Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Newsom

Rede Zobel

Recommended Posts

Pessoal,

 

Construí um par de Zobel para os tweeters do kit Beyma RFK62, porque achei que estavam gritando muito (domo de aluminio). Utilizei resistores cerâmicos de 4,7 ohms x 20 watts e capacitores de 220/100, ligados pelo negativo, resultando em 110 mf x 100 v.

Resultado: achei que melhorou, a estridência sumiu, mas me parece que houve uma atenuação muito grande. Não sei se é impressão minha, mas acho que o som perdeu o ataque/brilho.

E aí, pessoal, é normal haver atenuação quando se utliza Zobel? Ou os capacitores (110 / 100 ) estão superdimensionados, visto que utilizei o setup "geral" (segundo o Yamane, no tópico original do Sapacheco: capacitores de 100 mf resolvem na maioria dos casos), por não conhecer as especificações dos tweeters?

 

Aos mais experientes, se puderem me ajudar, agradeço.

 

... desculpem pela bíblia, mas estou precisando de ajuda.

 

[]

Nilson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olha, para vc ter uma equalização melhor da impedância, vc tem que saber qual é a freq double! E isso agora tornou-se muito fácil...hehe é só vc usar a Super hiper calculadora by dj_vini..hehe:

 

Entretanto, é vital vc saber o valor da Le ou Lvc(indutância da bobina), que pode ter no site do fabricante ou então, vc pode mandar e-mail ou telefonar pedindo:

 

http://www.falone.brturbo.com/autosom/CALC...VINI_fixed1.xls

 

Mas lembre-se esse valor serve como referência, a partir daí, vc compra capacitores de valores próximos para ver qual fica melhor...Na maioria das vezes o valor encontrado dá certo e depois não precisa ficar testando....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olha, para vc ter uma equalização melhor da impedância, vc tem que saber qual é a freq double! E isso agora tornou-se muito fácil...hehe é só vc usar a Super hiper calculadora by dj_vini..hehe:

 

Entretanto, é vital vc saber o valor da Le ou Lvc(indutância da bobina), que pode ter no site do fabricante ou então, vc pode mandar e-mail ou telefonar pedindo:

 

http://www.falone.brturbo.com/autosom/CALC...VINI_fixed1.xls

 

Mas lembre-se esse valor serve como referência, a partir daí, vc compra capacitores de valores próximos para ver qual fica melhor...Na maioria das vezes o valor encontrado dá certo e depois não precisa ficar testando....

Valeu DJ_Vini,

 

Eu já tentei conseguir as especificações com a Beyma, mas ele são difíceis pra kct. No site não tem as specs :angry: e responderam mei e-mail com informações superficiais. Vou pedir de novo, especificando melhor o que eu preciso.

 

obs: legal sua calculadora, vou fazer o download e ver o que consigo.

 

:legal:

 

Nilson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

use um capacitor da metade do valor (ou associe os 2 que vc jah tem em serie) e veja no que dah.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é só ligar 2 capacitorezinhos quaisquer...

 

Eu não sabia a indutância do Neotech (no site só divulgam os parâmetros do mid)... A bravox não respondeu... Comprei um monte de caps diferentes e saí associando até achar o que mais agradou...

 

Deu trabalho? Deu... um monte!

Mas gostei de como ficou!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não é só ligar 2 capacitorezinhos quaisquer...

 

Eu não sabia a indutância do Neotech (no site só divulgam os parâmetros do mid)... A bravox não respondeu... Comprei um monte de caps diferentes e saí associando até achar o que mais agradou...

 

Deu trabalho? Deu... um monte!

Mas gostei de como ficou!

que valores usou deed ?

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela ajuda, pessoal.

Mogar, eu já estou associando dois de 220/100, resultando em 110mf x 100v.

O que de fato provoca a atenuação, a capacitância ou a resistividade?

 

 

Vou tentar outros (100/63, 47/63 ...)

 

 

[]

 

Nilson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Valeu pela ajuda, pessoal.

Mogar, eu já estou associando dois de 220/100, resultando em 110mf x 100v.

O que de fato provoca a atenuação, a capacitância ou a resistividade?

 

 

Vou tentar outros (100/63, 47/63 ...)

 

 

[]

 

Nilson

O resistor vc nao muda, o capacitor que vc muda. Quanto maior o capacitor, mais vai dar uma "matada" na agressividade do tweeter (muito genericamente falando).

 

Ajuste na mao funciona muito melhor do que vc ir por formula.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Compra uma barra de terminais (aquela com parafusos, pra emendar fios), aí é só desparafusar, trocar o capacitor, e ir mexendo à vontade. Quando vc achar o valor, faz a montagem definitiva.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela ajuda e dicas pessoal.

 

Kleber, excelente idéia essa da barra de terminais. Vou tentar outras associações de capacitores e depois posto novamente as impressões.

 

[]

 

Nilson

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...