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gizo

Duvida sobre polos positivo e negativo

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Lembrando aqui ... uma dica muito interessante .. é dificil mas TEM GENTE Q FAZ ISSO !!!

 

Por distração ou MALUQUICE, tem gente q ATERRA O MODULO no borne negativo da bateria ... funcionar funciona mas é EXTREMAMENTE perigoso, em alguns casos de amps de grande potência pode até pegar fogo na fiação ou no módulo ... sem falar q .. qualquer curtozinho no som ... UM ABRAÇO pro motor do carro, corre o grande risco de queimar alguma coisa como da injeção (o modulo principal da ECU por exemplo) ou os sensores do motor .. e tal ... devido ao modulo tá fechando um circuito junto com o da alimentação do carro. Por mais simples ou menos potente q o amp seja .. nunca faça isso, nem mesmo com um boosterzinho humilde de 70 rms.

 

Falow

o q?

 

de onde tirou isso? "aterrar" amp no negativo não tem nada de perigoso desde q com cabos bem dimensionados. Se vc olhar no seu carro vai ver q o negativo esta ligado a lata, por isso q pode-se ligar o negativo na lata, portanto o amp vai ta sempre no mesmo circuito do restante dos equipamentos elétricos/eletronicos do carro, a menos q vc tenha uma bateria exclusiva pro som

 

:legal:

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o q?

 

de onde tirou isso? "aterrar" amp no negativo não tem nada de perigoso desde q com cabos bem dimensionados. Se vc olhar no seu carro vai ver q o negativo esta ligado a lata, por isso q pode-se ligar o negativo na lata, portanto o amp vai ta sempre no mesmo circuito do restante dos equipamentos elétricos/eletronicos do carro, a menos q vc tenha uma bateria exclusiva pro som

essa discussão eh velha :P

 

ae murilo ainda to esperando o parecer dum colega lah

 

abs :legal:

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Meu som esta com um problema parecido..

Qnd o motor esta ligado, ou então quando se acelera e o som esta em volume alto, esta cortando o grave, dando pausar rapidas.. falhas literalmente.

 

Ai tive a sugestão de usar um relé.. blza, coloquei e meus problemas acabaram.

Mas por descuido do meu pai, o estepe caiu em cima do rca, fazendo com que ele se rompa em uma das pontas, ai peguei uma ponta rca comum e arrumei a coisa so pra continuar escutando ate meu cabo novo chegar..

Mas depois que religuei tudo o ruido dem antes voltou.. sem mais nem -.. mesmo com o rele ligado ele aparece... Lembrando que somente com o carro ligado..

Desligado é mil maravilhas..

 

Tenho um pioneer 1680, um HBM2100, o alternador é o original do carro mesmo, chevette, e a batera de 60A.

 

Sei que a alimentação não está legal, principalmente porque acho que meu alternador esta carregando muito pouco a batera.

 

Mas a duvida é.. antes de estragar a ponta do rca, não tinha chiado.

Ai depois apareceu.. porque desse problema?

 

como analiso o player pra saber se algo la dentro esta errado?

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Manual de bateria ensina a sempre DESLIGAR primeiro o negativo e dpx o positivo. Para ligar se faz o contrario, primeiro positivo e dpx negativo

Resumindo, n se pode ter negativo sem ter positivo.

N me critiquem, informacao retirada do manual da moura

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Fala Fudo, antigamente era assim, por proteção mesmo, visto que retirando-se primeiramente o negativo poderia encostar a vontade a chave que desaperta o parafuso do polo positivo em qualquer lugar, sem ocasionar um curto (quem nunca fez isto? hehehe). A recíproca eh verdadeira.

 

Mas hj em dia com toda esta eletrônica na barca (embarcada?) é mais prudente equipotencializar sempre, por exemplo quando for ajudar outro carro a ligar e etc.

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Eu dei uma pesquisada no forum e nao axei algo relacionado a isso. Se ja tem , me desculpe minha vagabundisse  :P

 

Enfim, um amigo meu me falou uma coisa que  me deixou encafifado : ele disse algo sobre ter que ligar primeiro o polo positivo e depois o negativo no amplificador.

 

Existe mesmo algum tipo de regra sobre qual ligar primeiro quando se vai instalar um modulo por exemplo ?

Opa... faça isto com o RCA conectado e você vai ter sérios problemas com o player.

 

SEMPRE ligue o terra antes. Quando você liga o positivo, os capacitores da fonte vão se carregar (por isto sempre rolam aquelas faíscas quando se coloca o fusível), e pra isto, basta que o circuito esteja fechado (ou seja, esteja ligado ao terra também). Se vc deixou o negativo do módulo desconectado, mas o cabo RCA tá conectado ao módulo e ao player, os capacitores vão se carregar utilizando o terra do cabo como negativo, aí a cagada tá completa! Vai romper o terra da sa~ida do player sem só, já que lá há um microfusível exatamente pra evitar danos aos circuitos.

:+1 ola galera sou novo por aqui... será que esse rompimento do terra e dos microfusiveis da saida do cd player, tem a ver com aquele barulhos que acontece quando vc muda de musica ou muda o tipo de equalização (EQ) ou aciona o (Loud) ........ prqu eu instalei um CDP. e tava legauzim sem barulho nenhum... mudei a fiaçao do carro ai quando fui testa o aparelho... nossa fazia um barulho imensso... uns estalos... e quando ligava o carro intão nen se fala... parecia que tinha um microfone no motor ligado nos falantes do som... e quando liga o CDP da um estalo imenso... será q seria esse rompimento do microfusivel do terra da saida......

Sim... exatamente isto... vc tá com problemas na saída do player. Isto pode ter sido ocasionado também por aterramento deficiente no módulo.

u fo** q mandei arrumar o CDP e agora uma saida (das duas existentes)sai mais alta q as outras ai so utilizo uma saida apenas para os dois modulos... e a outra fica inutilizada... sera q tem algum problema????? :banghead

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