Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
RobôAutoforum

[4r]Citroën C4 Cactus usado (ainda) tem visual moderno e parte de R$ 60.000

Recommended Posts

Em 2018, o Citroën C4 Cactus introduziu a marca no segmento dos SUVs compactos e ajudou a mudar a imagem ruim que o mercado tinha dos franceses: virtudes e poucos defeitos cativaram o público e fizeram dele o modelo mais vendido da marca.

Mesmo após tantos anos, é impossível ficar indiferente a seu visual externo e, internamente, ele se destaca pelo bom acabamento e pela atenção aos detalhes, como a central multimídia compatível com Android Auto e Apple CarPlay em todas as versões.

Ele é baseado na plataforma PF1 do Peugeot 2008, mas tem porte de hatchback médio: 4,17 m de comprimento, 1,71 m de largura e 2,6 m entre os eixos. Oferece bom espaço interno para quatro adultos, mas porta-malas com apenas 320 litros. Por aqui, sua suspensão foi redimensionada e ficou 3,4 cm mais alta, quando comparada ao modelo francês. É quase impossível raspar o C4 Cactus em valetas e lombadas: o vão livre de 22,5 cm é o maior da categoria.

citroën c4 cactus SHINE 1.6 THPNão há nenhum logotipo que identifique o<br />motor 1.6 THPFernando Pires/Quatro Rodas

A versão mais procurada é a intermediária Feel, com motor EC5 de 1.6 (118/115 cv) acoplado ao câmbio automático Aisin TF-71SC de seis marchas com dois modos de condução. Com esse conjunto, ele vai de 0 a 100 km/h em 13 s e percorre 10,6 km/l de gasolina, na cidade, e 13,6 km/l, na estrada.

Seu pacote de equipamentos engloba assistente de saída em rampas, ESP, faróis de neblina direcionais e monitor de pressão dos pneus. A dica é investir um pouco mais na versão Feel Pack, que acrescenta ar-condicionado automático, airbags laterais, chave presencial, faróis e limpador de para-brisa automáticos e volante com couro.

citroën c4 cactus SHINE 1.6 THPPainel tem estilo moderno e acaba estimulando o motorista a adotar posição de dirigir mais perto do assoalhoFernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Quem faz questão de agilidade deve escolher a versão de topo Shine, com motor THP de 1,6 litro com turbo (173/166 cv), suficiente para acelerar de 0 a 100 km/h em 8,3 s. O consumo também melhora: 11,4 km/l, na cidade, e 14,4 km/l, na estrada.

Compartilhe essa matéria via:

A Shine também se destaca pela oferta de bancos de couro, controle de tração Grip Control e freios traseiros a disco. Acima dela vem a Shine Pack, que acrescenta retrovisor interno fotocrômico, alertas de saída de faixa e colisão, airbags de cortina e assistente de frenagem automática. Câmbio manual? É raro, mas existe com motor EC5 nas versões mais simples Feel e Live. O C4 Cactus teve cinco séries especiais: 100 Anos, C-Series, Rip Curl, X-Series e Noir, sempre caracterizadas por um visual externo diferenciado.

Integrante da nossa frota de Longa Duração, o C4 Cactus se mostrou robusto e com custo de manutenção na média do mercado. Também desfruta de boa reputação nas oficinas independentes: suas peças são baratas e facilmente encontradas no mercado.

citroën c4 cactus SHINE 1.6 THPMotor 1.6 de 173 cv é forte para o carro, e o sistema Grip Control evita escorregões na terraFernando Pires/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Problemas e defeitos do Citroën C4 Cactus

Transmissão – Vibrações são indícios de desgaste excessivo das juntas tripoides, popularmente conhecidas como trizetas. Substituir o semieixo completo diminui o custo da mão de obra.

Suspensão – Verifique o estado de buchas, batentes e amortecedores, que podem apresentar perda de pressão quando submetidos a impactos fortes.

Motor THP – Requer um pouco mais de cautela devido à complexidade e ao turbocompressor. Excesso de fumaça em marcha lenta ou no intervalo entre as trocas de marcha pode indicar uma turbina danificada ou o fim da vida útil.

Central multimídia – Pode apresentar travamentos, lentidão nas respostas aos comandos ou funcionamento involuntário. Verifique se há atualizações disponíveis para o sistema, pois é através da central que se liga e desliga o ar-condicionado.

Recall – Os modelos com motor EC5 1.6 16V flex produzidos entre abril de 2018 e julho de 2020 com chassis não sequenciais de KB500034 até MB504743 foram convocados para substituição da rampa de injeção e verificação do tubo de vácuo do servofreio. Na dúvida, consulte a concessionária.

Continua após a publicidade

A voz do dono

Nome: Lucas Andrade Neves
Idade: 34 anos
Profissão: funcionário público estadual
Cidade: Curitiba (PR)

O que eu adoro:

“Econômico, robusto e confiável: peguei em uma negociação e gostei tanto que acabei ficando. Nenhum problema em três anos: substituí apenas itens de consumo como pastilhas de freio e velas de ignição.”

O que eu odeio: 

“O desenho compromete o porta-malas: é pequeno demais e o vão de acesso é muito elevado. A central multimídia é lenta e ocasionalmente trava: os comandos do ar-condicionado deveriam ser separados dela.”

Preço dos C4 Cactus usados

USados-C4-Cactus

Preço das peças do C4 Cactus

Peças-CACTUS-C4<span class="hidden">–</span>Reprodução/Quatro Rodas

Nós dissemos:

QR_712_CARRO_CACTUS<span class="hidden">–</span>Reprodução/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Agosto de 2018 “Não espere grandes emoções ao volante da versão aspirada. Acelerações vigorosas e retomadas rápidas você só vai encontrar no Cactus com motor 1.6 THP. (…) E se você precisa de muito espaço para bagagem, pense bem antes de se render ao layout atraente do Cactus: seu porta-malas de apenas 320 litros está entre os menores do segmento.”

Pense também em um:

NivusVersão topo de linha, Highline, é sempre a mais procuradaFernando Pires/Quatro Rodas

VW Nivus  A primeira geração é sempre embalada pelo motor 1.0 de 128/116 cv e câmbio automático de seis marchas. A versão mais procurada é a Highline, com piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, quadro de instrumentos digital, bancos de couro, ar-condicionado digital e multimídia VW Play. Considere a versão Comfortline apenas se ela vier com o pacote VW Play & Tech.

Publicidade

View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...