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agm2112

DIY Pintando o para-choque

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Bom ... aproveitando minhas mini-férias esta semana, resolvi recuperar o para-choque original do meu carro, que estava todo quebrado, sem seus suportes, etc, encostado lá em casa. Depois de muito trabalho com fibra de vidro e espuma de poliuretando pra refazer os suportes, chegou o momento da pintura, que descreverei agora. Lembro que é necessário utilizar um compressor de ar com pistola, mas tintas em spray também podem ser utilizadas. Será preciso:

 

thinner 1001 para limpeza

thinner 2002 para diluição de tintas (caso necessário) e primer

primer universal

massa rápida

tinta de uso automotivo (escolha a gosto ...)

verniz caso a tinta escolhida necessite

lixas 220 e 400

fita crepe

estopa

 

Lave o para-choque, remova todos os frisos, farois de neblina, etc. Lixe a superfície a ser pintada com lixa d'água 220 até remover todo o excesso da tinta antiga. Arranhões e trincas profundas devem ser preenchidos com massa rápida e lixados da mesma forma, até ficarem absolutamente lisos. Lembre-se que qualquer irregularidade, por menor que seja, será realçada pela tinta.

 

200508200193eg.th.jpg

 

Após lixar, cubra toda a área que não será pintada com fita crepe e jornal.

 

200508200212es.th.jpg

 

Limpe a área a ser pintada com estopa e solução desengraxante (desengordurante, acetona, alcool, etc). Prepare 1/8 de galão de solução de primer (eu utilizei primer rápido universal em 15% com thinner 2002). Também pode-se utilizar primer em spray (custa 10 reais em casas de tintas).

 

200508200232ap.th.jpg

 

aplique cerca de 5 demãos de camadas bem finas de primer, com intervalos de 10 minutos. Continue aplicando novas demãos até formar-se uma camada suficiente para cobrir toda a superfície.

 

200508200263oz.th.jpg

200508200273yk.th.jpg

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Aguarde a secagem total do primer (no mínimo duas horas com tempo bom). Lixe novamente a superfície, agora com lixa d'água 400 a 600, até que seja novamente visto o fundo.

 

200508200286ow.th.jpg

 

Agora começa a parte complicada, que exige uma certa prática: Prepare a pistola com a tinta (no meu caso utilizei a mesma tinta da lata do carro, pra facilitar futuros retoques (ex: Wandabase Prata Lunar VW 1991). tinta automotiva em spray tb pode ser utilizado, mas não fica tão bom o acabamento.

 

Aplique cerca de 7 demãos, com intervalo de no máximo 10 minutos. tintas claras precisam ser aplicadas com muito cuidado, pois têm pouco poder de cobertura, e podem apresentar manchas depois de secas (Prata é uma das mais difíceis de se aplicar).

 

200508200298vz.th.jpg

 

Para pinturas metálicas ou base poliéster, é necessária a aplicação de verniz, com intervalo de no máximo 15 minutos. Eu apliquei duas demãos de verniz automotivo bicomponente da Glassurit. Este verniz seca rápido e não escorre.

 

200508200309sm.th.jpg

 

Para-choque montado, e estamos prontos pra próxima batida !

 

200508200312kz.th.jpg

 

Caso grude poeira ou insetos (abelhas ficam enlouquecidas com o cheiro de tinta !), eles podem ser removidas após 72 horas, com lixa 1200. depois deve-se aplicar polimento com pasta de polir branda (2000) e politriz. Depois aplique cera comum.

 

Pena que não tinha fotos antigas do para-choque, para se ter uma idéia do estado lastimável em que ele estava. Partido em 3 pedaços, e todo rachado !

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agm2112 sempre com os seus DIY nota 10 hehehe.

Parabéns pelo serviço e tb pelo tópico.

Ficou show de bola o serviço.Muito bacana mesmo.

 

Coloquei em destaque.

 

Sempre que quiser,pode manda pra galera aqui os teus DIY :P

 

 

Abraço :legal:

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é sempre assim .... tanto trabalho ...

 

dsc008867fq.th.jpg

 

Mas já comecei a consertar .... tive pouco tempo neste domingo, não deu pra nivelar completamente ainda nem pintar a parte prateada, mas proximo fds vai ficar novo (de novo) !

 

dsc009275nu.th.jpg

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Guest VALDIR
é sempre assim .... tanto trabalho ...

 

dsc008867fq.th.jpg

 

Mas já comecei a consertar .... tive pouco tempo neste domingo, não deu pra nivelar completamente ainda nem pintar a parte prateada, mas proximo fds vai ficar novo (de novo) !

 

dsc009275nu.th.jpg

Muito bom o trampo q fez no seu para choque meu caro,parebens mesmo...

preciso fazer uma reforma no meu mas nao manjo,quase nada dese serviço q fez ai no seu para choque,sera q consigo deixar ele um pouco melhor...

um abraço falo....cor do para choque é azul marinho ....

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muito bom o trampo cara

to querendo pintar o do meu pug ... sera que com spray ao inves de compressor fika bom?

abraços

Paulo Cesar

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minha pergunta é como tu faz pra recuperar o parachoque? que tipo de cola?

 

abraço e um otimo trabalho esse seu...

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qual o tipo de massa rapida vc aconselha a comprar?

 

Meu caso é que estou lixando plastico pra ser pintado e vi que possui em alguns pontos

riscos profundos.

 

Um otimo trabalho, parabens mesmo!!! :rever1:

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Estava meio sumido ... mas vou responder assim mesmo ...

 

P:to querendo pintar o do meu pug ... sera que com spray ao inves de compressor fika bom?

R: Existem alguns sprays automotivos que devem ter um resultado próximo. O mais difícil é o verniz, e principalmente achar o spray na cor certa.

 

P: minha pergunta é como tu faz pra recuperar o parachoque? que tipo de cola?

R: Fibra de vidro ... trabalhoso, mas fica perfeito, e muito resistente.

 

P: qual o tipo de massa rapida vc aconselha a comprar?

R: O nome é esse .. massa rápida. Mas só serve pra imperfeições muito pequenas. Se forem maiores, o ideal é usar primeiro massa plástica (aquela que vem com catalisador), e só depois a massa rápida.

 

P:Eu tenho os parachoques pretos sem tinta... esse esquema serve pra pinta-los?

R: Depende. Alguns para-choques tem algum tratamento no plástico, onde a tinta ou massa não aderem direito e acabam descascando. Aí só lixando completamente até tirar uma pequena camada. Dá um trabalho dos infernos.

 

 

PS: Este para-choque ai já foi pro lixo... atropelei um cachorro e arrebentei tudo. Tive que comprar um novo.

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Estava meio sumido ... mas vou responder assim mesmo ...

 

P:to querendo pintar o do meu pug ... sera que com spray ao inves de compressor fika bom?

R: Existem alguns sprays automotivos que devem ter um resultado próximo. O mais difícil é o verniz, e principalmente achar o spray na cor certa.

 

P: minha pergunta é como tu faz pra recuperar o parachoque? que tipo de cola?

R: Fibra de vidro ... trabalhoso, mas fica perfeito, e muito resistente.

 

P: qual o tipo de massa rapida vc aconselha a comprar?

R: O nome é esse .. massa rápida. Mas só serve pra imperfeições muito pequenas. Se forem maiores, o ideal é usar primeiro massa plástica (aquela que vem com catalisador), e só depois a massa rápida.

 

P:Eu tenho os parachoques pretos sem tinta... esse esquema serve pra pinta-los?

R: Depende. Alguns para-choques tem algum tratamento no plástico, onde a tinta ou massa não aderem direito e acabam descascando. Aí só lixando completamente até tirar uma pequena camada. Dá um trabalho dos infernos.

 

 

PS: Este para-choque ai já foi pro lixo... atropelei um cachorro e arrebentei tudo. Tive que comprar um novo.

manerooooo

jah to um tempo ensaiando pintar o meu, tenho q passar massa nuns cantos q estão meio afundadinhos... e outra, o espaço aki nao eh mto favoravel pra pintar, mas qualquer hora vou enfiar a mao na massa...

 

ja fiz algumas coisinhas tipo pintar o suporte do retrovisor q começou a fica branco, ficou mto bom! uma moldura q tem em volta dos vidros do meu carro q sao preto esmalte... pintei de spray e ficaram show tb (seladora / primer / tinta)

agora preciso descolar o compressor pra pintar o para choque... to pensando em ir num funileiro aki e passar o dia lah dentro vendo como os caras trampam pra ver se eu pego umas dicas. To curtindo pacas esse mundo da pintura =]

 

vlwww flw!

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w0w!

mto fera cara!

tenho um verona, com o msm tipo d para-choques, mas azul escuro e com a faixa grafite.

 

=D

 

vlw pela dica ae brother!

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o mesmo processo serve para frisos laterais?

Se forem plásticos sim ... se fôr borracha porosa tem que lixar até ficar liso, senão pode descascar (ou pode arriscar sem lixar, passando uma estopa com desengordurante antes. E se pintar fora do carro, cuidado pra não descolar a tinta quando dobrar o friso na hora de colar.

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o mesmo processo serve para frisos laterais?

Se forem plásticos sim ... se fôr borracha porosa tem que lixar até ficar liso, senão pode descascar (ou pode arriscar sem lixar, passando uma estopa com desengordurante antes. E se pintar fora do carro, cuidado pra não descolar a tinta quando dobrar o friso na hora de colar.

e as maçanetas?? émaisou menos assim?? ou nada a ver??

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o mesmo processo serve para frisos laterais?

Se forem plásticos sim ... se fôr borracha porosa tem que lixar até ficar liso, senão pode descascar (ou pode arriscar sem lixar, passando uma estopa com desengordurante antes. E se pintar fora do carro, cuidado pra não descolar a tinta quando dobrar o friso na hora de colar.

e as maçanetas?? émaisou menos assim?? ou nada a ver??

cara eu pinbtei so os parachoques; mas os detalhes deixei pq queriam cobrar mt por pouca coisa...

mas conta ai qnto é o preço dos materiais; pois as vezes nem compensa eu pintar tmb..

obrigado

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o mesmo processo serve para frisos laterais?

Se forem plásticos sim ... se fôr borracha porosa tem que lixar até ficar liso, senão pode descascar (ou pode arriscar sem lixar, passando uma estopa com desengordurante antes. E se pintar fora do carro, cuidado pra não descolar a tinta quando dobrar o friso na hora de colar.

e as maçanetas?? émaisou menos assim?? ou nada a ver??

cara eu pinbtei so os parachoques; mas os detalhes deixei pq queriam cobrar mt por pouca coisa...

mas conta ai qnto é o preço dos materiais; pois as vezes nem compensa eu pintar tmb..

obrigado

desculpa, formulei mal minha pergunta, retificando: esse procedimento é igual ou parecido com o procedimento para pintura das maçanetas?

abraço e desculpa ai! até mais e agradeço sua antenção!

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cara maneiro o trmapo..

tbm tenho um Apollo, e o meu paraca quebrou onde fixa as milhas por algum acaso tem uma ideia de lagum recurso?

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