, a caixa para trio fica bom em mais ou menos qual sintonia???

 

Alto falante pioneer 306 dvc, potencia de 400 rms. Potencia aplicada 600rms.

 

Já tenho uma caixa de 52 litros e quero só saber em quanto sintonizar... Tenho alguns gráficos... Não quero q toque só externo quero q toque interno tbm. Já toca muito bem esterno mais queria testar...quem sabe fica melhor...

 

Graficos

 

Excursion

 

excursion2im.jpg

 

Spl

 

spl4sb.jpg

 

Magnitude

 

magnitude0qe.jpg

 

 

Amarelo - 62 litros duto de 4"X11 Sintonia 44,02 (Caixa de um amigo mais não vou usar.)

Vermelho - 52 litros duto de 3"x11 Sintonia 48,07

Branco - 52 litros duto de 3X15 Sintonia 41,17 ( A q tenho )

 

O pq de 11, geralmente o duto sem alongamento tem 11 cm...

 

Abrços e aguardo respostas!

me passa o drive desse falante pra eu dar uma olhada...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É pessoal, a caixa para trio fica bom em mais ou menos qual sintonia???

 

Alto falante pioneer 306 dvc, potencia de 400 rms. Potencia aplicada 600rms.

 

Já tenho uma caixa de 52 litros e quero só saber em quanto sintonizar... Tenho alguns gráficos... Não quero q toque só externo quero q toque interno tbm. Já toca muito bem esterno mais queria testar...quem sabe fica melhor...

 

Graficos

 

Excursion

 

excursion2im.jpg

 

Spl

 

spl4sb.jpg

 

Magnitude

 

magnitude0qe.jpg

 

 

Amarelo - 62 litros duto de 4"X11 Sintonia 44,02 (Caixa de um amigo mais não vou usar.)

Vermelho - 52 litros duto de 3"x11 Sintonia 48,07

Branco - 52 litros duto de 3X15 Sintonia 41,17 ( A q tenho )

 

O pq de 11, geralmente o duto sem alongamento tem 11 cm...

 

Abrços e aguardo respostas!

me passa o drive desse falante pra eu dar uma olhada...

Me passa seu e-mail...

 

Na verdade tô querendo saber qual dessas ai ficaria melhor...

 

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra mim ... de antemao.., dessa 3 a branca ta a melhor... menos hump e melhor resposta nas frequncias mais baixas... mas creio q mexendo na sintonia da maior creio q da pra ser a melhor tb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Te enviei...

 

Amanha vou testar a com duto de 11 para ver como fica...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Te enviei...

 

Amanha vou testar a com duto de 11 para ver como fica...

Pra fora eu nao vi grandes vantagens desse sub(em simulação) mas pra dentro creio q tenha um potencial maior... coloca dutos de 15 cm e testa...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Te enviei...

 

Amanha vou testar a com duto de 11 para ver como fica...

Pra fora eu nao vi grandes vantagens desse sub(em simulação) mas pra dentro creio q tenha um potencial maior... coloca dutos de 15 cm e testa...

Já estou com os dutos de 15 e toca bem para dentro e para fora... Fiz 150,4db com dois sem bateria extra nem nada. Para fora todos q escutaram, elogiam...

 

Tava só testano para ver o q ia dar...

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Te enviei...

 

Amanha vou testar a com duto de 11 para ver como fica...

Pra fora eu nao vi grandes vantagens desse sub(em simulação) mas pra dentro creio q tenha um potencial maior... coloca dutos de 15 cm e testa...

Já estou com os dutos de 15 e toca bem para dentro e para fora... Fiz 150,4db com dois sem bateria extra nem nada. Para fora todos q escutaram, elogiam...

 

Tava só testano para ver o q ia dar...

 

Abraços!

Jek agora q eu vim perceber... 1 duto de 15 a sintonia vai estar em 35hz aproximadamente... isso com 52 litros livres...por isso falei 15 cm pois me baseei na sua sintonia inicial... 41hz.(pra essa sintonia o duto é de 9~10 cm..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

resume aí JEK:

 

to com 4 306 aqui, to montando no vectra, curto SPL mas vou usar no trio tb, com q litragem e dutos eles rendem bem pra fora????

 

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
resume aí JEK:

 

to com 4 306 aqui, to montando no vectra, curto SPL mas vou usar no trio tb, com q litragem e dutos eles rendem bem pra fora????

 

 

abraço

faça uma caixa que tenho pico em 60hz , que é o SPL de PA ... pq pensar de 30 hz pra baixo em trio é ser loko ...

 

a caixa que fiz pros meu PW3 de 15 ( quando tava com trio) tinha um pico de 6 DB em 60 hz ...

tocava MUITO bem pra fora !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
resume aí JEK:

 

to com 4 306 aqui, to montando no vectra, curto SPL mas vou usar no trio tb, com q litragem e dutos eles rendem bem pra fora????

 

 

abraço

faça uma caixa que tenho pico em 60hz , que é o SPL de PA ... pq pensar de 30 hz pra baixo em trio é ser loko ...

 

a caixa que fiz pros meu PW3 de 15 ( quando tava com trio) tinha um pico de 6 DB em 60 hz ...

tocava MUITO bem pra fora !

poxa guto ... pico de 6 db.... é muito cara ..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
resume aí JEK:

 

to com 4 306 aqui, to montando no vectra, curto SPL mas vou usar no trio tb, com q litragem e dutos eles rendem bem pra fora????

 

 

abraço

faça uma caixa que tenho pico em 60hz , que é o SPL de PA ... pq pensar de 30 hz pra baixo em trio é ser loko ...

 

a caixa que fiz pros meu PW3 de 15 ( quando tava com trio) tinha um pico de 6 DB em 60 hz ...

tocava MUITO bem pra fora !

poxa guto ... pico de 6 db.... é muito cara ..

olha ... eu tb na hora do grafico , fiquei com medo ...

mais na prática cara , ficou MUITO suave viu , ficou gostoso o som ...

pq 60 hz querendo ou não puxa 50 hz e 40 hz né ???

Como tb puxa puxa pra 70 hz 80 hz e até 100 hz , então Graves fiam bem distribuidos ...

Agora acho que fica ruim quando o pico é MUITO agudo , com o "Q" muito fechado ...

Com fica MUITO evidente o a freq. de pico da caixa ...

Mais no meu caso ficou bem aberto , então ficou mais como uma coloração no som , do que um pico em si !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mesmo caso dos streetbass com caixa 60 litros, dá um pico que agrada!

 

Bom, prefiro nao opinar sobre esses caras pretas por enquanto, porque tenho dúvidas em relação ao melhor corte. Já vi caixas e caixas boas e ruins em todas as litragens.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
resume aí JEK:

 

to com 4 306 aqui, to montando no vectra, curto SPL mas vou usar no trio tb, com q litragem e dutos eles rendem bem pra fora????

 

 

abraço

faça uma caixa que tenho pico em 60hz , que é o SPL de PA ... pq pensar de 30 hz pra baixo em trio é ser loko ...

 

a caixa que fiz pros meu PW3 de 15 ( quando tava com trio) tinha um pico de 6 DB em 60 hz ...

tocava MUITO bem pra fora !

poxa guto ... pico de 6 db.... é muito cara ..

olha ... eu tb na hora do grafico , fiquei com medo ...

mais na prática cara , ficou MUITO suave viu , ficou gostoso o som ...

pq 60 hz querendo ou não puxa 50 hz e 40 hz né ???

Como tb puxa puxa pra 70 hz 80 hz e até 100 hz , então Graves fiam bem distribuidos ...

Agora acho que fica ruim quando o pico é MUITO agudo , com o "Q" muito fechado ...

Com fica MUITO evidente o a freq. de pico da caixa ...

Mais no meu caso ficou bem aberto , então ficou mais como uma coloração no som , do que um pico em si !

Pra som interno 6dB é terrivel, mas pra trio até que passa (segundo o working se ele ouvir algo assim ele chega metendo a BICA hueuhe) ... Mas o pessoal se ilude um pouco com o gráficode magnitude.. pra ter uma aproximação da resposta somente pelo SPl...

 

mas pra trio como o negócio é ao ar livre eu até diminuira este volume da caixa e faria a sintonia de ouvido mesmo... alterando dutos...

 

Alguém que já tenha feito a caixa recomendada pela Pioneer notou sopro?? pq pelos gráficos se ouvir um black o coitadinho do sub vai assoviar passa dos 50m/s fácil com duto de 3"...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
resume aí JEK:

 

to com 4 306 aqui, to montando no vectra, curto SPL mas vou usar no trio tb, com q litragem e dutos eles rendem bem pra fora????

 

 

abraço

faça uma caixa que tenho pico em 60hz , que é o SPL de PA ... pq pensar de 30 hz pra baixo em trio é ser loko ...

 

a caixa que fiz pros meu PW3 de 15 ( quando tava com trio) tinha um pico de 6 DB em 60 hz ...

tocava MUITO bem pra fora !

poxa guto ... pico de 6 db.... é muito cara ..

olha ... eu tb na hora do grafico , fiquei com medo ...

mais na prática cara , ficou MUITO suave viu , ficou gostoso o som ...

pq 60 hz querendo ou não puxa 50 hz e 40 hz né ???

Como tb puxa puxa pra 70 hz 80 hz e até 100 hz , então Graves fiam bem distribuidos ...

Agora acho que fica ruim quando o pico é MUITO agudo , com o "Q" muito fechado ...

Com fica MUITO evidente o a freq. de pico da caixa ...

Mais no meu caso ficou bem aberto , então ficou mais como uma coloração no som , do que um pico em si !

Pra som interno 6dB é terrivel, mas pra trio até que passa (segundo o working se ele ouvir algo assim ele chega metendo a BICA hueuhe) ... Mas o pessoal se ilude um pouco com o gráficode magnitude.. pra ter uma aproximação da resposta somente pelo SPl...

 

mas pra trio como o negócio é ao ar livre eu até diminuira este volume da caixa e faria a sintonia de ouvido mesmo... alterando dutos...

 

Alguém que já tenha feito a caixa recomendada pela Pioneer notou sopro?? pq pelos gráficos se ouvir um black o coitadinho do sub vai assoviar passa dos 50m/s fácil com duto de 3"...

Olha , eu não arriscaria usar esse falante pra trio não , é uma judição tremenda com ele ...

Acho que um cara que chegar com 2 woofers de 12" (pw3) vai te cobrir fácil com as pancadas ...

Mais sei lá ... já que vc quer fazer ... blz

Mais tenta providenciar um subsonico em 25 hz pra esse seu falante viu , pq se não o bichinho vai cuspir e queimar rapidão !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aew galera, td blz...

 

eu tenho tb 4 woofers de 12'', mas quero usar os pioneer pq tb curto spl, e eles dão um grave mto tezão, e voltando ao assunto trio, vi 4 desses em uma parati, e gostei mto do grave, tava tocando mto aberto...

 

vcs ai q manjam d caixas, me dão uma mão e passem uma litragem e medida de dutos mais ou menos pra não jogar dinheiro fora, vo gastar 2 placas de compensado no vectra e quero fazer bem feito pra não me arrepender dpois, ia fazer a caixa do manual, mas c tem como fazer melhor, aguardo dicas...

 

abraço pessoal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Guto Almeida....

Vi seu comentário sobre sintonizar esse sub da pioneer em 60 como os PW3 da Selenium.

Bom, os pW3 são WOOfers da linha profissional, voltados para render graves altos e bem definidos na faixa menos ampla, mas de maior "amplitude" na ressonância ao ar livre.

 

Acho que sintinizar esses pioneers em 60 não seria o ideal.

Sintonizaria em 40Hz até aceitáveis 45 Hz, dependendo do carro.

 

Cobriria uma faixa maior, sem sobrecarregar demais o sub com picos elevados, já que não foi projetado para ambientes abertos.

 

Concordo com vc no uso de woofer's em sintonia de 60 Hz para trio -elétricos.Mas, lembrando sempre que podemos estragar o woofer por falta de carregamento acústico para frequências abaixo da sintonia da caixa.

Nesse caso, recomendo usar filtros Hp. para os woofer's e disponibilizar outra via do sistema para os subgraves ( de 30 Hz até 60Hz)

 

Um abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha... resumindo tudo... minha caixa tá sintonizada em 35 hz tocando muito bem para fora (LEmbrando q é um sub) todos adoram...

 

Em relação a soprar... sopra um pouco sim mais não imcomoda em nada o som... nada mesmo.. a não ser q vc abra mala só com o graves ligados... ai pode até incomodar umas besterinha...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guto Almeida....

Vi seu comentário sobre sintonizar esse sub da pioneer em 60 como os PW3 da Selenium.

Bom, os pW3 são WOOfers da linha profissional, voltados para render graves altos e bem definidos na faixa menos ampla, mas de maior "amplitude" na ressonância ao ar livre.

 

Acho que sintinizar esses pioneers em 60 não seria o ideal.

Sintonizaria em 40Hz até aceitáveis 45 Hz, dependendo do carro.

 

Cobriria uma faixa maior, sem sobrecarregar demais o sub com picos elevados, já que não foi projetado para ambientes abertos.

 

Concordo com vc no uso de woofer's em sintonia de 60 Hz para trio -elétricos.Mas, lembrando sempre que podemos estragar o woofer por falta de carregamento acústico para frequências abaixo da sintonia da caixa.

Nesse caso, recomendo usar filtros Hp. para os woofer's e disponibilizar outra via do sistema para os subgraves ( de 30 Hz até 60Hz)

 

Um abraço!

Não ...

a minha caixa tava sintonizada em 30 hz ...

mais tinha pico em 60 hz ...

Concordo plenamente com o que vc disse ...

 

Mais o problemão da galera aqui no forum é contantes reclamações de queima de falantes ... e acontece isso justamente pelo o que vc falou no seu post ...

Não sabe montar a caixa ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Guto Almeida.

 

Quando vc cria uma caixa com sintonia baixa demais(abaixo dos 35 Hz), e está fica com um ganho de + de 3 Db's em outras frequências que não seja 5 A 7 hZ'S a mais do que sintonizado, ocorre o que vc disse mesmo, pode danigficar os falantes.

 

Para corrigir esse defeito, na maioria das vezes, e necessário aumentar ou diminuir o volume da caixa.

Por que digo isso e não diminuindo o duto?

Porque se vc procura um projeto de subgraves eficientes, você irá encontrar nas frequências entre 30 e 40 Hz's.

Aumentando o tamanho(ou diminuindo...mas na maioria das vezes aumentando...)da caixa, vc poderá conseguir tornar a resposta do sub o mais linear possível.Se conseguir isso, pode montar projetos com ganhos de até +5Db's.

 

Quanto mais linear a resposta da caixa para o sub, melhor para aplicar potência e buscar resultados mais satisfatórios.Mas esbarramos no inconveniente de termos as vezes que criar caixas muito grandes para conseguir isso...(as vezes até o dobro da litragem...)

 

Para projetos com Woofers da linha profissional( principalmente a linha PW3 e HINOR HPL, É EXTREMAMENTE RECOMENDÁVEL SINTONIZAR AS CAIXAS EM 60 hZ'S PARA CONSEGUIR O MÁXIMO EM AMBIENTES ABERTOS. Mas isso é para woofer's e não sub, lembrando também que é necessário usar filtros passa-alta ou corssover's ativos para cortar as frequências abaixo de 60HZ's.

Já montei alguns son desse tipo e ficaram com médio-graves extremamente cruéis.

 

Até mais;.)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá Guto Almeida.

 

Quando vc cria uma caixa com sintonia baixa demais(abaixo dos 35 Hz), e está fica com um ganho de + de 3 Db's em outras frequências que não seja 5 A 7 hZ'S a mais do que sintonizado, ocorre o que vc disse mesmo, pode danigficar os falantes.

 

Para corrigir esse defeito, na maioria das vezes, e necessário aumentar ou diminuir o volume da caixa.

Por que digo isso e não diminuindo o duto?

Porque se vc procura um projeto de subgraves eficientes, você irá encontrar nas frequências entre 30 e 40 Hz's.

Aumentando o tamanho(ou diminuindo...mas na maioria das vezes aumentando...)da caixa, vc poderá conseguir tornar a resposta do sub o mais linear possível.Se conseguir isso, pode montar projetos com ganhos de até +5Db's.

 

Quanto mais linear a resposta da caixa para o sub, melhor para aplicar potência e buscar resultados mais satisfatórios.Mas esbarramos no inconveniente de termos as vezes que criar caixas muito grandes para conseguir isso...(as vezes até o dobro da litragem...)

 

Para projetos com Woofers da linha profissional( principalmente a linha PW3 e HINOR HPL, É EXTREMAMENTE RECOMENDÁVEL SINTONIZAR AS CAIXAS EM 60 hZ'S PARA CONSEGUIR O MÁXIMO EM AMBIENTES ABERTOS. Mas isso é para woofer's e não sub, lembrando também que é necessário usar filtros passa-alta ou corssover's ativos para cortar as frequências abaixo de 60HZ's.

Já montei alguns son desse tipo e ficaram com médio-graves extremamente cruéis.

 

Até mais;.)

poxa legal cara , tudo falou umas coisas das quais nem lembrava mais hahaha

Fico tão bitolado em programa de projeção de caixa , que vc até esquece ...

Mais vc diz a verdade ...

 

Bom a caixa que eu fiz ficou legal pacas ...

tocava bem ... mais tinha que ter corte HP em 20 hz se não era LIXO !

tem umas fotos do meu trio por ae !

vou procurar ...

acho que tá no encontros !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

GUTO ALMEIDA,

SE VC APROVEITASSE O TAMANHO DO SEU PORTA MALAS E ALGUMAS PARTES DA CAIXA, PODERIA MONTAR UMA "SEMI-ESCURREGADEIRA(TERMO BEM ARCAICO...) VC TERIA UMA INCIDÊNCIA DE GRAVES MAIOR NA RESSONÂNCIA DO SEU CARRO, QUE DEVE GIRAR EM TORNO DE UNS 54 A 58 Hz's.

 

TEU SOM ESTÁ MUITO LEGAL, PRINCIPALMENTE COM AS LOIRAS DO LADO...

BELEZA PURA.

:ol :ol :ol

 

Abraços!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
GUTO ALMEIDA,

SE VC APROVEITASSE O TAMANHO DO SEU PORTA MALAS E ALGUMAS PARTES DA CAIXA, PODERIA MONTAR UMA "SEMI-ESCURREGADEIRA(TERMO BEM ARCAICO...) VC TERIA UMA INCIDÊNCIA DE GRAVES MAIOR NA RESSONÂNCIA DO SEU CARRO, QUE DEVE GIRAR EM TORNO DE UNS 54 A 58 Hz's.

 

TEU SOM ESTÁ MUITO LEGAL, PRINCIPALMENTE COM AS LOIRAS DO LADO...

BELEZA PURA.

:ol :ol :ol

 

Abraços!

a Freq. de resonancia nesse monza véio ae é de 53hz ...

é só tocar essa merdade freq. que o bicho parece que vai desmontar todo hahaha.

Mais então . Agora tô meio que parando com trio , quero fazer um dia dia sussa ...

Trio é BOM , mais cansa , ainda mais aqui em sampa que agora os poliça tão torrando o saco ???

Ai já sabe né ???

 

Vc tem toda essa informação , de onde vc é ??? Trabalha com o que ??? Té mais !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...