Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

golo

Fiz Minha LT

Recommended Posts

Depois de muito falar, finalmente fiz minhas LTs.

A primeira LT que fiz foi com um full range da CCEG de 3 polegadas.

A segunda LT foi (termino hoje 14/07/05) com 2 mid de 5 polegadas da CCEG.

Caixa Full:

 

Ltfullleo.gif

 

Resultado do full em LT: (sintonizada em 160 hz)

:rever1: Bate muuuuito som residencial mini-system, ou até um som antigo que tem aqui em casa com 1 woofer de 8 pol, 1 midrange e 1 tweeter. Está descendo muuuuuito. Plano a 160 hz, porém se ouve até 100 hz sem problemas. No final está quase plano (não ficou plano por ter colocado pouca manta acrílica) entre 160 hz e 17.000hz. O full da CCEG é muito detalhado. No final das contas o som está perfeito para um full. Estou tão feliz!

custo: full 10 reais; chapa de OSB 15mm 45 reais. Com uma chapa dá para fazer umas 12 caixas.

 

Fotos ainda serão colocadas.

 

Hoje termino o mid e posto os resultados e fotos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal hein Golo.

 

Então a LT se aplica não apenas em subs!! Dá pra extrair um pouco mais de resposta em falantinhos tb? E a excursão? Apesar que nestar frequencias este problema nem é tão perceptível né!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns golo...

Qual potencia está mandando p/ o full?

Poste fotos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito show... só faltam as fotos! hehehehe.

 

Aí... pra um falantinho desses, vc podia ter usado compansado de 10mm numa boa! Inclusive, poderia ter usado cano de PVC (o que eu to querendo fazer... só falta dar aquele estalo no meio do dia e sair pra comprar o PVC)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As fotos ainda estão saindo hehehe.

Se fizer em cano de PVC, começe por um de maior diâmetro para ter um Sd inicial alto, o que fará o som ser mais plano, ter menos vales em freqüências mais altas e descer um pouco mais.

Excursionamento só se torna um problema quando aumenta muito o volume e sem corte nenhum. Em Hpf 80 fica bem difícil excursionar muito.

Devo estar mandando uns 20 a 30 wrms. Esse full está especificado de 4 w, porém aguenta bem mais. Para amaciá-lo mandei 20 w de 105 hz (senoide pura) por 2 horas e não queimou hehehe. Quando mandei uns 30 w, depois de uns 30 minutos de onda pura ele estava quentinho.

 

Acabei a caixa com 2 mid hoje, porém amanhã terei que tirar a frente e refazer a vedação. Está vazando muito. Tentei fazer igual o kleber, colocando EVA na parte da frente, porém fiz cagada OpO e terei que refazer a vedação com serragem+cola+água mesmo. O resultado com muito ar vazando foi decepcionante.

 

Na boa, meu pai, meu irmão, meu outro irmão, minha mãe e minha namorada e meus alguns amigos (som) estão muito empolgados com o som do full LT. Minha família já quer que eu refaça todo o som de casa enchendo destas caixinhas hehehehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muendo em Goló. Depois eu quero ouvir. Meus mids (esse é "o" achado) e fulls estão doidinhos pra entrar no carro.

 

Você ainda tá com vontade de fazer LT com os fulls dentro do carro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Goró... digo, goló, vc sentiu perda de sensibilidade? É q eu to pensando sériamente em fazer assim pros meus fulls, esticando a linha coluna a cima, mas não sei ainda se vai ser legal perder sensibilidade. E aí... como tá o SPL?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns Golo!!!!

 

Muito legal que tenha obtido ótimos resultados com a LT :D

 

Bem vindo ao clube das LTs :P

 

Quanto a fazer em cano de PVC, existem umas reduções que são bem suaves para ir diminuindo o diâmetro do cano ao longo do percurso :D

 

Estou ansioso para saber o resultado da sua com os mids :D

 

Eu tenho um "kit" desses tbm...depois posto :D

 

[]s

Ri7

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Goró... digo, goló, vc sentiu perda de sensibilidade? É q eu to pensando sériamente em fazer assim pros meus fulls, esticando a linha coluna a cima, mas não sei ainda se vai ser legal perder sensibilidade. E aí... como tá o SPL?

Cara, a perda de sensibilidade nos full foi bem pequena. Ontem fiquei uns 30 metros de distância da lt e dava para ouvir o som muito bem. O SPL não é nenhum problema.

 

Descobri algumas coisas.

Terei mais SPL em grave nos full se:

Tirar uma quantidade razoável de manta do início da linha. Se fizer isto também terei mais controle do excursionamento.

O som ficará mais plano se:

Colocar um pouco mais de manta em alguma parte da linha (essa parte da manta não faço idéia).

Acho que se o Sd inicial fosse maior, o grave seria melhor também, apesar de ser o bicho para um full!

 

A caixa com os mid está pronta. Resultado:

No começo, uma b osta no quesito SPL. No quesito controle da excursão também. No quesito descer também. Tava um lixo. Vale de 100 a 80 hz, depois plano até 57 hz, depois caia (normal pq está com labirinto em 55 hz).

Depois de ficar p uto da vida, retirei 1 mid e ranquei manta do começo da linha. Depois enfiei a mão no duto e tirei manta do final também.

Resultado 2:

Melhorou muito o excursionamento, o som ficou bem mais plano e ganhou mais Spl. A resposta é muito rápida, isto é muito gostoso de se ouvir. A única tristeza ficou no fato de não estar descendo muito. Achei que iria tocar bem até uns 40 hz, mas abaixo de 55hz fica beeem atenuado. Quem sabe se tirar mais manta...

 

 

Sobre full no carro?

Rola demais. Vai dar um trabalho muito grande, mas o resultado final será espetacular, pode ter certeza. Acho que minhas aulas só voltam no meio a fim de agosto, então tem como eu fazer.

 

Meu colega já tirou as fotos, só falta me passar por e-mail.

 

Acho que estes mid não ficam muito bem em LT. Talvez por ter Qms muito alto.

 

LT para grave recomendo sub mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cara, a perda de sensibilidade nos full foi bem pequena. Ontem fiquei uns 30 metros de distância da lt e dava para ouvir o som muito bem. O SPL não é nenhum problema.

 

Descobri algumas coisas.

Terei mais SPL em grave nos full se:

Tirar uma quantidade razoável de manta do início da linha. Se fizer isto também terei mais controle do excursionamento.

O som ficará mais plano se:

Colocar um pouco mais de manta em alguma parte da linha (essa parte da manta não faço idéia).

Acho que se o Sd inicial fosse maior, o grave seria melhor também, apesar de ser o bicho para um full!

 

A caixa com os mid está pronta. Resultado:

No começo, uma b osta no quesito SPL. No quesito controle da excursão também. No quesito descer também. Tava um lixo. Vale de 100 a 80 hz, depois plano até 57 hz, depois caia (normal pq está com labirinto em 55 hz).

Depois de ficar p uto da vida, retirei 1 mid e ranquei manta do começo da linha. Depois enfiei a mão no duto e tirei manta do final também.

Resultado 2:

Melhorou muito o excursionamento, o som ficou bem mais plano e ganhou mais Spl. A resposta é muito rápida, isto é muito gostoso de se ouvir. A única tristeza ficou no fato de não estar descendo muito. Achei que iria tocar bem até uns 40 hz, mas abaixo de 55hz fica beeem atenuado. Quem sabe se tirar mais manta...

 

 

Sobre full no carro?

Rola demais. Vai dar um trabalho muito grande, mas o resultado final será espetacular, pode ter certeza. Acho que minhas aulas só voltam no meio a fim de agosto, então tem como eu fazer.

 

Meu colega já tirou as fotos, só falta me passar por e-mail.

 

Acho que estes mid não ficam muito bem em LT. Talvez por ter Qms muito alto.

 

LT para grave recomendo sub mesmo.

Pois é golo, é o q to pensando... não sei se os sonys vão se dar bem em LT, e não sei se vai valer a pena testar com PVC, pois na hora do vamos ver, o formato vai mudar demais. Não sei... pra falar a verdade, eu tava com uma idéia muito louca de botar 4 fulls por coluna e não usar midbass, já que os 4 me dariam a mesma área de um mid de 6" (porém pra descer, pelo menos 1 litro pra cada um seria obrigatório, o que dá 4 litros numa coluna... fo** isso) mas é outra idéia que eu não sei se ficaria boa... mas q até poderia valer a pena tentar se eu achar 8 mids iguais. O fo** é o tolete que vai ficar a coluna... teria que testar antes pra não ficar chamativo.

 

Esse CCEG vc conseguiu onde e por quanto? Tô pensando em deixar os sony pra tocar no computador e arriscar o CCEG pelo que já foi falado dele.

 

Ô vida complicada essa... :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse mid CCGE é o mid

Tenho doir aqui, não vendo, não e nem troco.

Pena ter resposta limitada em médios.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Esse mid CCGE é o mid

Tenho doir aqui, não vendo, não e nem troco.

Pena ter resposta limitada em médios.

Resposta limitada como? Preciso de algo que seja mais ou menos plano... os sonys são assim, tirando um pequeno pico lá nos médios, que deixa o som um pouco brilhante demais, mas de resto, ele desce bem com cerca de 1L, só não sobe muito sem começar a atenuar... mas isto é detalhe... eu usaria 4 por coluna + 1 tweeter... o medo é só o tamanho da coluna.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consegui colocar as fotos da caixa do Golo na internet. O post vai ficar meio pesado, mas tá aee.

 

O full:

LTGolo6.jpg

traseira do full

LTGolo7.jpg

LTGolo8.jpg

 

 

A LT do Full:

LTGolo1.jpg

manta lá dentro

LTGolo3.jpg

 

A LT do Mid (fico muito feia, hehe)

LTGolo4.jpg

manta lá dentro tb

LTGolo5.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Xev, da próxima vez coloca uma regua perto pra torar as fotos. Assim não dá pra ter noção de temanho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ficou muito show essa LT dos mids, mas porque um ficou torto?

 

Em relação ao mid, ele atenua nas frequancias altas, já que ele tem um tendencia a descer muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tine, as medidas tao no 1º post!!

 

O full é 3 pol.

O mid é 5 ou 6 , nao me lembro.

 

O golo q sabe pq q o mid fico torto, hehe.

 

cara, eu achei q a LT do full tá tocando demais. depois ve se ouve.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amanhã a patroa vai embora, cerva, video-game e som o dia inteiro hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
amanhã a patroa vai embora, cerva, video-game e som o dia inteiro hehehe

Cheguei de viagem!

Agora só sexta para viajar novamente.

 

KleberPa, esse mid é meio que um mini sub. Pra médio-agudo (1000 Hz para cima) ele é uma tristeza. Tocar ele toca, mas sem detalhes. Coloco ele para tocar de 50hz a 200hz no pézinho.

 

Depois de muito ouvir a LT com mid cheguei a algumas conclusões. Não desce o tanto quanto eu queria. Abaixo de 50hz não toca, mas acima de 50 hz é muito bom. O som da LT é muito gostoso. Deveria só existir caixa LT heheheeheh. Muito rápido, presente, denso. Sei lá, acho difícil de descrever. No carro até que ficou gostosinho.

 

Kleber, sobre Full em lt no carro estou com 2 idéias:

- Uma é colocar o full no meio da linha (caixa TQWL), com vantagem de ter o palco na altura dos olhos, além de ter bastante teoria sobre este tipo de caixa.

- Outra é colocar o full em LT selada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Goló. você fez a lt selada? como ficou?

Amanhã vou fazer um LT selada e um Lt tapered.

 

Vou tentar começar amanhã cedinho, tipo 8 horas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gostaria de saber quem tem informações sobre a LT tapered (ML TQWT) e LT "selada".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cheguei de viagem!

Agora só sexta para viajar novamente.

 

KleberPa, esse mid é meio que um mini sub. Pra médio-agudo (1000 Hz para cima) ele é uma tristeza. Tocar ele toca, mas sem detalhes. Coloco ele para tocar de 50hz a 200hz no pézinho.

 

Depois de muito ouvir a LT com mid cheguei a algumas conclusões. Não desce o tanto quanto eu queria. Abaixo de 50hz não toca, mas acima de 50 hz é muito bom. O som da LT é muito gostoso. Deveria só existir caixa LT heheheeheh. Muito rápido, presente, denso. Sei lá, acho difícil de descrever. No carro até que ficou gostosinho.

 

Kleber, sobre Full em lt no carro estou com 2 idéias:

- Uma é colocar o full no meio da linha (caixa TQWL), com vantagem de ter o palco na altura dos olhos, além de ter bastante teoria sobre este tipo de caixa.

- Outra é colocar o full em LT selada.

Grande Goló...

 

Acho que uma LT pro full no carro é algo quase impossível de alinhar... acertar um sub é fo**... imagina uma caixa com formato estranho, na coluna do carro... se desse pra tirar com facilidade e acertar, seria ótimo... mas não parece mto o caso.

 

O fullzinho parece mto interessante. Queria testar ele aqui, ando com um projeto deveras insano.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cheguei de viagem!

Agora só sexta para viajar novamente.

 

KleberPa, esse mid é meio que um mini sub. Pra médio-agudo (1000 Hz para cima) ele é uma tristeza. Tocar ele toca, mas sem detalhes. Coloco ele para tocar de 50hz a 200hz no pézinho.

 

Depois de muito ouvir a LT com mid cheguei a algumas conclusões. Não desce o tanto quanto eu queria. Abaixo de 50hz não toca, mas acima de 50 hz é muito bom. O som da LT é muito gostoso. Deveria só existir caixa LT heheheeheh. Muito rápido, presente, denso. Sei lá, acho difícil de descrever. No carro até que ficou gostosinho.

 

Kleber, sobre Full em lt no carro estou com 2 idéias:

- Uma é colocar o full no meio da linha (caixa TQWL), com vantagem de ter o palco na altura dos olhos, além de ter bastante teoria sobre este tipo de caixa.

- Outra é colocar o full em LT selada.

Grande Goló...

 

Acho que uma LT pro full no carro é algo quase impossível de alinhar... acertar um sub é fo**... imagina uma caixa com formato estranho, na coluna do carro... se desse pra tirar com facilidade e acertar, seria ótimo... mas não parece mto o caso.

 

O fullzinho parece mto interessante. Queria testar ele aqui, ando com um projeto deveras insano.

Ouvi dizer sobre seu projeto maluco hehehehehe.

 

Cara pelo que estou percebendo, acertar full parece ser mais fácil de acertar sub. De acordo com projetos em caixas TQWT tem um local exato para se colocar o full e um local exato para se colocar a manta. Na realidade a manta não fica em toda a caixa. Sei lá, vou tentar. Plano não vai ficar, mas melhor que 95% de muitos sistemas caro sei que ficará. :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow, que xou Golóó!!!

 

Então, testa tambem com um cano de inox de 3" e 20cm de comprimento com eu fiz...

Selado tava fazendo 100Hz com pouca atenuação...

Dutado estava fazendo 80Hz mas já com alguma atenuação.

 

O resultado selado é impressionante...

Enchi os canos com manta acrilica, depois com bucha de algodão (usada para polir carros), deixando apenas o espaço para o mid...

Com o algodão o resultado foi 10!!!

 

Algumas fotos:

 

full07.jpg

 

full06.jpg

 

full05.jpg

 

Abraços e parabéns pelos testes!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...