Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

RobôAutoforum

[4r]VW Polo elétrico resgata botões, imita painel dos anos 80 e tem ‘toca-fitas’

Recommended Posts

Postado em

O flerte com antigos carros da Volkswagen na interface eletrônica do conceito ID.2all repercutiu tão bem que foram mantidos para a versão de produção, o ID. Polo. Trata-se do Polo elétrico, que será lançado na Europa no final deste ano e já teve seu interior divulgado.

A grande evolução na cabine do VW ID. Polo estará em dar um passo atrás na digitalização. Os controles táteis deslizantes e botões que ficavam na central multimídia, que tanto frustravam proprietários dos ID.3 e ID.4, voltam a ser representados por botões físicos no console, tanto para o ar-condicionado quanto para o som – com direito a um comando giratório no console. O console, aliás, tem um grande compartimento sob ele, onde estão as portas USB. 

2027-VW-ID-Polo-EVRevolução na cabine do VW ID. Polo é vista do acabamento à interface eletrônicaDivulgação/Volkswagen

O volante do ID. Polo também tem botões físicos, um movimento que a Volks já vem adotando em outros carros. A diferença é que o novo volante que estreará no compacto elétrico não esconde seus botões e não disfarça que são muitos. A fabricante quis, realmente, deixar tudo à mão.

Isso não quer dizer que o ID.Polo abre mão das telas. O quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas ao menos está montado no painel, substituindo a tela montada na coluna de direção do ID.3. E há alguns toques nostálgicos, como a possibilidade de usar um grafismo retrô que imita os mostradores analógicos do Golf dos anos 1980, também muito parecido com o usado na família Gol e Passat no Brasil naquela época. Há um botão para mudar o grafismo.

2027-VW-ID-Polo-EVQuadro de instrumentos oitentista pode ser ativado por um botãoDivulgação/Volkswagen
Continua após a publicidade

O toque retrô também pode ser visto na nova interface da central multimídia, que tem 13 polegadas. A reprodução de músicas pode ser exibida em uma fita cassete estilizada na tela, emulando o movimento da fita no seu carretel. Ainda há uma série de comandos nas bordas da tela para facilitar o acesso às funções.

Assine as newsletters QUATRO RODAS e fique bem informado sobre o universo automotivo com o que você mais gosta e precisa saber. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter
Carregando
Aceito receber ofertas produtos e serviços do Grupo Abril.

Cadastro efetuado com sucesso!

Você receberá nossa newsletter todas as quintas-feiras pela manhã.

Outra correção bem-vinda: o motorista agora tem quatro botões de vidro elétrico na porta, abandonando o confuso sistema de apenas dois botões com alternador para a traseira.

2027-VW-ID-Polo-EVVolante tem botões físicosDivulgação/Volkswagen
Continua após a publicidade

Esta correção de curso é acompanhada por um salto na qualidade percebida, outro ponto criticado nos VW. O acabamento traz texturas de tecido no painel e portas, além de detalhes ranhurados nas saídas de ar. O tecido usado, aliás, é reciclado.

2027-VW-ID-Polo-EVGrande parte do painel é revestido de tecido recicladoDivulgação/Volkswagen

O novo designer-chefe da Volkswagen, Andreas Mindt, descreveu o carro como “um amigo acessível para o dia a dia”. Ele acrescentou que “botões físicos claros proporcionam estabilidade e confiança, materiais aconchegantes o tornam atraente e detalhes charmosos, como o novo visual retrô do painel de instrumentos, mostram o toque característico da Volkswagen”. O ID. Polo é o primeiro carro da VW criado sob a gestão de Mindt. 

Plataforma MEB+ e tração dianteira

Diferente do irmão maior ID.3, que possui tração traseira, o Volkswagen ID. Polo é construído sobre a nova plataforma MEB+. Esta arquitetura foi otimizada para reduzir custos e maximizar o espaço interno em veículos compactos.

Continua após a publicidade
Volkswagen ID. PoloVolkswagen ID. PoloDivulgação/Volkswagen

A tração é dianteira e a suspensão traseira adota o eixo de torção, uma solução mais simples e barata que o sistema multilink, mas suficiente para a proposta urbana do modelo. A plataforma permite duas configurações de bateria:

  • Entrada: 37 kWh (química LFP – Fosfato de Ferro-Lítio), focada em custo.
  • Topo de linha: 54 kWh (química NMC – Níquel-Manganês-Cobalto), focada em densidade energética.
Volkswagen ID. PoloVolkswagen ID. PoloDivulgação/Volkswagen
Continua após a publicidade

A versão com a bateria maior promete uma autonomia de até 450 km no ciclo WLTP estimado. A arquitetura elétrica permite recargas rápidas de até 130 kW, recuperando de 10% a 80% da carga em apenas 23 minutos.

ID. Polo GTI: O primeiro elétrico com a sigla mágica

A Volkswagen confirmou que o ID. Polo será o responsável por introduzir a sigla GTI na era elétrica, deixando o batismo “GTX” para os modelos maiores e SUVs.

Volkswagen ID. PoloVolkswagen ID. Polo GTIDivulgação/Volkswagen

O ID. Polo GTI também fará sua estreia em 2026 com aproximadamente 230 cv. Para garantir que a força seja transmitida ao asfalto sem perdas excessivas no eixo dianteiro, o esportivo contará com um diferencial de deslizamento limitado (LSD) mecânico e um acerto de suspensão exclusivo.

Continua após a publicidade

Preço do Polo elétrico

Volkswagen ID. PoloVolkswagen ID. PoloDivulgação/Volkswagen

O Volkswagen ID. Polo será revelado por completo no meio deste ano e chega às lojas no final de 2026. O preço estimado na Europa parte de £ 22.000 (aproximadamente R$ 160.000 em conversão direta), posicionando-o como rival direto do novo Renault 5 elétrico e do futuro Peugeot 208 de nova geração.

Importante ressaltar que o Polo a combustão não morreu. A sexta geração (a atual) receberá uma atualização profunda ainda este ano na Europa, incluindo motorização híbrida, para conviver nas concessionárias ao lado de seu irmão elétrico. No entanto, o Polo a combustão vendido na Europa agora é fabricado na África do Sul.

Publicidade

View the full article

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora


AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...