Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Abreu

SEJA CLARO! Manual de como postar um novo topico.

Recommended Posts

Com este tópico tenho o intuito de iniciar a campanha do "SEJA CLARO".

Com isto, espero acabar com os tópicos do tipo "quero butar duas boca di 15 nu carru" ou "minhas tuita istao ligada cum autufalanti,queru mas isteriu"...

 

Primeiramente gostaria de deixar claro que NINGUEM aqui tem obrigação de ficar decifrando hierógrafos, então, quando for postar um topico SEJA O MAIS CLARO POSSIVEL.

 

Passos para um bom tópico:

1- Botar o máximo de informações possíveis sobre seu sistema

2- Ser o mais claro possível no que deseja, seja uma duvida ou opinião

3- Usar palavras comuns a todos os usuários

4- Escrever pelo menos, o mais correto possível, usando pontuação.

 

1:

Quanto mais informações sobre seu sistema você postar, mais fácil será de solucionar sua duvida. Fale sobre os equipamentos, cabeamento, instalação e o que mais estiver ligado a sua duvida.

 

2:

Seja claro que no deseja. Se desejar instalar um amplificador X, pergunte então: "Como instalar o amplificador X?", postando o seu carro e equipamentos a serem instalador no amplificador.

Tem gente que posta a mesma duvida assim: "Tenho 2 irmãos e um cachorro, moro em um apartamento de 150m² e meu carro fica na garagem. Como saio muito com meus amigos, minha namorada não gosta, então comprei um "modulo" e queria botar duas boca de quinze, mas como troquei o óleo do motor na semana passada, eu uso óleo semi-sintético 15w30, então não queria uma caixa muito grande. :blink:

 

3:

Use palavras comuns a todos os usuários.

"Quero "istalar" duas panela di 15 nu carru" Panela!? O que é isso em som automotivo?

Não existe Panela, nem Boca. O que existe são alto-falantes. Eles podem ser, sub-woofer`s, woofer`s, mid-bass...

"Quero comprar um modulo de 1000w" Modulo!? 1000w!? Nesse caso eu poderia sugerir um booster da Stetsom, aquele prateadinho 3 canais que tem escrito 1000w na carcaça. Modulo não é uma palavra totalmente incorreta, mas, amplificador é uma palavra muito mais adequada. Aqui use o passo 2, SEJA CLARO! Diga: "Quero comprar um amplificador de 1000w RMS a XOhms para amplificar um sub-woofer modelo tal-tal-tal..."

 

4:

Não é nenhuma vergonha não ser nenhum professor Pasquale Cipro Neto (Prof. de Português), mesmo por que, muito de nós tem coisas muito mais importante na vida do que ficar estudando esta língua tão complicada que temos.

Porem procure escrever de forma legível, usando as palavras na integra. Textos do tipo: "Queru istala um modulu di 300 w nu meu carru, qui e uma picapi..." ou "Quiria butar umas tuitas mas potentes nu meu modulu” são bem freqüentes aqui no fórum. Vamos tentar parar com isso, ok?

 

Algumas palavras que não devem ser usadas:

- Boca e Panela, para referir-se a woofer.

- Tuita, para referir-se a tweeter.

- Caxa, para referir-se a caixa.

- Modulo, para referir-se a amplificador*

 

* - Como já disse acima, modulo não é um termo totalmente errado, mas amplificador é uma palavra mais adequada.

 

 

Então é isso pessoal, vamos procurar ser o mais claro possível, postando sempre nossas duvidas e ou opiniões de forma legível para todos os usuários.

 

Abraços e espero a participação de todos nesta "campanha".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apoiado.

 

Sem contar que deve ter muita atenção ao criar o título do tópico.

Títulos como

 

"DUVIDA URGENTE"

Ajuda

 

PROBLEMAS

O que fazer???

 

 

Títulos e subtítulos assim não chama a atenção do pessoal para a dúvida em si. Quanto mais claro no título e no tópico, mas as chances de sanar a dúvida e aprender mais sobre som automotivo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Abreu! Tem umas que chega doem nos olhos... tipo escrever VOCÊ com Ç...

 

Muitos tópicos aqui não tem resposta pq estão tão confusos que dá até preguiça decifrar. E aí fica o "dono" reclamando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não canso de postar, e já que foi citado, lá vai ele:

 

 

 

 

escrevedireito4ot.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Títulos e subtítulos assim não chama a atenção do pessoal para a dúvida em si. Quanto mais claro no título e no tópico, mas as chances de sanar a dúvida e aprender mais sobre som automotivo.

Isso é um ponto muito importante, ser o mais claro possivel no TITULO do tópico, como meu xará disse, tem gente que não perde tempo entrando nesses tópicos de "DUVIDA URGENTE" ou coisas assim. O melhor é colocar já no titulo o equipamento em questão.

 

Outra coisa seria bom fazer um guia pra utilizar a PESQUISA do fórum pra evitar tópicos repetidos.

 

E quando for pedir opinião sobre qual subwoofer/módulo/caixa é melhor, o ideal seria especificar qual o TIPO DE MÚSICA que você gosta/ouve mais ou algo assim, facilita bastante.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra sugestão seria informar o quanto pretende ou pode investir quando os recursos não são ilimitados ( :vts ) pois, dependendo da grana, existem opções diferentes.

 

Abreu, mais do que apoiado quanto à escrita. Tem tópicos que não consigo ler nem a segunda linha completa, devido às "tuíta" e às "potenca", me dá nervoso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

que tal se os topicos com titulos no estilo q o dayleon postou fosse apagados diretos? eh um saco ter q ver "ME AJUDEM", "URGENTE"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

topicos "me ajuda" duvida urgente nem entro.

 

e se começa "koMO Ki eU fASSo.." paro de tentar decifrar, a besta quadrada quer ajuda e vem escrevendo assim... gasta o $$ com aula de portugues kct!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo assunto para ser ser abordado. Eu ainda sou da opinião de que os moderadores deveriam deletar os topicos que não estiverem de acordo com um padrão mínimo de inteligibilidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ótimo assunto para ser ser abordado. Eu ainda sou da opinião de que os moderadores deveriam deletar os topicos que não estiverem de acordo com um padrão mínimo de inteligibilidade.

:+1:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Apoiado.

Inclusive, em um fórum que administro, assuntos tais como: urgente, me ajudem e outras pérolas são proibidos, sempre pedimos pro user editar.

Sem contar, que, com palavras escritas da forma correta, ajuda na pesquisa ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

UP!

Dá pra por isso em destaque ou reunir tudo naquele tópico?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente muito bom esse tópico. Idéia totalmente apoiada. Apesar de estar postando a pouco tempo...sempre li muito por aqui, e já vi cada coisa.

:P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outra...

 

Se a pessoa quiser uma opinião sobre o que comprar, PELO AMOR DE DEUS diga o quanto tem para gastar!!!

 

De vez em quando chega uma pessoa e pergunta: "Alguém me indica um módulo de 4 canais?" Puts. Dá pra indicar coisas de R$150 até R$3000... :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Heheheh....é f.... mesmo.

 

Ainda mais quando vejo "pra MIM fazer..."

 

Abraço

Gus.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande questionamento ABREU!!!!

 

acho super interessante e importante, devemos ser os mais claros possiveis em nossos topicos.

 

Acho que brincadeiras tem hora... devemos brincar em certas ocasioes... mais na hora de ajudar e perguntar, vamos levar a coisa a serio neh!!!

 

 

PS. TA SEM ACENTO PQ PRECISO FECHAR E ABRIR DENOVO O I.E.

 

 

ABRACOS!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tô achando o fórum MUIIIIITO repetitivo..

 

Passo a maior parte do tempo sem postar por dois motivos:

 

1º Tudo que vc quiser é só usar o SEARCH sempre tem algo lá. Em pouquíssimas vezes é preciso "ressucitar" um tópico.

 

2º Em relação à NATA do fórum, sou meio leigo em som automotivo, quando entrei escrevia muito mais, discutia muito mais, hoje sei usar o fórum pra aprender.

 

Quando eu posto é porque tô com dúvida mesmo e quero ouvir opiniões renovadas, de gente que já teve alguma "experiência" com o problema/equipamento.

 

ACHO que o "povo" poderia usar muito mais o search e também poderia PARAR DE ESCREVER BOBEIRA ( tipo: claro que uma panela de 15 bate mais que uma de 12) ** Depende das panela né? se for panela de pressão**.

 

EU APELO: leiam mais e perguntem menos...

 

 

Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Tô achando o fórum MUIIIIITO repetitivo..

 

Passo a maior parte do tempo sem postar por dois motivos:

 

1º Tudo que vc quiser é só usar o SEARCH sempre tem algo lá. Em pouquíssimas vezes é preciso "ressucitar" um tópico.

 

2º Em relação à NATA do fórum, sou meio leigo em som automotivo, quando entrei escrevia muito mais, discutia muito mais, hoje sei usar o fórum pra aprender.

 

Quando eu posto é porque tô com dúvida mesmo e quero ouvir opiniões renovadas, de gente que já teve alguma "experiência" com o problema/equipamento.

 

ACHO que o "povo" poderia usar muito mais o search e também poderia PARAR DE ESCREVER BOBEIRA ( tipo: claro que uma panela de 15 bate mais que uma de 12) ** Depende das panela né? se for panela de pressão**.

 

EU APELO: leiam mais e perguntem menos...

 

 

Abs.

:+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...