Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dj_vini

Alguém aí me ajuda a fazer um xover passivo?

Recommended Posts

Aff estou num sério dilema:

 

Se eu mesmo faço o xover passivo ou se peço para o Rafasom.....

:huh:

Se vc tiver com paciência... faz vc mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, aqui estou eu, postando através de net discada escondido.

 

Eu tenho um par de xover passivo da kicker, que aliás, os indutores são horríveis pq têm o tamanho de um capacitor e têm núcleo de ferrite.

 

Entretanto, descobri talvez minha mina de ouro.

 

Dentro tem um capacitor de filme de 4,7microfarad/100v da BENNIC. Ideal para corte de 5khz.

Igual esse aqui:

http://www.madisound.com/cgi-bin/index.cgi...89.3193&pid=185

------------------------------------------------------

E um outro capacitor bipolar (sem ser de filme, eu acho) de 10microfarad/100v da BENNIC, exatamente o valor que estou procurando, para 3khz!! Pena que não é de filme, é igual esse, só que de 10micro farad:

http://www.madisound.com/cgi-bin/index.cgi...89.3193&pid=158

 

Aí, vai ter azar, pq não o de 10micro que não é de poly metalizado? E o de 4,7 bipolar normal... afff

Mas, com ctza vou usá-lo..hehe

 

Mais informações...parece que o trem é hi-fi....

 

http://www.tubes.it/bennic_ita.htm

http://www.bennic.com.tw/en/filmcap/index.asp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olhem só que interessante: Um contador quase de graça:

 

http://europa.spaceports.com/%7Efishbake/c...unter/count.htm

 

Agora só falta saber o que é reed switch...

Reed switch é uma interruptor que se fecha quando se aproxima de um ímã. É comum em velocímetros de bicicleta. Mas vc pode usar outras coisas. Pode deixar um ressalto pra acionar um interruptor a cada volta, por exemplo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando, tô olhando uns contadores para comprar.

 

Qual a diferença entre contadores de volta e contadores de golpe?

www.abraf.com.br

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olhem só que interessante: Um contador quase de graça:

 

http://europa.spaceports.com/%7Efishbake/c...unter/count.htm

 

Agora só falta saber o que é reed switch...

Reed switch é uma interruptor que se fecha quando se aproxima de um ímã. É comum em velocímetros de bicicleta. Mas vc pode usar outras coisas. Pode deixar um ressalto pra acionar um interruptor a cada volta, por exemplo.

É esse ressalto é melhor..hehe..mais prático e deve ser mais fácil.

 

Vc poderia indicar para nós aí o que comprar como interruptor para ser acionado com o ressalto?

 

abraços usina hidrelétrica...hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olhem só que interessante: Um contador quase de graça:

 

http://europa.spaceports.com/%7Efishbake/c...unter/count.htm

 

Agora só falta saber o que é reed switch...

dj_vini , talvez isso possa te ajudar... :legal:

 

http://www.feiradeciencias.com.br/sala22/motor30.asp

 

Abraço

 

Helio

Valeu vc e o Kleber, agora entendi direito o que é.....

 

Mas pelo jeito o ressalto seria mais fácil..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e aew vini jah montou o cross... pros 1tw1???

 

montei pros meus e gostei... to cortando em 4K3Hz...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
e aew vini jah montou o cross... pros 1tw1???

 

montei pros meus e gostei... to cortando em 4K3Hz...

Opa!!

 

Gente, eu ia montar, mas depois de tanto insistir, achei 1 único cara que enrola indutores para divisores de freq aqui nesse fim de mundo...o cara faz em série.....aliás, ele vive disso.

 

Aí, expliquei tudo para ele.

 

Onde ele trabalha, num cômodo separado da casa dele, tem de tudo.

 

tem o enrolador feito com parafusadeira com aceleração progressiva, adaptado a um acelerador de pé!

 

Ele compra lotes de capacitores de propileno metalizado da IPC, monta tudo em plaquinhas desenhadinhas bonitinhas e ainda coloca o nome das lojas que pedem o serviço.

 

Eu cheguei a comprar capacitores da WEG de 10 microfarad/400v(por 6,50 cada), só que como ele já tinha de 10 microfarad/250v, e pelo que sei 400V demora a mais a descarga e isso pode atrapalhar o som, fiquei com o capacitor dele mesmo da IPC!

 

Nos indutores ele passa um verniz para proteger e deixar os fios bem colados uns aos outros.

 

Enfim, um serviço bem feito mesmo.

 

Aí cheguei nele e expliquei o que queria e que era bem simples, só que ele tava com pressa e bla bla bla.

 

Aí ele foi me ensinando e fazendo....bem rápido óbvio pq ele tava com pressa....

 

Fez tudo em uma hora e meia, isso pq tava me ensinando as manhas.

 

O bom é que ele tem um multímetro que mede abaixo de 2mh.

 

No final, o resultado estético ficou feio, mas como eu tava com pressa, não tinha outra, a placa ficou torta, a resina na placa melecou e tudo mais..mas tudo bem.

 

Eles estão prontos e vou colocar amanhã nos meus tweeters e vamos ver.

 

Aliás, é muuuito fácil fazer um xover passivo, desde que se tenha todas as ferramentas já disponíveis, mas se não tem, é um trabalho que demanda umas 3 horas eu acho, aí é mais fácil pedir para alguém fazer.

 

Eu fiquei com raiva de não ter levado a digital, pq eu poderia ter tirado fotos dos xover passivos que ele faz e da oficina dele.

 

Inclusive ele faz para a Pazini (daqui)(que faz shows do Bruno e Marrone e Chitãozinho no Brasil inteiro) e praticamente TODAS as lojas de som daqui.

 

Uma coisa é certa, não é caro como todos imaginam ser, como 200 reais, 150 reais não.

 

ps: Como ambos estávamos com pressa, um indutor ficou maior que o outro apenas visivelmente, mas a qtde de voltas foi a mesma e a indutância tb, isso pq ao tirar do enrolador ela deu uma abridinha/bagunçadinha, mas não alterou a indutância que é o que importa.

 

ps2: Pode-se dizer que o Calcbob é praticamente quase preciso viu!! Fiquei pasmo!! hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
e aew vini jah montou o cross... pros 1tw1???

 

montei pros meus e gostei... to cortando em 4K3Hz...

Opa!!

 

Gente, eu ia montar, mas depois de tanto insistir, achei 1 único cara que enrola indutores para divisores de freq aqui nesse fim de mundo...o cara faz em série.....aliás, ele vive disso.

 

Aí, expliquei tudo para ele.

 

Onde ele trabalha, num cômodo separado da casa dele, tem de tudo.

 

tem o enrolador feito com parafusadeira com aceleração progressiva, adaptado a um acelerador de pé!

 

Ele compra lotes de capacitores de propileno metalizado da IPC, monta tudo em plaquinhas desenhadinhas bonitinhas e ainda coloca o nome das lojas que pedem o serviço.

 

Eu cheguei a comprar capacitores da WEG de 10 microfarad/400v(por 6,50 cada), só que como ele já tinha de 10 microfarad/250v, e pelo que sei 400V demora a mais a descarga e isso pode atrapalhar o som, fiquei com o capacitor dele mesmo da IPC!

 

Nos indutores ele passa um verniz para proteger e deixar os fios bem colados uns aos outros.

 

Enfim, um serviço bem feito mesmo.

 

Aí cheguei nele e expliquei o que queria e que era bem simples, só que ele tava com pressa e bla bla bla.

 

Aí ele foi me ensinando e fazendo....bem rápido óbvio pq ele tava com pressa....

 

Fez tudo em uma hora e meia, isso pq tava me ensinando as manhas.

 

O bom é que ele tem um multímetro que mede abaixo de 2mh.

 

No final, o resultado estético ficou feio, mas como eu tava com pressa, não tinha outra, a placa ficou torta, a resina na placa melecou e tudo mais..mas tudo bem.

 

Eles estão prontos e vou colocar amanhã nos meus tweeters e vamos ver.

 

Aliás, é muuuito fácil fazer um xover passivo, desde que se tenha todas as ferramentas já disponíveis, mas se não tem, é um trabalho que demanda umas 3 horas eu acho, aí é mais fácil pedir para alguém fazer.

 

Eu fiquei com raiva de não ter levado a digital, pq eu poderia ter tirado fotos dos xover passivos que ele faz e da oficina dele.

 

Inclusive ele faz para a Pazini (daqui)(que faz shows do Bruno e Marrone e Chitãozinho no Brasil inteiro) e praticamente TODAS as lojas de som daqui.

 

Uma coisa é certa, não é caro como todos imaginam ser, como 200 reais, 150 reais não.

 

ps: Como ambos estávamos com pressa, um indutor ficou maior que o outro apenas visivelmente, mas a qtde de voltas foi a mesma e a indutância tb, isso pq ao tirar do enrolador ela deu uma abridinha/bagunçadinha, mas não alterou a indutância que é o que importa.

 

ps2: Pode-se dizer que o Calcbob é praticamente quase preciso viu!! Fiquei pasmo!! hehe

E ele faz cross para consumidor direto ou só pra loja?

Diz qto fica ai...

abraço!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E ele faz cross para consumidor direto ou só pra loja?

Diz qto fica ai...

abraço!!

Opa te mandei mp!!

 

Instalei hoje depois do almoço!

 

Impressões:

 

1 - A diferença do corte ativo pelo xover da mtx e pelo passivo artesanal é de no máximo/estourando uns 14%. Ninguém morre sem.

 

2 - Realmente com xover passivo ele desce mais e sobe mais.

 

3 - Qto a subir mais, que é a única reclamação qto ao 1tw1, subiu mais, mas poderia subir mais ainda. A diferença não foi tão grande assim como eu esperava, mas pelo menos o povo conversando, gritando nos shows deu para ouvir agora mais detalhado, bem mais nitidamente por subir mais e é claro, para qualidade faz uma grande diferença. Enfim, ficou um pouco mais brilhante.

 

4 - Por incrível que pareça a imagem sonora melhorou, não sei se é psicológico, mas melhorou, está mais profundo e mais definido.

 

Enfim, foi isso, mas vale lembrar que é uma coisa que só compensa se a pessoa for muito exigente e gostar muito de qualidade e saber o que melhora, se ficou mais isso ou menos aquilo, por que se não, se o ouvido não for nem um pouco dedicado, não faz diferença não, mas é claro, em comparação a um xover ativo que não seja esses da pyramid/boss etc.

 

abraços

 

dj_vini

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, ontem fiquei ouvindo mais um tempão o som do carro e quero fazer mais algumas considerações:

 

Melhorou 15% não, ouvindo direitinho, os detalhes e pelo fato de ter subido mais(apesar de chegar em 20khz com uma leve atenuação), e bla bla, para mim melhorou uns 20/25% !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então valeu a pena todas as perguntas? :)

 

A montagem do meu ainda demora um pouco, aliás o som inteiro ainda demora!

Mas aqui vai uma prévia:

20051121028hl.th.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Então valeu a pena todas as perguntas? :)

 

A montagem do meu ainda demora um pouco, aliás o som inteiro ainda demora!

Mas aqui vai uma prévia:

Ficou muito bem feito, não sei se teria paciência para isso. Só uma coisa, o núcleo não estão muito grande? Não tem uma relação certa entre a altura da bobina e o diâmetro do núcleo?

 

Ps. Comprou esses capacitores aonde?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou seguindo as medidas que algumas pessoas já usaram aqui no fórum.

O importante (fora a indutância), é a resistência do indutor. Em ambiente aberto, está dentro do valor aceitável, mas preciso medir com mais calma no local de trabalho: debaixo do banco.

Pelos testes que eu fiz, teve alteração de 0,3 mH por conta do metal do banco, não medi a resistência.

 

Sobre os capacitores, comprei na Madisound e mandei entregarem na minha casa. Como o valor final ficou abaixo dos 50 dólares, não tive que pagar as taxas de importação e o pacote chegou em uma semana.

No final das contas, saiu mais barato que eu sair da minha cidade e ir até SP só pra isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estou seguindo as medidas que algumas pessoas já usaram aqui no fórum.

O importante (fora a indutância), é a resistência do indutor. Em ambiente aberto, está dentro do valor aceitável, mas preciso medir com mais calma no local de trabalho: debaixo do banco.

Pelos testes que eu fiz, teve alteração de 0,3 mH por conta do metal do banco, não medi a resistência.

 

Sobre os capacitores, comprei na Madisound e mandei entregarem na minha casa. Como o valor final ficou abaixo dos 50 dólares, não tive que pagar as taxas de importação e o pacote chegou em uma semana.

No final das contas, saiu mais barato que eu sair da minha cidade e ir até SP só pra isso.

Sim, mas tinha uma relação entre altura do enrolamento vs. diâmetro do núcleo que alterava algo que não é a indutância nem a resistência. Vamos ver se alguém dá uma luz.

 

Ps. Incluindo o valor do frete não pode passar de US$50, correto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estou seguindo as medidas que algumas pessoas já usaram aqui no fórum.

O importante (fora a indutância), é a resistência do indutor. Em ambiente aberto, está dentro do valor aceitável, mas preciso medir com mais calma no local de trabalho: debaixo do banco.

Pelos testes que eu fiz, teve alteração de 0,3 mH por conta do metal do banco, não medi a resistência.

 

Sobre os capacitores, comprei na Madisound e mandei entregarem na minha casa. Como o valor final ficou abaixo dos 50 dólares, não tive que pagar as taxas de importação e o pacote chegou em uma semana.

No final das contas, saiu mais barato que eu sair da minha cidade e ir até SP só pra isso.

Tem que ficar esperto... pra evitar estas variações, não deixe o campo da bobina orientado com o metal... o ideal é que ela fique transversal, assim a influência ~e menor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Incluindo o valor do frete não pode passar de US$50, correto?

Isso, produto + frete deve ser menor que 50 dólares.

 

Tem que ficar esperto... pra evitar estas variações, não deixe o campo da bobina orientado com o metal... o ideal é que ela fique transversal, assim a influência ~e menor.

 

Bom, eliminar a diferença eu acho impossível, justamente por conta da proximidade com o material metálico.

Acho que eu não expliquei direito, quando coloquei a bobina debaixo do banco, houve a variação da indutância, mas depois de um certo momento, esta ficou estável.

Mais pra frente eu vou brincar com mais calma para decidir se é viável a minha idéia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Então valeu a pena todas as perguntas? :)

 

A montagem do meu ainda demora um pouco, aliás o som inteiro ainda demora!

Mas aqui vai uma prévia:

20051121028hl.th.jpg

Nossa e como valeram as perguntas e as respostas....muito obrigado vc e aos outros que me ajudaram.

 

Qto ao diâmetro do núcleo, segundo o Gio, ele disse que é bom seguir da tabela da Solen, pq eles já calcularam o tamanho que mais tem aproveitamento, menos interferência etc etc bla bla...

http://www.solen.ca/

 

É incrível como um pequeno pedaço de ferro dentro do núcleo como um prego pode mudar e muuuito a indutância, agora imaginem um ferrite que tem imã? Fora que perde-se muito em qualidade, eles fazem isso para lucrar mais, pois têm que enrolar menos cobre = economia.

 

Mas agora como isolar o xover passivo, para p.ex o chassis do carro não interferir na induância?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Mas agora como isolar o xover passivo, para p.ex o chassis do carro não interferir na induância?

Coloca em uma caixa de chumbo. :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Coloca em uma caixa de chumbo. :lol:

Pra raio-x funciona e para indutância?

Pelo menos coloquei um pedaço no meio do núcleo e não alterou em nada o valor.

Se virar, eu faço só uma chapa de chumbo e coloco entre o indutor e o banco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá falando sério ou é brincadeira Hellmind? :-)

 

O cara que fez o xover passivo para mim disse que uma coisa não influencia em nada é alumínio, mas não perguntei qual material que isola...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tá falando sério ou é brincadeira Hellmind? :-)

 

O cara que fez o xover passivo para mim disse que uma coisa não influencia em nada é alumínio, mas não perguntei qual material que isola...

Tinha lido algo a respeito do chumbo isolar campos eletromagnéticos, mas espera que algum expert aqui pode falar algo mais detalhado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que melhor isola campo magnético é aço-silicio. Principalmente em frequências mais baixas. Nas muito altas, melhor alumínio.

 

Nesse caso das bobinas, aço-silício.

 

Onde conseguir... cara, isso é um saco. Quem vende só vende de 20kg pra cima e isso iria custar bastante.

 

Eu recomendo entrar em contato com uma empresa chamada KORT Geral e a própria Tessin. Talvezzz a IBLA que é um fornecedor pequeno possa vender pedaços de chapa de aço-silício (GO ou GNO) - o telefone lá é 11 4513-9665.

 

 

A chapa deve ser aplicada no sentido do campo magnético da bobina. Eu não estudei pra saber se isso é frescura ou não, mas a maior parte dos cross não tem essa preocupação.

 

Outra coisa: eu prefiro fazer indutor calculando pra ter uma estimativa e ir enrolando e medindo com a ponte LCR. Na boa, façam um "pool de compradores" e adquiram uma, é muito mais fácil trabalhar.

 

Se quiserem eu enrolo os indutores se me passarem a indutância... mas sem chance nos próximos 2 meses =(.

 

Falows Max

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...