Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fabinhosom

como não queimar cornetas em campeonatos?

Recommended Posts

E ia galera!! Para quem não me conhece, eu sou FABINHOSOM, não sou logista, não tenho grana, e pergunto D+ sobre esse assunto, oq estou procurando nesse forum é uma coisa que 90% dos campeonatos que participo acontece, ''queimam quase todas as cornetas, o negôcio de queimalas não é o problema, o importante é que elas durem o suficiente para que o RTA capte os DB´S antes delas queimarem, isso acorreu ano passado quando usei reparos PARALELOS e o som não tocou tempo suficiente para que o RTA medice os DB´S, nesse caso esse problema já foi solucionado com a durabilidade deles em até 2 segundos compara dos cos os PARALELOS que não duraram 1 segundo, busco tecnicas que me ajudem a talvez não queimar esses reparos ou melhorar meus DB´S, vou colocar o equipamento usado em todos campeonatos que participo:

 

-CD 646 pioneer( meu xodó, mas breve trocarei por um melhor)

-CROSSOVER ? = stereo, 6.0volts de saida, 3 vias, e corte em 1000hz.

-BANDA ICE 1500 = usado para cada 4 cornetas

-CORNETAS D250 = não troco por outra

-5 batérias de caminhão 150apm com 1250pico HELIAR(único patrocinio que tenho)

-ALTERNADOR 120apm

-cornetas milimetricamente direcionadas

 

Tenho um RTA e ele está em fase de acerto, por isso não consigo no momento fazer medições, mas breve estarei calibrando para melhorar a brincadeira.

''Procuro aqui no site ajuda e não concorrencia''

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

primeiro vc usa cd que a entidade fornece ou vc mesmo que grava?

Já verificou senao tá indo sinal clipado na saida do amplificador?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nesse corte de 1000Hz qual slope? 6dB ou 12dB ? Quanto o driver suporta de potencia com esse corte?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
primeiro vc usa cd que a entidade fornece ou vc mesmo que grava?

Já verificou senao tá indo sinal clipado na saida do amplificador?

foi mal!! apertei errado! A música usada foi uma dica dos 3 melhores picos do brasil atualmente, consegui a informação fazendo uma simples ligação telefonica e confirmando com juizes de campeonatos, uso uma música da celine dion.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
primeiro vc usa cd que a entidade fornece ou vc mesmo que grava?

Já verificou senao tá indo sinal clipado na saida do amplificador?

foi mal!! apertei errado! A música usada foi uma dica dos 3 melhores picos do brasil atualmente, consegui a informação fazendo uma simples ligação telefonica e confirmando com juizes de campeonatos, uso uma música da celine dion.

Então mas vc usa ela em mp3? Ou normal cd de audio? Se usa em mp3 já passou o programa mp3 gain pra ve se tá com cliping? Se usa cd de audio quando foi gravar usou normalizar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
nesse corte de 1000Hz qual slope? 6dB ou 12dB ? Quanto o driver suporta de potencia com esse corte?

viajei nesse momento! me ajude! a abrir a mente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
primeiro vc usa cd que a entidade fornece ou vc mesmo que grava?

Já verificou senao tá indo sinal clipado na saida do amplificador?

foi mal!! apertei errado! A música usada foi uma dica dos 3 melhores picos do brasil atualmente, consegui a informação fazendo uma simples ligação telefonica e confirmando com juizes de campeonatos, uso uma música da celine dion.

Então mas vc usa ela em mp3? Ou normal cd de audio? Se usa em mp3 já passou o programa mp3 gain pra ve se tá com cliping? Se usa cd de audio quando foi gravar usou normalizar?

CD original.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
viajei nesse momento! me ajude! a abrir a mente.

nada que os artigos da autosom nao resolvam :P

 

www.autosom.net/artigos :legal:

 

Fique a vontade, o slope é a ordem de atenuação do xover

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o crossover que uso é de 3ª ordem 18db

Então é sinal clipado que tá indo pros drivers, regula o ganho do teu amplificador de preferencia com osciloscopio pra essa musica que vc usa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu não regulo com ociloscopio! eu tenho de regula com ele? e outra eu uso um BANDA ICE 1500 para 4 cornetas não se esqueça.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, leia este manual e gráficos de resposta e impedância:

 

 

http://www.selenium.com.br/site2004/catalo...go/pdf/D250.pdf

 

É por isso que deve estar queimando:

Para vc não queimá-las vc deve:

 

1 - Colocar o corte highpass em 500 hz

 

2 - E o lowpass em 1khz (no máximo 1,5Khz)

 

3 - Regular o ganho direitinho

 

Editado: no máximo 1,5khz. E qual xover vc usa? Pyramid deixa passar freq...é uma bosta..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o segredo é tcharan tcharan....

 

 

reduzir o espectro de audio enviado para o driver, e para isto vai precisar:

 

- editar o programa musical aplicando equalizações que atenuem pelo menos meia oitava acima e abaixo da frequencia de pico que conheces ser amais eficiente para teu sistema. (por exemplo para as D250 montadas nas goelas de pato HL14-25 fica perto de 1k6Hz)

 

- se possível um bom equalizador caso nao consiga ou nao seja permitido a edição da música, com ajuste de Q, de modo a deixar a faixa alvo o mais estreita possível.

 

- evitar ao máximo o ceifamento da onda após toda a cadeia de amplificação, coisa que no mínimo ja deve estar ocorrendo quando tu usa este cross de 6V num ice, que eh um dos amps mais sensíveis do mercado.

 

abraços,

 

mr spl das goelas de pato (hehehe)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu não regulo com ociloscopio! eu tenho de regula com ele? e outra eu uso um BANDA ICE 1500 para 4 cornetas não se esqueça.

aeee.!!!

 

 

o fabinho é um exemplo vivo do uso de ice + drivers....

 

 

quando eu falo que dá, todo mundo me chamava de louco, impossivel e blablabla...

 

aqui em sampa, todas as marcas em dbs marcadas com Banda/Drivers são com ICE.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

I ae Fabinho beleza!Ta lembrado da minha pessoa jurandir heheehhe.Cna minha opiniao como vc usa um crossover com saida de sina de 6 volts e um aplificador que tem seu maximo rendimento com +- 4 volts se nao me engano aplicados em suas entradas , dependendo de como esta a regulagem do cd player de preferencia tudo em flat e sem loud e o ganho dos modulos , pode estar ocorrendo muito envio de distorçao para os drivers e como vc trabalha com potencia altissima e os drivers que vc usa e indicado pra dia dia e com uso de potencia muito abaixo do que vc usa ( nao esta errado o exagero de potencia pois estamos falando de campeonato)elas se tornam muito sensiveis a distorçao , eu lhe indicaria a procura de alguem aqui em brasilia que tivesse um osciloscopio para que se possa regular os ganhos e regulagens de maneira que nao haja distorçao ,,,,,,isso pode ate lhe agregar algum rendimento a + pois distorçao chega a um ponto que alem de queimar drivers e falantes ainda diminui o resultado ,,,,,,,,,alem diso tudo pega as dicas que os amigos tambem he passaram faz um apanhado de tuco e poe em pratica mas sempre fasendo testes ,,,,,, BOA SORTE!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Amigo, leia este manual e gráficos de resposta e impedância:

 

 

http://www.selenium.com.br/site2004/catalo...go/pdf/D250.pdf

 

É por isso que deve estar queimando:

Para vc não queimá-las vc deve:

 

1 - Colocar o corte highpass em 500 hz

 

2 - E o lowpass em 1khz (no máximo 1,5Khz)

 

3 - Regular o ganho direitinho

 

Editado: no máximo 1,5khz. E qual xover vc usa? Pyramid deixa passar freq...é uma bosta..

eu uso banda ice 1500.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
o segredo é tcharan tcharan....

 

 

reduzir o espectro de audio enviado para o driver, e para isto vai precisar:

 

- editar o programa musical aplicando equalizações que atenuem pelo menos meia oitava acima e abaixo da frequencia de pico que conheces ser amais eficiente para teu sistema. (por exemplo para as D250 montadas nas goelas de pato HL14-25 fica perto de 1k6Hz)

 

- se possível um bom equalizador caso nao consiga ou nao seja permitido a edição da música, com ajuste de Q, de modo a deixar a faixa alvo o mais estreita possível.

 

- evitar ao máximo o ceifamento da onda após toda a cadeia de amplificação, coisa que no mínimo ja deve estar ocorrendo quando tu usa este cross de 6V num ice, que eh um dos amps mais sensíveis do mercado.

 

abraços,

 

mr spl das goelas de pato (hehehe)

oq é ceifamento de onda? hahahhahah é serio! alguem pode me dizer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
aeee.!!!

 

 

o fabinho é um exemplo vivo do uso de ice + drivers....

 

 

quando eu falo que dá, todo mundo me chamava de louco, impossivel e blablabla...

 

aqui em sampa, todas as marcas em dbs marcadas com Banda/Drivers são com ICE.

tenho meus seguedos guardados! Digo isso, porque nem tudo que sei posso comentar aqui no forum devido os mestres não deixarem e meus concorrentes podem ver, e seu caso comente, serei excluido das fofocas, minha intenção ao abrir esse tópico foi conhecer e ver oq as pessoas tinham a me ajudar, não entendo muito de SPL e caixas de grave, mas direcionamento das cornetas e algo mais simples eu sei, agora sobre corte de frequencia e regulagem para não ter distorção eu já não sei muito, sobre o BANDA ICE eu o escolhi devido ele ter a resposta de até 3000hz e pensei comigo , vou precisar só de 1000hz foi quando adquiri 3 peças e o maior pico que consegui até agora foi de 160.1 com 12 cornetas D250. o EDINHO do www.circuitocruel.com.br ficou de cara quando viu os módulos que estava usando, foi uma experiencia que até agora deu certo, mas ainda falta algo que não descobri ainda para que os meus DB´S aumentem, peço mais uma vez a ajuda de todos aqui do forum.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bem no grosso mesmo ceifaçao de onda significa distorçao!e que uma onda normal ela e arredondada quando se tem distorcao ela começa a ficar quadrada perdendo o arredondado pra quem ve e como se tivessem cortado ou ceifado a parte redonda e maneira de falar mesmo tem outro no me tabem onda clipada ee tals !!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
I ae Fabinho beleza!Ta lembrado da minha pessoa jurandir heheehhe.Cna minha opiniao como vc usa um crossover com saida de sina de 6 volts e um aplificador que tem seu maximo rendimento com +- 4 volts se nao me engano aplicados em suas entradas , dependendo de como esta a regulagem do cd player de preferencia tudo em flat e sem loud e o ganho dos modulos , pode estar ocorrendo muito envio de distorçao para os drivers e como vc trabalha com potencia altissima e os drivers que vc usa e indicado pra dia dia e com uso de potencia muito abaixo do que vc usa ( nao esta errado o exagero de potencia pois estamos falando de campeonato)elas se tornam muito sensiveis a distorçao , eu lhe indicaria a procura de alguem aqui em brasilia que tivesse um osciloscopio para que se possa regular os ganhos e regulagens de maneira que nao haja distorçao ,,,,,,isso pode ate lhe agregar algum rendimento a + pois distorçao chega a um ponto que alem de queimar drivers e falantes ainda diminui o resultado ,,,,,,,,,alem diso tudo pega as dicas que os amigos tambem he passaram faz um apanhado de tuco e poe em pratica mas sempre fasendo testes ,,,,,, BOA SORTE!

valeu jurandir!! vou falar com o tiago a respeito disso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Esse seu cross Pyramid é o CR-82??

não!!! ele tem dois controles um é de ganho e o outro é de frequencia que começa a cortar com 1000hz. Já estou fazendo testes com o CROSSOVER RMS 3 vias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
eu não regulo com ociloscopio! eu tenho de regula com ele? e outra eu uso um BANDA ICE 1500 para 4 cornetas não se esqueça.

Então tá explicado a causa das queimas...

Cara, o Ice já é queimador de falantes de grave, quem dirá cornetas. A manha do Ice pra diminuir o risco de queima de falantes é trabalhar com o ganho o mais baixo possível (preferencialmente todo fechado) e pra compensar o volume baixo usar reforço no sinal de pré como um line driver ou um crossover com saída de alta voltagem dando ganho apenas na gama de frequencia que se deseja reproduzir...

Outro problema de módulo digital ne uso de altas frequencias é que mesmo em volume baixo ele reproduz uma senoide estranha, não ceifada, mas meio triangular, o que é um "veneno" para drivers de compressão que queimam mesmo a qualquer distorçãozinha.

Para o seu propósito eu aconselharia trocar esse Ice por um Aquárius 2813, um Krakatoa ou outro com esse padrão AB, pois pra mim nos graves os Digitais são imbatíveis, mas pra alta frequencia é suicídio... :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ah deixa dessa de esconder os teus conhecimentos o macanudo! Fala aí tudo que tu sabe de direcionamento de cornetas então. :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...