Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
A. Kim

Transformação do Player Original em Profissional

Recommended Posts

Caros amigos,

 

Sou um amante do som automotivo/residencial a aproximadamente 10 anos e após passar por inúmeros projetos que alteravam a originalidade do carro (pezinhos, colunas, portas, acrílico no porta-malas, etc) acabei me cansando de tudo isso. Em compensação a paixão pelo áudio aumentou ao longo do tempo. Como então montar um projeto HI-END mantendo a originalidade do veículo? Iniciarei por tópicos para não amontoar as informações. Espero poder contar com a experiência e sabedoria de todos os participantes desse fórum!!!

 

- CD Player:

 

Todos sabemos que o cd player original do veículo é meramente satisfatório para o som do dia a dia. Possuo um Honda Civic e gostaria de modificar o player original, de forma que possa se comparar aos aparelhos tops do mercado, pelo menos no quesito qualidade.

A idéia seria desmontar aparelhos como Nakamichi, Clarion, Alpine, etc, para aproveitamento de suas peças. Até onde entendo, se houver a possibilidade de alterar o leitor, aumentar a voltagem de saída (acima de 4V) e conseguir uma conversão de 24bits, já seria um grande passo. A pergunta é: Isso é possível? Alguém poderia indicar um empresa que seria capaz de realizar tal façanha? Caso saibam de outras alterações que influenciariam na qualidade, favor informar.

Agradeço desde já e no aguardo de algumas respostas,

 

Angelo Kim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

impossivel nao é

mas provavelmente pelo custo nao vale a pena

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O maior problema é que a partir de um cd original o conversor já e deficiente e colocar um bom(burr brown) no lugar acho que seria inviavel pois precisaria mudar muitos circuitos, agora se vc pegar um cd com saida otica e modificar um conversor nakamichi fica animal, ou um clarion antigo e colocar um burr brown, tem quem faça sim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O maior problema é que a partir de um cd original o conversor já e deficiente e colocar um bom(burr brown) no lugar acho que seria inviavel pois precisaria mudar muitos circuitos, agora se vc pegar um cd com saida otica e modificar um conversor nakamichi fica animal, ou um clarion antigo e colocar um burr brown, tem quem faça sim.

Diana,

 

Na verdade se for pensar assim, utilizaria os Player convencionais do Mercado, pois a idéia é ter aquele original do carro mesmo no painel. Como seria essa questão de modificar os circuitos? Muito arriscado? E se trabalhasse um conversor 24bits + pré-amplificador tipo FOUR1? O que acha?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Diana,

 

Na verdade se for pensar assim, utilizaria os Player convencionais do Mercado, pois a idéia é ter aquele original do carro mesmo no painel. Como seria essa questão de modificar os circuitos? Muito arriscado? E se trabalhasse um conversor 24bits + pré-amplificador tipo FOUR1? O que acha?

pelo que entendi sua intenção é usar somente a "casca" do player original do carro para não chamar a atenção, seria isso???

 

Gambiarra total, mas se vc pegar um player bom no mercado e tentar adaptar a casca nova (original do carro) fica mais fácil do que vc querer mexer no player em si. Cada modificação que vc for fazer tem uma parte do circuito envolvida e é mto trampo. Pra vc ter uma idéia, o DEQ-9200 da Pioneer é um ótimo equalizador, mas possui a saída de apenas 0,5V. Vendi o meu e comprei outro, pois não compensa fazer um esquema para aumentar essa voltagem, isso se vc achar quem o faça...

 

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você poderá utilizar o seu CD Player e ligar a ele um conversor DAC tipo Nakamichi, você tb terá que utilizar um pré amplificador, que pode ser passivo mesmo.

Mas o rádio não irá funcionar, só o CD.

 

Vc pode puxar uma saída digital do seu CD, com apenas dois fios e depois colocar um plugue RCA na parte externa do aparelho para ligar no DAC, e do DAC pro pré amp.

Se for mecanismo de leitura Sony é mais fácil de se fazer a adaptação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
serao topicos importantes, quentes, com alto nivel tecnico

realmente é subjetivo, mas nao dá pra quantificar

entao aquele lance de usuarios convidados caiu fora ou continua de pé?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nao sou nenhum mestre em eletronica, mas acho q o primeiro passo para conseguir isso, seria conseguir os service manuals (Manuais com diagramas detalhados de circuitos, pinagem de chips e etc, normalmente enviados pelos fabricantes 'as assistencias tecnicas) do aparelho original e do "candidato a desmonte". Sem eles, acho q nao da nem pra arriscar palpite.

 

dependendo de marcas e modelos, pode acontecer de conseguir aproveitar diretamente algumas coisas, por exemplo o conjunto do leitor. Imagino eu, q a diferenca de qualidade procurada seja diretamente proporcional as dificuldades de um aproveitamento direto.

 

outra parte da complicacao seria conseguir fazer a "ponte" do DAC original para o novo. dependendo do circuito pode ficar dificil de desligar um e ligar o outro, sem transformar o aparelho em um verdadeiro frankenstein...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
serao topicos importantes, quentes, com alto nivel tecnico

realmente é subjetivo, mas nao dá pra quantificar

entao aquele lance de usuarios convidados caiu fora ou continua de pé?

todo mundo pode responder no AutoSom.net PRO como já estao fazendo

 

mas a criação de tópicos será restrito a membros convidados

 

qualquer topico do forum normal poderá ir para o AutoSom.net PRO

 

os criterios do AutoSom.net PRO já foram modificados

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
outra parte da complicacao seria conseguir fazer a "ponte" do DAC original para o novo. dependendo do circuito pode ficar dificil de desligar um e ligar o outro, sem transformar o aparelho em um verdadeiro frankenstein...

O DAC original não é desligado, o aparelho continuará com todas as funções originais, somente terá uma saída digital coaxial a mais.

Se um dia vc não quiser mais usar o DAC o aparelho continuara como antes!!

 

Não sei se vcs sabem, mas quase todos os aparelhos possuem internamente uma saída digital, no CI que comanda as funções do tranporte de CD.

É preciso somente puxar um fio do pino do CI, e teremos a saída digital.

 

Fiz isso no meu CD Player e funciona muito bem.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não sei se vcs sabem, mas quase todos os aparelhos possuem internamente uma saída digital, no CI que comanda as funções do tranporte de CD.

É preciso somente puxar um fio do pino do CI, e teremos a saída digital.

Entao fica facil.... "caso encerrado".... :) agora eh ir 'as compras....

 

obs: eu tinha o service manual de um player meu, mas nunca havia notado isso... pena q nao possuo mais o manual pra espiar ...

 

obs2: vivendo e aprendendo... :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O DAC original não é desligado, o aparelho continuará com todas as funções originais, somente terá uma saída digital coaxial a mais.

Se um dia vc não quiser mais usar o DAC o aparelho continuara como antes!!

 

Não sei se vcs sabem, mas quase todos os aparelhos possuem internamente uma saída digital, no CI que comanda as funções do tranporte de CD.

É preciso somente puxar um fio do pino do CI, e teremos a saída digital.

 

Fiz isso no meu CD Player e funciona muito bem.

Primeiramente gostaria de agradecer a todos os foristas pelas opiniões dadas até o momento, pois percebi que existem pessoas com excelente embasamento técnico nesse espaço do site. Fico feliz em saber que este tópico foi direcionado para o AutoSom.net PRO. Vamos as questões:

 

rammingpiston; MrQuality,

 

A minha grande dificuldade seria arrumar os manuais (principalmente do player original) para comparação dos diafragmas detalhados dos circuitos. O outro seria ter que adquirir o Nakamichi no escuro para posteriormente descobrir a incompatibilidade dos mesmos.

Não consigo compreender como seria o funcionamento de 2 conversores DAC. A ligação seria em serie? Não haveria perda de sinal nesse caso? A partir do momento que puxo uma saída digital diretamente da placa não estaria desativando o DAC original? No caso o pre-amplificador seria somente para o aumento de voltagem do preout ou teria algum outro papel nessa história? O que poderia ser feito na parte do leitor? Alguém poderia explicar em palavras "leigas" o que seria exatamente o "burr brown", no que influênciaria e se é possível a adaptação no sistema acima discutido?

 

Abraços,

 

Kim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
A minha grande dificuldade seria arrumar os manuais (principalmente do player original) para comparação dos diafragmas detalhados dos circuitos. O outro seria ter que adquirir o Nakamichi no escuro para posteriormente descobrir a incompatibilidade dos mesmos.

Não consigo compreender como seria o funcionamento de 2 conversores DAC. A ligação seria em serie? Não haveria perda de sinal nesse caso? A partir do momento que puxo uma saída digital diretamente da placa não estaria desativando o DAC original? No caso o pre-amplificador seria somente para o aumento de voltagem do preout ou teria algum outro papel nessa história? O que poderia ser feito na parte do leitor? Alguém poderia explicar em palavras "leigas" o que seria exatamente o "burr brown", no que influênciaria e se é possível a adaptação no sistema acima discutido?

 

Abraços,

 

Kim

Se vc tiver os manuais de serviço fica mais fácil.

Mas vc poderá abrir o aparelho e ver qual o CI comanda as funções do player.

Quanto a vc comprar o Nakamichi, sem problemas, qualquer DAC com entrada coaxial funcionará. No meu caso, utilizo o DAC 41.

 

Seria uma ligação em paralelo.

O CI possui uma perna específica para a saída digital, não compromete a qualidade de som. Vc ficará com os dois DACs funcionando.

Por exemplo, depois de puxada a saída digital, se vc ligar os alto falantes nas saídas originais, o som continuara saindo da mesma maneira. Os circuitos são totalmente independentes, é que para explicar melhor eu precisaria desenhar um circuito para vc ver.

O Pré amp na verdade vc vai utilizar para controlar o volume do sistema, pois o volume original do aparelho não será usado, vc tb pode utilizar o pré para aumentar a saída de voltagem do DAC, mas não recomendo, normalmente os DACs possuem uma boa voltagem de saída.

O Burr Brown é uma marca de componentes eletrônicos, essa marca possui uma linha de componentes específicas para áudio, mas não é só ela que fabrica, temos outras marcas que tb fabricam (por exemplo: Analog Devices, Crystal). Ela é a mais famosa, por isso todo mundo fala em Burr Brown.

Vc ainda pode melhorar a qualidade de som de um DAC da Nakamichi, pois eles utilizam a parte do conversor em sí Burr Brown e na saída utilizam amplificadores operacionais meia boca, a solução é trocá-los pelos Burr Brown.

Vc terá mais dinâmica, transparência, velocidade, etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não consigo compreender como seria o funcionamento de 2 conversores DAC. A ligação seria em serie? Não haveria perda de sinal nesse caso? A partir do momento que puxo uma saída digital diretamente da placa não estaria desativando o DAC original? No caso o pre-amplificador seria somente para o aumento de voltagem do preout ou teria algum outro papel nessa história? O que poderia ser feito na parte do leitor? Alguém poderia explicar em palavras "leigas" o que seria exatamente o "burr brown", no que influênciaria e se é possível a adaptação no sistema acima discutido?

Ao q entendi, enquanto eu estava pensando nas dificuldades de vc realmente desligar um dac, e colocar outro no lugar, o MrQuality sugeriu usar em paralelo...

 

soh agora me vem a cabeca... se vc ligar em paralelo, pegando o mesmo sinal q ia pro dac antigo, vc vai precisar de um monte de coisas para o estagio analogico nao... (tenho q ir dormir, mas amanha juro q leio uns datasheets de DACs pra entender 100%, pensar com sono eh terrivel..)

 

ate onde vai o meu pouco conhecimento sobre "burr-brown", burr-brown eh um desenvolvedor e fabricante de componentes eletronics de alta qualidade e desempenho... alias, foi recentemente incorporada a Texas Instruments...

 

que tal aproveitarmos o assunto para falar mais de DACs / Burr-Brown ???

 

vou deixar o link de um DAC da Texas... nao sei se era da burr-brown, e se nao, nem sei se esse se equipara... imagino q outros foristas possam nos dizer. (novamente, prometo q vou espiar os datasheets amanha...digo, hj....)

 

HP Burr-Brown

 

DSD1792, 24-Bit 192 kHz Sampling Advanced Segment Audio Stereo DAC

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
soh agora me vem a cabeca... se vc ligar em paralelo, pegando o mesmo sinal q ia pro dac antigo, vc vai precisar de um monte de coisas para o estagio analogico nao... (tenho q ir dormir, mas amanha juro q leio uns datasheets de DACs pra entender 100%, pensar com sono eh terrivel..)

 

 

 

Os sinais provem de pontos distintos do circuito, um não influencia o outro.

Quanto ao estágio analógico, este estara embutido no DAC.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
soh agora me vem a cabeca... se vc ligar em paralelo, pegando o mesmo sinal q ia pro dac antigo, vc vai precisar de um monte de coisas para o estagio analogico nao... (tenho q ir dormir, mas amanha juro q leio uns datasheets de DACs pra entender 100%, pensar com sono eh terrivel..)

 

 

 

Os sinais provem de pontos distintos do circuito, um não influencia o outro.

Quanto ao estágio analógico, este estara embutido no DAC.

VAleu MrQuality..... Sua compania no forum da autosom será de grande importancia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Os sinais provem de pontos distintos do circuito, um não influencia o outro.

Quanto ao estágio analógico, este estara embutido no DAC.

oops... na verdade, qdo coloquei estagio analogico, queria dizer pre amp....

 

(se eu comecar a dizer muita besteira por favor avisem.. :) )

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show de bola!

 

Ao meu ver, um player original deve dar muito trabalho para se fazer um upgrade nele. Qdo a montadora abre concorrência para aquisição do aparelho pro carro, muitaos fabriccantes pensam em economizar, com um projeto enxuto, para poder ganhar o fornecimento. Isso faz com que todos os componentes no aparelho sejam mais baratos... Não vai ter nada top dentro de seu aparelho.... A dificuldade de se fazer esse upgrade é inviável.

 

Agora, se o esquema de um gerenciador externo der certo, este tem que ser de CI´s de alta qualidade, porque, senão, vai dar na mesma.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este sistema proposto pelo Mr. Quality é sem duvida a melhor opção para o caso do amigo AngeloKim.

 

Utilizo um sistema parecido como esse, utilizando fonte de sinal digital coaxial e um DAC externo philips.

Considero ser a melhor opção para utilizar otimos leitores que nao contam com bons prés ou DACs simples.

 

Utilizando um bom pré...cabeação de qualidade e um bom amplificador, os ganhos serão extratosféricos e nao é algo tão complexo de se ter.

 

Mas saliento que para tirar proveito de tudo isso, é preciso que os auto falantes todos bem como instalcao e demais detalhes sejam de otima qualidade e estejam "calibrados"...senao o investimento em DACs não terá tanto retorno.

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

interessante... somente agora, me toquei q o DAC q o MrQuality esta falando, eh um aparelho com um DAC (CI) e algumas outras coisas....

 

e nao consegui maiores informacoes sobre o tal DAC-41... alguem poderia postar ???

 

(to comecando a achar q eu penso tudo complicado.... enqto eu fico olhando datasheet de CI, outros acham um aparelho pronto...)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos:

 

Vou contar uma experiência pessoal sonbre essa questão de aparelho original.

 

Quando troquei o Vectra pelo Marea, :D me pareceu estranho retirar o CD PLayer original, pois ele faz parte do Desing do painel, e tem várias interações com o carro, como controle de volume no volante, comando pelo alarme, nivelamento da intensidade sonora, entre outros.

Bem, comprei um changer paxan que é compatível com o Player original, e fui fuçar no pré a procura de 4 Saidas RCA.

Fiz as saidas mas sabem a voltagem... 250 mV !!! :(

Bem troquei o integrado do pre (adaptei o do DEX P1) e consegui 4 V só que o audio ainda não ficou bom... Troquei a Unidade ótica por outra melhor... nada...

(ai a brincadeira estava em R$ 300,00)

Comprei um EQ Grafico de 30 bandas pra dar uma acertada... nada....

Por ultimo um Eq Parametrico.. . e..... O Player tá numa caixa em casa :)

O fato é que todo equipamento tem um projeto e todo projeto é feito de modo global (dissipação, alimentação, disposição de placa, tamanho, etc...) são tantas as variáveis analizadas no projeto que alterar uma invarialvelmente vai fazer aparecer um problema em outra parte.... (quem tem carro mexido sabe disso)

Ou seja, se gasta 2, 3 ou 4 x mais para se ter a qualidade de audio que um bom player daria.

Não Vale á pena !!! :angry:

 

 

[]

 

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso aque ta ficando bom!!

pessoal fera da lista da vindo pra

antes o alvaro agora

bem vindo ae sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Guest jcesar

pelo que entendi sua intenção é usar somente a "casca" do player original do carro para não chamar a atenção, seria isso???

 

Gambiarra total, mas se vc pegar um player bom no mercado e tentar adaptar a casca nova (original do carro) fica mais fácil do que vc querer mexer no player em si. Cada modificação que vc for fazer tem uma parte do circuito envolvida e é mto trampo. Pra vc ter uma idéia, o DEQ-9200 da Pioneer é um ótimo equalizador, mas possui a saída de apenas 0,5V. Vendi o meu e comprei outro, pois não compensa fazer um esquema para aumentar essa voltagem, isso se vc achar quem o faça...

 

abraço

exatamente o que eu ia dizer...

 

meu sonho é conseguir uma carcaça de um pyramid antigo e colocar o meu Ice dentro dela... ejeheheheheheheheh

 

dai vcs vão ver se pyramid toca ou não toca..... eheheheheh

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quem realmente quer um projeto high-end, deve ter um corversor D/A externo, mas como o Mr. Quality já comentou acima, ele próprio envenenou um DAC-41 Nakamichi, que eu acho faz um bom papel em uma head não muito boa, usando em conjunto com o TA-25 mais o changer MF-41/51, mas comparando com um D/A tipo do cd-700 é dispensável. Tem conversores melhores, a própria Nakamichi tem o DAC-100 que é meio raro, mais fez parte do project 100, era usado junto com o TD-100 + MB100!!!

A McIntosh lançou recentemente o MDA-5000, que usa tbm a tecnologia do HDCD, e tem o antigo MDA-4000, que custa menos da metade do mod. novo. Se bem que a head McIntosh é a mesma Clarion HX-D1, e o MX-5000, pois são fabricados juntos!!

Tem os antigos Soundstream DTA-1, tem os A/D/S, etc...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
isso aque ta ficando bom!!

pessoal fera da lista da vindo pra

antes o alvaro agora

bem vindo ae sandro

Valeu Rafael !!!

 

Tô muito contente, tem uma pancada de coisa que não conheço (esse papo de conversor DAC por exemplo não consino um bom lugar no campenato mundial) e aqui acho que dá pra aprender !!!

Nada se saber se quem bate mais é o Mike Tyson ou o Popó :rolleyes:

Só tô estranhando o formato... é mais complicado que do Yahoo.... :unsure:

 

 

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...