Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

bigbota

[DIY]Crossover p/ Corneta e Super Tweeter [DIY]

Recommended Posts

Pois bem to montando um triozinho modesto prum amigo meu e ele comprou dois drivers QSD20 da QSL e dois ST's d QST20 da QSL tb e mais uma corneta curta. Pois bem, a ideia é ligar as cornetas em paralelo e os sts em paralelo fechando 4 ohms e ligando cada um num canal do AB4070 dele. Recebendo 70rms cada kit.

Perguntei pra esse amigo se ele bancava um cross artezanal pras cornetas e sts.

Pois bem depois de dado o ok e feito algumas pesquisas cheguei a esses valores de corte.

Corneta: BandPass de 800 a 4000hz a 12db/8º

ST. Hipass em 5715 hz (hhaha ja explico pq) tb a 12db

 

Pq desse valor quebrado. Pois bem fazendo estes cortes (sei que vai ser dificil por causa dos valores dos capacitores mas vo tentar chegar o mais prox. possivel) faço com que ambos falantes tenham mesma F3; 5000!! Pq isso. Pra uma mesma sensibilidade eles reproduzindo a mesma frequencia ambos a -3 db se somariam e equalizariam a curva de corte, ficando uma reta. Sera que expliquei bem hehe.

Alem desses vo tentar montar uma rede zobel e ver se da alguma diferneça no som.

Vamos ver no que vai dar. Ja comprei 2kg de fio de cobre de 2mm e tomara que chegue hehe.

Vou atualizando o topico a medida que o trabalho for andando. Mas só posto a noite por nao ter acesso ao forum la do serviço.

Tb quero bola uma engenhoca pra bobinar o fio de modo menos trabalhoso e mais efetivo!!!

Grande abraço e vamos ver o que sai disso eeehheh

 

 

Segue a foto do rolo de cobre.

 

p101057221lb.jpg

 

 

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc só esqueceu de uma coisa, corte em 4kHz já tem -3dB em 4kHz para não ter essa confusão na hora de misturar vias. Pode fazer BP de 800Hz a 4kHz 12dB/8ª no driver e HP 4kHz 12dB/8ª no ST.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Vc só esqueceu de uma coisa, corte em 4kHz já tem -3dB em 4kHz para não ter essa confusão na hora de misturar vias. Pode fazer BP de 800Hz a 4kHz 12dB/8ª no driver e HP 4kHz 12dB/8ª no ST.

Hey, vi teu post agora, se soubesse postava a maquina de bobinar logo aqui ehehehe.

Agora, a proposito da montagem, quanto foi esse mói de fio de cobre?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

big, ja te falei, na Fc estao em -3dB... eh exatamente por isto que todos os crossovers do mundo tem as Fc alta e baixa coincidentes... Seu revolucionário!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ok, na verdade me expressei mal. só isso!!! hahaahaha.

Dia cheio o cara se atrapalha hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom galera, hj a tarde enrolei as bobinas.

Duas de 0,18mH e uma de 1,125mH. Amanha vou comprar os capacitores

ta ae a foto. Nao é mto dificil mas tb nao é mto barbada!!! MAs tae. Acho que pra serem as 1ºas ta bom até heh!!

 

todasbobinas0je.th.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

po cara

tah show!!!

quantos metros de fio foram em cada bobina?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns André, ficaram muito bem feitas! :legal:

 

Chegou a testar pra ver se elas estão próximas a essa indutância que falou?

 

Ps. Edita os posts com foto e coloca apenas o endereço do thumbnail que o imageshack gera para despoluir o tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

valeu allan!! Bom pelos calculos do Calcbob, +/- 50m de cabo pra cada. Eu vo pesar elas pra ver qtos kg deu!!! Mas sobrou mto fio!! Acho que daria ´ra fazer mais um kit desses sem problema!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cabei de ir la pesar. 850g +/-!!! ainda sobrou 1kg e pouco!!

Corrigindo: +/- 50m de fio pras 3 bobinas!!

Agora é achar os capacitores e ta feito o carreto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
cabei de ir la pesar. 850g +/-!!! ainda sobrou 1kg e pouco!!

Corrigindo: +/- 50m de fio pras 3 bobinas!!

Agora é achar os capacitores e ta feito o carreto

André, vc chegou a medir a indutância para ver se o valor fica próximo que o programa calculou? É melhor descobrir agora se o valor está próximo do que depois quebrando a cara no sistema já todo instalado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nao tenho como medir. o murilo ta fazendo um equip. pra isso. qdo ele terminar nós testaremos!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
nao tenho como medir. o murilo ta fazendo um equip. pra isso. qdo ele terminar nós testaremos!!

Se tiver como passar esse esquema... :vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Murilo... me passa este esquema? Tô montando um que usa o indutor num circuito LC... o resultado é medido num frequencímetro (tipo... o meu multímetro! hehehehe). É baseado num op-amp. Amanhã eu posto o esquema do trabalho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

achei de novo... divirtam-se, para quem nao tem saco para corroer usa placa perfurada, eu fiz no ponto-a-ponto (aranha) mesmo.

 

http://www.pxpyclube.com.br/tech/Indut.htm

 

só uma dica, nao comprem o 74HC123 pensando ser erro no artigo hehehehe, é 132 mesmo... e ali onde diz "pilha" seria "bateria" ou "fonte"... ainda nao calibrei o meu, montem e relatem!

 

este é com PIC

 

http://geocities.yahoo.com.br/jkdemarco/LC...r/LC_meter.html

 

 

e para quem tem di$ponibilidade...

 

http://www.multitecmed.com.br/Instrumentos...ICEL/lc_301.htm

 

 

e este, nao entendi nada

 

http://www.cqhamTROJAM DETECTADOlcmeter3.htm

 

herhehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
achei de novo... divirtam-se, para quem nao tem saco para corroer usa placa perfurada, eu fiz no ponto-a-ponto (aranha) mesmo.

 

http://www.pxpyclube.com.br/tech/Indut.htm

 

só uma dica, nao comprem o 74HC123 pensando ser erro no artigo hehehehe, é 132 mesmo... e ali onde diz "pilha" seria "bateria" ou "fonte"... ainda nao calibrei o meu, montem e relatem!

 

este é com PIC

 

http://geocities.yahoo.com.br/jkdemarco/LC...r/LC_meter.html

 

 

e para quem tem di$ponibilidade...

 

http://www.multitecmed.com.br/Instrumentos...ICEL/lc_301.htm

 

 

e este, nao entendi nada

 

http://www.cqhamTROJAM DETECTADOlcmeter3.htm

 

herhehehe

Murilo, estou montando exatamente o LC meter com PIC, porém, sem pic. O pic está lá apenas pra atuar como frequencímetro e fazer o cálculo da indutância. Pra isto eu vou usar o multímetro, já que dá pra calcular na mão pra saber o q eu preciso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom hj eu comprei os capacitores de Tantalo pra fazer o cross!!!

Valores necessarios: 5,6uF e 35uF

Peguei 1 cap. de 4,7 + 1 de 1,00 pra fechar os 5,6 aprox. e

2 de 10 + 1 de 15 pra formar o de 35uF!!!

Tb comprei dois bornes pra fazer a ligação no modulo. Bom ta ae!!!!

 

p101058616wg.th.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Bom hj eu comprei os capacitores de Tantalo pra fazer o cross!!!

Valores necessarios: 5,6uF e 35uF

Peguei 1 cap. de 4,7 + 1 de 1,00 pra fechar os 5,6 aprox. e

2 de 10 + 1 de 15 pra formar o de 35uF!!!

Tb comprei dois bornes pra fazer a ligação no modulo. Bom ta ae!!!!

 

p101058616wg.th.jpg

Pagou quanto nos tântalos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bigbota, pera pera pera pera, vc perguntou qual a voltagem de isolamento desses caps? pq pelo tamanho deles não deve ser lá muito grande... a menos que cap de tântalo seja MUITO menor que os de poliéster de mesma isolação (padrão 250V), toma cuidado pra não estourar eles, hein?

 

e valeu murilo ;) sabe que essa LC-301 não tá tão cara assim? na Santa, sem nota, dá pra achar por 150 réau.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
bigbota, pera pera pera pera, vc perguntou qual a voltagem de isolamento desses caps? pq pelo tamanho deles não deve ser lá muito grande... a menos que cap de tântalo seja MUITO menor que os de poliéster de mesma isolação (padrão 250V), toma cuidado pra não estourar eles, hein?

 

e valeu murilo ;) sabe que essa LC-301 não tá tão cara assim? na Santa, sem nota, dá pra achar por 150 réau.

Bom... os menores são de 25V... os do bigbota parecem maiores... se forem de 25V eles trabalham a 100W RMS perto do limite (que está por volta de 109W RMS em 4 ohms).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...