Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Mogar

Puxar saida digital de disqueteira

Recommended Posts

(atualizacao da situacao em post abaixo)

 

Oi pessoal,

 

meu pai tem uma disqueteira por FM da pioneer bem antiga, o modelo dela eh cdx-fm128.

 

Puxei a saida digital mas nao funcionou, conforme coloquei num reply abaixo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Humm..... o capsulamento entre os 2 eh praticamente igual, mas eu estranhei ele ser um pre amplificador pela posicao que ele fica, entao provavelmente o spdif receiver eh o c2571gs

 

mandei um e-mail pra nec pedindo os datasheets dos 2 CIs do circuito que foram feitos por eles, mas nao acredito que eles vao me responder....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mandei um e-mail pra nec e eles me mandaram os datasheets..... e mandaram rapido ! achei que nem iam me responder... eahuaehueahu

 

 

bom, agora o problema eh que o meu dac tem interface spdif de entrada, e o D63700 tem uma saida digital no formato CP-340. Eles sao equivalentes, mas ainda nao achei maiores detalhes pra saber se eles sao diretamente compativeis, ou sao compativeis apos casamento de impedancias. Sei que CP-340 eh uma norma japonesa de formato de audio digital equivalente ao SPDIF, agora o grau de equivalencia ainda nao sei.

 

estou pesquisando na internet, se alguem tiver alguma informacao mais precisa....

 

 

A referencia da interface completa do datasheet eh : "Digital Audio Interface and Appendix 1 (Compact Disc Digital Audio System) {CP-340} " (sem aspas)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
mogar manda pra nos o datasheet

n tenho onde hospedar, se vc me mandar seu e-mail por mp eu redireciono a msg da nec.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
n tenho onde hospedar, se vc me mandar seu e-mail por mp eu redireciono a msg da nec.

andreson@gmail.com :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos ver o que nosso amigo Google nos retorna:

 

http://www.rane.com/note149.html

 

"In the consumer universe we find the acronym S/PDIF (also seen without the slash as SPDIF) created from Sony/Philips digital interface format. This was also made an international standard and issued as IEC 60958-3 (same number, different dash as the professional version), and it conforms with the EIAJ (Electronic Industry Association Japan) standard CP-1201 (renumbered CP-340)."

 

Ou seja... aparentemente, é a mesma coisa!

 

http://www.audioscience.com/internet/produ...ete/dat4111.pdf

 

"S/PDIF (EIAJ CP-340 TypeII / IEC-958 Consumer). "

 

http://www.transaudiogroup.com/digital-patchbay.shtml

 

"The z-8.8a lightpipe digital detangler is an automated patchbay and distribution amplifier for digital audio signals which are carried on TOSLINK. This includes both CP-340 S/PDIF- or AES/EBU-formatted two-channel signals or ADAT Lightpipe-format eight-channel signals. The z-8.8a is controlled from the front-panel: the routing pattern can be established at the touch of a few buttons. Up to 99 routing patterns can be stored and recalled, making reconfiguring your digital routing a snap."

 

E, finalmente, pra não restar dúvidas... vamos a um dicionário!

 

http://www.dilettantesdictionary.com/index.php?let=s

 

"S/PDIF : Sony/Philips Digital Interface Format. A consumer standard, similar to the professional AES/EBU standard, (IEC-958) for encoding digital audio. Given the international standard number IEC-958, S/PDIF was originally designed to be the standard for transmitting audio data between CD players and DAT players, at a time when DAT was thought to be the next consumer audio recording medium.. The data transmission is the same as AES/EBU: four times the sample rate. S/PDIF uUses either standard unbalanced coaxial cable and phonoo jacks, or fibre optic cable and a connector called a Toslink, usually at -10dB. Note that the coaxis is not an RCA audio cable, but a video-grade cable: the impedance on this cable is 75Ω, and . Note also that S/PDIF carries the SCMS copy code. Both S/PDIF is a and its professional counterpart, AES/EBU, are self-clocking schemes. The EIAJ has adopted S/PDIF as CP-340 Type II. "

 

Ou seja... é igualzinho... só muda o nome.

 

Satisfeito agora? Então já tô mandando a nota fiscal e o número da conta... :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

soh nao sei se tem que fazer algum circuito casador de impedancia ou coisa assim pra coisa funcionar, pq entre seguir o mesmo protocolo e funcionar igual, pode ter uma boa diferenca...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é apenas o mesmo protocolo. É a mesma coisa, só que renomeada pela EIAJ.

 

No máximo, vc vai ter um sinal TTL na saída do DAC, mas isto vc descobre fácil no datasheet. Se o sinal for TTL, é só montar um conversor, que é uma porta lógica... coisa simples, eu até tinha um esquema aqui... teria que procurar.

 

Em relação à impedância, vc não precisa se preocupar caso a DAC fique junto à disqueteira. Se ficar distante, pode ser que cause perdas, aí vc teria que apelar pra soluções mais elaboradas pra transmitir isto por um cabo.

 

Bom... monta e liga...se vc for criando medos durante do processo, nunca vai chegar ao fim. Liga e testa. No máximo, não vai tocar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, o trash agora vai ser soldar um fio no chip smd....... pra tentar rastrear a placa pra ver se tem um outro canto mais facil de soldar (e menos perigoso para os smds) , vou ter que soltar uma placa filha que tem ali, que pra me ajudar, teve os clips que seguram ela todos soldados, sao uns 8 clips que tem que tirar a solda com sugador e soltar....... q saco....

 

 

 

te juro que se a hora que eu terminar de montar esse som o resultado nao for bom, boto fogo no carro.......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
bom, o trash agora vai ser soldar um fio no chip smd....... pra tentar rastrear a placa pra ver se tem um outro canto mais facil de soldar (e menos perigoso para os smds) , vou ter que soltar uma placa filha que tem ali, que pra me ajudar, teve os clips que seguram ela todos soldados, sao uns 8 clips que tem que tirar a solda com sugador e soltar....... q saco....

 

 

 

te juro que se a hora que eu terminar de montar esse som o resultado nao for bom, boto fogo no carro.......

Cara, tem um jeito manha... aliás... tive que fazer no meu 4600x, pois ele levantou umas trilhas da fonte... onde antes haviam resístores SMD.

 

Procura o ponto onde a trilha "muda de lado". Nesse ponto, há um furo metalizado. Com uma lixa de unha fina, bem com o cantinho, dê uma lixada neste ponto, pra remover o verniz de cima. Com cuidado, estanhe este ponto. Vai lá, tira uma pontinha bem pequena da capa do fio, estanha esta pontinha, junta os dois, ferro em cima e... tchan tchan tchan tchan! Agora é só prender bem o fio, e voilá... tá feito.

 

Olha q eu tive que fazer isto com resístores de 1/8W :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, como as trilhas dos pinos de saida digital e digital ground passavam por baixo da placa e nao tinha como passar um fio ali, soldei um cabo rca colocando o condutor central no D.OUT e a malha externa no D.GND.

 

 

Ai liguei no DAC, e nao funcionou :( . Nao saiu som algum.

 

 

Agora de duas uma, ou esse tal padrao desse raio de disqueteira tem alguma coisa de voltagem diferente do padrao spdif normal, ou entao eh aquele problema de ter que converter TTL em SPDIF.

 

 

 

Vi 2 esquemas na internet. Um usa soh capacitor e resistor (e isso eu tenho aqui em casa) mas no site diz que o chip tem que suprir corrente suficiente, e nessa estou com medo de fritar o chip da disqueteira. O outro pede um pulse transformer 1:1, sem maiores especificacoes.

 

 

Alguem ai tem uma dica pra mim ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo visto eh nivel TTL, pois no datasheet do chip diz que todos os pinos de saida tem valor logico alto em D.vdd - 1V, e o D.vdd tipico pra uso eh 5v (nao medi na placa, mas se esse eh o recomendado, a pioneer nao ia ser tonta de usar um valor nao recomendado. E o valor logico baixo eh em no maximo 1v.

 

 

Entao tenho que passar isso pro nivel spdif, e espero que eu nao tenha que fazer um circuito pra converter a impedancia pra 75ohms.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom, como as trilhas dos pinos de saida digital e digital ground passavam por baixo da placa e nao tinha como passar um fio ali, soldei um cabo rca colocando o condutor central no D.OUT e a malha externa no D.GND.

 

 

Ai liguei no DAC, e nao funcionou :( . Nao saiu som algum.

 

 

Agora de duas uma, ou esse tal padrao desse raio de disqueteira tem alguma coisa de voltagem diferente do padrao spdif normal, ou entao eh aquele problema de ter que converter TTL em SPDIF.

 

 

 

Vi 2 esquemas na internet. Um usa soh capacitor e resistor (e isso eu tenho aqui em casa) mas no site diz que o chip tem que suprir corrente suficiente, e nessa estou com medo de fritar o chip da disqueteira. O outro pede um pulse transformer 1:1, sem maiores especificacoes.

 

 

Alguem ai tem uma dica pra mim ?

Putz... tenho um conversor, mas o link tá no meu desktop, que tá inoperante! Amanhã posso tentar olhar.

 

Seguinte, vc vai precisar de um osciloscópio agora. Tem que ver se tem sinal ali. Se vc não desconectou o pino do DAC interno, tem um risco do sinal não conseguir excitar ninguém. Qdo vc pluca o dac, ainda há audio na disqueteira?

 

Mesmo que vc tenha sinal, o ideal vai ser fazer um bufferzinho pra manter um sinal em bom nível no cabo. Qq porta AND ou OR, ou duas NAND ou NOR em série resolvem com eficácia. CD4093 vc acha em qq esquina por menos de 2 reais. Vale a pena testar, sem dúvida. nem precisa de placa, solda tudo no CI, já que não precisa de nada extra.

 

Pense na possibilidade de cortar o sinal que vai pro DAC pra não ter sobrecargas.

 

MAS antes de tudo, vê com o scope, pois pra ter uma falha de solda não custa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

osciloscopio é tudo, lembro me na epoca do estagio montamos um prototipo de automação tudo de acordo com o projeto fizemos a programacao do uC e na hora de funcionar tava tudo errado, ai putz pensamos em desistir lembramos do osciloscopio e foi ver era um problema com a programação relativa ao clock que nao estava "batendo" foi so ajustar e so alegria.

 

Estou de O.O no topico

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
MAS antes de tudo, vê com o scope, pois pra ter uma falha de solda não custa.

 

 

Pra isso vou precisar do scope do Silvio emprestado, e ele soh volta de viagem na segunda feira...... q josta......

 

 

Agora o que eu nao sei como fazer agora eh o circuito pra deixar a saida em 75 ohms depois do conversor de nivel TTL pra spdif... com um amp-op deve dar, mas como fazer eu nao sei de imediato, teria que tirar a poeira do meu livro de eletronica e estudar o caso.

 

E vai ser outra perninha do CI a ser soldada, pq vou ter que puxar um 5v pra porta logica

 

 

Qdo vc pluca o dac, ainda há audio na disqueteira?

 

 

Boa pergunta tb. Essa disqueteira eh por FM, e ela nao tem um transmissor de FM, ela funciona ligando direto na entrada de antena de um player de carro (e no momento nao tenho nenhum pra testar), com um chaveador pra alternar entre a antena normal pra radio e o sinal de fm da disqueteira. Entao nao tenho como saber isso. Pelo menos o que eu sei eh que a disqueteira continua operando normalmente, e eu verifiquei logo apos a solda pra ver que nao havia chance alguma de curto circuito entre os terminais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Pra isso vou precisar do scope do Silvio emprestado, e ele soh volta de viagem na segunda feira...... q josta......

 

 

Agora o que eu nao sei como fazer agora eh o circuito pra deixar a saida em 75 ohms depois do conversor de nivel TTL pra spdif... com um amp-op deve dar, mas como fazer eu nao sei de imediato, teria que tirar a poeira do meu livro de eletronica e estudar o caso.

 

E vai ser outra perninha do CI a ser soldada, pq vou ter que puxar um 5v pra porta logica

 

 

 

 

 

Boa pergunta tb. Essa disqueteira eh por FM, e ela nao tem um transmissor de FM, ela funciona ligando direto na entrada de antena de um player de carro (e no momento nao tenho nenhum pra testar), com um chaveador pra alternar entre a antena normal pra radio e o sinal de fm da disqueteira. Entao nao tenho como saber isso. Pelo menos o que eu sei eh que a disqueteira continua operando normalmente, e eu verifiquei logo apos a solda pra ver que nao havia chance alguma de curto circuito entre os terminais.

Opa... Antes de pensar em impedânia de cabo e tudo mais, pense em fazer tocar antes... é incrível, mas qto mais dificldade vc coloca antes de ficar pronto, mais improvável é de ficar pronto um dia.

 

Acho que tentar casar impedância ali é procurar pelo em ovo... v não tem RF, tem um sinal de baixa frequência passando, e ainda por cima, com nível altíssimo e boa tolerância à perdas de sinal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...