Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Gnomo_Sound77

[DIY] - Troca dos rolamentos do alternador

Recommended Posts

Para remover os rolamentos, é necessário uma prensa hidráulica, ou um "sacador". Como não tenho nenhum dos dois, tenho que apelar para um método grotesco: o esmeril.

 

dsc011459wq.th.jpg

 

Fui desbastando o rolamento, até as pistas quebrarem, facilitando a remoção com umas marteladas.

 

dsc011466yx.th.jpg

 

dsc011470vt.th.jpg

 

Aí está o rotor livre dos rolamentos velhos. Uma boa limpeza com estopa e querosene em pequena quantidade é sempre bem vinda. Aproveite para limpar as outras partes.

 

dsc011489ak.th.jpg

 

Para colocar o novo rolamento, antes limpe muito bem o eixo, coloque o rolamento na ponta do mesmo e dê umas marteladas indiretas (com um pedaço de madeira entre o rolamento e o martelo), para que ele encaixe no eixo. Após o encaixe, vá martelando com o auxilio de uma ponteira de aço como a da foto, tentando sempre bater na pista central do rolamento (a área que fica em contato com o eixo do rotor). Lembre-se de levar o rolamento até o final do eixo.

 

dsc011495gz.th.jpg

 

dsc011516on.jpg

 

Agora é só montar seguindo o processo inverso ao de desmontagem. Por último encaixe o regulador. É uma boa hora para verificar o estado das escovas e substituir se necessário. Basta um bom ferro de solda.

 

dsc011535vr.th.jpg

 

dsc011555iu.th.jpg

 

Muita atenção na ligação do chicote. Cabo mal-preso ou solto é risco de incendio e/ou alternador queimado.

 

dsc011545gt.th.jpg

 

Ignição ligada: Luz da bateria acesa é bom sinal. Sinal de que o alternador está em ordem. Caso não acenda, experimente gigar um pouco o alternador para as escovas assentarem.

 

 

É isso ... um alternador em ordem por alguns anos (assim espero). :legal:

 

 

- Amigo gostaria de saber sobre meu alternador Uno 95 creio eu que é 60 Amp

 

du nada energia do carro fica forte e volta ao normal como farois , luz do painel , ventilador ... tudo fica forte em isntantes volta

 

oque pode ser ?

 

queria saber se é facil isntala 1 alternador de 120 Amp no uno e qual seria mais indicado se vc sme ajuda vo fica muito grato abrass amigo !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...