Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

eusougente

Socorrrooo!!!! Preciso de uma ajuda profissional

Recommended Posts

Galera, é o seguinte!.. eu preciso de conversar com alguem q intenda de som profissional.

Meu problema eh o seguinte, comprei os equipamentos, mas nao estou conseguindo obter um bom resultado com os mesmos!.

Tenho certeza que eu estou errando em algo na instalação, ou na maneira de motar o mesmo.

Meus equipamentos sâo:

Mesa de 16 canais MACKIE VLZ 1604

Equalizador stereo ALESSIS

Reverb BOSS

Potencia staner MP 720,

Potencia Staner 2 canais, 1200Wrms,

2 retornos Staner,

2 PA staner

Galera.... to me mantando pra tentar fazer esse equipamento dar um show legal, mas tah complicado!. nao to acertando de maneira alguma!!,

espero Resposta!.....

Valew Galera!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro...

o que é um PA staner (composição de caixas, tipo de falantes ETC...)

Segundo como está ligando tudo isso..

Terceiro qual o tamanho do ambiente

Quarto o que que está acontecendo...

Quinto deixe o eq em flat e procure apenas atenuar o que sobra e não reforçar o que falta

Sexto, o Ganho do EQ + o da mesa não tão saturando a entrada dos Powers ?

Setimo sua mesa tem send return ou esta ligando o eq e o reverb em linha com o amp ?

Oitavo o que está ligando nisso tudo

Nono seus microfones tem ganho adequado a entrada da mesa ?

Decimo, como está fazendo captação dos instrumentos (ligar instrumentos direto na mesa sem uma directbox (casadr de impedância) Saida específica do amp , ou microfonado, fica uma B...

Decimo Primeiro Os cabos de interligasção são bons e curtos ?

Decimo segundo, está usando os Mics em Entrada Balanceada ou Não Balanceada ?

Decimo Terceiro Como está a relação de master x volume de cada canal ?

Decimo Quarto como está os ganhos de grave medio e agudo da mesa ?

ou seja .. sua perguna foi meio vaga...

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post
que problema tah rolando?

Rapaiz... Des de já eu agradeço sua disposiçao por me ajudar!... kara o q acontece eh o seguinte!, eu nao to conseguindo acertar o som!!!... kara tah uma bosta!.

Tem dias q satura médio,

tem dias q satura agudo

tem dias q os falantes começam a excurcionar... kara.. tah uma verdadeira mer**!.....

Sou Totamente leigo nessa parte de som Profissional!... to começando agora... e to precisando fazer funfar as coisas!. URGENTE!....

Tem dias q o Reverb naum funfa,.... hoje mesmo o Equalizer nao estáva equalizando o som!.... tahva uma MERDAAAAAA!!!...

Acabei de comprar os Equipamentos... e nao intendo mto deles!..

Como eu disse sou totalmente Leigo no assunto de som Profisional!... e por isso NAO ESTOU CONSEGUINDO ACERTAR!.

Minhas principais duvidas são mais quanto a instalaçao da mesa... tem vários recursos q nao ta funfando!.

Várias regulagens q estao deixando a desejar!......

E tbm a GRANDE duvida.... COMO EU FAÇO PRA REGULAR AQUELA BOSTA??? kra jah to ficando desanimado!!!!:(:banghead

Compartilhar este post

Link para o post
Primeiro...

o que é um PA staner (composição de caixas, tipo de falantes ETC...)

Segundo como está ligando tudo isso..

Terceiro qual o tamanho do ambiente

Quarto o que que está acontecendo...

Quinto deixe o eq em flat e procure apenas atenuar o que sobra e não reforçar o que falta

Sexto, o Ganho do EQ + o da mesa não tão saturando a entrada dos Powers ?

Setimo sua mesa tem send return ou esta ligando o eq e o reverb em linha com o amp ?

Oitavo o que está ligando nisso tudo

Nono seus microfones tem ganho adequado a entrada da mesa ?

Decimo, como está fazendo captação dos instrumentos (ligar instrumentos direto na mesa sem uma directbox (casadr de impedância) Saida específica do amp , ou microfonado, fica uma B...

Decimo Primeiro Os cabos de interligasção são bons e curtos ?

Decimo segundo, está usando os Mics em Entrada Balanceada ou Não Balanceada ?

Decimo Terceiro Como está a relação de master x volume de cada canal ?

Decimo Quarto como está os ganhos de grave medio e agudo da mesa ?

ou seja .. sua perguna foi meio vaga...

[]

Sandro

Kara.. sou totalmente leigo nesse assunto de som profi..... mas eu to muito disposto a aprender... tanto q to kerendo ganha a vida com isso

Respondendo suas perguntas,

cada caixa STANER tem 1 falante de 15" mais 1 tweeter mais um drive, totalizando 600 rms a 8 homs, sendo duas caixas com esta configuraçao

A ligaçao tah feito da seguinte forma,(tá tudo segundo o manual)

O equalisador alessis estao ligados nas saidas/entradas MAIN INSERT,

O Reverb está ligado na saida 2 do AUX SENDS, sai como mono, vai pro Reverb e sai do reverb como stereo e entra no AUX RETURNS também no canal 2,

A Potencia Staner 1200 rms 2 canais tah ligado nas saidas C/R OUT, essa potencia toca as caixas q especifiquei acima,

A Potencia staner de 4 canais 700 rms está ligada no canal 1 do AUX SENDS, estou usando MONO pra esta potencia pois ela está tocando os 2 retornos

todos os 16 canais esta sendo usado para microfones atravéz dos cabos CANON, os instrumentos estao ligados com microfone(eu sei q fica uma bosta, mas os karas q tocam kerem pq kerem daquele jeito.. intao.. fazer oque neh!!! [o_] )

o CD player tah ligado nas entradas TAPE IN,

Nesta ligaçao eu andei percebendo q o Reverb, e principalmente o equalizer nao está funcionando muito bem,..... eh só abrir um pouquinho soh do efeito q jah começa dar microfonia!, o equalizer eu mexo, mexo e nao vejo diferença....... outra pegunta...... pra que serve aquelas chavinhas IN/OUT do equalizer???

O ambiente tem em torno de 350 mts quadrados.. o salao eh de lado tah ligado.. nao de comprido... essas caixas staner q eu relacionei acima esto nas paredes .... de frente para o publico....... os retornos voltados para o palco.

Oque tah acontecendo eh o seguinte....... tem dias q o som funciona REDONDO!.. mas tem dias q ele começa a saturar médios, tem dias q satura agudo.. .. tem dias q o som tah HORROROSO!!!..... fica parecendo q os karas tao falando dentro de uma lata tah ligado.. e nao adianta mexer nas regulagens da mesa q NAO CORRIGE.............. mas tbm tem dias q funciona legal!....... o som nao está dando aquela qualidade legal!... os controles gerai da mesa nao estao funcionando, microfonia..... eh um problema!!!!

Procuro nunca deixar saturar......

como vc jah deve ter lido...... minha mesa tem o SEND RETURN

Infelizmente meus cabos deixam a desejar um pouco!...... mas nao passam de 2 mts

Entrada balanceada vc se refere a oque?.. tipo... como eu jaht e disse... estao nas entradas CANON... e cadamicrofone tem regulagem de médio/grave/agudo, retorno, ganho, tudo isso individualmente.(nao sei c respondi oq vc kiria)

Quanto a Relaçao master/volume, todos os ganhos dos microfones estao na metade... e o volume, grave, médio, agudo de cada mic eu regulo conforme a voz da pessoa

Kara.. Desculpa por ser uma pergunta "VAGA"... mas como eu te disse. eu sou leigo nessa parte!... mas to com muita sede de aprender sobre isso!..... comprei os equipamentes seguindo conselho de amigos q trabalham na área e me indicaram,

kra... des de jah eu te agredeço sua ajuda!.. se precisar saber mais alguma coisa pra poder me ajudar..... posta aki...... :legal:

Compartilhar este post

Link para o post

Um bom começo seria você dá uma lida nas matérias do site www.audiolist.cjb.net com isso muitos dos seus problemas serão resolvidos. Lá tem um acervo fantástico de informações sobre som profissional.

[]'s

Wilkson

Compartilhar este post

Link para o post
Um bom começo seria você dá uma lida nas matérias do site www.audiolist.cjb.net com isso muitos dos seus problemas serão resolvidos. Lá tem um acervo fantástico de informações sobre som profissional.

[]'s

Wilkson

Uma dica.

Microfones não gostam de muito ganho nos graves.. apitam mesmo (aqueles uooom, já a piiiiii,,, e posicionamento)

Retorno pro publico ? retorno é pros musicos ouvirem o que estão tocando... (benditos foninhos)

tente mexer menos possivel no eq. e deixe a mesa flat, e use apenas o eque para regular no final das batatas (ele deve estar entre o mixer (mesa) e o amplificador)

Alem disso microfone tem timbre... ou seja teste e marque os microfones que melhor se saem em cada função.. mesmo que sejam do mesmo modelo, se bem que pra cada tipo de aplicação é um tipo de microforne, o microfone que se usa para voz, não é o mesmo para microfonar o bumbo (um dos que adoram fazer UOOOM)

Reveja todas as ligações e deixe tudo em flat. regule por canal (com tudo em flat) depois ponha tudo pra tocar junto e acerte as rebarbas no EQ.

Lembres-se que quando aumenta o volume do efeito está aumentando o ganho da via.. o ideal é usar a mesclagem dry/efect.

[]

Sandro

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de mais nada... vai lá no EQ e põe tudo no MEIO. No 0 mesmo. Esqueça cobrinhas, rampinhas, e io que seja... isto é coisa de quem não sabe acertar o EQ.

Bote a banda pra passar o som, ajuste os microfones, cuidado com a posição do retorno... Ele deve estar atrás dos microfones. Quando o volume de todos os microfones estiver OK, vá ajustando os controle de BASS, MID e TREBLE (ou HIGH) de cada canal. Comece com tudo no meio tb. Deixe o som o mais agradável possível assim, mas identifique cada instrumento... ouça-o, ajuste-o. Não ajuste a massa toda de uma vez.

Quando estiver tudo ok, comece a mexer no equalizador. Primeiro pense no que falta... falta brilho? Vá subindo lentamente os controles de 8k pra cima. Falta médios? de 250Hz até 8k. Falta presença na voz? de 100Hz até 250. Deixe os mais baixos mais atenuados (até 40Hz, pra evitar problemas. Nunca os deixe acima de 0, a nãos er q vc saiba o que está fazendo).

Os ajustes do equalizador são sutis, nada de controles lá em cima, senão vc vai ter microfonia sem dó. O equalizador só está ali pra corrigir pequenas falhas, dar uma "limpada" no som, e ajudar a se livrar de microfonias. Ele não é o ajuste principal, e nem deve ser, NUNCA.

O reverb vc "adiciona" subindo o volume do EFFECT. No EQ, veja se o Bypass não anda acionado... se estiver, o eq não interfere no som.

E se estiver tendo problema com microfonias, preste atenção em como elas começam. Se já começarem como um apitinho fino, é agudo demais. Se começarem como um som médio, é médio demais... e se começarem como um "uuuuuuuuu" que vai subindo lentamente de frequência at~e virar apito, é muito grave.

Compartilhar este post

Link para o post

Valew galera!.. essas dicas tem me ajudado mto!.... jah to ficano fera nessa mesa hehehehe mas to com uma duvida1.

eu uso o EQ entre a mesa e a potencia... ou uso ele nas saidas Main Inserts?????

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, uma coisa que os mestres aí acima esqueceram de falar, como vc disse: tem dia que um trem funciona o outro não:

Se eu fosse vc retirava todos os cabos, mas todos mesmo e revisava. Se vc não sabe soldar, veja no hot topics que tem um tópico sobre isso, ou então leva alguém que entenda para olhar para vc, pois pode ter cabo com mal contato e tals....

Ah, e procure ler os manuais dos seus aparelhos, se vc não tiver, procura no google ou no site do fabricante.....pq é um jeito melhor de vc aprender tb..

Compartilhar este post

Link para o post

Galera.... hoje eu jah to mais Feliz com o som!..... toh conseguindo Regula de acordo com oque vcs vem me falando....... as microfonias jah diminuiram 80% em relaçao a antes, to conseguindo tocar legal os PA, com Bastante ganho, tah dando pra escutar todos instrumentos e todos os vocais certinho!.... os retornos estao de frente para os musicos e ZERO de microfonia.....Só se abusar neh!... tipo.. se almentar mto o ganho geral do retorno... ae eh LÓGIKO q apita mesmo sem doh!....... o EQ tah funfando CERTINHO!, os efeitos e as regulagens da mesa estao respondendo legal!,

Troquei todos os cabos!.... gastei uma nota!. mas parece q valew a pena!..... optei pela maca "Santo Angelo".... aquelas histórias de mal contato ACABOU!.....

Agora.. ainda tenho algumas duvidas!,....

Tipo.. a mesa tah esquentando MUITO!........ se bobear da pra fritar ovo em cima!(q exagero) hahaha mas q tah eskentando isso tah!

Outra coisa.... tem microfone NOVO q tah mandando som TOTALMENTE DISTORCIDO!.... microfone tem algum macete?

Aqueles cabos CANON.. qual a posiçao dos fios pra poder fazer a outra ponta um P10???.. sei q o Nº2 eh positivo.. mas ae sobra mais um fiuzinho, aquele trançado por fora eu uso como negativo.. e esse fiozinho q sobra??? isolo ele ou junto ele no negativo????

Galera... essas sao as duvidas q ainda estao me matando!......

Desde já eu agradeço a todos q me ajudaram!.. de grande valia foram as dicas de vcs!... Aprendi a Regular, Aprendi a mexer na mesa!.... sonzin tah ficando legal!........

Valew Galera!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...