Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

gizo

Duvida sobre polos positivo e negativo

Recommended Posts

Eu dei uma pesquisada no forum e nao axei algo relacionado a isso. Se ja tem , me desculpe minha vagabundisse :P

 

Enfim, um amigo meu me falou uma coisa que me deixou encafifado : ele disse algo sobre ter que ligar primeiro o polo positivo e depois o negativo no amplificador.

 

Existe mesmo algum tipo de regra sobre qual ligar primeiro quando se vai instalar um modulo por exemplo ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não, isso não existe...

 

O que vc deve fazer é ligar o falante com o modulo desligado... Use sempre um fusivel ou disjuntor para a proteção do sistema, e quando vc for trabalhar nele, ligar ou desligar equipamentos, desligue o disjuntor ou retire o fusivel, assim vc evita queimar o equipamento e tomar um belo choque...

 

Abraços...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sempre que for instalar deve-se sim disconectar o negativo da BATERIA para prevenir descargas (short).

 

Flw

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu dei uma pesquisada no forum e nao axei algo relacionado a isso. Se ja tem , me desculpe minha vagabundisse :P

 

Enfim, um amigo meu me falou uma coisa que me deixou encafifado : ele disse algo sobre ter que ligar primeiro o polo positivo e depois o negativo no amplificador.

 

Existe mesmo algum tipo de regra sobre qual ligar primeiro quando se vai instalar um modulo por exemplo ?

Opa... faça isto com o RCA conectado e você vai ter sérios problemas com o player.

 

SEMPRE ligue o terra antes. Quando você liga o positivo, os capacitores da fonte vão se carregar (por isto sempre rolam aquelas faíscas quando se coloca o fusível), e pra isto, basta que o circuito esteja fechado (ou seja, esteja ligado ao terra também). Se vc deixou o negativo do módulo desconectado, mas o cabo RCA tá conectado ao módulo e ao player, os capacitores vão se carregar utilizando o terra do cabo como negativo, aí a cagada tá completa! Vai romper o terra da sa~ida do player sem só, já que lá há um microfusível exatamente pra evitar danos aos circuitos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu dei uma pesquisada no forum e nao axei algo relacionado a isso. Se ja tem , me desculpe minha vagabundisse  :P

 

Enfim, um amigo meu me falou uma coisa que  me deixou encafifado : ele disse algo sobre ter que ligar primeiro o polo positivo e depois o negativo no amplificador.

 

Existe mesmo algum tipo de regra sobre qual ligar primeiro quando se vai instalar um modulo por exemplo ?

Opa... faça isto com o RCA conectado e você vai ter sérios problemas com o player.

 

SEMPRE ligue o terra antes. Quando você liga o positivo, os capacitores da fonte vão se carregar (por isto sempre rolam aquelas faíscas quando se coloca o fusível), e pra isto, basta que o circuito esteja fechado (ou seja, esteja ligado ao terra também). Se vc deixou o negativo do módulo desconectado, mas o cabo RCA tá conectado ao módulo e ao player, os capacitores vão se carregar utilizando o terra do cabo como negativo, aí a cagada tá completa! Vai romper o terra da sa~ida do player sem só, já que lá há um microfusível exatamente pra evitar danos aos circuitos.

Exatamente !!

 

Todo circuito de corrente continua, deve ter o positivo desligado antes do negativo e ordem inversa para ligar

Peimeiro o negativo, depois o positivo.

 

[]

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse lance de romper trilha de RCA já aconteceu comigo, justamente pelo fato do negativo estar só com 3 fiozinhos no borne do MTX. Fez poft.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Esse lance de romper trilha de RCA já aconteceu comigo, justamente pelo fato do negativo estar só com 3 fiozinhos no borne do MTX. Fez poft.

Corrente eletrica e agua não são bobas..

 

A corrente sempre encontra um negativo se você bobear.... se o negativo não for bom.. torra.

 

Agua a mesma coisa.. sempre encontra um jeitinho de entrar.. agua mole em pedra dura...

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que Kleberlpa falou intao um modo seguro de ligar seria - terra , negativo e positivo ?

 

e pra desligar - positivo, negativo e terra ??

 

é isso mesmo ou eu fui extremamente tapado ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ja fiz essa cagada uma vez, liguei o terra por ultimo (distração mesmo) e acabei zuando um punch 240.4 e um cd player da clarion. E quando zoa se não queima de vez o som fica com um chiado terrivel do motor, até eu descobrir q era esse o problema do chiado no som demorou alguns meses rs. O Punch eu mesmo consertei pq num foi nada de grave mas o cdplayer eu num consegui arrumar naum, acabo com varias trilhas dentro dele. hehehe por isso, ligue sempre o terra antes!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu dei uma pesquisada no forum e nao axei algo relacionado a isso. Se ja tem , me desculpe minha vagabundisse  :P

 

Enfim, um amigo meu me falou uma coisa que  me deixou encafifado : ele disse algo sobre ter que ligar primeiro o polo positivo e depois o negativo no amplificador.

 

Existe mesmo algum tipo de regra sobre qual ligar primeiro quando se vai instalar um modulo por exemplo ?

Opa... faça isto com o RCA conectado e você vai ter sérios problemas com o player.

 

SEMPRE ligue o terra antes. Quando você liga o positivo, os capacitores da fonte vão se carregar (por isto sempre rolam aquelas faíscas quando se coloca o fusível), e pra isto, basta que o circuito esteja fechado (ou seja, esteja ligado ao terra também). Se vc deixou o negativo do módulo desconectado, mas o cabo RCA tá conectado ao módulo e ao player, os capacitores vão se carregar utilizando o terra do cabo como negativo, aí a cagada tá completa! Vai romper o terra da sa~ida do player sem só, já que lá há um microfusível exatamente pra evitar danos aos circuitos.

:+1 ola galera sou novo por aqui... será que esse rompimento do terra e dos microfusiveis da saida do cd player, tem a ver com aquele barulhos que acontece quando vc muda de musica ou muda o tipo de equalização (EQ) ou aciona o (Loud) ........ prqu eu instalei um CDP. e tava legauzim sem barulho nenhum... mudei a fiaçao do carro ai quando fui testa o aparelho... nossa fazia um barulho imensso... uns estalos... e quando ligava o carro intão nen se fala... parecia que tinha um microfone no motor ligado nos falantes do som... e quando liga o CDP da um estalo imenso... será q seria esse rompimento do microfusivel do terra da saida......

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este tópico está legal. Acho que muitas pessoas têm essas dúvidas. Também gostaria de ver a resposta à pergunta do fulbass, pois isso também aconteceu comigo (e com outros, acredito!)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu dei uma pesquisada no forum e nao axei algo relacionado a isso. Se ja tem , me desculpe minha vagabundisse  :P

 

Enfim, um amigo meu me falou uma coisa que  me deixou encafifado : ele disse algo sobre ter que ligar primeiro o polo positivo e depois o negativo no amplificador.

 

Existe mesmo algum tipo de regra sobre qual ligar primeiro quando se vai instalar um modulo por exemplo ?

Opa... faça isto com o RCA conectado e você vai ter sérios problemas com o player.

 

SEMPRE ligue o terra antes. Quando você liga o positivo, os capacitores da fonte vão se carregar (por isto sempre rolam aquelas faíscas quando se coloca o fusível), e pra isto, basta que o circuito esteja fechado (ou seja, esteja ligado ao terra também). Se vc deixou o negativo do módulo desconectado, mas o cabo RCA tá conectado ao módulo e ao player, os capacitores vão se carregar utilizando o terra do cabo como negativo, aí a cagada tá completa! Vai romper o terra da sa~ida do player sem só, já que lá há um microfusível exatamente pra evitar danos aos circuitos.

:+1 ola galera sou novo por aqui... será que esse rompimento do terra e dos microfusiveis da saida do cd player, tem a ver com aquele barulhos que acontece quando vc muda de musica ou muda o tipo de equalização (EQ) ou aciona o (Loud) ........ prqu eu instalei um CDP. e tava legauzim sem barulho nenhum... mudei a fiaçao do carro ai quando fui testa o aparelho... nossa fazia um barulho imensso... uns estalos... e quando ligava o carro intão nen se fala... parecia que tinha um microfone no motor ligado nos falantes do som... e quando liga o CDP da um estalo imenso... será q seria esse rompimento do microfusivel do terra da saida......

Sim... exatamente isto... vc tá com problemas na saída do player. Isto pode ter sido ocasionado também por aterramento deficiente no módulo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pelo que Kleberlpa falou intao um modo seguro de ligar seria - terra , negativo e positivo ?

 

e pra desligar - positivo, negativo e terra ??

 

é isso mesmo ou eu fui extremamente tapado ?

No carro, o terra e o negativo são a mesma coisa.

 

Sim, o único jeito seguro, é começar antes pelo terra. Quando for conectar os positivos 'a bateria (diga-se, quando for colocar o fusível principal), a prudência manda vc tirar os cabos RCA, a não ser que seu ponto de aterramento (na lata do carro) seja confiável. Se você acabou de fazê-lo e não sabe se ele realmente está bom, melhor usar a prudência mesmo... tira fora o cabo RCA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Po ae, xow esse topico

Não me atentava pra esse detalhe nao ... se bem q nunca tive problema com isso .. mesmo pq por 'simpatia' hehe eu sempre desligava TUDO antes de ligar ou desligar os modulos.

Confesso q to aprendendo muito com a galera .. principalmente com o KleberIpa.

 

Mandem mais dicas ae ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembrando aqui ... uma dica muito interessante .. é dificil mas TEM GENTE Q FAZ ISSO !!!

 

Por distração ou MALUQUICE, tem gente q ATERRA O MODULO no borne negativo da bateria ... funcionar funciona mas é EXTREMAMENTE perigoso, em alguns casos de amps de grande potência pode até pegar fogo na fiação ou no módulo ... sem falar q .. qualquer curtozinho no som ... UM ABRAÇO pro motor do carro, corre o grande risco de queimar alguma coisa como da injeção (o modulo principal da ECU por exemplo) ou os sensores do motor .. e tal ... devido ao modulo tá fechando um circuito junto com o da alimentação do carro. Por mais simples ou menos potente q o amp seja .. nunca faça isso, nem mesmo com um boosterzinho humilde de 70 rms.

 

Falow

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Pelo que  Kleberlpa falou intao um modo seguro de ligar seria - terra , negativo e positivo ?

 

e pra desligar - positivo, negativo e terra ??

 

é isso mesmo ou eu fui extremamente tapado ?

No carro, o terra e o negativo são a mesma coisa.

 

Sim, o único jeito seguro, é começar antes pelo terra. Quando for conectar os positivos 'a bateria (diga-se, quando for colocar o fusível principal), a prudência manda vc tirar os cabos RCA, a não ser que seu ponto de aterramento (na lata do carro) seja confiável. Se você acabou de fazê-lo e não sabe se ele realmente está bom, melhor usar a prudência mesmo... tira fora o cabo RCA.

aaa sim, agora saquei direitinho

valeu pela ajuda Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Eu dei uma pesquisada no forum e nao axei algo relacionado a isso. Se ja tem , me desculpe minha vagabundisse  :P

 

Enfim, um amigo meu me falou uma coisa que  me deixou encafifado : ele disse algo sobre ter que ligar primeiro o polo positivo e depois o negativo no amplificador.

 

Existe mesmo algum tipo de regra sobre qual ligar primeiro quando se vai instalar um modulo por exemplo ?

Opa... faça isto com o RCA conectado e você vai ter sérios problemas com o player.

 

SEMPRE ligue o terra antes. Quando você liga o positivo, os capacitores da fonte vão se carregar (por isto sempre rolam aquelas faíscas quando se coloca o fusível), e pra isto, basta que o circuito esteja fechado (ou seja, esteja ligado ao terra também). Se vc deixou o negativo do módulo desconectado, mas o cabo RCA tá conectado ao módulo e ao player, os capacitores vão se carregar utilizando o terra do cabo como negativo, aí a cagada tá completa! Vai romper o terra da sa~ida do player sem só, já que lá há um microfusível exatamente pra evitar danos aos circuitos.

Legal essa dica...como é fácil zuar um player...hehehe :P

Deve acontecer muito dessas cagadas por aí, não vejo os "estaladores" desligar a bateria antes de mecher no som...Imagino quantas pessoas não reclamaram de chiados misteriosos que não sabia de onde vinha....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

todos os auto-eletricistas são ensinados a colocar primeiramente o polo positivo, pois antigamente não tinha a sensível parafernália eletrônica. Portanto ao verem nao se assustem hehehe.

 

2furious, exprica melhor isso ai...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Lembrando aqui ... uma dica muito interessante .. é dificil mas TEM GENTE Q FAZ ISSO !!!

 

Por distração ou MALUQUICE, tem gente q ATERRA O MODULO no borne negativo da bateria ... funcionar funciona mas é EXTREMAMENTE perigoso, em alguns casos de amps de grande potência pode até pegar fogo na fiação ou no módulo ... sem falar q .. qualquer curtozinho no som ... UM ABRAÇO pro motor do carro, corre o grande risco de queimar alguma coisa como da injeção (o modulo principal da ECU por exemplo) ou os sensores do motor .. e tal ... devido ao modulo tá fechando um circuito junto com o da alimentação do carro. Por mais simples ou menos potente q o amp seja .. nunca faça isso, nem mesmo com um boosterzinho humilde de 70 rms.

 

Falow

Como assim? Ligar o negativo do amp lá no terminal negativo da bateria?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Como assim? Ligar o negativo do amp lá no terminal negativo da bateria?

Acho que se os cabos forem muito bem dimensionados não daria problema.. ou daria????

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
todos os auto-eletricistas são ensinados a colocar primeiramente o polo positivo, pois antigamente não tinha a sensível parafernália eletrônica. Portanto ao verem nao se assustem hehehe.

 

2furious, exprica melhor isso ai...

Exatamente... o polo negativo e o chassi são a mesma coisa...

Ligar o amp direto da bateria, melhora o desempenho se o cabo for BEM dimensionado... mas tanto faz o curto ser entre o chassi e o polo positivo ou tentre os polos...

Em caso de curto os cabos aquecem da mesma forma... por isso se tem fusivel, para que os cabos não derretam ou o calor inflame algo perto...

 

[]

 

Sandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Up pro tópico q parece q tem muita gente além de mim com essa dúvida

 

:vts

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tb tava com essa duvida valeuuuuuu ae pessu :legal::legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ótimo tópico!!

Já aconteceu comigo de queimar o fusível do RCA... 3 meses pra chegar um novo e trocar :banghead vou pegar ele amanã já trocado! :)

 

E tinha umas dúvidas ali em cima sobre os ruídos que o player tava fazendo.. e são exatamente esses os sintomas! pode ir que é certo o fusível queimado! Faz barulho quando roda o cd, quando troca de faixa, quando liga o motor fica um zunido horrível.. dá pena do som.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Ótimo tópico!!

Já aconteceu comigo de queimar o fusível do RCA... 3 meses pra chegar um novo e trocar :banghead vou pegar ele amanã já trocado! :)

 

E tinha umas dúvidas ali em cima sobre os ruídos que o player tava fazendo.. e são exatamente esses os sintomas! pode ir que é certo o fusível queimado! Faz barulho quando roda o cd, quando troca de faixa, quando liga o motor fica um zunido horrível.. dá pena do som.

É exatamente assim q fica o som, e na época eu não fazia ideia doq estava causando esses ruidos, fiz e refiz a fiação e nada, apanhei pra caramba deu até desgosto rs. Ai num lembro quem aki do forum me disse q poderia ser isso e resolvi verificar, e era mesmo. hehehe pelo visto num foi só eu q já fez essa cagada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...