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together

passa carro a alcool

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ae.. minha mae mudo de ideia.. num vai pega a biz...

 

ela ta querendo passa o carro a alcool... eh um uno 95 tem 1 bico soh...

sera q fika bom?? o cara falo q fika... q ja fez um q ta rodando a 5 anos sem problema... fika em torno de 200 a 300 reais pra passa...

 

e tb gostaria de saber ja q vou fikar com o carro... o q fik bunito d faze nnum uno??

pq acho q num pode mexe mto q fika xuning... uno eh fo**... deem dicas... vo por uma foto ja ja...

 

vlw

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por ser monoponto nao sei...

mas estou a alguns meses rodando na cana com o Digiflex e ta td blza...

 

qto a personalização no Uno.... eu fecharia no filme + umas rodas do Marea Turbo ou do Stilo Abarth 15" e chão..... só isso.... sem frescuras....

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mesmo sendo um bico pode ficar bom, mais tem que trocar todos os filtros e dar uma geralzinha, quanto ao bico, nao me lembro bem agora mais acho que era so trocar o bico com um que e pro alcool que manda mais combustivel

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entao cara qt a modificaçao pro alcool nao vai ficar akela maravilha

mais vai ser economico e da pra andar

 

qt a melhorar a aparencia do uno nao é facil

depende mt da grana q vc tem

eu colocaria rodas aro 15 provavelmente do stilo

rebaixaria

g5 nos vidros e g20 no parabrisa

retrovisores parachoques e maçanetas pintadas na cor do carro

marcara negra nas lanternas

escapamento esportivo

 

por dentro

somzinho

um volante mais bonitinho

manopla diferente

bancos de couro

e ja era

 

isso c tiver grana

 

abraços

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entao cara qt a modificaçao pro alcool nao vai ficar akela maravilha

mais vai ser economico e da pra andar

 

qt a melhorar a aparencia do uno nao é facil

depende mt da grana q vc tem

eu colocaria rodas aro 15 provavelmente do stilo

rebaixaria

g5 nos vidros e g20 no parabrisa

retrovisores parachoques e maçanetas pintadas na cor do carro

marcara negra nas lanternas

escapamento esportivo

 

por dentro

somzinho

um volante mais bonitinho

manopla diferente

bancos de couro

e ja era

 

isso c tiver grana

 

abraços

bom tanta grana e num tenho...

 

primeiro vo por um sonzinho pra ouvi..

dps film...

ai to pensando em pega as rodas... qto sai essas rodas q vcs falaram (com pneus)?

ai ja rebaxo tb..

 

sera q isso fika bom??

 

dps com o tempo vo trocando volante, pedal, manopla etc...

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entao cara qt a modificaçao pro alcool nao vai ficar akela maravilha

mais vai ser economico e da pra andar

 

qt a melhorar a aparencia do uno nao é facil

depende mt da grana q vc tem

eu colocaria rodas aro 15 provavelmente do stilo

rebaixaria

g5 nos vidros e g20 no parabrisa

retrovisores parachoques e maçanetas pintadas na cor do carro

marcara negra nas lanternas

escapamento esportivo

 

por dentro

somzinho

um volante mais bonitinho

manopla diferente

bancos de couro

e ja era

 

isso c tiver grana

 

abraços

bom tanta grana e num tenho...

 

primeiro vo por um sonzinho pra ouvi..

dps film...

ai to pensando em pega as rodas... qto sai essas rodas q vcs falaram (com pneus)?

ai ja rebaxo tb..

 

sera q isso fika bom??

 

dps com o tempo vo trocando volante, pedal, manopla etc...

eu acho q uno naum tem muito o q fazer naum!!!

 

som, filme, rodas e chao!!!

 

vc deve encontrar umas rodas aro 15" com pneus hj, em BOM ESTADO por uns 600/700 conto!!

 

;)

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uno030wb.jpg

 

faz igual a ESSE...

 

fica LOKO!!!!!!!!!!!!!!, ai naum tem mais nada pra fazer!!!

 

:legal:

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uno030wb.jpg

 

faz igual a ESSE...

 

fica LOKO!!!!!!!!!!!!!!, ai naum tem mais nada pra fazer!!!

 

:legal:

soh nao me levanta esse capo assim!!

soh fica bom nos box.... no Uno nao!

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q volante fika mais bonito?? soh os q custam ateh 299 reais...

 

http://tudo.americanas.com.br/cgi-bin/WebO...oup?grpId=17292

 

eu achei barato.. ta barato msm??? o cubo custa 64 reais...

 

vlw

eu compraria esse

http://tudo.americanas.com.br/cgi-bin/WebO...urcevalue=17292

mas sei la cara... investe essa grana em algo mais util no carro hehehe

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mas sei la cara... investe essa grana em algo mais util no carro hehehe

:+1

 

300 conto eh praticamente metade do preço das rodas, q na minha opnião eh bem mais importante.

 

Abraço.

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se eu compra as rodas terei q comprar os pneus tb... onde encontro rodas bunitas e baratas na net?? e pneus tb?

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se eu compra as rodas terei q comprar os pneus tb... onde encontro rodas bunitas e baratas na net?? e pneus tb?

rodas melhor vc ver em lojas msm....

qm sabe vc nao acha uma 15" usada de Marea ou Stilo inteirona por uns 500 paus...

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Cara fecha no filme G5

Rodas 15 do Marea ou Stilo

SOM

Banco em couro

Volante pode ver no desmanche um do Marea ou palio 500 anos FAIT tem uns volantes originais bem bonitos.

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comentario a parte: nem sabia q nas lojas americanas tinhas essas coisas hehe.. mto bom eu axei.. em 12x ainda pow.. rlz

 

eu axo q vc devia por um filmezinho..

ai depois vc poem um som, pq vc nao vai kere te um som sem um film neh...

ai depois vc junta uma graninha pra por umas rodas e rebaixa

com isso ja vai virar outro carro..

ai o resto eh complemento

as rodas eh bom vc procurar em uma loja msm.. nao na net..

pq vc pode axar alguma coisa usada boa..

eu compri as minhas rodas 15" do golf gti + os pneus p7000 bons por mil reais

mais se a roda for usada vc axa por menos q isso..

boa sorte ai com a nova caranga

 

eskeci...

qto passar o carro a alcool...

por ser meno ponto, tem q troca o bixo inteiro eu axo

soh com o xip, uma bico soh nao aguenta os 30% a mais de vazao

mais se fizer isso deve fika bom sim

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vlw... vo amanha da uma procurada por rodas aqui... nem vo prescisa gasta grana com film... minha mae falo q qdo for passa a alcool vai por filme tb =P

 

o procimo passo eh o som... naum aguento mais fika sem som... viajamos bastante... discman eh fo** de fika levando.. enche o saco...

 

bom pra comeco vo por um pioneer 3700mp com 1 kit 2 vias cs60d ta bom neh??

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Nem... mono ponto convertido não fica bom não...

bom, não sei se vc disse isso por ser um uno 1.0, mais tenho um Gol bola, 1.6 cli, mono tbm, e passei ele alcool faz uns 2 anos, e até hoje sem problemas.....sem mesmo....a não ser no começo, meio que tropeçava, mais hoje em dia, é ligar e sair andando de boa.....nos dias de muito frio, um litro de gasola no tanque mesmo, e boa...

 

e outra, o massa é que nem gastei nada pra fazer isso, pois ele deu pressão na bomba somente, é claro que jaja ela queima, mais enquanto isso, to curtindo...

 

ele disse (mecanico) pra ficar firmeza mesmo, tinha que por um injetor e boa...mais nada....

 

mesmo bico, mesmas velas, só o filtro de cambustivel que já troquei 2 x......hehehe

 

falows.......

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Álcool x Gasolina

Como está em alta aqui a conversão de motores a gasolina para usar álcool como combustível, resolvi escrever este artigo para que se possa ter uma noção dos problemas que podem ocorrer nesta transformação. Acho que a melhor forma de fazer isto é explicar as diferenças entre os combustíveis e o que isto pode acarretar no comportamento de um motor ciclo Otto. Assim, quem quiser converter o motor pode te uma idéia dos problemas que podem ocorrer e por que eles ocorrem.

 

A Gasolina:

 

A gasolina não é uma substância pura: É uma mistura de centenas de hidrocarbonetos que têm entre 3 a 12 carbonos, proveniente de uma faixa da destilação do petróleo. Há componentes mais leves e mais pesados na gasolina. Conforme o tempo passa, os mais leves se evaporam, deixando apenas os mais pesados. Por isso se diz que a gasolina "ficou velha" ou "estragou". Em aproximadamente 2 meses, a gasolina muda sua composição por causa da evaporação dos componentes leves, sobrando os mais pesados, que costumam ter octanagem menor. Por isto é que a gasolina velha pode causar "batidas de pino" no motor. Normalmente, quanto maior o número de carbonos na cadeia (mais pesada a molécula), menor é a octanagem: Por isto o querosene e outros solventes, se misturados à gasolina, fazem o motor "bater pino". Estes componentes mais pesados também têm uma vaporização mais difícil. Quando expostos ao calor em estado líquido, vão se degradando e formam a conhecida "borra" de gasolina. A gasolina vendida no Brasil tem, por lei, 22% de álcool etílico em volume na sua composição, para reduzir a emissão de poluentes. Outra coisa que não se fala (não sei por que...) é que a gasolina, por conter hidrocarbonetos aromáticos (como o benzeno) na sua composição, é cancerígena, especialmente se inalada em excesso. Com certeza não há estudos sobre isto (não "interessa" que haja...), mas a incidência de câncer entre os frentistas, que trabalham expostos aos vapores da gasolina, provavelmente é muito mais alta do que no resto da população.

 

O Álcool:

 

O álcool, ao contrário da gasolina, é uma substância pura (etanol), embora seja encontrado nos postos como sendo uma mistura de 95% de etanol e 5% de água, em volume. É uma molécula cuja fórmula é C2H5OH. Por ter oxigênio na composição, a molécula ganha uma polaridade que faz com que o álcool seja líquido à temperatura ambiente (o etano, C2H6 é um gás) pela maior coesão entre as moléculas. É um combustível que não deixa borras, sendo bem mais "limpo" que a gasolina, ao contrário do que se pensava nos primeiros anos do Proálcool. Tem a desvantagem de ser mais corrosivo no estado líquido que a gasolina, o que demanda um tratamento anticorrosivo nos metais que têm contato com o álcool em sua fase líquida, normalmente através de um revestimento com um metal que não reaja com ele, como o níquel, usado para revestir o Zamak dos carburadores.

 

 

As diferenças entre os combustíveis:

 

-Poder calorífico (capacidade de gerar energia)

 

O álcool, por conter oxigênio na molécula, tem um poder calorífico menor que o da gasolina, uma vez que o oxigênio (34,7% do peso molecular do etanol é oxigênio) aumenta o peso molecular, mas não produz energia. Isto explica a menor km/l de um motor a álcool em relação ao mesmo motor a gasolina. O álcool hidratado (95%) produz a energia de 20,05 MJ/litro, enquanto a nossa alcoosolina (22% de álcool) produz 27,57 MJ/l. Por aí já se vê que a 1 litro de gasolina produz 37,5% mais energia do que 1 litro de álcool: Daí, em um motor com o mesmo rendimento térmico, um motor a gasolina que fizesse 10 km/l iria fazer 7,27 km/l de álcool.

 

Proporção estequiométrica:

 

O álcool tem proporção estequiométrica de 8,4:1 (8,4 partes de ar para cada parte de álcool) em massa, enquanto a gasolina tem 13,5:1. Para a mesma massa de ar, é utilizado 60% a mais de massa de álcool. Em volume, é necessário mais 43% de álcool do que de gasolina. Por isto, bicos para álcool tem que ter uma vazão em torno de 50% maior do que bicos para gasolina. Uma coisa interessante que decorre disto é a seguinte: Apesar de a gasolina fornecer mais 37,5% de energia, o fato de ser necessário 43% a mais de álcool para a mistura faz com que um motor ganhe em torno de 5% de torque e potência só de passar a queimar álcool.

 

 

Octanagem

 

O álcool tem um maior poder antidetonante do que a gasolina. Enquanto a gasolina comum tem 85 octanas, o álcool tem o equivalente a 110 octanas. Isto significa que ele consegue suportar maior compressão sem explodir espontaneamente. Isto faz com que um motor a álcool possa ter uma taxa de compressão maior do que um motor a gasolina. Enquanto as taxas para gasolina variam entre 9 e 10,5:1, as taxas para álcool ficam entre 12 e 13,5:1. Como o rendimento térmico de um motor (rendimento térmico é quantos % da energia do combustível é transformada em movimento pelo motor) aumenta conforme aumenta sua taxa de compressão, os motores a álcool tendem a ter um rendimento térmico maior do que um motor a gasolina, compensando parte do menor poder calorífico. Assim, nosso motor não faria apenas 7,27 km/l, faria algo entre 7,5 e 8 km/l, devido ao melhor aproveitamento da energia do combustível. A velocidade da chama do álcool é menor, demandando maiores avanços de ignição.

 

Calor de vaporização

 

O álcool tem um calor de vaporização de 0,744 MJ/l, enquanto a gasolina tem 0,325MJ/l. Isto quer dizer que o álcool necessita de mais do que o dobro de energia para se vaporizar. Esta vaporização acontece dentro do coletor de admissão, nos carros carburados e com injeção monoponto. A energia para vaporizar é conseguida através do calor do motor, que também aquece o coletor. Porém, ao se vaporizar, o combustível diminui a temperatura do coletor, pois está "roubando" energia. Não é difícil concluir que o álcool "rouba" mais que o dobro de energia, diminuindo muito mais a temperatura do coletor. Se a temperatura cair muito, o combustível não se vaporiza mais e caminha em estado líquido pelo coletor, causando uma súbita falta de combustível na mistura, fazendo o motor falhar. Para evitar isto, faz-se passar água do radiador pelo

coletor de admissão, para aquecê-lo. Este aquecimento é muito mais necessário em um motor a álcool, pela sua maior demanda de energia para vaporizar-se.

 

 

Ponto de fulgor

 

Uma explosão é uma reação em cadeia. Quando uma molécula de combustível reage com o oxigênio presente no ar, ela gera energia, que faz com que a molécula vizinha também reaja e por aí vai. O ponto de fulgor é a temperatura a partir da qual pode haver uma quantidade suficiente de combustível vaporizado a ponto de gerar uma reação em cadeia. Bem, o ponto de fulgor do álcool é 13ºC. Isto significa que não é possível haver combustão do álcool abaixo desta temperatura. Isto explica por que

é necessário usar gasolina para a partida a frio em motores a álcool em temperaturas baixas. O ponto de fulgor da gasolina pura é de aproximadamente -40ºC.

 

Estas 2 propriedades acima decorrem do oxigênio presente na molécula do álcool, que a polariza. Isto faz com que a força de coesão entre as moléculas seja maior do que as da gasolina, que se mantém líquida pelo maior peso de suas moléculas, apolares em sua grande maioria. A menor atração molecular da gasolina é que faz com que esta tenha menores calor de vaporização e ponto de fulgor.

 

Resumo:

 

Pelas razões explicadas acima, podemos concluir que, para fazer um motor a gasolina funcionar com álcool, precisam ser feitas as seguintes mudanças:

 

1) Taxa de compressão (para aproveitar a maior octanagem)

2) Proporção de combustível (43% maior, por causa da relação estequiométrica)

3) Curva de avanço de ignição (menor velocidade de chama)

4) Aquecimento do coletor em coletores úmidos (carb. e monoponto) (maior calor de vaporização)

5) Sistema de partida a frio (alto ponto de fulgor)

6) Niquelamento do carburador (em carros carburados)

 

O item 1 pode ser conseguido através da utilização de pistões mais cabeçudos ou rebaixamento do cabeçote. E os itens 2 e 3 são feitos remapeando o chip de injeção ou troca de giclês/distribuidor.

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...

Belo tópico aê brother. Linguagem explícita e muito didática, parabéns.

 

Eue stava vendo os posts desse tópico e teve um brother que sugeriu um módulo FLEXTEK para conversão do 1.0 monoponto. Na minha opinião isso seria um gasto desnecessário de dinheiro. Primeiro que os módulos FLEX, quase todos, têm uma pequena deficiência com relação ao sistema monoponto. A estratégia utilizada pelo sistema de injeção, e a distância entre o bico e a câmara são alguns dos fatores que não resultam em uma perfeita conversão.

 

Quanto ao coletor aquecido, no caso do uno, ele já possui esse sistema, pois eu me lembro de um uno Young que eu tinha e converti pra cana.

 

Esse motor possui o regulador de pressão da linha de combustível com regulagem. Ele fica localizado no próprio TBI, ao lado do bico. Dessa forma, vc pode aumentar a pressão da linha de combustível usando o mesmo bico injetor e começar a andar com o álcool. Ponto forte dessa conversão -> custo (é praticamente zero se vc tiver uma chave de fenda :P ) e facilidade de reversão (caso o álcool passe a não compensar vc volta ao original apenas girando um parafuso).

Ponto fraco, bombas elétricas de combustível não gostam muito de pressões mais altas do que foram projetadas e, com certeza, vão queimar antes do previsto. A Falta de taxa vai gerar um motor um pouco mais gastão que o normal. A curva de avanço poderia ser melhor aproveitada.

 

Outra forma é trocar o seu bico por um outro de maior vazão, nese caso talvez seja necessário até mesmo diminuir um pouco a pressão da bomba ou mesmo deixá-la original.

Ponto forte -> vc poupa sua bomba elétrica. A conversão pode ser facilmente revertida.

Ponto fraco-> O custo começa a aparecer e o problema da taxa de compressão e curva de avançoa não foram resolvidos.

 

Outra forma é o serviço completo, tapinha no cabeçote ou troca de pistões, troca de bico e remapeamento da curva de avanço.

Ponto forte -> Fica perfeito e na maioria dos casos melhor que o original.

Ponto Fraco -> Custo da conversão e dificuldade de se reverter.

 

Tudo tem seu pró e seu contra, vai se vc escolher o que é melhor.

 

Eu, particularmente, se fosse pra comprar um módulo Flex, só trocaria o bico.

 

Fallows.

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