Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcelomoti

[artigo] Medindo a potência RMS de um amplificador

Recommended Posts

Este tópico se destina a discussão sobre o artigo

 

Medindo a potência RMS de um amplificador

 

http://autosom.net/artigo.asp?cod=20

 

Fiquem a vontade para postarem dúvidas, críticas ou sugestões de melhoria

Estou com algumas duvidas, tipo o ampli q eu kero medir potencia naum tem ajuste de ganho o q eu tenho q fazer nesse caso??tb keria saber c necessariamente a resistencia tem q ter 4 ohms, ou poderia ate ser mais pratico sera q vcs num sabe qto d pot gera um ampli falcon sw240 o mais antigo q tem....estou no aguardo :huh:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou com algumas duvidas, tipo o ampli q eu kero medir potencia naum tem ajuste de ganho o q eu tenho q fazer nesse caso??tb keria saber c necessariamente a resistencia tem q ter 4 ohms, ou poderia ate ser mais pratico sera q vcs num sabe qto d pot gera um ampli falcon sw240 o mais antigo q tem....estou no aguardo :huh:

nesse caso em vez de aumentar a sensibilidade do amplificador

vc aumenta o volume do cdplayer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha dúvida é nessa parte

 

Agora já temos a carga que será utilizada nas saídas do amplificador ao invés dos alto-falantes, é bom lembrar que todos os canais devem estar alimentados com essa carga para que o amplificador não trabalhe com "folga".

 

Eu tenho que conectar todos os canais ao mesmo tempo nessa carga de 4 ohms ou eu conecto a carga só no canal que eu estou fazendo a medição?

 

Outra dúvida, e se a impedância de saída do meu amplificador for de 2ohms, eu posso usar uma "Regra de Três" para saber quanto ele daria a 2 ohms e a 8ohs, supondo que a potência dobra ou é divida por dois dependendo do tipo de associação feita na saída do amplificador?

 

 

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Minha dúvida é nessa parte

 

Agora já temos a carga que será utilizada nas saídas do amplificador ao invés dos alto-falantes, é bom lembrar que todos os canais devem estar alimentados com essa carga para que o amplificador não trabalhe com "folga".

 

Eu tenho que conectar todos os canais ao mesmo tempo nessa carga de 4 ohms ou eu conecto a carga só no canal que eu estou fazendo a medição?

 

Outra dúvida, e se a impedância de saída do meu amplificador for de 2ohms, eu posso usar uma "Regra de Três" para saber quanto ele daria a 2 ohms e a 8ohs, supondo que a potência dobra ou é divida por dois dependendo do tipo de associação feita na saída do amplificador?

 

 

 

:legal:

Você tem que usar uma resistência pra cada canal.

Em alguns amplificadores, os fabricantes "forçam" a fechar a regra de 3, mas nem todos são assim, por exemplo o Audiobank KA-4100: 4 X 140W RMS em 2 Ohms 4 x 100W RMS em 4 Ohms

 

 

Marcelo, na minha opinião poderia ter no artigo como medir a potência usando PC RTA, ou o link do artigo que ensina a ajustar o ganho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então acho que foi por isso...

Era pra dar cerca de 60/70rms @ 4 ohms, deu 156rms eehehehe

Eu só botei a resistencia em um canal, e não uma em cada...

 

E o negocio do PC RTA eu apóio totalmente, ficou faltando mesmo :+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Marcelo,

 

Existe algum problema em colocar resistencias de 3,5 ohms? Eu realizei o teste com meu amplificador RF4.6 que uso para empurar um upx10D4 e eu obtive o valor máximo de 25V. Eu terminei colocando o ganho quando marcou 18V.

No caso, o ganho so passou a ficar mais lento a alteração quando o mesmo estava já quase no maximo.

Meu player é um alpine 7894, estava todo flat, o subw em +0 e utilizei o sinal de 60Hz 0db baixado do site: http://www.realmofexcursion.com/

O procedimento é este mesmo? :unsure:

 

Eu achei demais o valor não? 25V? :pirou:

 

Grato

 

Eurico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

EM vez de usar uma resistencia de chuveiro eu poderia usar o proprio falante que tenho e colocar o multimetro junto. e fiquei em duvida numa coisa

 

Potecia = tensão x tensão / impedancia

ou

Potência = Tensão x Corrente

ou isso é a mesma coisa. to querndo medir pra saber o Power One quanto Dah e quanto da o Pyramid Pro 600

 

se alguem jah fez o teste???

poupe o trabalho aki eu agradeço...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
EM vez de usar uma resistencia de chuveiro eu poderia usar o proprio falante que tenho e colocar o multimetro junto. e fiquei em duvida numa coisa

 

Potecia = tensão x tensão / impedancia

ou

Potência = Tensão x Corrente

ou isso é a mesma coisa. to querndo medir pra saber o Power One quanto Dah e quanto da o Pyramid Pro 600

 

se alguem jah fez o teste???

poupe o trabalho aki eu agradeço...

Potecia = tensão x tensão / impedancia

ou

Potência = Tensão x Corrente

 

sao a mesma coisa, derivam da lei de Ohm.

 

onde P = V*I

R = V/I

 

P = potencia

V = tensão

I = corrente

R = resistência

 

sim, vc pode usar um falante, mas isso poderá queimar o falante se nao for bem montado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
EM vez de usar uma resistencia de chuveiro eu poderia usar o proprio falante que tenho e colocar o multimetro junto.

 

sim, vc pode usar um falante, mas isso poderá queimar o falante se nao for bem montado.

O lance de usar falante, além de perigoso, tem o problema da curva de impedância do mesmo não ser plana (sim, por isso chama curva hand26 ), além do aquecimento da bobina alterar a impedância.. quer dizer, com a resistência, se refrigerada, vc tem mais 'constância' na medição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim, vc pode usar um falante, mas isso poderá queimar o falante se nao for bem montado.

O lance de usar falante, além de perigoso, tem o problema da curva de impedância do mesmo não ser plana (sim, por isso chama curva hand26 ), além do aquecimento da bobina alterar a impedância.. quer dizer, com a resistência, se refrigerada, vc tem mais 'constância' na medição.

acho q não pode, pois dependendo da frequencia e do alto falante a impedancia do mesmo se altera... ;)

 

 

queria saber se eu posso usar potenciometros de 10ohms... pois ai conforme a impedancia a ser medida eu ajusto o potenciometro....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

sim, vc pode usar um falante, mas isso poderá queimar o falante se nao for bem montado.

O lance de usar falante, além de perigoso, tem o problema da curva de impedância do mesmo não ser plana (sim, por isso chama curva hand26 ), além do aquecimento da bobina alterar a impedância.. quer dizer, com a resistência, se refrigerada, vc tem mais 'constância' na medição.

acho q não pode, pois dependendo da frequencia e do alto falante a impedancia do mesmo se altera... ;)

 

 

queria saber se eu posso usar potenciometros de 10ohms... pois ai conforme a impedancia a ser medida eu ajusto o potenciometro....

problema vai ser achar potenciometro que suporte tanta potencia :pirou: pelo menos nunca vi

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se desconsiderássemos um possível aquecimento da bobina do falante, e tendo a curva de impedância fornecida pelo fabricante teríamos uma estimativa da potência, mas não um valor preciso pois a curva é traçada com o falante em free-air e em uma caixa esses parâmetros são alterados :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hum, entao não deveríamos simular num software (por exemplo bassbox) pra saber a impedancia do sistema sub/caixa na frequencia escolhida , então usar um resistor no amplificador no valor da impedancia na frequencia escolhida?

 

orra, ficou complicado o texto hein!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

futurista, essa eh uma boa questão q naum tive coragem de perguntar aki, pois se os parâmetros TS levantados do alto-falante o são a partir da curva de impedancia do mesmo ao ar livre, o resultado será certo (exato)?

 

a respeito do que li acima, independentemente do cálculo da potência ser correto, eh possivel regular a distorção (para q naum haja distorção) com o próprio auto-falante ligado ao amp, medindo com osciloscópio e de preferencia alguem com conhecimento disso :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Andei lendo, e vi q a frequencia pra se testar a potencia do amplificador pode ser qualquer uma, desde q dentro do especificado do fabricante. Seria interessante o pessoal testar a potencia dos amplificadores nos limites inferiores e superiores das frequencias que eles podem amplificar, para verificar se a resposta do amplificador em spl é plana.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A corrente mede na entrada da alimentação do amplificador ou direto nas resistências na saída do amplificador?

Pra se ter a potência real de um amplificador de 600 wrms a 4 ohms terá que se ter então aproximadamente 49V na resistência?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uma duvida que sempre me encuca!!

para saber a potência RMS naum teria que ser com ruido rosa que é uma senoide complexa, com senoide de frequencia pura naum se tem um sinal mais leve? levando a considerar que esse tipo de teste nos diz a potencia maxima e naum potencia RMS .

 

 

Gustavo Carmona

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Soh uma dica: Alguem que tenha experiencia (pratica) em medir RMS dos amps, poderia medir alguns (varios) amps e colocar a lista aqui! Seria de grande utilidade pra galera! :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
uma duvida que sempre me encuca!!

para saber a potência RMS naum teria que ser com ruido rosa que é uma senoide complexa, com senoide de frequencia pura naum se tem um sinal mais leve? levando a considerar que esse tipo de teste nos diz a potencia maxima e naum potencia RMS .

 

 

Gustavo Carmona

Com a senoide, temos como medir a tensão de entrada e a tensão de saída.

em ruido rosa, qual a tensão de saída?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tb to até hoje tentando medir a potencia do meu... mas as porr*** das resistencias q achei nao fechavam a impedancia do bridge do meu modulo..

 

Mas uma hora eu consigo e posto ai proces...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
uma duvida que sempre me encuca!!

para saber a potência RMS naum teria que ser com ruido rosa que é uma senoide complexa, com senoide de frequencia pura naum se tem um sinal mais leve? levando a considerar que esse tipo de teste nos diz a potencia maxima e naum potencia RMS .

 

 

  Gustavo Carmona

Com a senoide, temos como medir a tensão de entrada e a tensão de saída.

em ruido rosa, qual a tensão de saída?

naum estou dizendo que deveriamos usar ruido rosa sem osciloscopio, mas que dessa maneira naum teriamos uma leitura de potência maxima e naum RMS?

 

sds Gustavo Carmona

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala gustavo,

 

Não porque o fator de crista de um sinal senoidal é 3dB (dif entre tensão de pico e média) e o do ruído rosa é de 9dB, ou seja, é mais leve.

 

E (para quem nao sabe) menores fatores de crista aumentam a tranferência de energia da fonte (amp) para a carga (resistência, no cado, ou alto-falantes).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Fala gustavo,

 

Não porque o fator de crista de um sinal senoidal é 3dB (dif entre tensão de pico e média) e o do ruído rosa é de 9dB, ou seja, é mais leve.

 

E (para quem nao sabe) menores fatores de crista aumentam a tranferência de energia da fonte (amp) para a carga (resistência, no cado, ou alto-falantes).

blz, tá certo!! entendi!!! acho eu!!!hehehe

Sabe que eu nunca tinha parado para analizar no papel.

 

 

sds Gustavo Carmona.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e ae galera blz??

 

e seu qzer medir usando o proprio falante

 

exempo:

tenho um ICE e 1 2k de 15 q ta em paralelo fechando em 2ohms

 

como faço para medir??

 

eh do mesmo jeito!???!

 

 

abçss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...