Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Melamante

[artigo] Crossovers

Recommended Posts

Pessoal ajudinha rápida:

 

Estou montando um som com o seguinte set:

 

1 Eros e315

1 Selenium 8pw3

1 d250x

1 ST400

 

E de acordo com a tabela do artigo, atribuí os seguintes valores para os capacitores:

 

Capacitor p/ Médio 75 a 100uF

Capacitor p/ Driver 13 a 20uF

Capacitor p/ ST 2.2uF

 

Estão corretos?

 

 

Eu poderia fazer algum corte usando um componente simples no e315?

 

Obrigado e abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode cortar com uma bobina (indutor), é um componente simples, porém vc terá que construí-lo. Com um indutor vc tem um filtro low-pass de 6db/8ª mesma atenuação dos capacitores.

 

É só verificar na tabela a indutância da bobina (em Mili-henry "mH") e pesquisar quantas voltas a bobina vai precisar, o diâmetro do núcleo e a bitola do fio de cobre que aguenta a potencia que vai trabalhar teu módulo/Eros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou pesquisar sobre esse indutor.

 

Alguém confirma só os valores dos capacitores se tão certos?

 

vlw!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal ajudinha rápida:

 

Estou montando um som com o seguinte set:

 

1 Eros e315

1 Selenium 8pw3

1 d250x

1 ST400

 

E de acordo com a tabela do artigo, atribuí os seguintes valores para os capacitores:

 

Capacitor p/ Médio 75 a 100uF

Capacitor p/ Driver 13 a 20uF

Capacitor p/ ST 2.2uF

 

Estão corretos?

 

 

Eu poderia fazer algum corte usando um componente simples no e315?

 

Obrigado e abraços

 

 

Informe qual a impedância e qual frequencia você quer cortar.

 

Acho que sua dúvida não é em relação aos capacitores e sim em relação a impedancia e frequencia de corte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A impedancia de todos é 8 ohms

 

Os cortes:

 

Médio entre 200 ~ 260 hz (muito baixo?)

Driver entre 1000 ~ 1200 hz

Tweeter ~ 9000hz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

para maiores informações sobre crossovers hi-end, recomendo outro artigo ainda não finalizado

http://autosom.net/artigos/diy_crossovers.htm

 

o corte de 24dB é mais brusco que o de 12db/oitava.

isto quer dizer que é mais preciso

mas muito mais difícil de se construir e de alinhar com o conjunto de falantes

 

O mais prático é:

- para cada Woofer ou Sub-Woofer sem filtro;

- para cada driver um filtro em serie composto de um resistor de 8 a 15 Ohms (20W) e um capacitor de 3,3uF (250V);

- para cada tweeter um filtro em serie composto de um resistor de 8 a 15 Ohms (20W) e um capacitor de 2,2uF (250V).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ae galera sou novo aki no forum , porem um velho apaixonado por som automotivo , e praticamente aprendi tudo pela net e mexendo no meu som e dos amigos. E o que deixa a desejar são os cortes de frequencia , então gostaria de entender um pouco mais sobre o assunto:

 

MEU SET HOJE:

 

MONO: 1 TARAMPS 2K

2 SELLENIUM MATADOR MAX 400 + 400 RMS CADA

 

STEREO : 1 BOOSTER BA 2000.4 (SE NAO ME ENGANO)

3 DX 250 SELLENIUM

2 HINOR HDI 400

3 TWEETERS HINOR

2 6X9 BOMBER

 

meu cross é um booster bc 72 e não tendo disponibilidade de grana para compra de um taramps tenho q quebrar um galho com esse mesmo então minha duvida é : adquiri uma hdc 2000 e vi no manual que ela rende mais com cross de 18db/oitava.Eis a questão com meu cross eu consigo essa configuração ? se eu por essa configuração vai atrapalhar as outras cornetas ? coloco capacitor nela normalmente ? no corss tem uns botoezinhos de hearts e de K tipo 2000K , como deveria ficar essa configuração ? se alguem puder explicar a melhor forma de usar esse set agradeço , e ja deixo aki um grande abraço a todos do autoforum. vlew

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou novo por aki

Gostaria de saber como posso ligar um conjunto Bravox CS60K em série ( cada conjunto com 1 par de tweeter , 1 par de MidBass de 4 ohms e um par de crossover :

• Passa Baixa em 3500 Hz com taxa de atenuação de 6 dB/8a para o mid bass

• Passa Alta em 3500 Hz com taxa de atenuação de 18 dB/8a para o tweeter

• Equalizador de impedância para o mid bass

• Capacitores de Polipropileno

• Indutores de núcleo de ar / ferro laminado

• Resistores de alta potência

• Polyswitch em série com o tweeter proporcionando uma proteção contra sobrecargas de potência.

• Terminais banhados a ouro

 

Preciso utlizar um conjunto em um unico canal com impedancia de 8 ohms e gostaria de utilizar o crossover original. Seria possivel uma ligação em Série tambem dos crossovers , procurando manter as frequencias dos filtros passa alta e baixa ?

Obs.: A impedancia de cada conjunto é de 4 ohms .

 

Agradeco a Atenção dos Colegas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque impedancia de trabalho do canal em 8@? Geralmente os modulos estabilizam em 2 ohms. Nesse caso vc poderia ligar os dois conjuntos em paralelo. Eu particularmente, não gosto de ligar em serie, pro meu ouvido perde qualidade, o agudo e o médio não ficam a a mesma coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porque impedancia de trabalho do canal em 8@? Geralmente os modulos estabilizam em 2 ohms. Nesse caso vc poderia ligar os dois conjuntos em paralelo. Eu particularmente, não gosto de ligar em serie, pro meu ouvido perde qualidade, o agudo e o médio não ficam a a mesma coisa.

o cara postou isso em 2005!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dúvida, no caso os filtros HPF E LPF do amplificador e do player são filtros passivos? Se utilizar O filtro do amplificador ou o do player junto a capacitores terá mais perda de potência ainda? O ideal seria usar um ou outro?

 

Outra dúvida, tenho 2 drivers de 8 ohms em paralelo, liguei um capacitor em cada polo + de 22uF, porem ao ligar o 2ª driver com capacitor em paralelo com o 1ª, liguei no fio positivo que vem do amp e liga o + do capacitor do 1ª driver, ou seja, em paralelo com o sinal que vem do amplificador, antes do corte passivo do 1 driver, sendo assim posso utilizar um capacitor para cada driver correto?

 

Segue esquema que fiz para tentar ilustrar, e no caso se for ST com driver a ligação poderá proceder a mesma, apenas modificando o capacitor para 2,2uF ?

 

6xr3.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém poderia me ajudar? Tenho 01 kit 02 vias audiophonic e dois 6x9  e meu modulo só tem duas saidas (Boog AB2500 H). Como faço para ligar o kit 02 vias em serie com os 6x9? Os crossovers tem uma entrada (+/-) e duas saidas (1 /mid  e 1/ twetter).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Preciso fazer um crossover. Vou dá uma estudada para definir certinho os capacitores e indutores.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...