Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
PaLiOzIm

MEGACAPACITORES [Dúvida]

Recommended Posts

E aí membros do fórum autosom.net, blz?! Eu gostaria de saber como eu vou saber se eu um dia precisarei de um megacapacitor no meu sistema... Aquela regra de 1F/kW eh válida??? Quem pode me ajudar nessa pendenga??? Meu som etrá uns 1600 Wrms só de grave... Vou precisar de um desses??? Ou seriam dois??? Ou nenhum??? Abraço à todos!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
HELP gente, please!!! :)

Cara vou falar o que sempre escutei...

 

Se o seu carro é do tipo que quando o grave da rolando começa a piscar tudo as luzes, provavelmente vc precisa de um, pq quando dá essas piscadas é pq a sua bateria tá deixando cair muito tensaõ do sistema, então o megacapacitor serve pra deixar ela mais constante com menos ocilações na tensão , evitanto esse tipo de coisa, a proporção parece que é essa mesma 1kw/F...mais parece que é meio carinho o negocio de 200 conto pra cima...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
E aí membros do fórum autosom.net, blz?! Eu gostaria de saber como eu vou saber se eu um dia precisarei de um megacapacitor no meu sistema... Aquela regra de 1F/kW eh válida??? Quem pode me ajudar nessa pendenga??? Meu som etrá uns 1600 Wrms só de grave... Vou precisar de um desses??? Ou seriam dois??? Ou nenhum??? Abraço à todos!!!

Regra simples:

1F para cada 500W RMS (no máximo).

Lembre-se que a "energia" fornecida pela bateria é obtida de forma "química", portanto haverá alguns casos que, mesmo com bateria suficiente, ela não será capaz de suprir os picos, aí entra o megacapacitor.

Um abraço,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Regra simples:

1F para cada 500W RMS (no máximo).

Lembre-se que a "energia" fornecida pela bateria é obtida de forma "química", portanto haverá alguns casos que, mesmo com bateria suficiente, ela não será capaz de suprir os picos, aí entra o megacapacitor.

Um abraço,

Entaum mesmo se eu tiver usando uma bateria forte eu terei de usar megacapacitores e nessa proporção de 500 W/1 F ??? Nesse meu caso eu teria de usar uns 3 ou 4 megacapacitores entaum???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ta na mão:

Os capacitores de reforço como são denominados estes componentes são capacitores com uma grande capacitância (milhares de micro-fards) colocados em paralelo com o amplificador. O propósito de fazer isso é prover uma espécie de reserva de energia de onde o amplificador pode rapidamente consumi-la quando este precisar (por exemplo, durante um som grave). A teoria elétrica é que quando o amplificador tenta "puxar" uma grande corrente, não somente a bateria é relativamente devagar para responder, mas a voltagem no amplificador será um pouco abaixo que a voltagem da bateria propriamente dita (isto é chamdado de "queda de linha").

 

Um capacitor no amplificador carregado pela voltagem da bateria irá tentar estabilizar o nível de voltagem no amplificador, descarregando corrente no amplificador. Uma outra forma de se pensar sobre isso é que o capacitor em paralelo com a carga age como se fosse um filtro passa-baixa, e a queda de voltagem no amplificador aparece como uma onda alternada imposta sobre uma tensão contínua. O capacitor então irá tentar filtrar esta onda alternada, deixando a tensão continua pura para o amplificador.

 

 

Portanto quando você tem problemas com as luzes do seu carro que diminuem de intensidade quando você aumenta o volume e os sons graves começam e você não quer mexer no seu alterador, uma solução pode ser o capacitor de reforço. O tamanho de capacitor é determinado pela seguinte formula: 1Farad para cada 1000 Watts. Por exemplo, um sistema com 300 Watts de potência irá precisar um capacitor de 0,3 Farads ou 300.000 mF (micro-Farads). Para instalar o capacitor, você não deve simplesmente instalar o mesmo junto a fiação de força do seu amplificador, pois este vai puxar uma quantidade muito grande de corrente do seu amplificador e pode queimar os fusíveis.

 

Para instala-lo corretamente, você deve colocar um resistor de alta potência e de baixo valor (por exemplo 25 ohms e ½ Watt de potência) ou uma lâmpada de teste de 12V entre a fiação de alimentação do amplificador e o capacitor, e então com isso o capacitor irá se carregar. Com a utilização da lâmpada, você pode desconectar os fios após a mesma ter se apagado, remova com muito cuidado os cabos de alimentação do capacitor e tome cuidado para não encostar as mãos nos terminais do capacitor. Após isso, você pode instalá-lo definitivamente, o mais próximo o possível do amplificador e assim usufruir de todos os benefícios do capacitor com graves consistentes e sem efeitos pisca-pisca nas luzes do seu carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não, não procede... tudo o que eu disse é mentira, pura enganação... sou um pilantra!

Um abraço,

Cara, fica calmo. Acho que vc não entendeu a pegunta do paliozim. Com certeza a dúvida dele deve ter ficado com relação a vc dizer que a regra é de um capacitor para cada 500wrms e o Bigbota dizer que é um para cada 1000 wrms.

Agindo desta maneira, fica parecendo que o que vc diz é que é o certo, e o que os outros falam não servem de nada. Acho que não é bem por aí. Pq vc não nos explica melhor então oq vc quiz dizer?

Se não quizer explicar, tudo bem, nós vamos entender a sua forma de pensar.

Abraços.

Editado por Magrinho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
só p/ variar ...... Paliozim .. e tumulto andando sempre juntos ...hahahahahahah isso nunca vai mudar .... ecomo pedir p/ o Mr. M tirar a mascara....... nunca ..mas nunca mesmo isso vai acontecer!!!!!! hahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

Zuação galer ... geral só quer paz!!!!!

Coeh luis, a parada é séria!!! Temos quew resolver esse lance do capacitor, se naum o trio naum sai!!! Naum avacalha naum mulek!!! ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Voltando a questão galera... Eu quero saber quantos eu precisaria usar... Vou montar um trio com 1600 Wrms só de grave... Que eu vou ter que usar eu jah sei, mas quantos seriam???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho que em som automotivo tudo que tem de sobra sempre ajuda. Se vc colocar mais capacitores do que é necessario seu sistema fica mais confiavel e seguro. Aproveitando 100% do potencial!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
acho que em som automotivo tudo que tem de sobra sempre ajuda. Se vc colocar mais capacitores do que é necessario seu sistema fica mais confiavel e seguro. Aproveitando 100% do potencial!!!

Entaum cara, de acordo com o que eu pesquisei e o que vc me disse, eu precisaria de 2 capacitores... Jah pelo que o cidadão acima falou eu precisaria de uns 4... Oq fazer??? Usar 3 e ficar no meio termo??? Se eu usar 1F / 1000W eu tenho sobra com 2 capacitores...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
acho que em som automotivo tudo que tem de sobra sempre ajuda. Se vc colocar mais capacitores do que é necessario seu sistema fica mais confiavel e seguro. Aproveitando 100% do potencial!!!

Será que três seriam suficientes ou dois já bastam?

E uma pegunta que acho muito importante tb, qual marca usar?

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Se eu tivesse acesso a tal informação eu naum estaria perguntando aki cara e o único livro que eu tenho sobre som naum me esclarece essa questão... Vc poderia me ajudar??? Abraço.

poisé ate hj todas as literaturas q vi (na maioria revistas) comentam 1F/KW mas acho q pra naum ficar em cima do muro aconselho uma MP pro marcelomoti ele deve ter o livro marcello lacerda e poderá te ajudar com maior precisão na dúvida.

 

achei o link com alguma informação mas naum ha como saber da precisão dela.

 

http://www.terravista.pt/MeiaPraia/3203/dicas.htm

 

[]´s

Editado por André BNU

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
tem tantas:

stinger

phoenix gold

falcon

fosgate

e ai vai...

Aí bigbota, dá uma olhada nesse link... O fabricante deve ser um pilantra tb...

 

Capacitor Phoenix Gold

 

Acho que naum tenho mais dúvidas... Valeu pela força!!! Abraço!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olha pessoal para comprar um capacitor o usuário DEVE ANTES ter uma boa bateria (pelo menos 1) e um ótimo alternador. O capacitor apenas armazena energia, ele nao cria. Eh apenas um reservatorio de resistencia muito baixa, e nada mais. E esta regrinha de 1F por kW eh uma das coisas estúpidas que sao ditas por aí... Quer saber por que? pq esta lei burra nao leva em conta a eficiencia dos amps... Vou dar um exemplo, meu amplificador fornece 1kW em 12,5V com 140A de consumo, e um ICE com cerca de 70A, ou seja, sem precisar calcular nada podemos notar que em um amp utilizaríamos 2 megacaps enquanto q no outro utilizariamos apenas 1 para o mesmo efeito. Na verdade o ideal seria ANTES fzer um projeto, incluindo o tipo de musica que se gosta de escutar e etc

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

esse lance de 1f/1k é mto generico

e pessoal leva muito ao pé da letra e dai qd sai dessa margem fica na duvida...

a proposta do renato nada mais é do que um dimensionamento com um headroom(esse termo pode ser aplicado aqui tb?) maior...

o que o murilo falo tem muiiiito haver também

alguns aqui tem que criar bom senso e saber diferenciar o que vai acontece se fazer isso ou aquilo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
tem da B52 com voltimetro

sai a R$330

ONDEEEEE?

se for o caso manda MP

 

nas lojas grandes cotei o da db drive, 1,5 F, não pediram menos que 600 paus, aí num dá né chefe!

db drive = audio art

hehehehe

grande marca e bem cara...

qual a loja que vende a esse preco??

 

valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Regra simples:

1F para cada 500W RMS (no máximo).

Lembre-se que a "energia" fornecida pela bateria é obtida de forma "química", portanto haverá alguns casos que, mesmo com bateria suficiente, ela não será capaz de suprir os picos, aí entra o megacapacitor.

Um abraço,

Salvo engano, num manual antigo da Fosgate, tinha uma relação de 1F pra cada 1000w. nao tem procedencia?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
olha pessoal para comprar um capacitor o usuário DEVE ANTES ter uma boa bateria (pelo menos 1) e um ótimo alternador. O capacitor apenas armazena energia, ele nao cria. Eh apenas um reservatorio de resistencia muito baixa, e nada mais. E esta regrinha de 1F por kW eh uma das coisas estúpidas que sao ditas por aí... Quer saber por que? pq esta lei burra nao leva em conta a eficiencia dos amps... Vou dar um exemplo, meu amplificador fornece 1kW em 12,5V com 140A de consumo, e um ICE com cerca de 70A, ou seja, sem precisar calcular nada podemos notar que em um amp utilizaríamos 2 megacaps enquanto q no outro utilizariamos apenas 1 para o mesmo efeito. Na verdade o ideal seria ANTES fzer um projeto, incluindo o tipo de musica que se gosta de escutar e etc

Falow e disse!

 

Eu nem vi que o topico tinha dado esse rolo todo qnd escrevi a msg acima, hehehehehe

 

mas agora, lendo tudo, cheguei a conclusao que a regra que tem em alguns manuais da fosgate se refere a amps com a eficiencia de cerca de 55%, que eh a eficiencia da maioria dos amps dessa marca.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

dankrj - cotei na Audio Design a esse preço, na Cocuroci pediram 860 paus. NEM F******! um megacap da Fosgate com medidor não sai por mais de 80 dólares, pq tão querendo cobrar quase 300?!?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de agradecer imensamente à todoo quye contribuíram p/ me tirar essa dúvida. Inclusive vc Yamane, que é uma pessoa admirada e respeitada por todos (inclusive por mim!!!)... obrigado pela indicação do meu primeiro livro sobre som automotivo, obrigado pelas dicas de caixas e obrigado por mais essa ajuda. Dou-lhe apenas um conselho: Não esquente sua cabeças com coisas pequenas não cara, "A VIDA É BELA, A GENTE É QUE FODE ELA". Um grande abraço à todos que ajudaram!!! ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...