Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dito

Fazer seus próprios falantes

Recommended Posts

Esse tópico é para centralizar um que eu tinha postando antes que estava fugindo da proposta inicial.

 

Bem, recentemente resolvi que ia eu mesmo fazer meus falantes. Inspirado no empreendimento de nosso amigo NO_SILENCE, pensei de cara em fazer um subwoofer, mas desisti da idéia pois o preço do conjunto magético não compensaria para o sub q eu tinha em mente. Compensa vc pegar um sub só a carcaça e o conj. magnético e refazer, ai sim compensa e muito! Eu acho q posso fazer isso um dia.

Pensei então num woofer, como fez nosso amigo NO_SILENCE.

Fui ao centro(do Recife, na rua da Concórdia mais especificamente) e andei pesquisando.

Achei carcaça de ferro para falante de 18'' por R$ 45,00

Achei tb o conjunto magnético para bobina de 3'' por R$ 80,00

A bobina sai por R$ 3,30 e o cara disse q toca 300 rms.

O resto é coxinha... Cone, Suspençao, centragem, tampão, bornes e chicote, não deve dar mais de R$30 não.

 

Prós

Por cerca de R$160 reais vou fazer um woofer de 18'' com 300rms (R$320 para 600rms q beleza!);

Vou tirar onda quando a galera ver o bicho tocando e perguntar "Comprasse aonde?" e eu só dizendo "Ah, eu que fiz"

 

Contras

Não vou saber parâmetros, a não ser que alguem me ajude na medição;

Por não saber os parâmetros, a litragem da caixa pode não ser a ideal;

 

As Dúvidas

Algumas dúvidas que surgiram foram:

Vale a pena montar kits?

- Depende muito, isso pq em alguns casos o comerciante quer ganhar um lucrozinho em cima do kit pronto. Eu preferiria comprar separado. Ah, para quem não sabe no kit já vem tudo que vc precisa pra montar o falante.

 

Precisa Magnetizar?

- Não que eu saiba, o conjunto magnético já vem pronto para ser usado. Em alguns sites vendem o magnetizador caso vc queira montar uma industria de fabricação e queira vc mesmo definir o fluxo magnético que vai ser gerado no imã do seu falante.

 

Posso fazer subwoofer beeem potente?

- Poder, pode, mas vai gastar legal no conjunto magnético. Ou entao vc compra um magnetizador de R$ 12.000 e faz um imã mais forte ;)

Caso queira algo modesto, vc pode mecher no posicionamento da bobina no gap. Dá certo, eu consegui abaixar a frequencia de um woofer antigo da novik, só mechendo na posição da bobina, ele agora ta respondendo como um sub, modesto, mas um sub.

 

E então, vale a pena montar meu próprio?

- Vale. Mas comece primeiro recondicionando uns falantes antes para ir pegando experiência.

 

 

Então é isso galera. Pra quem me perguntou no MSN, ta ai o resultado.

Vou começar a fazer um de cada vez senão em quebro ehehehe.

Não tenho camera digital, mas se alguem da AUTOSOM RECIFE se interessar em "documentar" o projeto é só da o toq q quando eu for começar eu aviso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

uia vi meu nome ali haushas

6hr da manhã e eu postando...o vicio kkkk

 

eu so totalmente a favor de mntar seus falantes...eu gastei cerca de 160 em cada de 18 + a caixa tota de 400 e poko

e os bixo ficaru o cão de forte....a placa com a mala aberta treme o chão treme

o ruimé fazer a caixa na litragem certa porem vc pode tentar fazer uma caixa coma litragem +/- utilizada nos falantes de 18 e numa sintonia boa pra trio .....ja vai dar um boooooooommmmm resultado.

 

afinal vc não compra 2 falantes + caixa por 400 pa monta um trio descente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Queria fazer um bem forte tb...tipo ums 400 rms...mas nun sei nada...achei um livro pra comprar sobre montagen de falantes!!!

 

Gostaria muito!!!se alguem tiver alguma pagina que de dicas e ajuda e puder me falar ficaria feliz!!!

 

Falow!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vale a pena montar kits?

Se o cara q montou o kit sabe o q tah fazendo vale a pena sim, caso contrario compre tudo separado!!!!!

 

Posso fazer subwoofer beeem potente?

- Poder, pode, mas vai gastar legal no conjunto magnético. Ou entao vc compra um magnetizador de R$ 12.000 e faz um imã mais forte  ;)

 

NOssa senhora, seria o falante mais caro do mercado, comprar uma imantadora pra fazer um único sub, se que mexer nele sem magnetismo, compre assim, e depois de pronto, paga para alguem magnetizar o ferrite.

 

Caso queira algo modesto, vc pode mecher no posicionamento da bobina no gap. Dá certo, eu consegui abaixar a frequencia de um woofer antigo da novik, só mechendo na posição da bobina, ele agora ta respondendo como um sub, modesto, mas um sub.

 

Nossa me explica esse parada ai, mexer na posição da bobina pra mudar a FS do falante???????? O máximo que pode ter acontecido é na hora de trocar a centragem vc tenha colocado outra com uma compliancia diferente, ou a quantidade de cola tenha mudado a fs do falante, agora a posição da bobina tah estranho heim..........

 

E então, vale a pena montar meu próprio?

- Vale. Mas comece primeiro recondicionando uns falantes antes para ir pegando experiência.

 

Se vc souber o q tah fazendo vale, se somente souber colar a centragem na bobina e depois no cone, vai jogar o seu dinheiro fora........... Além de passar vergonha, quanto 2 de 15" seus baterem menos q um único de 12" do seu amigo.

 

Fazer o proprio falante é muito dez sim, mas quando se sabe o q tah fazendo, acertar uma determinada centragem, para uma altura de bobina, e altura de gap naum tão simples como parece....... Mas a experiencia sempre é válida!!!!

 

 

Abraços

 

 

Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Esse tópico é para centralizar um que eu tinha postando antes que estava fugindo da proposta inicial.

 

Bem, recentemente resolvi que ia eu mesmo fazer meus falantes. Inspirado no empreendimento de nosso amigo NO_SILENCE, pensei de cara em fazer um subwoofer, mas desisti da idéia pois o preço do conjunto magético não compensaria para o sub q eu tinha em mente. Compensa vc pegar um sub só a carcaça e o conj. magnético e refazer, ai sim compensa e muito! Eu acho q posso fazer isso um dia.

Pensei então num woofer, como fez nosso amigo NO_SILENCE.

Fui ao centro(do Recife, na rua da Concórdia mais especificamente) e andei pesquisando.

Achei carcaça de ferro para falante de 18'' por R$ 45,00

Achei tb o conjunto magnético para bobina de 3'' por R$ 80,00

A bobina sai por R$ 3,30 e o cara disse q toca 300 rms.

O resto é coxinha... Cone, Suspençao, centragem, tampão, bornes e chicote, não deve dar mais de R$30 não.

 

Prós

Por cerca de R$160 reais vou fazer um woofer de 18'' com 300rms (R$320 para 600rms q beleza!);

Vou tirar onda quando a galera ver o bicho tocando e perguntar "Comprasse aonde?" e eu só dizendo "Ah, eu que fiz"

 

Contras

Não vou saber parâmetros, a não ser que alguem me ajude na medição;

Por não saber os parâmetros, a litragem da caixa pode não ser a ideal;

 

As Dúvidas

Algumas dúvidas que surgiram foram:

Vale a pena montar kits?

- Depende muito, isso pq em alguns casos o comerciante quer ganhar um lucrozinho em cima do kit pronto. Eu preferiria comprar separado. Ah, para quem não sabe no kit já vem tudo que vc precisa pra montar o falante.

 

Precisa Magnetizar?

- Não que eu saiba, o conjunto magnético já vem pronto para ser usado. Em alguns sites vendem o magnetizador caso vc queira montar uma industria de fabricação e queira vc mesmo definir o fluxo magnético que vai ser gerado no imã do seu falante.

 

Posso fazer subwoofer beeem potente?

- Poder, pode, mas vai gastar legal no conjunto magnético. Ou entao vc compra um magnetizador de R$ 12.000 e faz um imã mais forte ;)

Caso queira algo modesto, vc pode mecher no posicionamento da bobina no gap. Dá certo, eu consegui abaixar a frequencia de um woofer antigo da novik, só mechendo na posição da bobina, ele agora ta respondendo como um sub, modesto, mas um sub.

 

E então, vale a pena montar meu próprio?

- Vale. Mas comece primeiro recondicionando uns falantes antes para ir pegando experiência.

 

 

Então é isso galera. Pra quem me perguntou no MSN, ta ai o resultado.

Vou começar a fazer um de cada vez senão em quebro ehehehe.

Não tenho camera digital, mas se alguem da AUTOSOM RECIFE se interessar em "documentar" o projeto é só da o toq q quando eu for começar eu aviso.

voce tem o manual de como fabricar.. se tiuver manda pra mim pelo e-mail..

zcooll@hotmail.com

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

opaw se alguem tiver o manual ou algum tutorial ensinandu me passe fazendu favor hehe meu mail é: henrique_2k@hotmail.com

 

tem um cara aki na minha cidade que arruma e pareçe q ele vende tb vou ter q dar uma olhada la . eu tenhu um eros bem antigo yem um ima gigantesco e ta meio q escrito 16 Ohms nele ou 6 naum apareçe bem e eu queria reforma .

 

como que eu sei q ele ta tudo certo? ;)

 

para saber os parametros dele ?

 

a eu tava vendu um site de peças de sub e fiquei meio assim tinah bobonas de varios tamanho como é issu ? ;)

 

valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não vou discorrer muito de sub pq é mais delicado. Woofer é menos crítico de se trabalhar.

Não tenho manual não, infelizmente. Tudo que sei aprendi com meu coroa q já mecheu com som no passado, mas hj fica só me dando os macetes. Ele disse que já ganhou muito dinheiro com isso antigamente ehehehe. Acho que por isso to me metendo com isso agora. []

Dêem uma "googleada" sempre têm apostilas na net sobre recondicionamento de falantes. Entre recondicionar e fazer um falante, só há uma etapa de diferença que é a colagem do conj. magnético na carcaça. Depois dessa parte é como se vc estivesse recondicionando.

Mais uma vez repito, recondicionem, peguem experiência nessa parte da centragem. Exercitem ao ponte de só de olhar vc saber a altura q a bobina tem q ficar no gap pra o falante responder do jeito q vc quer. Pra isso só treinando. Então mãos a obra, recondicionem! :ol

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara eh o seguinte eu fiz um!

bom ele esta dando pau tranquilo em um unico keybass block hunter tranquilo se vc for fazer pra grave use centragem media ou alta com íma de 200mm e bobina de 99,30 se for pra medio 77,0

o meu sub eu ponho o ganho no +8 e bixo eh u m monstro!isso em uma PA profissinal ainda por cima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu não vou discorrer muito de sub pq é mais delicado. Woofer é menos crítico de se trabalhar.

Não tenho manual não, infelizmente. Tudo que sei aprendi com meu coroa q já mecheu com som no passado, mas hj fica só me dando os macetes. Ele disse que já ganhou muito dinheiro com isso antigamente ehehehe. Acho que por isso to me metendo com isso agora. []

Dêem uma "googleada" sempre têm apostilas na net sobre recondicionamento de falantes. Entre recondicionar e fazer um falante, só há uma etapa de diferença que é a colagem do conj. magnético na carcaça. Depois dessa parte é como se vc estivesse recondicionando.

Mais uma vez repito, recondicionem, peguem experiência nessa parte da centragem. Exercitem ao ponte de só de olhar vc saber a altura q a bobina tem q ficar no gap pra o falante responder do jeito q vc quer. Pra isso só treinando. Então mãos a obra, recondicionem! :ol

ola camarada vi tua MP. teu camera e quero recondicionar tambem para quando estas marcando sou de RECIFE.

 

ssouzalima@bol.com.br email..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e sobre aqueles kits q vendem? vem tudo ja, vc compra e monta

vale a pena? ou é melhor compra td separado....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu tenho 4 de 15" feitos por mim, com cojunto magnetico de 4" e imã de 220/25 mm. ficou muuuito bom !! Só falta agora um ampli pra eles, se o Elias terminasse o trabalho que já esta até pago....

Primeiro tentei colocalos numa band pass 6ª ordem, ficou ruim, então modifiquei a caixa p/ uma dutada com 85 l. / falante ai ficou animal !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fiz mais 2 de 15 pra mim recentemente gastei 250 nos 2

 

e ta o ca***** de forte ainda pq ta com 1 x500 neles se coloca um 9.8 ou ice melhora mto....

 

ta batendo d+ até aposentei meu e2k por conta disso rsss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
fiz mais 2 de 15 pra mim recentemente gastei 250 nos 2

 

e ta o ca***** de forte ainda pq ta com 1 x500 neles se coloca um 9.8 ou ice melhora mto....

 

ta batendo d+ até aposentei meu e2k por conta disso rsss

Onde vcs aprenderam a montar? O que tem que colar? Como escolher as peças,?hehehe....eu quero fazer.... pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
fiz mais 2 de 15 pra mim recentemente gastei 250 nos 2

 

e ta o ca***** de forte ainda pq ta com 1 x500 neles se coloca um 9.8 ou ice melhora mto....

 

ta batendo d+ até aposentei meu e2k por conta disso rsss

Eu o passo a passo heim? cadê? cadê? cadê? :vts:P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Luciano! NO_SILENCE meu fio, cade o passo a passo? ehehehe

Eu só não faço pq não tenho camera digital... E meu projeto ta em andamento(beeeem lento)

PS. Se alguém quiser me doar uma camera digital que não queira mais, eu estou aceitando :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Meu Bombastic foi eu mesmo que reformei e tá BEEEM melhor que o original hahahaha

Coloquei cone mais léve e mais resistente , aranha mais molinha , bobina dupla de 4 ohms ao invez de dupla de 2 ohms !

Tô bem feliz !

e está show de bola !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Coloquei cone mais léve e mais resistente , aranha mais molinha , bobina dupla de 4 ohms ao invez de dupla de 2 ohms !

Já colocou ele pra tocar com + de 1000Wrms??????? :rolleyes:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
se servir uma potência Crown de 1200 RMS ... então já tocou !

Serve sim...........

Não haveria por q naum servir. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Serve sim...........

Não haveria por q naum servir. :legal:

O Rafael, passa umas dicas pra galera, sei que vc manja, tenho te acompanhado a algum tempo, des de quando vc fez um sub de 8" p/ competir com magneto de Extreme, até lembro das fotos. Quais são suas ultimas invenções ?

 

 

Agradeço a ajuda que me deu a algum tempo com meus subs, ficaram muito bons, como calculo a potência que pode ser aplicada ? RMS ? Pretendo usar um SD. p/ empurrar

 

Abraços, David

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O Rafael, passa umas dicas pra galera, sei que vc manja, tenho te acompanhado a algum tempo, des de quando vc fez um sub de 8" p/ competir com magneto de Extreme, até lembro das fotos. Quais são suas ultimas invenções ?

 

 

Agradeço a ajuda que me deu a algum tempo com meus subs, ficaram muito bons, como calculo a potência que pode ser aplicada ? RMS ? Pretendo usar um SD. p/ empurrar

 

Abraços, David

Cara estamos com algumas invenções sim, por isso ando meio sumido, até no fórum tenho postado bem menos.

To com o projeto de substituição dos 4 de 10” para apenas 2 de 15” no meu carro, falta apenas a definição do amp, se será um Soundigital 2,3K ou um Roadstar 6800D 3,3K, o Sandro Café comprou o novo amp da Roadstar e to aguardando os resultados dos testes.....

To também dando uma ajuda ao Sandro Café, que desmontou os 8 subs de 15” da Saveiro, e estamos estudando as alterações para baixarmos a FS dos falantes e aumentar a sensibilidade dos mesmos, o paredão vai tremer tudo, e provavelmente iremos medir os parâmetros TS dos falantes novos.........

Olha David assim que eu tiver um tempo pretendo escrever um tutorial, sobre montagem de falantes e medição parâmetros, que eu já comecei, ta ficando legal, coloquei uns desenhos em 3D pra um melhor entendimento, falta tempo pra terminar e depois mandar pra alguém revisar pra mim.

 

Abraços

 

Rafael

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
O Rafael, passa umas dicas pra galera, sei que vc manja, tenho te acompanhado a algum tempo, des de quando vc fez um sub de 8" p/ competir com magneto de Extreme, até lembro das fotos. Quais são suas ultimas invenções ?

 

 

Agradeço a ajuda que me deu a algum tempo com meus subs, ficaram muito bons, como calculo a potência que pode ser aplicada ? RMS ? Pretendo usar um SD. p/ empurrar

 

  Abraços, David

Cara estamos com algumas invenções sim, por isso ando meio sumido, até no fórum tenho postado bem menos.

To com o projeto de substituição dos 4 de 10” para apenas 2 de 15” no meu carro, falta apenas a definição do amp, se será um Soundigital 2,3K ou um Roadstar 6800D 3,3K, o Sandro Café comprou o novo amp da Roadstar e to aguardando os resultados dos testes.....

To também dando uma ajuda ao Sandro Café, que desmontou os 8 subs de 15” da Saveiro, e estamos estudando as alterações para baixarmos a FS dos falantes e aumentar a sensibilidade dos mesmos, o paredão vai tremer tudo, e provavelmente iremos medir os parâmetros TS dos falantes novos.........

Olha David assim que eu tiver um tempo pretendo escrever um tutorial, sobre montagem de falantes e medição parâmetros, que eu já comecei, ta ficando legal, coloquei uns desenhos em 3D pra um melhor entendimento, falta tempo pra terminar e depois mandar pra alguém revisar pra mim.

 

Abraços

 

Rafael

É isso aí Rafa

Acabei comprando pra mim o 6800D ao invés do Soundigital, por ser uma opção que casa melhor com a minha configuração de falantes, pois são 8 falantes de 8 ohms em paralelo, o que resulta em 1 ohm, e o Soundigital trabalha em no mínimo 2 ohms em regime normal, o que seria nescessário dois amplificadores e o custo seria elevado (apesar que a potencia seria maior tbm, alem do consumo...).

Mas estou contente com o 6800D, achei que ele tocou mais que os meus dois ICE 1500 juntos, alem de um ótimo controle de cone sobre os falantes, pois estou temporáriamente usando aqueles Hinor HPF recondicionados que eu tinha guardado no lugar dos parrudos e os falantes tão tocando bem mais e com uma excursão bem pequena, dá pra notar que não estão sendo judiados e a pancada chega a doer...

Quanto aos falantes parrudões que estão desmontados, só tô aguardando entrar um pouco de $$$ pra poder fazer a compra do material e começar a montá-los de novo. Mas antes tenho que vender algumas coisas que estão paradas aqui, hehehe... :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...