Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

almeidaeletrica

qual o volume do oversound sub800?

Recommended Posts

acabei d adquirir dois oversound de 15 modelo sub800 a 4 ohms e queria saber o volume de uma caixa dutada para este falante e a quantidade de dutos e o tamanho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Blz Almeida !

 

Pra quem não quiser procurar no tópico do Rodrigo Carvalho, aqui esta o projeto da caixa:

 

OVERSOUND 15 800

 

APLICAÇÃO - Sistema 3 vias e 4 vias (utilizado como reprodução de subgrave)

CAIXA RECOMENDADA - 73 litros

CONFIGURAÇÃO DUTOS - 4 dutos de 4" com 48,57 cm de comprimento

FINALIDADE DA CAIXA PROJETADA - Sistema 3 vias

 

 

Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado Pela dica. mas eu queria que divesse no maximo dois dutos de 4 e qual seria o tamanho deste ja que dimuni a quantidade e o volume alteraria alguma coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

provavelmente q sopre...ai tem q ver com o rodrigo, mais uma boa seria duto de madeira...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Obrigado Pela dica. mas eu queria que divesse no maximo dois dutos de 4 e qual seria o tamanho deste ja que dimuni a quantidade e o volume alteraria alguma coisa.

Altera o comprimento... se não me engano, 4 dutos de 4" por 48,57cm de comprimento = 2 dutos de 4" por 97,14cm de comprimento...

 

Alguém que conheçe mais dará uma dica... mas pra mim, dobra o comprimento do duto... como ultimamente ando me enganando com tudo... <_<<_<

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
olá alguem teria outra susgestao de volume para este sub fora esta duas opções d cima .

Blz Almeida !

 

Se o paulo duto disse ta dito, faz essa caixa dele ae.

 

Abs.

 

juliano.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá Dayleon!

 

A caixa de 110litros dará um resultado satisfatório; não q seja a melhor, uma vez q tenho de fazer o melhor possível dentro das condições de espaço disponível;

 

Se não tenho 200 e tantos litros de volume disponível, como no exemplo em questão terei q obviamente reduzir o volume, o q vai certamente também diminuir meu resultado na direção dos subgraves, dando queda acentuada; assim simulando e comparando Vbs diferentes terei uma idéia de como as coisas vão se comportar (cabe lembrar q os programas de simulação já levam em conta o half space, portanto com incremento de cerca de 3 dbs na direção dos subgraves, em relação ao que seria o resultado em free space);

 

Outra coisa q me chama atenção é a sugestão de colocar 4 dutos de 100mm, de 48,57cm de comprimento (porque não 48,57555555cm), o q vai deslocar cerca de 16(dezesseis) litros do Vb, acrescidos ao volume do falante (em torno de 6litros), dando um total de 22 litros que deverão ser somados aos 110, o q nos dá sem considerar travamentos, super necessários quando se fala nos níveis de potência aplicados, 132 litros internos;

 

Se estivessimos falando de hi-fi, a preocupação com eventual sopro no limite, e somente no limite, e de raros programas com frequências subgraves abaixo de 40 hz, tipo aplicação em HT, ainda assim procuraria colocar o mínimo de dutos possível, e com o diâmetro mínimo necessário, para manter o duto de comprimento também mínimo a fim de deslocar o mínimo de volume do Vb da caixa;

 

Na aplicação de som automotivo, a preocupação excessiva com o sopro, dificilmente audível, ainda quando se usam normalmente dois falantes para cobrir o sub, além do filtro subsônico, que vai eleminar o risco apresentado na simulação, esquecendo muitas vezes de quem vai tocar o médio-grave, e com excesso de drivers cornetados, tocando com volume várias vezes superior ao resto do sistema, com ST também usados no seu limite, na minha opinião não se justifica;

 

Saudações,

 

Paulo Duto.

:+1 esse cara é fo**..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu n passaria dos 73 / 76 litros... delay sobe muito :P

ola RodrigoCarvalho para eu usar este volume acima tem como usar somente dois dutos de 04 polegadas e qual seria o tamanho dos mesmos. pois queria fazer a caixa para meus falentes e nao queria passar do tampão do carro o carro e um gol GIII. Com o volume em 73 ou 76 seria o ideal para a minha finalidade e tambem se fosse para fazer um duto quadrado quail seria as dimensões.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá Rodrigo!

 

Pra que fique gravado no forum, poderias explicar melhor o significa esse tal de "GROUP DELAY" a fim de que eu possa fazer melhores projetos e nós todos do forum aprender mais um pouco; já aprendi que quanto menor o valor melhor;

 

Assim, pegando esses dois projetos de 110 litros e 76 litros, sugeridos por mim e por ti, respectivamente, olhando o gráfico vejo q descendo até 50 hz, o meu tem esse tal de group delay menor, e em 40hz, vejo o máximo de 12ms do meu e 8,56ms no teu, o que daria uma diferença de 3,4ms em números redondos;

 

Se estivessemos falando de som de HT, e mesmo assim, nas frequencias abaixo de 50hz não me parece relevante o número de ms, uma vez que, nessas frequências passamos a também sentir as vibrações e não só a ouví-las, bem como não mais discernir as diferenças de tempo se comparadas com as frequências mais altas do programa sonoro; tanto assim que vemos nesses HT, subs do tipo mesa de centro, colocadas em um dos cantos da sala, servindo de mesinha auxiliar, e não alinhadas no tempo e espaço, centralizadas, e etc.

 

No som automotivo, onde aparecem cornetas na frente das caixas, no fundo das caixas, e nas mais diversas posições, fora de fase em relação aos demais falantes, com variações portanto maiores em relação as encontradas nesses projetos, onde até agora nada ouvi a respeito além das que mencionei em outros "posts", minha opinião é a de que não vou me preocupar com o atraso de 3,4ms;

 

Convença-me do contrário para que possa melhorar minha concepção e assim  meus projetos futuros.

 

Saudações,

 

Paulo Duto.

Prezado Paulo Duto,

 

Conforme solicitado venho aqui explicar o que se entende por Group Delay (Retardo de Grupo), trata-se de uma forma de medir um tipo de distorção característica de amplificadores, processadores de sinal e reprodutores de sinais. Esses aparelhos nem sempre apresentam a mesma velocidade no processamento de diferentes grupos de freqüências, e podem alterar relativamente os tempos do sinal de áudio principalmente nas freqüências baixas. No caso do projeto que vc indicou eles possuem um grande atraso na casa dos 35 hz a 55 hz (freqüências perceptíveis).

 

Não devemos levar apenas em consideração o Delay do alto-falante, mas tb dos cabos, procurando colocar o mesmo comprimento para cada alto-falante. Em alguns sistemas são quase que imperceptíveis e vc pode medir o nível utilizando um RTA

 

Abaixo existe uma comparação entre o oversound 15 800 e o wpu 1507, ambos com f3 em 42 hz e com mesma impedância de trabalho.

 

imagem0th.jpg

 

Em alguns projetos de caixas acústica, caso seja projetada erroneamente, tendo uma grarnde salientadoa nas freqüências baixas escutamos um "embolado" nas freqüências reproduzidas por alguns estilos de musica (geralmente Trance), um dos motivos desse "embolado" é o Group Delay.

 

Claro, que em alguns gêneros (forro, pagode, ópera e alguns Axé´s) podemos desconsiderar algumas freqüências por não serem reproduzidas com tanta intensidade.

 

Bem, me coloca a disposição para elucidar quaisquer dúvidas que porventura existirem. Caso eu esteja errado em algum ponto, por favor, avise-me para corrigir e pesquisar mais sobre tais dados.

 

Sds,

 

Rodrigo Carvalho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
ola RodrigoCarvalho para eu usar este volume acima tem como usar somente dois dutos de 04 polegadas e qual seria o tamanho dos mesmos. pois queria fazer a caixa para meus falentes e nao queria passar do tampão do carro o carro e um gol GIII. Com o volume em 73 ou 76 seria o ideal para a minha finalidade e tambem se fosse para fazer um duto quadrado quail seria as dimensões.

cara eu faria com 73 litros livres e duto quadrado com largura de 40 cm, altura de 7 cm e profundidade de 36,90 cm (para cada falante)

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nossa, falando bonito, heim rodrigo? hahaha []

 

isso aí me parece testo do tibet, com exageros já manjados (comprimento do cabo). Nota que a distorção abaixo de 60Hz é grande o bastante para mascarar o atraso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
nossa, falando bonito, heim rodrigo? hahaha []

 

isso aí me parece testo do tibet, com exageros já manjados (comprimento do cabo). Nota que a distorção abaixo de 60Hz é grande o bastante para mascarar o atraso.

eaeee murilão... essa de "mascarar" eu não sabia :)

 

Ahh... o texto n é do Tibet não.. aprendir com meu amigão Japaboy ejhehehe

 

 

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá Rodrigo!

 

Pra que fique gravado no forum, poderias explicar melhor o significa esse tal de "GROUP DELAY" a fim de que eu possa fazer melhores projetos e nós todos do forum aprender mais um pouco; já aprendi que quanto menor o valor melhor;

 

Assim, pegando esses dois projetos de 110 litros e 76 litros, sugeridos por mim e por ti, respectivamente, olhando o gráfico vejo q descendo até 50 hz, o meu tem esse tal de group delay menor, e em 40hz, vejo o máximo de 12ms do meu e 8,56ms no teu, o que daria uma diferença de 3,4ms em números redondos;

 

Se estivessemos falando de som de HT, e mesmo assim, nas frequencias abaixo de 50hz não me parece relevante o número de ms, uma vez que, nessas frequências passamos a também sentir as vibrações e não só a ouví-las, bem como não mais discernir as diferenças de tempo se comparadas com as frequências mais altas do programa sonoro; tanto assim que vemos nesses HT, subs do tipo mesa de centro, colocadas em um dos cantos da sala, servindo de mesinha auxiliar, e não alinhadas no tempo e espaço, centralizadas, e etc.

 

No som automotivo, onde aparecem cornetas na frente das caixas, no fundo das caixas, e nas mais diversas posições, fora de fase em relação aos demais falantes, com variações portanto maiores em relação as encontradas nesses projetos, onde até agora nada ouvi a respeito além das que mencionei em outros "posts", minha opinião é a de que não vou me preocupar com o atraso de 3,4ms;

 

Convença-me do contrário para que possa melhorar minha concepção e assim  meus projetos futuros.

 

Saudações,

 

Paulo Duto.

Prezado Paulo Duto,

 

Conforme solicitado venho aqui explicar o que se entende por Group Delay (Retardo de Grupo), trata-se de uma forma de medir um tipo de distorção característica de amplificadores, processadores de sinal e reprodutores de sinais. Esses aparelhos nem sempre apresentam a mesma velocidade no processamento de diferentes grupos de freqüências, e podem alterar relativamente os tempos do sinal de áudio principalmente nas freqüências baixas. No caso do projeto que vc indicou eles possuem um grande atraso na casa dos 35 hz a 55 hz (freqüências perceptíveis).

 

Não devemos levar apenas em consideração o Delay do alto-falante, mas tb dos cabos, procurando colocar o mesmo comprimento para cada alto-falante. Em alguns sistemas são quase que imperceptíveis e vc pode medir o nível utilizando um RTA

 

Abaixo existe uma comparação entre o oversound 15 800 e o wpu 1507, ambos com f3 em 42 hz e com mesma impedância de trabalho.

 

imagem0th.jpg

 

Em alguns projetos de caixas acústica, caso seja projetada erroneamente, tendo uma grarnde salientadoa nas freqüências baixas escutamos um "embolado" nas freqüências reproduzidas por alguns estilos de musica (geralmente Trance), um dos motivos desse "embolado" é o Group Delay.

 

Claro, que em alguns gêneros (forro, pagode, ópera e alguns Axé´s) podemos desconsiderar algumas freqüências por não serem reproduzidas com tanta intensidade.

 

Bem, me coloca a disposição para elucidar quaisquer dúvidas que porventura existirem. Caso eu esteja errado em algum ponto, por favor, avise-me para corrigir e pesquisar mais sobre tais dados.

 

Sds,

 

Rodrigo Carvalho

haaaaaaa agora me lembrei de vc paulo duto

vc é o antigo projetor das caixas da spyder né e que descobriu um erro nas caixas de um dos projetos da sneakers.

 

 

eu que comente do forum da auto som com vc lembra que era uma otimo local de informações e tanto é que ai esta o rodrigao trocando informações de igual pra igual com vc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Olá Rodrigo!

 

Vejo que mostraste a preocupação que devemos ter até com o tamanho do cabo para os falantes para q não tenhamos esse "group delay" acentuado; mas como fazer quando vou ligar vários falantes, tipo 4 em cada canal de um ampli, quando há a separação física das caixas? No caso de oito falantes terei que colocar quatro cabos para cada canal com as mesmas especificações de comprimento, bitola, fabricante? Senão fizer assim vou ter esse group delay diferente entre cada um dos falantes de cada canal e provocar desvios?!

 

Mas fico na dúvida quando apresentas o gráfico acima, talvez para mostrar uma diferença maior em "ms" quando comparas falantes diferentes, com curvas de impedância diferentes, parâmetros muito diferentes;

 

Posso, pelo exemplo citado, pensar em comparar falantes diferentes em projetos iguais?

Não seria adequado comparar projetos mas somente com o mesmo falante para q possa chegar ao mais pertinente, com resultados mais facilmente identificáveis?

 

Então é por causa desse group delay que devemos numa mesma banda usar o mesmo amplificador ou amplificadores a fim de evitar mais desvios de fase, tipo 1200d e Pile drive 2813 para tocar subs, por exemplo?

 

Quanto ao tamanho do Vb para o falante em questão acredito que vai ao encontro da interseção entre resposta adequada e espaço disponível na aplicação de som automotivo, quando devo procurar o melhor possível nessas condições; assim levo em consideração vários detalhes, procurando chegar lá não indo nem tanto ao mar nem tanto a terra;

Assim se fosse com o de 73 litros, desceria um pouco na sintonia, com o objetivo de diminuir a diferença de spl que verificaria abaixo de 50hz em relação ao q teria acima de 50hz, e assim mesmo na melhor das hipóteses teria ainda cerca de 5dbs de perda abaixo de 50hz em relação ao Vb de 110 litros; vais dizer então q ganhas cerca de 3 dbs na região de 60/70hz, mas nada é perfeito, mas mesmo assim ainda iria com o Vb maior, se o espaço estiver disponível, quando terei uma resposta ao longo da curva mais perto do meu objetivo que sempre será o mais plana possível;

Considere também que o duto que sugeriste sem levar em conta a espessura da madeira já ocupa o volume de 10,3 litros, roubando litros preciosos na aplicação automotiva.

 

Saudações,

 

Paulo Duto.

Prezado Paulo Duto.

 

As informações sobre os cabos ainda estou estudando, obtive essa informação por alto através de um grande amigo que participa de campeonatos na categoria de SQ, eu dei uma lida rápida sobre o artigo semana passada para concluir o dimensionamento do sistema sonoro do meu veículo com pretenção a SQ, porém até o ponto que eu conheço, todos os cabos devem manter o mesmo comprimento e a mesma bitola.

 

Essa questão do alto-falante que apresentei no gráfico foi para demonstrar que o oversound não é aplicado a descer tanto quanto vc sujeriu, sendo julgado o WPU mais aplicado. Seria pura ignorancia de minha parte de dizer: ELE NÃO DESCE, porém a questão é DESCER, E DESCER "COM RESPONSABILIDADE". Seria muito fácil pra mim afirmar que um Endurence desce mais que um subwoofer da empresa Hertz, que são aplicados a fedelidade, geralmente utilizado por Portugueses, porém o Hertz desce com um Delay consideravelmente mais baixo que o endurence.

 

Outra questão que esqueci de comentar no post anterior sobre os 3,4 m/s que vc especificou.. 15 m/s é o limite (conforme obtive várias e várias informações), sei que em alguns alto-falantes é quase que impossível vc não ultrapassar tal valor, porém seria interessante manter o mais próximo possivel.

 

A questão dos dutos eu especifiquei medidas internas, tendo em vista eu não ter considerado ou mencionado espessura da madeira. Quando ao volume ocupado, eu informei logo após o volume interno em litros que seriam "litros livres", não levando em consideração volume ocupado por sintonizadores ou alto-falantes.

 

Sem mais para o momento, disponho-me para elucidar ou corrigir quaisquer informações contidas nesse texto.

 

Sds,

 

Rodrigo Carvalho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...