Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

classe de amplificadores D... T....

Recommended Posts

(definição corrigido)

Amplificadores Classe D NAO sao multiprocessados, utilizam modulação por largura de pulso (PWM), devido ao seu funcionamento ele tem limitacao de resposta de frequencia que nao passa dos 1000Hz aproximadamente

isso acontece porque, devido a frequencia de amostragem ocorre distorcao harmonica muito alta acima desta frequencia

portanto é caro porque é digital

 

 

 

os Classe T tem essa sigla porque foi a empresa Tripath que desenvolveu o circuito derivado do class D mas que funciona em toda gama de frequencia audivel, o principio de funcionamento é parecido

 

maiores informacoes

PREVIEW de artigo

http://autosom.net/artigos/classe.htm

Editado por marcelomoti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Amplificadores Classe D sao multiprocessados, isto é tem um microprocessador internamente e trabalha para amplificar o sinal transformando o sinal analogico em digital, e depois em analógico na etapa de potencia

devido ao seu funcionamento ele tem limitacao de resposta de frequencia que nao passa dos 500Hz aproximadamente

isso acontece porque, devido a frequencia de amostragem ocorre distorcao harmonica muito alta acima desta frequencia

portanto é caro porque é digital

 

os Classe T tem essa sigla porque foi a empresa Tripath que desenvolveu o circuito derivado do class D mas que funciona em toda gama de frequencia audivel, o principio de funcionamento é parecido

 

maiores informacoes

PREVIEW de artigo

http://autosom.net/artigos/classe.htm

É mas a X-Tant lançou no começo do ano no CES, e no meio do ano chegou nas lojas o primeiro amp full-range class D!!! Ele é mono e rende 100 watts em 4 ou 2 ohms e responde de 17Hz a 20kHz!!! Do tamanho de uma caixa de cd!!! O modelo é o 1.1i!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
É mas a X-Tant lançou no começo do ano no CES, e no meio do ano chegou nas lojas o primeiro amp full-range class D!!! Ele é mono e rende 100 watts em 4 ou 2 ohms e responde de 17Hz a 20kHz!!! Do tamanho de uma caixa de cd!!! O modelo é o 1.1i!!!!

a questao dos classe D terem a resposta de frequencia tao limitada é pelo custo de modular esse tipo de circuito em altas frequencias...

elevaria o custo muito

a xtant pelo jeito investiu nisso ;) hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E os classe A e A/B? Não seriam melhores?

na minha opiniao sim

fidelidade de um classe A(claro q existem exceções) é coisa loka

a/b é o pao de cada dia... falta um pouco de investimento neles

mas tem condições de serem excelentes, como tem alguns no mercado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas até onde eu saiba em Classe A e A/B o consumo de corrente é proporcional a formula Potencia = Corrente x Tensão.

 

Portanto, um amplificador de 400Watts no carro (tensão de 12 V) consome próximo de 40A (arredondando :) ), portanto acho que é inviavel essa classe pra altissimas potencias.

 

Mas, quanto aos digitais, qual o consumo de um amplificador de 100Watts?

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Interessante isso! mas 40A/h até que é pouco.. Normalmente os carros já saem com Alternadores de 65~70A/h

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas até onde eu saiba em Classe A e A/B o consumo de corrente é proporcional a formula Potencia = Corrente x Tensão.

 

Portanto, um amplificador de 400Watts no carro (tensão de 12 V) consome próximo de 40A (arredondando :) ), portanto acho que é inviavel essa classe pra altissimas potencias.

 

Mas, quanto aos digitais, qual o consumo de um amplificador de 100Watts?

 

[]'s

p=i.v.efi%

onde

p= potencia em watts

i= corrente em amperes

v= tensao em volts

efi%= eficiencia do modulo em %

 

efi% AB = ~55%-60%

efi% D = ~80%

efi% A = ~35%(to certo?)

 

lembrando que x% = x/100

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas até onde eu saiba em Classe A e A/B o consumo de corrente é proporcional a formula Potencia = Corrente x Tensão.

 

Portanto, um amplificador de 400Watts no carro (tensão de 12 V) consome próximo de 40A (arredondando :) ), portanto acho que é inviavel essa classe pra altissimas potencias.

 

Mas, quanto aos digitais, qual o consumo de um amplificador de 100Watts?

 

[]'s

p=i.v.efi%

onde

p= potencia em watts

i= corrente em amperes

v= tensao em volts

efi%= eficiencia do modulo em %

 

efi% AB = ~55%-60%

efi% D = ~80%

efi% A = ~35%(to certo?)

 

lembrando que x% = x/100

Povo:

 

Alguns artigos para leigos e não tão leigos assim.... ;)

 

http://www.audioespresso.com.br/cursos/amp/ampot2.htm

 

http://www.studior.com.br/compare.htm

 

http://www.studior.com.br/amp_avan.pdf

(esse é dez !!! mas não serve pra totalmente leigos)

 

 

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha pessoal o rumo certo eh a eficientizacao de energia, para todos os campos. Comprar amplificadores cada vez mais eficientes eh nosso dever e isto certamente fara as empresas investirem cada vez mais neste quesito. E outra coisa, acho que dependendo da qualidade do circuito 99,99% das pessoas nao conseguem diferenciar amplificadores por classe, somente aqueles ja beneciciados com uma [otima resposta auditiva e treinamento arduo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E outra coisa, acho que dependendo da qualidade do circuito 99,99% das pessoas nao conseguem diferenciar amplificadores por classe, somente aqueles ja beneciciados com uma [otima resposta auditiva e treinamento arduo...

com certeza murilo

o problema é que dependendo da classe, o custo pra alcançar a qualidade ou outra caracteristica de outra classe é altissimo e isso "inviabiliza" a compra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

intaum classe A é ruim? to vendo um jvc que é dessa classe... me indicam ou naum?

Editado por luizinho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se to falando bobagem mas ja ouvir dizer que os classe A tem mta qualidade, pouca eficiencia(na ordem de 25%), e esquenta bastante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não sei se to falando bobagem mas ja ouvir dizer que os classe A tem mta qualidade, pouca eficiencia(na ordem de 25%), e esquenta bastante.

sim vc nao ouviu besteira, a efciencia é menor, tive inclusive um pyramid classe A :blink:

 

acredito que os CLasse A modernos tenham resolvido de alguma maneira a dissipaçao de calor, e acretido tb que por isso o consumo dos amps classe A seja alto (baixa eficiencia) agora a qualidade é muito boa.

 

Sobre a eficiencia dos amps classeA

 

a eficiencia baixa significa que o consumo é alto, nao que a pot especifica seja irreal, em pratica enquanto um ab precisa de 20a p/ liberar 100w e um A precisa de 40a p/ liberar os mesmos 100w, mas com mais qualidade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na caixa do meu RS4410 diz:

Digital Class "A"

Full Mosfet Power Amplifier

 

Existe amplificador classe A digital????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Na caixa do meu RS4410 diz:

Digital Class "A"

Full Mosfet Power Amplifier

 

Existe amplificador classe A digital????

Esse amplificador é um Classe D.... (nada de DIGITAL OK?)

O Classe D usa uma combinação de ondas quadradas e filtros lowpass para amplificar o sinal original, o que faz com que tenha uma THD alta e reproduza uma faixa de freqência restrita..... entretanto tem eficiência de 80% teóricos gerando muita potência com baixo consumo e dissipação de calor.

Pra sub woofer SPL até vai pra estereo ECA !! Nisso um bom classe A ainda é imbatível...

 

A eficiência dos classe A já subiu muito, uso um para estereo que consome 40 A e fornece 4 x95 WRMS em 2 Ohms ou 4 x 75 WRMS em 4 ohms.

 

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas até onde eu saiba em Classe A e A/B o consumo de corrente é proporcional a formula Potencia = Corrente x Tensão.

 

Portanto, um amplificador de 400Watts no carro (tensão de 12 V) consome próximo de 40A (arredondando :) ), portanto acho que é inviavel essa classe pra altissimas potencias.

 

Mas, quanto aos digitais, qual o consumo de um amplificador de 100Watts?

 

[]'s

p=i.v.efi%

onde

p= potencia em watts

i= corrente em amperes

v= tensao em volts

efi%= eficiencia do modulo em %

 

efi% AB = ~55%-60%

efi% D = ~80%

efi% A = ~35%(to certo?)

 

lembrando que x% = x/100

Teoricamnte um um amplificador classe A, nao tem rendimento maior que 25%, porem existem algumas topologias com transfomador que chegam rendem cerca de 40%.

 

Amplificador Classe A: A variação do sinal de saída é de um ciclo completo de 360º, sobre o sinal de entrada. Isto requer que o transistor a ser utilizado seja polarizado em um nível que em pelo menos metade da oscilação do sinal de saída, ele possa variar para cima e para baixo, sem ser restringido pela tensão da fonte de alimentação ou atingir 0 V. O ponto quiescente do transistor encontra-se no meio da reta de carga, oscilando somente na região linear da curva do transistor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Na caixa do meu RS4410 diz:

Digital Class "A"

Full Mosfet Power Amplifier

 

Existe amplificador classe A digital????

Esse amplificador é um Classe D.... (nada de DIGITAL OK?)

O Classe D usa uma combinação de ondas quadradas e filtros lowpass para amplificar o sinal original, o que faz com que tenha uma THD alta e reproduza uma faixa de freqência restrita..... entretanto tem eficiência de 80% teóricos gerando muita potência com baixo consumo e dissipação de calor.

Pra sub woofer SPL até vai pra estereo ECA !! Nisso um bom classe A ainda é imbatível...

 

A eficiência dos classe A já subiu muito, uso um para estereo que consome 40 A e fornece 4 x95 WRMS em 2 Ohms ou 4 x 75 WRMS em 4 ohms.

 

 

[]

 

Sandro

apenas copiei e colei o que está escrito na caixa do meu amp. lá diz:

Digital class A

 

E ele naum é classe D, naum é digital mas tb naum é classe D, é classe A

 

É o RS4410!!!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Existem os Classe G da Genesis...agora como eh o funcionamento nao sei...nas palavras deles

This amplifier is the second Genesis model to use Class G technology, a high efficiency analogue technology, providing high efficiency with excellent sound quality.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Na caixa do meu RS4410 diz:

Digital Class "A"

Full Mosfet Power Amplifier

 

Existe amplificador classe A digital????

Esse amplificador é um Classe D.... (nada de DIGITAL OK?)

O Classe D usa uma combinação de ondas quadradas e filtros lowpass para amplificar o sinal original, o que faz com que tenha uma THD alta e reproduza uma faixa de freqência restrita..... entretanto tem eficiência de 80% teóricos gerando muita potência com baixo consumo e dissipação de calor.

Pra sub woofer SPL até vai pra estereo ECA !! Nisso um bom classe A ainda é imbatível...

 

A eficiência dos classe A já subiu muito, uso um para estereo que consome 40 A e fornece 4 x95 WRMS em 2 Ohms ou 4 x 75 WRMS em 4 ohms.

 

 

[]

 

Sandro

O Sepa, esse RS-4410 é um classe A/B. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
intaum classe A é ruim? to vendo um jvc que é dessa classe... me indicam ou naum?

E ai Luizinho ! Não é ruim não. Apenas tem eficiencia baixa. Mas quer dizer que para gerar 100 W de potencia, ele terá que queimar 300W em calor. Para se tocar em potencias baixas os classe A são aceitáveis, mas para potencias elevadas são totalmente inviáveis.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os amplificadores classe D são chamados de digitais por uma analogia que se faz com um sinal digital. Não deixa de estar errado, pois um sinal digital esta ligado ou desligado, acionado ou desacionado, exatamente como trabalha a saida dos amplificadors classe D.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pelo q pude perceber, o amplificador classe D lembra muito um conversor chaveado. comparando-se uma forma de onda triangular faz-se gerar em sua saída um sinal PWM que aplicado a um filtro de saída, que é "recomposto novamente". isso chama-se uma modulaçao senoidal por aproximaçao, essa terminologia eh usada em nobreak´s tbm.

 

[]s

 

André

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...