Ir para conteúdo

Este tópico está em processo de arquivamento.
Foto

[artigo] O que é e como utilizar LEDs

1 resposta neste tópico

marcelomoti

marcelomoti

administrador

• Admin
  • 19.150 posts
  • Cadastrado: 05/09/2003
  • Cidade/UF:São Paulo/SP
Este tópico se destina a discussão sobre o artigo

O que é e como utilizar LEDs

http://autosom.net/artigo.asp?cod=54

Fiquem a vontade para postarem dúvidas, críticas ou sugestões de melhoria

maykejuliano

maykejuliano
  • Membro
  • 1 posts
  • Cadastrado: 18/02/2008

Este tópico se destina a discussão sobre o artigo

O que é e como utilizar LEDs

http://autosom.net/artigo.asp?cod=54

Fiquem a vontade para postarem dúvidas, críticas ou sugestões de melhoria

Opa! Blza??

Assim tava vendo esse post sobre leds, e queria sanar uma duvida, considerando q o led trabalha com tensão contínua, oq é preciso fazer no esquema de ligação do led em uma bateria de carro, para q a tensão no led não varie conforme a variação de tensão na bateria do carro, qdo está carregando, no caso com o carro ligado e o alternador esta fazendo a recarga, desta forma variando a tensão na bateria?

Pelo oq entendi, vc apenas calcula a tensão maxima que pode chegar em função da corrente q o led ira consumir, aplicando assim um respectivo resistor o qual qdo a tensao na bateria do carro aumentar vai fazer com q a tensão no led não ultrapasse a tensão maxima do led. mas ae o brilho do led vai ter variação, como faço pra resolver isso ?

potato

potato

membro master

• Membro Pró
  • 1.252 posts
  • Cadastrado: 11/05/2005

Assim tava vendo esse post sobre leds, e queria sanar uma duvida, considerando q o led trabalha com tensão contínua, oq é preciso fazer no esquema de ligação do led em uma bateria de carro, para q a tensão no led não varie conforme a variação de tensão na bateria do carro, qdo está carregando, no caso com o carro ligado e o alternador esta fazendo a recarga, desta forma variando a tensão na bateria?

Pelo oq entendi, vc apenas calcula a tensão maxima que pode chegar em função da corrente q o led ira consumir, aplicando assim um respectivo resistor o qual qdo a tensao na bateria do carro aumentar vai fazer com q a tensão no led não ultrapasse a tensão maxima do led. mas ae o brilho do led vai ter variação, como faço pra resolver isso ?

Realmente, o brilho vai mudar um pouco conforme a variação de tensão de alimentação... pouca coisa, mas vai.
Pra resolver isso, teria que usar um circuito regulador de tensão, coisa simples, mas dependendo de onde os leds serão instalados, talvez nem valha a pena construir esse circuito, já que a variação será mínima.
De qualquer forma, no link abaixo tem um circuitinho regulador de tensão pra 5V; aí, você calcula o resistor do led com base nesses 5V, e manda bala:

http://eletronicos.h...letronicos4.htm

Boa sorte!

Marcão Braido

Marcão Braido
  • Membro
  • 4 posts
  • Cadastrado: 29/09/2008
Amigos,

Estou com uma dúvida. Estou montando meu som com a ajuda de todos vcs do forum, porém não sei o que faço. Eu tenho 2 potências pro meu som e to querendo colocar elas em uma caixa e fechar com acrílico e ligar algumas ventuínhas de PC pra ventilar, e colocar ums LEDS vermelhos, pq meu carro tbm é vermelho. Então minha dúvida. É mais fácil usar LED ou um tipo de NEON pra iluminar as potencias e tbm dentro da Caixa, pra dar um efeito legal. Como eu faço já que o LED trabalha em TC??

Abraços

anjonegro

anjonegro

veterano

• Membro
  • 2.262 posts
  • Cadastrado: 08/02/2007
uma dica pra galera. Quando forem utilizar leds e precisarem iluminar uma grande area ou quiserem que o led não fique tão direcional, basta lixar a frente dele (lente) VC lixa deixa a superficie bem plana depois lixa com lixa d´agua e da um polimento com massa de polir da um pouquinho de trabalho mas vale a pena a luz fica bem aberta e uniforme.

Smartfix