Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcelomoti

[artigo] Em que consiste a ligação Bridge?

Recommended Posts

Internamente os amplificadores que podem fazer o "brigde", "ponte", BTL possuem um circuito que inverte o sinal num dos canais, atrasando-o 180 graus. Já na saída o (+) de um canal é o mesmo (-) de outro internamente. <ver figura>

 

Vamos pensar no amplificador como uma fonte de tensão:

 

2 canais de 50W em 2 ohms -> 10Vrms em 2 ohms

 

Se ligarmos então uma carga nas extremidades a tensão dobra (porque a fonte é simétrica, por exemplo +20 e -20V), consequentemente a resistencia mínima da carga deve dobrar de valor também, pois a relação é quadrática, vejamos:

 

2 canais em bridge -> 20Vrms, se fosse em 2 ohms teríamos 200W, mas o amplificador oferece 100W, (ele queimaria, entraria em proteção, etc), então se liga em 4 ohms, aplicando 100W.

 

P = V²/R ... 20²/4 = 100W

 

P - Potência dissipada

V - Tensão na carga

R - Resistência da carga

post-16-1142865679.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Internamente os amplificadores que podem fazer o "brigde", "ponte", BTL possuem um circuito que inverte o sinal num dos canais, atrasando-o 180 graus. Já na saída o (+) de um canal é o mesmo (-) de outro internamente. <ver figura>

 

Vamos pensar no amplificador como uma fonte de tensão:

 

2 canais de 50W em 2 ohms -> 10Vrms em 2 ohms

 

Se ligarmos então uma carga nas extremidades a tensão dobra (porque a fonte é simétrica, por exemplo +20 e -20V), consequentemente a resistencia mínima da carga deve dobrar de valor também, pois a relação é quadrática, vejamos:

 

2 canais em bridge -> 20Vrms, se fosse em 2 ohms teríamos 200W, mas o amplificador oferece 100W, (ele queimaria, entraria em proteção, etc), então se liga em 4 ohms, aplicando 100W.

 

P = V²/R ... 20²/4 = 100W

 

P - Potência dissipada

V - Tensão na carga

R - Resistência da carga

O.O:rever1::banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Queria saber a inpedancia se fizermos 1 canal bridge e ligar 2 falantes de 8ohms.

Anderson, aqui não é o lugar para a sua dúvida, mas respondendo: vai depender se vc ligar os falantes em série ou paralelo, e não da bridge do amp. O que pode é casar ou não com ela.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Este tópico se destina a discutir o conteúdo do artigo

Em que consiste a ligação Bridge?

http://autosom.net/artigo.asp?cod=21

 

Dúvidas, críticas e sugestões de melhorias aqui.

Opa, eu to com uma duvida sobre o bridge, é so pra subwoofer ou eu poderia ligar médios e agudos, isto é woofer, stw e cornetas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No artigo diz que essa ligação não é possivel em boosters, gostaria de saber o pq q essa ligação nao é possivel neles...tenho um conhecimento rasoavel em eletronica mas por falta de pratica as coisas estao meio confusas aki,intaum resolvi aprender sobre os boosters primero pra depois partir pra algo mais complexo,tenho um mxr s500 aki pra servir de cobaia nas experiencias aki...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Este tópico se destina a discutir o conteúdo do artigo

Em que consiste a ligação Bridge?

http://autosom.net/artigo.asp?cod=21

 

Dúvidas, críticas e sugestões de melhorias aqui.

Opa, eu to com uma duvida sobre o bridge, é so pra subwoofer ou eu poderia ligar médios e agudos, isto é woofer, stw e cornetas?

O bridge é apenas uma forma de ligação em que a tensão obtida do amplificador é o dobro da de um canal. Independe o tipo de carga.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
No artigo diz que essa ligação não é possivel em boosters, gostaria de saber o pq q essa ligação nao é possivel neles...tenho um conhecimento rasoavel em eletronica mas por falta de pratica as coisas estao meio confusas aki,intaum resolvi aprender sobre os boosters primero pra depois partir pra algo mais complexo,tenho um mxr s500 aki pra servir de cobaia nas experiencias aki...

Não é possível porque a maioria dos boosteres tem um transformador por canal, sendo nescessário para isolar o sinal L do R. Como os enrolamentos dos canais L e R são montados em núcleos separados, a tensão nao pode se somar, entao nao formaria a ligação em ponte.

 

Por outro lado em alguns modelos pode-se ligar os transformadores em paralelo, embora aumente a distorção, o aquecimento não é uniforme e etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não é possível porque a maioria dos boosteres tem um transformador por canal, sendo nescessário para isolar o sinal L do R. Como os enrolamentos dos canais L e R são montados em núcleos separados, a tensão nao pode se somar, entao nao formaria a ligação em ponte.

 

Por outro lado em alguns modelos pode-se ligar os transformadores em paralelo, embora aumente a distorção, o aquecimento não é uniforme e etc.

e como consistiria a ligação paralela desses autotransformadores de saida?

no S500 ele possui em cada saida do canal um transformadore dois tip105

pensei em fazer o seguinte pra testar, inverter o sinal de um dos canais na entrada ligar externamente entre si as saidas negativas(internamente na placa elas estao separadas) e ligar o alto falante apenas nas saidas positivas externas, será q da de fazer isso?? ou nao rola??,tenho fotos e alguns esbosos da placa aki,mas estou com problemas no computador e nao estou conseguindos postar ;/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o booster tradicional usa trafos de 3 fios e um transistor em cada ponta amplificando o sinal com defasagem de 180 graus entre eles. já dá pra perceber que ele usa um esquema parecido com o "bridge" porque os terminais do falante sao vivos, por isso nao dá pra ligar em bridge com outro booster. tem os extintos booster killer que usam outro esquema de enrolamento (5 pontas) e os corzus de 4 pontas, mas esse esquema é complexo de entender, e ambos tb nao aceitam bridge, pq já sao "vivos".

quer estudar mais sobre isso? leia o livro "eletronica basica" do malvino. nao é o melhor, mas é o que vem na mente agora.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fugindo um pouco do assunto do tópico, mas não totalmente !!!

 

Pois ainda assim vejo um pouco de coerência com o mesmo, e talvez tire a dúvida de alguém que apareça com uma similar indagação.

 

 

 

 

 

Eu tava querendo ligar duas PUNCH P500.2 em “bridge” e saber se seria possível ligar o amplificador no “input” (entrada de RCA) da seguinte forma: ao invés de ligá-la em L + R ; por meio de um cabo-Y eu ligaria um amplificador em L + L e o segundo amplificador em R + R !! :pirou:

 

E apos mandar um e-mail para Rockford Fosgate , fui respondido por parte deles, que ISSO NÃO OCASIONARIA nenhum dano ao amplificador ( Eu mandei a pergunta, após 5 minutos eles me responderam !!!!! até parece o atendimento das empresas daqui do Brasil)

 

 

“QUAIS AS VANTAGENS DESSA CONFIGURAÇÂO?” ( vocês devem estar se perguntando )

 

 

Bem, eu posso ter um palco dividido, ou seja , um som estéreo , e ter um amplificador com uma impedância de 4 ohms , ideal para ser usado com falantes profissionais que são na maioria de 8 ohms !!!

 

Sem a necessidade de comprar um único amplificador , alias, o que seria um absurdo de caro !!!!! um amplificador capaz de mandar: 2 x 500 w RMS a 4ohms !!!

 

Eu citei o P500.2, as isso pode ser feito com qualquer outro modelo , o que já facilita muita coisa !!!!!

 

è só usar sua imaginação !!!!

 

Se bem , que nao sei afirmar se essa configuração seria permitida em outros modulos de outras marcas pasmafaute

 

Como por exemplo, conseguir num modulo de 4 canais, um bridge em esterio !!!! o que seria muito legal !!!

 

nao sei se isso é possivel, pois um modulo de 4 canais, apesar ter 4 entradas , isso pode causar conflito de sinais ! por se tratar de uma unica placa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou com um modulo AudioBank 4100, e um Bicho Papão antigo de 750RMS, Bobina Dupla, queria fazer um bridge nele, no caso devo unir os dois positivos e liga-los no positivo do módulo, e os dois negativos e liga-los no negativo do modulo?

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Estou com um modulo AudioBank 4100, e um Bicho Papão antigo de 750RMS, Bobina Dupla, queria fazer um bridge nele, no caso devo unir os dois positivos e liga-los no positivo do módulo, e os dois negativos e liga-los no negativo do modulo?

 

Obrigado

confira o artigo sobre associação de subwoofers

http://autosom.net/artigos

 

procure por SUBWOOFER

 

ate mais!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

commo ligo um hurricane 4.120 em uma cruzader 4+4 e 4 triaxial no carro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

queria saber como poderia ser feita a ligação de um Sub dual 2ohm (ex: P3D212) em um modulo que tenha Bridge de 2canais de 4ohm, tem como fazer isso? usaria os 2 canais ou só 1?

lembrando que o P3D212 no bridge trabalharia em 4ohm ou 1ohm... mas tratando-se de 2 canais no bridge, essa regra continuaria valendo? ou então contaria os 2ohm de cada uma das 2 bobinas?

 

um Amp para exemplo acho qe poderia ser o MTX TC6004 qe da:

4Ohm -> 300 Watts x 2 Bridged

 

a pergunta é... como eu ligaria um falante de 2ohm (bobina dupla) (P3D212) nesse modulo? tem como?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Queria saber se pode ser feita ligação em bridge pra stereo? Ou só pra mono?

 

abraços

voce pode ter um bridge alimentado so com sinal esquerdo e outro bridge alimentado só com sinal direito

com isso voce tera um esterio de canais bridge

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Queria saber se pode ser feita ligação em bridge pra stereo? Ou só pra mono?

 

abraços

voce pode ter um bridge alimentado so com sinal esquerdo e outro bridge alimentado só com sinal direito

com isso voce tera um esterio de canais bridge

Teria como vc postar uma foto ou desenho para eu entender melhor ?

 

abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tenho um modulo BUSTER x-2000 de quatro canais ligado a dois Bravox endurance de 2+2 Ω fiz aligaçao em bridge, mais nao tenho certeza se a ligaçao ficou legal, pois nao encontro o manual desse modulo em nenhum lugar alguem pode me dar uma força???

valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas e esses modulos que a potencia cae em bridge??

por que ocore isso??

sobre carga no sistema??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
tenho um modulo BUSTER x-2000 de quatro canais ligado a dois Bravox endurance de 2+2 Ω fiz aligaçao em bridge, mais nao tenho certeza se a ligaçao ficou legal, pois nao encontro o manual desse modulo em nenhum lugar alguem pode me dar uma força???

valeu

voce deve consultar quem vendeu pra voce ou o fabricante.

 

É responsabilidade deles explicar o que seu amplificador faz, não somos nós.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para obter uma boa qualidade de som através do módulo é necessário realmente comprar um módulo com Bridge?

A minha intenção é usar um módulo que faça as duas coisas, seja stéreo e mono que tenha 4 canais RMS de no máximo 80 watt's stéreo e o mono no máximo 120 watt's RMS.

Eu entendi a função do Bridge, mas só não ficou claro se é necessário adquirir um módulo com está função.

Estou atrás de qualidade com um pouco só de potência.

O módulo da Taramp's T400-D me interessou e tem tudo descrito do que é importante no site, mas não dá para ligar 4 stéreos e um mono nele.

Antecipo agradecimentos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para obter uma boa qualidade de som através do módulo é necessário realmente comprar um módulo com Bridge?

A minha intenção é usar um módulo que faça as duas coisas, seja stéreo e mono que tenha 4 canais RMS de no máximo 80 watt's stéreo e o mono no máximo 120 watt's RMS.

Eu entendi a função do Bridge, mas só não ficou claro se é necessário adquirir um módulo com está função.

Estou atrás de qualidade com um pouco só de potência.

O módulo da Taramp's T400-D me interessou e tem tudo descrito do que é importante no site, mas não dá para ligar 4 stéreos e um mono nele.

Antecipo agradecimentos.

A função bridge server também para proporcionar mais opções de instalação com o mesmo módulo.

Exemplo: um módulo de 04 canais com função bridge pode ser usado como:

Um módulo com 02 canais;

Um módulo com 03 canais;

Um módulo com 04 canais;

 

 

Com o módulo T400D é possível ligar "4 stéreos e um mono", isto é, quatro auto falantes em stereo (dois no canal 1 e dois no canal dois) e um Sub em bridge nos canais 3 e 4.

Como vc pode ver no manual dele, que também informa sobre o T200D, é possível ligar quatro auto falantes no T200D que possui apenas 2 canais. Na verdade o T400D nada mais é do que dois T200D na mesma carcaça, invólucro, caixa, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...