Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Nina SP

Pneus

Recommended Posts

Os pneus se desgastam com o uso e/ou com a má conservação. Vamos citar alguns fatores que provocam esses desgastes e o que devemos fazer para conservá-los por mais tempo. Os principais motivos do desgaste dos pneus são a falta de:

Calibragem, Alinhamento/Cambagem e Balanceamento

 

Independente de quantos quilômetros rodamos, aconselhamos calibrar os pneus uma vez por semana, porque a temperatura externa também altera a calibragem dos pneus. A quantidade de libras é definida pelo fabricante do automóvel. Vale lembrar, sempre que o carro estiver pesado, a calibragem é maior.

Dicas práticas

Pneus muito cheios gastam no meio.

Pneus muito vazios gastam nas duas extremidades do pneu.

Evite arrancar violentamente, isso provoca desgaste maior nos pneus que dão tração.

Evite freiar violentamente, isso provoca desgaste nos quatro pneus.

Cuidado: se exceder velocidade com pneus vazios e sem câmaras eles podem soltar da roda.

Alinhamento/Cambagem e Balanceamento

O aconselhavel é fazer a cada 10.000 km, mas existem aqueles fatores que fazem o veículo desalinhar e desbalancear bem antes disso. São aqueles buracos que existem nas ruas e aquelas calçadas que subimos de vez em quando. Independente de quantos quilômetros rodamos com nossos carros, a melhor maneira de reconhecer os desgastes é controlando visualmente.

Sempre que for fazer alinhamento e balanceamento é bom verificar se há necessidade de fazer rodízios dos pneus. Os rodízios são feitos de acordo com os desgastes e os tipos de pneus utilizados, podendo ser feitos de duas formas: os da frente para trás e os de trás para frente ou trocar o direito dianteiro pelo esquerdo traseiro e o esquerdo dianteiro pelo direito traseiro (troca em X).

Dicas práticas

Quando o volante do seu carro começa a puxar para algum dos lados, está na hora de alinhar ou calibrar os pneus. Se começar a tremer em determinada velocidade, está na hora de balancear as rodas.

Carro bem alinhado e pneus bem calibrados fazem o carro economizar combustível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho importante também citar q a cada 10mil ou 15mil km, é bom se fazer o rodizio de pneus, colocando os da frente atras e os de tras na frente. Lembre-se: mantendo os da direita e da esquerda!!!!

Isso tambem evita q os pneus gastem diferente um do outro, podendo ate ter uma certa deformação q tambem pode haver tripidação do volante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...